Irã: Rússia pretende construir dois reatores nucleares de um contrato de oito

Usina nuclear de Bushehr sul do Irã

Rússia pretende assinar um contrato com o Irã este ano para construir mais dois reatores nucleares na usina iraniana de Bushehr como parte de um acordo mais amplo para construção de até oito reatores na República Islâmica, disse à Reuters nesta quinta-feira uma fonte próxima às negociações.

Não ficou imediatamente claro como isso pode afetar as negociações de seis potências mundiais com o Irã abordando aspectos controversos de programa nuclear do país.

O Irã tem resistido às exigências de redução na sua capacidade de enriquecimento de urânio, apontando para os planos de uma futura rede de usinas nucleares.

As potências ocidentais querem qualquer acordo duradouro com o Irã que acabe com as suspeitas de que o país poderia desenvolver capacidade para obter armas nucleares por meio do enriquecimento de urânio. O Irã nega tal intenção.

As negociações terminaram na semana passada com pouco progresso e devem ser retomadas em Viena, em junho.

A Rússia, uma das seis potências, construiu o único reator de energia nuclear em operação no Irã, em Bushehr.

“A Rússia e o Irã podem assinar um acordo intergovernamental este ano para a construção de quatro a oito reatores nucleares, e neste acordo, o contrato para a construção dos dois primeiros reatores como adições a Bushehr”, disse a fonte.

A corporação nuclear estatal russa Rosatom informou anteriormente que estava em negociações com o Irã sobre a possível construção de mais reatores lá, mas não revelou detalhes. Funcionários da Rosatom não puderam ser imediatamente encontrados para comentar o assunto nesta quinta.

Temores ocidentais de longa data de que o projeto Bushehr poderia produzir combustível para uso em armas nucleares –o que o Irã nega– diminuíram depois que os iranianos prometeram enviar o material de volta para a Rússia.

REUTERS

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. Minha avó já dizia:
    -“vai cutucar o cão com a vara curta, vai”.
    E vem mais por aí. Aguardem os S-300.
    A Ucrânia ia muito bem, obrigado.

    • Meu caro, ratifico as suas palavras…” – vai cutucar urso com vara curta.”
      Os EUA deram um tiro no pé quando retomaram essa política medíocre de contenção da Rússia, e se arrasaram três vezes: Síria, Ucrânia (pois agora a UE está sendo prejudicada pelo afastamento da Rússia em direção a China, coisa que pode custar caro aos europeus que estão em crise) e agora Irã, que será uma prova de que os EUA e suas determinações não são soberanas, e o mundo despertou para a necessidade de inter-relacionamento soberano (Multipolaridade) onde todos tem o poder de fazer acontecer, mas sendo realizado em conjunto com o globo, e não somente à luz da vontade do Tio sam.
      Acredito que o complexo S-300 vai ser vendido ao Irâ, para que este tenha poder defesa e resistência contra qualquer ameaça, mas descreio que a Rússia vá vender armamentos de grande calibre para eles, pois iria desestabilizar a região, e se tem uma amizade que tem ficado firme nestes últimos acontecimentos, é da Rússia-Israel, mas isso, só o tempo dirá.
      Sds Melkor.

  2. A Rússia já vinha negociando isto há anos, mas este e outros projetos estavam em passo de Brasil ou já na gaveta, respeitando o “ocidente” (como se o ocidente fosse EUA, Canadá e Europa somente).
    Agora, cansados do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, os ursos estão saindo da toca, de vez.
    No fim das contas, se os Aiatolás aceitarem também o fornecimento do combustível, o dito ocidente ficaria livre da ameaça atômica dos malucos. Duvido.

    • Concordo,só me pergunto se existe mesmo essa tal ”ameaça atômica”,ou isso sera mais uma daquelas armas de destruição” stealth” made in Iraq, que de tão sofisticadas ninguém nunca as viu, nem quem jurava de pés juntos que elas eram reais !
      É, coisas do “ocidente” !

  3. O Iran poderia aproveitar e dar uma renovada na aviação militar. Poderia adquirir o Su-30 para substituir a frota de F-4 Phantom, Mirage F-1 e Su-24 e ainda fazer um up-grade nos Su-25.

    • “Poderia adquirir o Su-30 para substituir a frota de F-4 Phantom, Mirage F-1 e Su-24 e ainda fazer um up-grade nos Su-25.”

