Obama envia 80 militares ao Chade

Os Estados Unidos enviaram 80 militares ao Chade, um aliado de Washington na África, para ajudarem a localizar e resgatar as mais de 200 meninas sequestradas no mês passado na vizinha Nigéria pelo grupo islamista Boko Haram. Em uma carta ao líder da Câmara dos Representantes, o speaker John Boehner, o presidente dos EUA, Barack Obama, informou nesta quarta-feira que essa tropas “apoiarão a operação de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo” no norte da Nigéria, onde supostamente se encontram as meninas.

Os 80 militares que participarão da busca das sequestradas se somam a 30 especialistas que a Administração Obama enviou há alguns dias para respaldar o Governo Nigeriano no esforço de resgate. A força militar, explica Obama na carta a Boehner, permanecerá no Chade até que a ajuda norte-americana deixe de ser necessária. Na carta, fundamentada na Resolução de Poderes de Guerra dos EUA, o presidente não especifica quem pediu a intervenção dos EUA.

A missão não contempla o deslocamento de tropas de combate, segundo uma fonte militar citada pela agência Associated Press. Um total de 40 militares se encarregará de lançar e recuperar drones ou aviões controlados a distância. O restante garantirá a segurança dessa equipe. Trata-se dos drones Predator que se unirão aos Global Hawks, já em uso na região, acrescenta a agência. Os voos partirão do Chade e dali sobrevoarão a região da Nigéria onde podem estar escondidos os captores e as sequestradas.

O anúncio chega duas semanas depois que o sequestro das alunas de uma escola nigeriana chamou a atenção da opinião pública mundial e mobilizou desde as redes sociais até o presidente dos EUA e a primeira-dama, Michelle Obama. “Talvez este seja o acontecimento que finalmente mobilize toda a comunidade internacional para fazer algo contra essa organização horrorosa que perpetrou esse crime horrível”, disse Obama em 6 de maio, em uma entrevista na televisão.

A decisão de Obama representa um incremento no envolvimento dos EUA na crise. Não será fácil que os drones consigam resolver o problema. Na terça-feira, em declarações à imprensa, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que localizar as sequestradas é mais difícil do que encontrar uma agulha em um palheiro. “É uma agulha em uma selva. Estamos falando de uma zona que tem aproximadamente o tamanho da Virgínia Ocidental e é uma floresta selvagem, densa”, disse Kirby.

O envio dos militares anunciado nesta quarta-feira não é incomum para o Governo Obama. A guerra sigilosa, com drones e forças especiais, se transformou nos últimos anos no método preferido de um presidente que resiste a comprometer seus Exércitos em conflitos distantes. E, pela presença crescente de grupos islamitas radicais, a África é um dos cenários dessa guerra.

Um instrutor de Forças Especiais dos EUA supervisiona um ataque militar por uma unidade do Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA), realizado em Nzara na periferia de Yambio, no Sudão do Sul.

Em março, o presidente reforçou a participação dos EUA na busca do chefe rebelde Joseph Kony com o envio de aviões militares e 150 membros das forças especiais a Uganda. Em janeiro, dezenas de membros das forças especiais aterrissaram no oeste de Túnis para assessorar as Forças Armadas tunisianas em táticas antiterroristas. São dois exemplos. No norte da África e na África subsaariana, 5000 militares norte-americanos realizam regularmente missões militares ou de treinamento, segundo dados citados pelo Los Angeles Times.

Fonte: El País

38 Comentários

  1. Drones?!

    Vão resolver o que se, hipoteticamente, localizarem as garotas sequestradas?

    Melhor ter ficado como antes, vacilando para enviar ajuda.

    A propósito, o mapa do post foi bem escolhido pois mostra que todos os conflitos quentes da África subsaariana estão todos muito próximos.

    • Como é mais fácil procurar, de terra ou olhando de cima? Obviamente que os drones servem para vigilância do terreno e, detectada movimentação suspeita, enviam o alerta para as forças terrestres.

      • Garoto, o problema não é procurar, é resgatar as reféns.

        Mandar drones é ação cosmética e inócua. Serve apenas como propaganda.

