Defesa & Geopolítica

China alerta Japão sobre disputa de limites marítimos

Posted by

A China alertou o Japão nesta sexta-feira a ficar fora da disputa com os países vizinhos a respeito do Mar do Sul da China, num momento em que as Filipinas acusarhttp://www.planobrazil.com/wp-admin/post-new.phpam Pequim implicitamente de atrasar as negociações destinadas a encontrar uma solução.

A China reivindica praticamente todo o Mar do Sul da China e rejeita as demandas por parte da região marítima pelo Vietnã, Taiwan, Filipinas, Malásia e Brunei, em um das disputas mais conflituosas da Ásia. Os chineses também estão envolvidos em outra disputa marítima com o Japão acerca de algumas ilhas no Mar do Leste.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou preocupação na quinta-feira sobre as tensões regionais, que ele disse serem provocadas por “perfurações unilaterais”, após a China ter deslocado uma enorme plataforma de petróleo para as águas em disputa, uma movimentação condenada pelas Filipinas, Vietnã e os Estados Unidos.

“O comunicado japonês sobre o assunto ignora a realidade e confunde os fatos, além de usar uma motivação política para interferir na situação do Mar do Sul da China com propósitos secretos”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hong Lei, em seu contato diário com a imprensa.

“Nós queremos que o lado japonês adote consistentemente ações realistas para proteger a paz e a estabilidade da região.”

As Filipinas culpam mudanças em regras básicas pelo atraso nas negociações sobre o fim da disputa, em uma aparente referência à China.

Del Rosario, falando em um painel do Fórum Econômico Mundial sobre segurança, disse que “mudanças” ocorreram no local desde que as negociações começaram, sem mencionar a China especificamente.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas divulgou imagens de monitoramento de um recife mostrando o que disser ser uma ocupação chinesa e a construção do que parece ser uma pista de pouso.

REUTERS

Fonte: Terra

9 Comments

shared on wplocker.com