Boko Haram entra para lista negra de terroristas da ONU

Decisão das Nações Unidas veio depois de pedido formal da Nigéria para que insurgentes fossem adicionados à lista de grupos ligados à Al Qaeda. Punições incluem congelamento de bens e embargo de armamento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou oficialmente o Boko Haram como um grupo terrorista ligado à Al Qaeda e impôs sanções contra os extremistas islâmicos nigerianos nesta quinta-feira (22/05). O grupo está por trás de uma série de atentados e, há um mês, reivindicou o sequestro de mais de 200 estudantes.

A decisão veio após um pedido formal da Nigéria, nesta terça-feira, para que os insurgentes fossem adicionados à lista negra de organismos terroristas ligados à Al Qaeda e foi aprovada por todos os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU. As sanções incluem congelamento de bens e embargo de armamento.

De acordo com o comitê de sanções da ONU, o Boko Haram é responsável por ataques e sequestros na Nigéria e nos Camarões e também tem sido ativo no Chade e no Níger.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, considerou a decisão do conselho “um passo importante no apoio aos esforços da Nigéria para derrotar o Boko Haram e responsabilizar sua liderança criminosa pelas atrocidades cometidas”.

Para a embaixadora nigeriana na ONU, Joy Ogwu, “o importante é atacar o problema, ou seja, o terrorismo”.

O Boko Haram foi criado há 10 anos no norte da Nigéria, de maioria muçulmana, e tem como objetivo instaurar um Estado islâmico. Desde 2009, os extremistas vêm realizando atentados contra a polícia, o Exército e as autoridades nigerianas, além de igrejas e escolas. Somente neste ano, mais de 1.500 pessoas foram mortas em ataques perpetrados pelo grupo.

BWS/ap/lusa/afp

Fonte: DW.DE

6 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    A ONU deveria fazer como o Brasil fez,instalar uma ” comissão da verdade ” para mostrar a opinião pública mundial a verdade ou seja, quais os governos que mantem na sua folha de pagamento,o crime organizado,como é a Al-Quaeda e as sua sucursais que estão espalhadas pelo mundo inteiro ! . 😉

    • Boko Haram e como limao para os EUA. Joga-se no lixo depois de ser esprimido. Sadam Hussein, Noriega, Al Quaeda e outros cujos nomes me falha a memoria, foram todos criaturas da CIA. Quando nao mais uteis foram destruidos uns e outros os EUA diz estar tentando destruir.Nao faz muito tempo, Hilary Clinton era Secretaria de Estado para assuntos exterior nos EUA, ela recusou colocar o Boko Haram na lista de organizacoes terroristas. Agora ela faz declaracoes exigindo que os EUA ataca o Boko Haram. Os republicanos nos EUA estao usando essa mudanca de opiniao por parte de Hilary Clinton contra ela. Eles vao utilizar isto contra ela se ela for a candidata presidencial dos Democratas na proxima eleicao.

  2. muito desses movimentos “terroristas” da África e oriente médio são nada mais que mercenários a serviço da inteligência estadunidense com a orientação de fabricar ou criar condições para os eua intervir e fincar controle, poder e influencia na região..e assegurar e proteger seus interesses de seus possíveis rivais…hoje tanto a África como o Oriente Médio são disputadas por potencias mundiais como China , Rússia , Europa e inclusive o Brasil por serem ricas em recursos naturais como o petróleo e terras agricultáveis..

    a Africa é palco de uma disputa global por acesso a matérias primas cada vez mais escassas e demandadas…o Brasil começa a se tornar um importante exportador de capital e tecnologia….além de um tradicional e agora competitivo exportador de produtos primários, serviços e manufaturas….a África é uma das regiões mais adequadas aos investimentos das empresas brasileiras ainda que o continente seja marcado por alguns regimes instáveis…é uma das poucas fronteiras naturais ainda abertas para a expansão dos negócios em setores como o petróleo, gás e mineração e o conhecimento brasileiro em medicina e agricultura tropical constitui uma oportunidade ímpar para os países africanos de importar soluções efetivas para o desenvolvimento nestas duas áreas…

    em 2006 um grupo de cerca de 20 nigerianos fizeram reféns em uma plataforma de extração de petróleo da shell no Golfo da Guiné….a shell então por causa disso encerrou sua produção de petróleo na região do delta nigeriano e como resultado os preços mundiais subiram drasticamente….o mundo de hoje interconectado é altamente vulnerável a interrupções no fornecimento de matérias primas essenciais e questões de negócios podem muito rapidamente se transformar em sérias questões de segurança internacional…

  3. A cavalaria PeTista de prontidão, sempre sobra acusação contra os EUA, mas nunca contra o anjo caído Vladimir Putin.

    • Porque Hilary Clinton quando era Secretario de Estado para relacoes exterior dos EUA recusou colocar o Boko Haram na lista de organizacoes terroristas? Eu respopndo, porque ela sabia que o Boko Haram era um “asset” da Cia.

Comentários não permitidos.