        Para realizar serviço de inteligência real é necessário usar meios em solo que levem até as sequestradas, com a óbvia opção de resgate. Drones são muito bons para olhar sobre o deserto. Na selva tropical a coisa é bem diferente.

      • Acho que o garoto aqui é você meu caro…..

        Antes de resgatar as reféns é preciso achá-las, e estamos falando de uma grande extensão de florestas onde a locomoção por terra é extremamente difícil e lenta. Se você conhecesse a realidade da nossa floresta amazônica saberia do que estou dizendo.

        Caso não saiba os sensores dos drones podem detectar pessoas e veículos locomovendo-se pela selva. A partir daí você pode delimitar uma área de buscas a ser percorrida por outros meios, terrestres ou mesmo aéreos.

        Outro aspecto é que um drone como o Predator/Reaper pode efetuar essas buscas em altitudes relativamente elevadas e, por terem baixíssima assinatura visual e sonora, não despertam a atenção dos terroristas.

        Por fim, cabe lembrar que os drones israelenses já faziam esse tipo de serviço nos anos 80 sobre o Vale do Bekaa.

        Esses esquerdistas..tsc,tsc!

      • Rsrsrs… 🙂

        Você continua irrelevante.

        Mesmo frente a um texto simples que produzi o máximo que conseguiu fazer foi falar de esquerdas.

        Até a próxima garoto. 😀

      • Caro HMS.

        Não sei e busca pelas garoats será fácil ou difícil, mesmo com as tecnologiais americanas.

        Mas quero lembrar que além de drones estão sendo utilizadas aeroanves de inteligência eletrônica, que podem, com muito mais facilidade, localizar e interpretar sinais de rádio e celular, e assim identificar as posições dos rebeldes a quilômetros de distância.
        Basta que eles utilizem qualquer forma de comunicação radioeletrônica.

        Além disso podem monitorar suas conversas e descobruir informções preciosas, como planos de ataque, posições de acampamento e com um pouco de sorte talvez até mesmo a posição onde se encontram as meninas.

        Não perca seu tempo com o Roberto, o único objetivo dele, em todos os debates é falar mal dos americanos, mesmo que não tenha o menor conhecimento sobre o que está falando. Irrelevante é ele.

        Sds. Amigo, e parabéns pela sua paciência.

      • JOJO

        “.”Esqueceu” de mencionar, centgenas de criancas, mulheres, velhos foram assassinados por drones e aeronaves, so porque o destinos os fizeram nascer e viver no locasl errado e no tempo errado.”

        E também pq que guerrilheiros covardes frequentemente se misturavam a população civil para não serem identificados..

        Engano seu!!!! E dos grandes!!!!

        Não esqueci de mencionar nada, apenas considerei que isto não tinha relação com a conversa.

        Caças bombardeiros e míssies balísiticos também matam dezenas, centenas ou até milhares de inocentes. Em todas as guerras acontecem coisas assim.

        Existe até uma potência que venceu uma guerra de guerrilha descarregando milhares de toneladas de munições de artilharia, bombas e munições térmobáricas em civis que habitavam aldeias e cidades
        tomadas por rebeldes.Mataram e feriram milhares com queimaduras graves.

        Obviamente lamento por esses fatos, porém isso não tem nada a ver com o que estamos discutindo.

        Não são os drones que escolhem os alvos e sim eus controladoes.
        Assim como pilotos e artilheiros também erram matando pesos inocentes.

        O que estamos discutindo é a capacidade de UAVs e aeronaves de vigilância eletônica em contribuir na busca das meninas sequestradas.

        Claro que o uso de outras formas de inteligência e rastreadores que conehcem a região também podem ser úties, mas toda a ajuda possível é bem vinda.

        Também, com os drones e aeronaves americanas ficará muito mais difíci para os rebeldes se comunicarem e planejarem ataques coordenados com grandes números soldados e veículos.

      • Segundo o “j”ênio HMS os drones, além de darem conta dos chineses, vão libertar as 200 garotas e de quebra eliminar o Boko Haram só por diversão.

        Igualzinho ao Afeganistão.

      • Dois comentários tristes!

