China alerta Japão sobre disputa de limites marítimos

A China alertou o Japão nesta sexta-feira a ficar fora da disputa com os países vizinhos a respeito do Mar do Sul da China, num momento em que as Filipinas acusarhttp://www.planobrazil.com/wp-admin/post-new.phpam Pequim implicitamente de atrasar as negociações destinadas a encontrar uma solução.

A China reivindica praticamente todo o Mar do Sul da China e rejeita as demandas por parte da região marítima pelo Vietnã, Taiwan, Filipinas, Malásia e Brunei, em um das disputas mais conflituosas da Ásia. Os chineses também estão envolvidos em outra disputa marítima com o Japão acerca de algumas ilhas no Mar do Leste.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou preocupação na quinta-feira sobre as tensões regionais, que ele disse serem provocadas por “perfurações unilaterais”, após a China ter deslocado uma enorme plataforma de petróleo para as águas em disputa, uma movimentação condenada pelas Filipinas, Vietnã e os Estados Unidos.

“O comunicado japonês sobre o assunto ignora a realidade e confunde os fatos, além de usar uma motivação política para interferir na situação do Mar do Sul da China com propósitos secretos”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hong Lei, em seu contato diário com a imprensa.

“Nós queremos que o lado japonês adote consistentemente ações realistas para proteger a paz e a estabilidade da região.”

As Filipinas culpam mudanças em regras básicas pelo atraso nas negociações sobre o fim da disputa, em uma aparente referência à China.

Del Rosario, falando em um painel do Fórum Econômico Mundial sobre segurança, disse que “mudanças” ocorreram no local desde que as negociações começaram, sem mencionar a China especificamente.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas divulgou imagens de monitoramento de um recife mostrando o que disser ser uma ocupação chinesa e a construção do que parece ser uma pista de pouso.

REUTERS

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. A China alertou o Japão nesta sexta-feira a ficar fora da disputa com os países vizinhos a respeito do Mar do Sul da China, num momento em que as Filipinas acusarhttp://www.planobrazil.com/wp-admin/post-new.phpam Pequim implicitamente de atrasar as negociações destinadas a encontrar uma solução. === Q às partes interessas conversem e ñ deem tiros, aà Chiande hj ñ é a China de ontem, q td os envolvodos se lembrem do passado e ñ o repitam…Sem iankss p pseudamente parar o litígio, claro.Sds.

  2. Pessoal, desculpa insistir na pergunta, mas a bandeira japonesa acima voltou a ser usada pelo Japão? (pelo menos nas instituições militares?)

    • Desde o fim da IIGM ela nunca deixou de ser usada. Apenas ficou restrita à simbologia de bandeira da marinha japonesa.

      E isto tem explicação antropológica.

      Após a ocupação do Japão, foi promovido pelos EUA um processo de reestruturação cultural no país. Para que isso ocorresse foram contratados institutos de pesquisa antropológica dos EUA que já haviam estudado a estrutura social japonesa, e que depois da ocupação realizaram novos levantamentos.

      A conclusão destas pesquisas determinou a forma como a cultura do Japão da época, ainda caracterizada fortemente pela ação dos códigos do xogunato, e depois dos daimyus (criado a mais de 700 anos), de lealdade total aos governantes que, por sua vez, eram considerados a essência e razão de vida do povo japonês como seres especiaisno mundo. Então uma das formas de ocupação foi alterar lentamente as antigas crenças, mantendo vivo e livre o Imperador Iroito, pois como a população o encarava como uma espécie de entidade superior e celestial (há certo exagero nessa afirmação), ele seria a voz que ordenaria aos japoneses o que os EUA queriam como país dominante, mas como se fosse desejo do próprio imperador. Se o imperador não ordena-se, o japonês da época da guerra, mesmo sendo avançado tecnologicamente, não seguiria as ordens do conquistador e consideraria o país e seu modo de vida destruídos, o que implicaria também em falta de sentido para a vida restando apenas a alternativa da morte.

      E onde entra a bandeira?

      Da mesma forma que encaravam a figura do imperador, o povo japonês tinha (e tem ainda hoje, mas em menor escala) a principal simbologia de sua força e superioridade estampada nesta bandeira. Era uma identificação quase pessoal. Então sem bandeira não existiria motivos para viver pois ” o lugar onde nasce o sol” (nascer com sentido de origem do sol, e sol como origem da vida), deixaria de existir. Aliás este conceito é erradamente traduzido para nós como “sol nascente”. Então, procurando evitar uma convulsão social no Japão da época, os pesquisadores norte-americanos aconselharam a não eliminação da bandeira e do imperador do Japão, mas a diminuição de seu estatus como representante de uma “pequena parte” do Japão, no caso sua marinha. Assim, permaneceria o conceito de “origem da vida” de acordo com os padrões japoneses, mas de forma muito diluída para que, com o tempo, pudesse ser manipulada e alterada. E assim os EUA conseguiram em menos de 40 anos o que não conseguiram os jesuítas portugueses em 100 anos (século XVI e XVII): mudar totalmente a estrutura cultural do país.

      É por isso que foi mantida a bandeira japonesa até hoje.

      Veja bem, ela foi “mantida”. Nunca deixou de ser usada.