      E pq não fizeram ainda? Se já faz anos que os russos tentam vender caças ao Irã.
      Pq os Eua e a uninão europeia não deixam, simples assim…

      • Uhummm…e as vacas voam.
        Deagol, não é por causa do Ocidente o UE que eles deixam de vender, pois se fosse assim, não venderiam pra China, Índia, Paquistão, Síria, Venezuela, etc. O real motivo deles não venderem, creio eu, é Israel, que tem boas relações com Moscou, e deve pleitear sempre para que este não venda armamentos que possam desestabilizar a região. Sds

      • Aproveitando o seu comentário ARC, coincidentemente tem um parágrafo no http://en.wikipedia.org/wiki/Iranian_Air_Force que cita que a Rússia desmente um artigo do Jerusalem Post em que Israel acusa a Rússia de estar negociando justamente o Su-30 para o Iran.

        “The Jerusalem Post reported that Iran has signed an arms deal with the Russian Rosoboronexport arms group to buy 250 Su-30 MKM warplanes and 20 Il-78 MKI aerial tankers. It is reported that Israeli defense officials were investigating the potential Iran-Russia deal, in which Iran would pay $1 billion a dozen squadrons’ worth of the jets.[10] Iran and Russia have both denied this and have rejected these claims as propaganda.[11][12][13] In a recent broadcast the “Mehr News Agency” has reported that they (the reporters) saw a dozen Su 30s in a maneuver that took place on 15 and 16 September 2008; further the report reads: “In this joint maneuver of the IRIAF and the AFAGIR which is called the ‘Guardians of the Nations Skies’ the Air Forces of Iran have tested domestically developed systems as well as newly purchased systems (from Russia and China).”[14] The harsh warnings of Israel that it could attack Iran at any time and the Russo-American conflict over Georgia have led to reported weapons sales to Iran by Russia, but so far there have no details been revealed by either side.”

        Procurei pela fonte original e ela diz:

        “Iran is in negotiations with Russia to buy 250 state-of-the-art fighter jets, an Israeli newspaper reported, in a pointed response to a new American bid to sell billions of dollars’ worth of weapons to potential Iranian adversaries in the Middle East.”

        http://www.navytimes.com/article/20070730/NEWS/707300349/Reports-Iran-may-buy-250-jets-from-Russia

        Pelo que entendi, Israel tava querendo arrumar um pretexto para gastar mais dimdim na compra de equipamentos militares…

      • “creio eu, é Israel, que tem boas relações com Moscou, e deve pleitear sempre para que este não venda armamentos que possam desestabilizar a região. Sds”

        É possível.
        sds.

      • “E pq não fizeram ainda?”

        Eu acredito que seja por problemas financeiros, pois é sabido que o embargo promovido pelos EUA contra o Iran, prejudicou bastante a economia do país.

        “Se já faz anos que os russos tentam vender caças ao Irã.”

        Desconheço essa informação. Tem fontes? Que eu saiba, os Russos oferecem ao Iran os sistemas S-300, o que pra mim, tem mais função de ‘moeda de troca’ para com os EUA, do que efetivamente uma transação comercial.

        “Pq os Eua e a uninão europeia não deixam, simples assim…”

        Deixa eu adivinhar: vc achou meu comentário vazio e sem sentido, é isso? Pois sua resposta me soa exatamente isso…

      • “Deixa eu adivinhar: vc achou meu comentário vazio e sem sentido, é isso? Pois sua resposta me soa exatamente isso…”

        Não, não achei nada disso, colega. Só li várias vezes que a rússia não pode vender armamentos de ataque para o Irã graças a pressão Americana, européia e de Israel.

        Até mesmo os S-300, que seriam defensivos, estão há anos na lista de espera.
        Na verdade ninguém sabe exatamente o que os líderes das potências negociam.

      • Ah bom! Pq quando vc colocou: ‘Pq os Eua e a uninão europeia não deixam, simples assim…” eu assustei. Agora que disse que “Na verdade ninguém sabe exatamente o que os líderes das potências negociam.” ficou mais plausível.

    • por LUCENA
      .
      .
      Amigo Urso
      Moreira da Silva
      .
      .