        Além de Drones, estão sendo sendo utilizados aeronaves de reconhecimento eletrônico capazes de monitorar, escutar e até localizar qualquer fonte de rádio comunicação radioeletrônica
        que os rebeldes utilizarem.

        Ao contrário do que vocês estão dizendo, a tecnologia de espionagem eletrônica pode ser de grande valia para a localização de acampamentos, bases e talvez até as meninas sequestradas.

        “Igualzinho ao Afeganistão.”
        No feganistão, no Iraque, líbia dezenas de lideres rebeldes foram encontrados e mortos por drones e aronaves de inteligência eletrônica
        que localizavam suas bases cada vez que o inimigo utilizava seus rádios, celulares ou até mesmo GPS comerciais.

        “Segundo o “j”ênio HMS os drones”

        Colega, o que você pensa quando uma pesoa usa ironia e sarcasmo ao comentar assuntos dos quais ela não entende nada?

        Vocês estão falando sobre algo que tem pouquissímo conhecimento.
        E como sempre desrespeitam os outros quando não tem o dizer.

        lamentável.

      • Deagol, no Afeganiatao, no Iraque, na Libia, dezenas de lideres rebeldes (i.e. nacionalistas defendendo seu pais) foram encontrados e mortos (isto e assassinados)…por drones.”Esqueceu” de mencionar, centgenas de criancas, mulheres, velhos foram assassinados por drones e aeronaves, so porque o destinos os fizeram nascer e viver no locasl errado e no tempo errado.

      • Deagol “Existe uma nacao que venceu uma guerra de guerrilha descarregando milhares de toneladas de bombas, municoes termobaricas em civis”. Pena que voce nao diz qual foi essa nacao. Sei que os EUA praticamente eliminou 2/3 da populacao da Corea, atraves de bombardeio aereo, mas nao podemos dizer que eles venceram a guerra. Os dirigentes da corea do Norte ainda estao no poder. E os coreanos usaram guerra de guerrilha, ate os Chinese entrarem na guerra ao seu lado. No Vietnam, no Laos e no Camboja, os EUA so nao utilizou armas nucleares. Do resto do arsenal usou tudo que possuiam, mas nao se pode dizer que os EUA venceram a guerra do Vietnam, a nao ser, como cantava o argentino Atahualpa Yupanki, em Quien ha ganado la guerra del Vietnam. Los guerrilero en su tierra e el yanke en el cinema. Ao contrario, longe de ganhar a guerra do Vietnam, os soldados, e oficiais norte americsanos tiveram que correr, quando os vietkongs entraram em Saigon.A correria, salva-se quem puder, fez parte do noticiario europeu em 1975, BBC inclusive.Os EUA nao pode ser este pais vencedor de guerra de guerrilhas, ainda que possa ter usadosntodos os tipos de armas naso atomicass de seu arsenal.Talvez voce quer dizer os russos, que parecem ter vencidos a guerra da Cechenia, guerra esta incentivads pela Cia usando a Arabia Saudista, Bin Laden da Al Quaeda, e Pakistao como intermediarios.

      • “Mandar drones é ação cosmética e inócua. Serve apenas como propaganda”

        Informação completamente errada!

        “Para realizar serviço de inteligência real é necessário usar meios em solo que levem até as sequestradas, com a óbvia opção de resgate.”

        Não necessariamente, aeronaves de espionagem eletrõnica, como as que estão sendo enviadas para a região, podem localizar, escutar e monitorar qualquer sinal eletrõnico de rádio ou celular facilemente. Assim identificam as posições e acampamentos inimigos mutio mais depressa do que qualquer busca e expedição feita pelo solo.
        A não ser que os guerrilheiros não utilizam masi qualquer meio rádioeletrônico, e sem rádios é imossível guerrear de forma ordenada.

        Depois que as posições inimigas forem localizadas, ai sim manda-se tropas, pelo solo ou helcópteros, diretamente aos locais certos.

        Além disso, os drones podem dar cobertura a ataques terrestres, desrurir comboios inimigos( lembrando que caminhões não andam na selva fechada) e repelir novos ataques dos rebeldes.