      Espero ter ajudado.

      Abs

      P.S.: essa noção de povo “excepcional”, característica principal da cultura japonesa de antes da IIGM, foi reforçada durante o período em que o país resistiu às investidas de Kublai Khan para dominar o país. Daí surge também o conceito “kamikaze”, como se a natureza conspirasse a favor do povo escolhido (mais um na história da humanidade)
      Segue link.

      http://www.nipocultura.com.br/?p=353

  3. Dois países que creem na morte mais que na vida, que se entregariam em imolação com a certeza da grandeza de suas almas. Numa Guerra hoje a china leva vantagem, tem uma população de suicidas potenciais muito maior.

    • Julio Brasileiro,

      Depende… Se o Japão fosse vizinho da China, concordaria com você.

      Contudo, existe o mar separando-os. Nesse caso, uma marinha e uma força aérea fortes se fazem valer.

      Desconsiderando o uso de engenhos atômicos e apenas considerando o poderio convencional de ambos, diria que falta bastante para que os chineses realmente possam superar o poderio japonês no mar e no ar…

      A marinha japonesa é, ainda hoje, a mais bem equipada do Pacífico ( depois da USN ), com navios realmente poderosos; e está em expansão. Sua força do ar é realmente considerável, sendo provavelmente a mais bem equipada daquela região, com mais de 200 Eagle e pessoal muito bem treinado, além da aquisição do F-35 e os trabalhos executados em um projeto próprio ( o caça Shinshin ).

      Verdade seja dita, mesmo o poderio nuclear da China é algo discutível, no que se refere a encarar o Japão… Vale lembrar que aquele país possuí considerável quantidade de reatores nucleares em seu território, e cujo material radiativo pode ser utilizado para uma arma nuclear de baixo potencial…

      Por fim, há o escudo sempre presente da USN… Não se pode considerar hoje qualquer guerra envolvendo o Japão sem levar em consideração a posição americana.

  4. Os iankss conseguiram atraves da manipulação de filmes,musicas e interecambios , mostrando os valores ocidentais, e subliminarmente,tratando os valores Nipônicos como ultrapassados, e diferentes,arcaicos, p um perído novo e claro sem atacar direta/ os valores maiores dos mesmo,o cimento social e religioso deste país, o Imperador, o seu deus vivo e seu simbolo de guerra essa bandeira raiada.Os tempos são outro..Sds.

  5. Aguarde o noticiario, a politica economica de Shinzo Abe imposta pelo FED norte americano, de imprimir papel moeda para para tentar acelerar a economia japonesa fracassou. Nao produziu resultados positivos, como ja era esperado por qualquer economista que nao segue o pensamento keynesiano. Mas como disse, Shinzo Abe estava comprindo ordens. De acordo com Jim Willie, o Fukushima nao foi um acidente. Diz ele que na epoca enquanto a midia ocidental referia a Fukushima como acidente os midia asiatica referia ao mesmo fato como sendo um ataque. Pergunta quem teria atacado Fukushima Jim Willie nao responde, mas diz cripticamente, Japao na epoca estava entrando em acordo economico com China, para usarem suas respectivas moedas nas transacoes comerciais entre eles, isto e marginalizando o dolar.Dado que muitas das conglomeracoes industriais niponicas transferiram suas fabricas para a China, podemos esperar dentro de um futuro nao muito distante, o empresariado industrial japones, exigir uma mudanca na politica externa japonesa. Aproximacao com o Brics e distanciamento dos Estados Unidos. O mesmo que ja esta ocorrendo na Alemanha, onde ja estao falando que Merkor vai ser deposta do poder pelo empresariado alemao exigindo uma aproximacao da Alemanhaq com China e Russia e consequentemente um distanciamento com os EUA, ocorrera com o Japao. Aguardemos os acontecimentos

    • Estrategicamente suas considerações não tem respaldo na realidade, JOJO… vejamos: o Japão não tem como se aliar ao chinos uma vez que a China não quer nem ouvir falar em rever sua política de exportação de mão única para bens manufaturados e importação de commodities, bens esses que o Japão necessita tanto qnto os chineses, e assim como tais transforma o que importa e exporta o excedente… então são antagônicos qndo se trata de interesses industriais… uma China forte não interessa aos japoneses e vice-versa… qnto a Alemanha, não se trata de alinhamento com o euroasiáticos simplesmente, mas assim como aqui, a elite alemã quer caminhar pelas próprias pernas e pratica a chantagem como forma de se libertar… assim como o brics não nos trará vantagem alguma, assim será um possível alinhamento da Alemanha com os russos e chineses, pois, novamente, os chineses não se interessam em se alinharem com países exportadores e sim com países que sejam meros consumidores de suas manufaturas… os chineses praticam hoje o que a Inglaterra praticou no século XIX… são ávidos por mercados consumidores e Alemanha não nasceu ontem… além disso, ambas, China e Alemanha carecem de energia e teoricamente disputarão a energia fornecida pela Rússia, o que pode encarecer o produto… questão simples de oferta e procura = MERCADO… a China é um monstro que não interessa a NINGUÉM alimentar… só aos tolos…

Comentários não permitidos.