Substituto do helicóptero Mi-8 ficará pronto até 2020

 RACHEL_side_view

O projeto do helicóptero de alta velocidade “Rachel” foi apresentado no Salão Aeroespacial  “Farnborough-2012”, no Reino Unido, prometendo minimização os custos de operação e preço razoável. Mas somente agora chegou o momento de transferir os planos do papel para os ares. O “Rachel” faz parte do programa federal “Desenvolvimento da aviação civil russa”, cujos parâmetros determinam que os helicópteros garantam uma autonomia de voo de até 1,5 mil quilômetros e transporte adaptado para indivíduos VIP.

“Estamos falando do desenvolvimento de longo prazo de um helicóptero de alta velocidade que irá receber, até 2020, uma série de certificados para a produção em massa”, declarou o vice-ministro de indústria e comércio russo, Iúri Slusar, sobre a máquina que irá consumir cerca de 233 milhões de dólares em investimentos.

Na primeira fase do programa de desenvolvimento, será estabelecido um limite mínimo de velocidade de cruzeiro entre 300-350 km/h, e, na segunda etapa, 450 km/h. O helicóptero deverá pesar entre 10 e 12 toneladas e, com base na versão de passageiros, terá uma capacidade de até 24 pessoas. O novo aparelho, que deverá substituir todos os helicópteros da família Mi-8/17, ganhará também uma versão especializada em busca e salvamento, bem como outra em patrulha e evacuação médica.

“A criação de helicópteros de alta velocidade faz parte do mainstream da indústria de helicópteros do mundo. E, portanto, não devemos ficar de lado”, completa o editor-chefe da revista “Defesa Nacional”, Ígor Korotchenko. Projetos semelhantes estão sendo conduzidos por todas as principais empresas construtoras de helicóptero, em particular a Airbus Helicopter e a Sikorsky Aircraft.

RACHEL_Model

Etapa por etapa

O programa de criação do novo helicóptero será implementado em duas fases: até 2020 ficará pronta a versão comercial básica, e entre 2025 e 2030 surgirá uma versão com uma configuração aerodinâmica inovadora e novos aviônicos.

A velocidade, porém, não será o princípio fundamental da futura criação. “Nossa tarefa principal é economizar recursos. Portanto, iremos projetar o helicóptero com base em novos princípios ditados pelo mercado, pelos clientes e consumidores e pelas faixas de preço”, explicou o vice-ministro. O primeiro protótipo de motor de nova geração para o helicóptero estará pronto em 2015.

Um representante do maior consórcio desenvolvedor de aviônicos da Rússia, Retechn, garantiu que o objetivo será desenvolver aviônicos com base nos princípios de “glass cockpit”, permitindo aos pilotos uma maior consciência situacional e concentração durante o voo.

Reforço nos ares

A construção de um novo helicóptero é muito importante, porque os modelos multifuncionais, sobretudo os mais velozes, estão se tornando indispensáveis no campo de batalha. A prática da guerra moderna mostra que sem apoio aéreo as tropas terrestres sofrem significativamente mais baixas”, aponta o vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos, Vladímir Anokhin.

Segundo ele, a indústria russa tem um sólido histórico de produção, conforme mostra a trajetória do helicóptero Mi-8. “Ele foi vendido para dezenas de países, e eu espero que o Rachel seja um novo sucesso”, acrescenta Anokhin. No conflito do Afeganistão, por exemplo, os helicópteros forneceram apoio de fogo de maneira eficaz, além de exercerem um efeito moral sobre o inimigo.

 

Publicado originalmente pelo Vzgliad

Fonte: Gazeta Russa

8 Comentários

  1. As velocidades de cruzeiros estabelicidas me parecem audaciosas para quem quer manter esta autonomia desejada.
    As linhas são realmente suaves para um helicóptero russo, ficou bonito. Mas com certeza mudarão levemente durante o desenvolvimetno. Este seria/será o heli russo mais bonito no mercado.

      • “O projeto do helicóptero de alta velocidade “Rachel” foi apresentado no Salão Aeroespacial “Farnborough-2012”, no Reino Unido, prometendo minimização os custos de operação e preço razoável. Mas somente agora chegou o momento de transferir os planos do papel para os ares.”

        tá no texto. Para mim, e talvez somente para mim, as ditas medidas contra a Rússia estão MESMO influenciando o PAC (programa de aceleração do crescimento) russo.

        Apenas isso! 😕

Comentários não permitidos.