      • FALÁCIAS, JOJO… os americanos perderam a guerra do Vietnan para a mídia esquerdopata americana… simples assim… se quisessem realmente, transformavam o Vietnan num tapete de cinzas… não que isso fosse certo, mas poder de fogo eles tinham para isso… não sejas tão romântico…

      • “Garoto, o problema não é procurar, é resgatar as reféns.’

        E como irão resgatar alguém despareicdo em um floresta imensa?

        “uma zona que tem aproximadamente o tamanho da Virgínia Ocidental e é uma floresta selvagem, densa”, disse Kirby.”

        Como irão resgatar pessoas se não se sabe onde estão?

        Quantos meses e quantas pessoas serão necessárias para vasculhar uma floresta, do tamanho de um estado americanos, onde guerrilheiros, que conhecem muito bem o terreno, mudam de posição frequenemente?

        E ainda chama o HMS de garoto.

    • RobertoCR

      Além de drones também estão sendo utilizadas aeronaves de espionagem eletrônica PC-12 capazes de escutar localizar diversos tipos de sinais eletrônicos.

      Drones e aeronves de vigilância eletrônica escutam e monitoram as comunicações dos rebeldes. E, em guerras, inúmeras informações sobre o inimigo são adquiridas eletrônicamente.Muitos líderes talibãns e Iraquianos foram encontrados e mortos graças à essas plataformas.

      Se os rebeldes comentarem, por rádio ou celular, sobre suas posições, planos ou sobre as meninas sequestradas existe grandes possibiidades de aeronaves americans descobrirem alguma coisa.

      Sistemas de inteligência e vigilãncia eletrônica podem sim contribuir muito para a localização das meninas. Basta os rebeldes falarem sobre o assunto usando basicamente qualquer sistema de comunicação radioeletrônica ( que são muito utilizados em qualquer tipo de guerra)
      É impossível, para os rebeldes, viver sem rádios!

      Drones, como o Predator podem até não serem muito úteis, mas possuem boa capacidade de encontrar fontes de calor como acampamentos, veículos e fogueiras utilizadas pelo inimigo.

      Tudo bem que a densa floresta dificulta o trabalho dos sistemas americanos, mas não os torna inúteis.
      Além disso, dependendo da versão, os drones possuem poder de fogo para destruir comboios, blindadados, acampamentos e repelir novos ataques.

      “Melhor ter ficado como antes, vacilando para enviar ajuda.”
      Não concordo.

      • Pois é Deagol…

        E apesar de usar toda essa parafernália que você descreveu acima, Osama Bin Laden só foi localizado depois que foi criado um sistema de recompensas por sua captura, usando métodos bem tradicionais e conhecidos a séculos: a velha busca e conferência de informações com equipes em terra.

        E SÓ LEVOU DEZ ANOS PARA ENCONTRAREM O CARA!

        A situação é mesma agora. O que os EUA estão fazendo é cosmético, propaganda. Se fosse realizar algo realmente sério, que de fato intimidasse os sequestradores e favorecesse a libertação das garotas, eles nem anunciariam.

        Recursos eles possuem, mas nesse momento eles estão dando mais importância ao diversionismo, tentando mitigar o beco sem saída da Ucrânia.

      • Complemento

        Sobre as escutas eletrônicas que você citou temos um exemplo bem próximo e recente de uso eficiente: os nossos R-99 que foram enviados ao Peru a poucos anos atrás para auxiliar em um trabalho de localização do grupo sequestrador.

        Mas mesmo ele não resolveu nada, pois os sequestradores movimentavam-se pela mata sabendo que estavam sendo monitorados. O que resolveu o problema foram as forças em terra. E os sequestradores, até a última vez que li sobre o assunto, não foram capturados apesar de libertarem os reféns.

      • Seu comentário só esquece de mencionar as centenas ou milhares de ocasiões em que drones e aeronaves de escuta realizaram missões bem sucedidas, descobrindo planos e localizando inimigos.

        Claro que táticas podem ser usadas para reduzir a eficiência das plataformas eletrônicas e nem sempre elas funcionarão como desejado, mas negar que sejam plataformas extremente úteis é um erro.