      Amigo urso, saudação polar
      Ao leres esta hás de te lembrar
      Daquela grana que eu te emprestei
      Quando estavas mal de vida e nunca te cobrei.
      Hoje estás bem e eu me encontro em apuros,
      Espero receber e pode ser sem juros.
      Este é o motivo pelo qual lhe escrevi,
      Agora quero que saibas como me lembrei de ti.
      .
      Conjecturando sobre a minha sorte,
      Tranportei-me em pensamentos ao Pólo Norte,
      E lá chegando sobre aquelas regiões,
      Vai vendo só quais as minhas condições:
      Morto de fome, de frio e sem abrigo
      Sem encontrar em meu caminho um só amigo,
      Eis que de repente vi surgir na minha frente,
      Um grande urso, apavorado me senti.
      E ao vê-lo caminhando sobre o gelo,
      Porque não dizê-lo, foi que me lembrei de ti.
      .
      Espero que mandes pelo portador,
      O que não é nenhum favor,
      Estou te cobrando o que é meu.
      Sem mais, queiras aceitar um forte amplexo
      Deste que muito te favoreceu:
      Eu não sou filho de judeu,
      Dá cá o meu.

      .
      .
      [ letras.mus.br/moreira-da-silva/543171/ ]

  4. Meu caro A Máquina Troll vc merece seguramente o prêmio Avatares originais de 2014,aonde que vc arruma esses avatares….rrs.

    • Rsrsrsrs fato, concordo, o troféu vai pro Maquina troll, eu até hoje não consegui por um avatar sequer, e olha que já tentei de tudo rsrs.

      • obrigado amigos..dedico esse premio a todos os meus fãs…Deagol, teropode, RR, JPC3, HMS tireless e muitos outros…

      • Caro HMS

        “Valei pela homenagem Máquina Troll, e eu tenho de admitir: Ninguém trolla como você!..Rs!”

        Concordo cem por cento, ninguém escreve tantas coisas erradas como o máquina troll.

        Até os russófilos e antiamericanos no Cavok riem do que ele escreve.

        Cara, Não da´ para acreditar que existe alguém tão fora da realidade
        como o Charles Dal.

        Pior que esse, só um maluco que em outra matéria dizia que os EUA tem ICBMs apontados para Porto Alegre, caso haja uma terceira guerra mundial.

        Pô, qualquer pessoa séria ri desses caras!

        Sds.

      • da trabalho senhor HMS TIRELESS…trollar com maestria exige esforço, criatividade, empenho e motivação…mas a coisa toda compensa…acaba valendo a pena no final de tudo……vejam só as manifestações aqui de alegria e satisfação de meus fãs como o senhor Deagol..vejam só a alegria e satisfação dele comigo… vejam só as manifestações de alegria e satisfação que causo/deixo neles…

      • Que prêmio?
        O de maior troll da internet?
        Só vejo pessoas rindo e ridicularizando suas opiniões! Nunca um argumento seu venceu o Deagol, o JPC3, o HMS e muito menos o RR.

        Você se compara ao RR? Devia se chamar ultra hiper super mega máquina troll.

        Cara, o que você escreve é visto como piadas todos os lugares.

        Nunca você acerta uma!!!

      • ” Nunca um argumento seu venceu o Deagol, o JPC3″

        Ainda continuo achando que Deagol, JPC3 e Black Widow são a mesma pessoa.

        Agora: vencer argumento? Existe isso? 😀

        Assim “qualquer pessoa séria ri” de você!

      • Não é vencer argumentos.
        É dar explicações plausíveis para os fatos e não desculpas malucas como contece de costume.

        “Assim “qualquer pessoa séria ri” de você!”

        Pelo menos no Cavok temos tido discussões bem interessantes com o LaMarca e o RR, enquanto você continua a não contribuir com nada.

        Sabe,me importo mais com a opinião deles que entendem de aviação e tecnologia.
        Dá para ver claramente que eles concordam mais comigo do com você.

    • senhor BARCA…é o Putin que manda pra mim…esse ai foi desenhado/rabiscado por ele mesmo.. 🙂

      e não sei se vc sabe inclusive ele frequenta alguns blogs militares daqui de forma anônima…um dos avatares que ele costuma usar na net é “Vader”…é o avatar preferido dele já que segundo ele, costuma ser colocado sempre como tal…como do eixo do mal ou vilão pela comunidade internacional…

      • Concordo que o Vader exagera às vezes, mas seus comentários são infinitamente piores que os deles.
        As vezes o Vader explica algumas coisas interessantes, você como se autodenomina, é uma máquina de trolagem. que ninguém leva à sério.

