Rússia e China estão cada vez mais próximas

Ao final de sua visita à Pequim, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou junto ao seu colega da China, Xi Jinping, o grande avanço dos dois países no relacionamento político, econômico, científico e militar. Os dois líderes acentuaram o aumento da cooperação energética, confirmado nesta quarta-feira, 21, com a assinatura de um acordo de US$ 400 bilhões sobre fornecimento de gás.

Vladimir Putin e Xi Jinping discutiram muitos outros acordos, entre os quais, o cancelamento dos tributos que a Rússia vinha cobrando da China sobre a extração de gás em jazidas russas e o fim pela parte chinesa dos impostos incidentes sobre a exportação dos combustíveis russos (petróleo e gás).

Fonte: Diário da Rússia

Visita de Pútin a Pequim sugere aproximação entre as potências

A visita do presidente russo Vladímir Pútin à China levantou novamente a questão sobre as perspectivas das relações russo-chinesas em longo prazo. “Ao atuar em parceria na área energética e assinar documentos diversos, Rússia e China estão aumentando os epicentros de poder no mundo”, afirma o vice-diretor do Instituto de Estudos Orientais do Instituto Moscovita de Relações Internacionais (Mgimo), Serguêi Luzianina.

Entre as propostas discutidas em Xangai, os grandes projetos na Crimeia, como, por exemplo, a construção de uma ponte sobre o Estreito de Kerch (ligando a península à Rússia continental) e de um porto comercial de águas profundas, estiveram em destaque. “Se resumirmos as perspectivas da visita do presidente à China, pode-se falar em um novo começo da aproximação econômica e política entre os dois países”, continua o professor.

O próprio fato de China ter anunciado oficialmente sua neutralidade em torno da questão ucraniana sugeriu apoio à atitude de Moscou. No entanto, acredita-se que a China possa passar de uma política de “neutralidade amigável” para uma posição de suporte declarado à Rússia se os EUA continuarem a manter uma política forte de confronto na Ásia.

“Se essa tendência se intensificar e Pequim compreender que realmente está se formando perto de suas fronteiras meridionais um bloco político-militar hostileantichinês, com fortes aspirações militares, então é claro que o formato da parceria estratégica russo-chinesa mudará”, explica Luzianina.

Nesse cenário, é também provável que o Acordo de Parceria Estratégica e de Cooperação, assinado em 2001, seja complementado com novos artigos no campo de segurança e cooperação estratégica. “A parceria russo-chinesa vem se consolidando por meio de exercícios bilaterais navais anuais”, aponta o especialista

Outra área importante do projeto de cooperação russo-chinês é o chamado “cinturão econômico” da Grande Rota da Seda, anunciado em setembro do ano passado pelo líder chinês. A Rota da Seda inclui 21 países e abrange não somente a Ásia Central, mas todas as regiões sul e leste da Ásia, bem como a Europa Central.

Porém, segundo Luzianina, a implementação desse projeto enfrenta uma série de dificuldades. A retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão, o que tornou a região “muito mais volátil e explosiva”, é uma delas. “Sem a Rússia, os chineses não terão sucesso com o projeto da Rota da Seda”, finaliza o professor.

 

Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta

Fonte: Gazeta Russa

9 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    A 6ª cúpula do grupo BRICS terá lugar em 15 de julho na cidade brasileira de Fortaleza, informa uma fonte oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

    .
    .
    Nessa cúpula dos BRICS,pode sair novidades … a minha Fortaleza vai entrar na história,provavelmente vai sair dessa reunião um irmãozinho do FMI ?…uma moeda que seja uma alternativa para o Dollar que seja moeda de troca entre os membros desse mercado ?
    .
    Uma coisa é certa,lá no coffe break,uma das piadas que será mais contada,é as Sanções dos falcões da casa branca e estarei por perto para rir juntos com eles da última do tio Sam .. heheheheh

    • CORRIGINDO
      .
      .
      Uma coisa é certa,lá no coffe break,uma das piadas que será mais contada,é as Sanções dos falcões da casa branca e estarei por perto para rir juntos com eles da última do tio Sam .. heheh
      .
      Estou até vendo o Putin rindo e fazendo com as mão Tof..Tof ..Tof…Tof…
      .
      .
      OBS:
      .
      Tof … Tof… = ( É o som das mão espalmada batendo na outra de punhos fechado )
      .

      • o senhor helveciofilho esta errado…segundo nossos ispicialistas RR & Cia a China e a Rússia são inimigas ocultas…onde um conspira contra o outro..onde a Rússia conspira contra a China para impedir seus avanços…o senhor esta errado porque segundo nossos ispicialistas os Brics são inimigos um do outro e desunidos…

      • Maquina trol, nao sei quem sao esses !ispicialistas RR%Cia”. mas creio que eles estao errados em pensar que China e Russia sao inimigas ocultas. China e Russia, como qualquer outro pais independente, nao tem amizade nem inimizade permanente, oculta ou nao, tem interesses permanentes. No momento, dado a politica dos neoconservativos na administracao de Obamas, os dois paises percebem que tem interesses em comum, abrir um espaco para eles sobreviver nesse mundo capitalista, espaco este que os EUA quer monopolizar para si.

  2. Ambos os países tem muito a ganhar se relacionando mais proximamente, pois de fato os EUA declararam guerra contra ambos, tanto na contenção da Rússia ( infiltrando seu “vírus” nos países aliados deste /Síria, Ucrânia/ ) como também na contenção da China ( pois também está fortemente presente na Ásia fortalecendo seus vassalos na região) .
    Resta agora a aproximação cautelosa entre ambos, e breve tanto Europa como os EUA sentirão o terror desta aliança.

  3. E agora China proibe o Afagnistao usar dollares em transacoes comerciais com empresas chinesas. Bye bye dollar ou fazer como Sansao, puxar os pilares do templo!

  4. Porém, segundo Luzianina, a implementação desse projeto enfrenta uma série de dificuldades. A retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão, o que tornou a região “muito mais volátil e explosiva”, é uma delas. “Sem a Rússia, os chineses não terão sucesso com o projeto da Rota da Seda”, finaliza o professor.===== essa interdepencia cada x + proxima é um perigo real p os inimigos do Urso e do dração..mt tecnologia de um e mt soldados bem armados de outro…uma horda mt perigosa. Que afroxem os laços , pois vão jopgar os Russos nos braços da grande serpente..perigo p à propria otan/ianksss.Quem viver vera.Sds.

Comentários não permitidos.