        É fácil para pequenos grupos de sequestradores manterem silêncio eletrõnico, utilizar códigos ou mensageiros para se comicar.
        Mas grupos guerrilehiros com várias centenas de homens e
        veículos teriam sua capacidade de combate extemamente limitada sem meios de comunicção radioeletrônicos.

        Mesmo que fossem à rússia ou Alemanha e comprasem os melhores rádios com capacidade de criptografia ainda assim suas transmissões poderiam ser trianguladas pelos sistemas americanos ou europeus.

        Se observar bem Rússia,Europa e China desenvolvem plataformas e drones muito semelhantes para realizarem missões também semelhantes.

        Mas, admito outras formas de inteligência também podem ser muito úteis, e quem sabe até resolver o problema.

      • Roberto

        “Recursos eles possuem, mas nesse momento eles estão dando mais importância ao diversionismo, tentando mitigar o beco sem saída da Ucrânia.”

        O que uma pequena operação na Nigéra tem a ver com a crise na Ucrânia?
        Não sabes que a mídia divulga o que quer e não cumpre ordens do DoD americano?
        Além disso o jornalismo vive de novidades e crise na Ucrânia já não vende mais tanto jornal, o mesmo acontecu com a Síria( deixou de ser notícia)

        Como você imaginou ou conclui uma coisa dessas?

        Agora todos os movimentos que Rússia e Estados Unidos fizerem tem relação com a Ucrânia. Recentemente testaram um novo míssíl para o AEGIs que estava a meses ou até anos em desenvolvimento e as pessoas aqui relacionam com a crise da Ucrânia.
        Ou pior, relacionaram com o incidente mal explicado do Su-24 que nem se sabe se aconteceu. como se possível projetar um míssil de nova geração em apenas três semanas

        “Se fosse realizar algo realmente sério, que de fato intimidasse os sequestradores e favorecesse a libertação das garotas, eles nem anunciariam”

        É completamnete normal o fato deles terem anunciado a ajuda aos nigerianos, até mesmo para satisfazer a pública americana.
        E nesse exato momento estão ocorrendo missões sigilosas das quais nós não temos menor conhecimento.

        “Se fosse realizar algo realmente sério”

        Dizer que não é sério é apenas um palpite sem embasamento de alguém que critica tudo o que os americanos fazem. E tenho certeza de que você não tem conhecimento das atividades que os americanos estão realizando na região neste exato momento.

        O que importa é que estão gastando algumas dezenas de milhões de dólares e contribuindo com equipamentos modernos e sistemas de inteligência. Enquanto outras “potências” estão muito satisfeitas em vender armas para esse grupo rebelde terrorista.

    • “Se quer real/ ajudar, tem de enviar + de 10mil soldados p matar e morrer ”

      Pq não mandam soldados brasileiros ou russos, não são os machões que ameçavam invadir a Ucrânia e agora estão se retirando e deixando seus “parentes” a mercê de uma guerra civil?

      Pelo menos os americanos estão fazedno algma coisa, com equipamentos que chineses e russos não tem iguais.
      Aliás que usa equipamentos russos e chineses são os próprios terroristas.

    • “Se quer real/ ajudar, tem de enviar + de 10mil soldados p matar e morrer e p ontem”

      Pq depois pessoas, exatamente iguais a você, irão afirmar “sabiamente” que os americanos estão intervindo em mais um país indefeso do terceiro mundo.

  2. por LUCENA
    .
    ” (…) “Talvez este seja o acontecimento que finalmente mobilize toda a comunidade internacional para fazer algo contra essa organização horrorosa que perpetrou esse crime horrível” (…) ”
    .
    Obama
    .
    .
    O Drone ´por si só é inútil em uma coisa dessa más, se torna fundamental,quando há,por trás o serviço de informação que faça com que as áreas de buscs sejam reduzida para que o Drone possa encontr-a-las.
    .
    Esse tipo de serviço já foi feito com êxito quando descobriram o comboi de Ghaddafi que culminou com os seus assassinato,más teve por trás uma gama de informação que direcionasse as buscas do Ghaddafi pelo(s) drone(s).
    .
    Sem isso,seia realmente a busca de uma gulha do palheiro,esse superlativismo que os americanos nada é impossivel é um exageiro que só se pode vê me gibis e pelos americanófilos,eles ainda acreditam que os americanos são onipotentes … rsrsr.
    .
    Como o grupo islamista Boko Haram,é uma surcusal da Al-Queda e esta por sua vez, foi criada de uma “costela” da CIA,é claro que o governo americano sabe onde estão as 200 “donzelas” se encontram ; é tudo ensenação do eslilo holiwoodiano; tipo pega bobo. 😉