        Na verdade, só da motivos para boas risadas.

      • é muito bom saber da alegria e satisfação que sempre deixo/causo nos meus fãs.. obrigado amiguxo Deagol…onde quer que vc esteja…vc estará lá..

      • Você causa desprezo!
        Imagino que você não tenha nada mais divertido na vida do que avacalhar blogs e ser motivo de risos.

        Pq perder tempo escrevedno coisa que não fazem o menor sentido ou estão completamente erradas?

        Qual o motivo de uma máquina de trolagem que ninguém respeita?

        O único prejudicado é você mesmo, pois não influencia opinião de ninguém.

  5. Já começou o revide?!?! ou é apenas o apresentação do vem por aí?E saber q vem mt sacanagens de Ivan prta cima dos superpoderosos da otan.Acordo c a fraca China, construção de reatores no Iran, entrega dos sistema S=300 e outros ,possivel/ outros S=400…que Deus nos ajude c os Russos reagirem, se apertarem mt ..Quem viver vera.Sds.

  6. Com as usinas, o Irã vai precisar de Urânio… e aí, nem EUA nem ninguém vai peitar a Rússia no sentido de não construir as usinas, para não alavancar a capacidade “atômica” do Irã.

    É óbvio que sempre vai ter um projetinho paralelo aqui e ali. Faz parte!

    Definitivamente as ações do “Tio Sam” foram no sentido de amputar ambos os pés! 🙂

    Não sabe jogar… pede pra sair! 🙁 (Tapa na cara!) Pede pra sair, porra! 🙁

  7. Estranho, mas não abriu a caixa ‘responder’ lá em cima.

    Deagol:

    “Não é vencer argumentos. É dar explicações plausíveis para os fatos e não desculpas malucas como contece de costume”

    Ah, agora eu entendi o q vc quis dizer com dita frase: “Nunca um argumento seu venceu o Deagol, o JPC3, o HMS e muito menos o RR.”

    “Pelo menos no Cavok temos tido discussões bem interessantes com o LaMarca e o RR, enquanto você continua a não contribuir com nada.”

    E??? E??? 😀
    O que vc entende como contribuir?? Apresentar explicações plausíveis para os fatos e não desculpas sem sentido? Colega, eu sou leitor! Eu leio sobre geopolítica, reflito sobre um monte de coisa que todo mundo escreve aqui, deleto e considero várias e várias opiniões. Escrevo quando acho interessante e se o que eu escrevo não serve pra nada, o espaço é aberto, o espaço é democrático e os leitores e comentaristas tem total liberdade para me ignorar, assim como os moderadores tem total liberdade para me bloquear!
    Se a sua opinião mais a opinião de todos que frequentam os blogs de assuntos militares é a de que eu não contribuo em nada: ÓTIMO! Sejam felizes! 🙂
    Pois vou continuar a ler os assuntos e escrever quando eu achar interessante ou necessário. Simples!

    “Sabe, me importo mais com a opinião deles que entendem de aviação e tecnologia. Dá para ver claramente que eles concordam mais comigo do com você”

    Desculpa colega eu não entendi a sua frase: “concordam mais comigo do com você”. Vc quer dizer que eles concordam mais com vc do que concordam comigo? Estranho, pq normalmente eu tenho dúvidas e faço perguntas e raramente afirmações 🙂 ! Por exemplo, pro colega LaMarca eu costumo perguntar e ele prontamente me responde e me esclarece de bom grado e com satisfação as dúvidas que tenho! Abração ao colega LaMarca. O Colega _RR_ nas poucas vezes que falei com ele foram para pedir esclarecimentos e num dos comentários que fiz ele me esclareceu quanto à preocupação dele e ainda concordou com uma parte da minha opinião a respeito dos acontecimentos na Ucrânia. Gosto muito de ler os comentários dele também. Abração ao colega _RR_.

    Agora se vc quis dizer com a sua frase: “concordam mais comigo do com você” que eles concordam mais com vc e eu concordo menos com vc, bom….o que posso dizer? Vc tá triste? 😀

    Enfim, eu sei qual a sua opinião a respeito da minha ‘contribuição’ aos blogs! E a importância que dou à sua opinião a respeito das minhas ditas ‘contribuições’ é essa aqui: zero!

    Beleza!?

Comentários não permitidos.