    • Falar coisas e inventar estórias sem provas e ainda fazer comentários ténicos sem nem saber quais equipamentos estão envolvidos na situação é ruim, né…

      “teve por trás uma gama de informação que direcionasse as buscas do Ghaddafi ”

      E óbvio, além dos drones não poderem seguir todos os comboios miltares de um exército eles também não conseguem identificar o rosto dos passageiros dos veículos. É óbvio que existe um trabalho de inteligência feito por espiões para identificar a posição do cidadão alvo.

    • E pelo visto você não tem menor idéia do que um drone é capaz de fazer ou não, muito menos uma aeronave de vigilância eletrônica.
      Comentário, impensado e errado como sempre.

  3. No dia 14 quando o Plano Brasil publicou um artigo da BBC sobre o rapitos dessas garotas, eu disse a midia alternativa nos Estados Unidos estava dizendo que o Boko Haram estava trabalhando para Cia. Criar uma situacao onde os EUA poderia ter o pretexto para enviar tropas para Nigeria a fim de bloquear a aproximacao desta com China. Capa Preta e Deagol, refutaram minha tese. E agora, o que diriam eles? Repito o que disswe antes, Hilary Clinton quando Secretario de Estado nos EUA recusou colocar o Boko Haram na lista branca de organizacoes terroristas vinculadas com a El Quaeda, que os EUA deveriam combater..

    • Eu diria:

      O que tem a ver a China?

      E como essa “ajuda americana” pode bloquedar as relações com a China?
      Pq os EUA não simplesmente aumentam sua relação com a Nigéria?
      Tenho certeza que seria intressante para os nigerinos terem bao relação com osEUA.

      Não estou dizendo que você está errado, mas está sendo completamente incapaz de demosntrar a relação entre uma coisa e outra.

      • Deagol, “O que tem haver a China” O acordo assinado entre a Nigeria e China para usarem o yuan em transacoes comerciais entre as duas nacoes.Acordo esse que permite China investir bilhoes de dolares em construcao de uma ferrovia e outras infraestruturas. Digo bilhoes de dolares, porque China esta usando suas reservas de US Treasury Bonds, para cobrir estes investimentos. Uma forma da China se desfazer de suas reservas de dollars e de US Treasury Bonds.A mesma razao que leva os EUA criar o Africacorps, enviar military advisors para o Quenia, Sul do Sudan, mandar Franca invadir o Mali, etc etc. Como diz Dave Bio, do X22 Report, um norte americano da extrema direita ianque, Onde vai China, mais cedo ou mais tarde estara os EUA.

  4. Drones não deram conta de eliminar nem o Talibã e Al-Qaeda nos desertos e planícies do Afeganistão, quem dirá nas selvas do Congo. E o pior, no Afeganistão ainda tinha tropa em terra se fosse o caso. Na guerra assimétrica quem manda é a humint, mas parece que os EUA gostam de dar murro em ponta de faca, e tudo isso pela covardia de ter que derramar o próprio sangue e ir no olho no olho. Querem saber onde estão as garotas, pisem no solo, conversem com os nativos, e ganhe sua confiança. Vão descobrir muitas coisas que dos céus são impossíveis de notar.

    • “Drones não deram conta de eliminar nem o Talibã e Al-Qaeda nos desertos e planícies do Afeganistão, quem dirá nas selvas do Congo.”

      Acontece que o talibã e a Al-qaeda não estavam nas planícies e desertos do afeganistão.Estavam em tribos, aldeias, cidades, e vilas misturados aos civis e crianças. Os que que estavam nos desertos e planícies, em sua maioria foram aniquilados.

      Não leu a matéria onde diz:

      “Estamos falando de uma zona que tem aproximadamente o tamanho da Virgínia Ocidental e é uma floresta selvagem,”

      Quer que os EUA mandem 200.000 soldados e gastem mais 100 bilhões de dólares em uma nova guerra?
      Acha que eles podem fazer isso brincando?

      Se invadem países são covardes, se não invadem também são covardes, não dá para entender tanta contradição.

      A inveja de certos brasileros pelos americanos é tão grande que se transforma em ódio e eles nem pensam antes de falar, é triste esse complexo e inferioridade latinoamricano.

  5. Essa turma, esses 80, foram é trocar algumas armas por diamantes e trabalhar a garantia de algum paraiso fiscal para os governantes desse país. As meninas raptadas terão que contar com a boa vontade dos loucos desse tal Boko Haram. Coitadas.

  6. Amigos,

    Quanto a drones…

    Existem, evidentemente, distintos problemas na aplicação dessa tecnologia; principalmente se considerarmos o ambiente urbano. Contudo, no que diz respeito a acompanhamento de uma situação específica, não há nada melhor…

    Por exemplo: vamos supor que forças em solo localizem um alvo móvel. Segui-lo por terra poderia despertar suspeitas, de modo que a melhor maneira de faze-lo se torna pelo ar, com os drones voando a grande altitude, diminuindo consideravelmente as chances do adversário ter consciência de que está sendo observado; principalmente se estamos a falar de grupos insurgentes, que normalmente não tem a tecnologia para localizar essas pequenas máquinas ou, em certos casos, simplesmente não contam com qualquer forma de adestramento para se precaver de sua utilização…

    Drones são utilizados principalmente como meios de localização e observação de posições inimigas, sendo utilizados com finalidades táticas e estratégicas. É, entre outros atributos, uma ferramente para se ampliar a consciência do espaço de batalha, gerando dados que são processados pela inteligencia. Em outras palavras, gera informação para que se possa tomar a melhor decisão possível. E obter informação atualizada do espaço de batalha é fundamental para garantir o controle e disposição das forças apropriadamente.

    Munidos de sensores avançados, podem observar silenciosamente quaisquer posições do alto, marcando os alvos para as equipes de solo realizarem tarefa. No caso específico de UAVs com armas, podem eles mesmos realizar os ataques…

    As vantagens são evidentes. Primeiramente, não arriscam um piloto. A seguir, podem ser bastante baratos e de custo operacional reduzido, se comparados a outras aeronaves especializadas. E no caso de UAVs armados, diminuem consideravelmente o tempo de reação, podendo atacar os alvos sem a necessidade de um deslocamento de forças…

  7. Deagol

    Estou respondendo aqui embaixo porque o recurso “Responder” de seu comentário das 13:03 de hoje não estava disponível.

    “Seu comentário só esquece de mencionar as centenas ou milhares de ocasiões em que drones e aeronaves de escuta realizaram missões bem sucedidas, descobrindo planos e localizando inimigos.”

    Blz…

    Então cite, como eu fiz, uma ou duas oportunidades em que isso ocorreu porque o que você escreveu até agora é a mesma coisa que os EUA estão fazendo a 15 anos: afirmam mas não mostram onde toda a inteligência americana (aí incluído os drones) evitou ataques terroristas ou salvou milhares de pessoas de alguma forma. Creio que não seja difícil.

    Aos moderadores

    O recurso do WordPress para limitar o número de resposta de um comentário está ativado? Se sim creio que seria interessante adicionar a informação junto com as regras do site.

    • http://gawker.com/5531124/how-army-spy-planes-caught-the-times-square-bomber-updated.

      http://www.matthewaid.com/post/86199708936/us-air-force-mc-12-liberty-sigint-plane-over-nigeria

      http://defensetech.org/2011/02/08/first-rc-12x-sigint-spy-planes-making-their-way-downrange/#ixzz1DPNx4u1k

      http://mashar.free.fr/did_nsa.htm

      No fim do link (livro) abaixo, existe a confirmação de que Bin Laden esteve na cidade de Tora Bora em 2001. Essa informação foi adquirida foi adquirida através de sistemas SIGINT . Também confirma que bin Laden estava pessoalmente comandando as forças do taliban.

      http://books.google.com.br/books?id=I0hHQLuQAmMC&pg=PP212&lpg=PP212&dq=taliban+leaders+captured++sigint&source=bl&ots=yLD8jstYs8&sig=IJhFd1ZtkCPVQAQWAHvdQeqR-vU&hl=pt-BR&sa=X&ei=stiDU5ChA8fKsQSxtYD4DA&ved=0CGMQ6AEwBw#v=onepage&q=taliban%20leaders%20captured%20%20sigint&f=false

      Caro colega.

      “Então cite, como eu fiz, uma ou duas oportunidades em que isso ocorreu porque o que você escreveu até agora é a mesma coisa que os EUA estão fazendo a 15 anos:”

      Se você não acredita no funcionamento e a eficiência, de sistemas e métodos que todas as forças aéreas do mundo utilizam e dão grande importância, não serie eu quem vai tentar fazer você mudar de idéia.
      Você é livre para acreditar no quiser!

      Desculpe não traduzir os textos para você, já deu muito trabalho só para ler.

      Sds.

    • RobertoCR

      Caro colega.

      Eu gostaria de acrescentar que diversas aeronaves Elint e Sigint americanas foram, e ainda são, utilizadas para monitorar e capturar informações preciosas sobre movimentações e treinamentos da marinha, exército e até a força aérea russa, assim como chinesas.
      Claro que grande parte das comunicações eram criptografadas e tinham agilidade de frequência, mas muitas puderam ser decifradas fazendo com que os americanos aprendessem muito sobre táticas e capacidades de combate russas.
      Através deste tipo de aeronave pode-se fazer uma boa estimativa da capacidade eletrônica de defesa aérea de um país e da movimentação de suas tropas e navios.
      Frequentemente aeronaves Elint e Sigint contornam o território russo apenas gravando sinais de rádio e radar, juntando informações sobre suas capacidades de defesa aérea.

      Claro que em tempos de paz a maioria dos radares dos grandes SAMs russos, como o S-300 e S-400, ficam desligados ou em stand-by, deixando o monitoramento do espaço aéreo para radares de alerta, assim é comum aeronaves americanas invadirem o espaço russo apenas para faze-los ligarem seus sistemas e comunicações, emitindo novos sinais, para que as aeronaves de inteligência eletrônica tenham a oportunidade de grava-los e analisa-los, revelando a posição de certos radares e mísseis, além das frequências e comprimentos de onda utilizados por eles.
      ( embora seja comum a informação de que grandes sistemas radioeletrônicos, com radares modernos de caças, SAMs e navios, utilizem modos funcionamento diferentes em tempos de paz, deixando suas capacidades reais de combate em segredo para serem usadas apenas na hora das batalhas de verdade, ninguém inteligente revela ao inimigo suas verdadeiras capacidades sem um ótimo motivo. )

      É claro que os russos devem ter feito coisas parecidas contra os EUA, mas a distância entre a Rússia e o Estados unidos e a falta de bases aéreas fora de seu território dificultava um pouco mais as coisas para a Rússia.

      Sistemas de vigilância eletrônica são usados em todos os cenários como, Irã, Síria, líbia e muitos outros que não sabemos.
      E ao contrário do que muitos pensam esses sistemas são extremamente úteis, na localização, interceptação de comunicações e inteligência, pois( como você sabe) todas as forças armadas são extremamente dependentes de equipamentos radioeletrônicos.

      Sistemas Sigint e Elint, são de grande importância no planejamento de missões de ataque aéreo e terrestre pois contribuem muito para se conhecer as posições do inimigo.
      Somados a aeronaves de reconhecimento como U-2, Globalhawk, Mig-25 e Su-24MR podem multiplicar as chances de vitória do atacante.
      E também são muito úteis na utilização de aeronaves furtivas como o
      F-117, B-2, F-22 e F35, já que estás muitas vezes operam sem proteção e, por não serem realmente invisíveis, devem escolher sempre os caminhos mais seguros.

Comentários não permitidos.