Ataques do Boko Haram desestabilizam governo da Nigéria

Quase 150 pessoas morreram em dois dias na Nigéria em ataques contra cidades no nordeste do país e em um atentado em Jos (centro), desestabilizando ainda mais o governo, apesar da mobilização internacional contra o grupo radical islâmico Boko Haram.

Dois ataques foram cometidos nas proximidades da cidade de Chibok, onde o grupo islamita sequestrou mais de 200 adolescentes no mês passado, provocando uma forte reação internacional.

“O ataque foi brutal. Atiraram e incendiaram nossas casas. Tivemos que fugir para o mato. Mataram 20 pessoas”, disse Haruna Bitrus, morador de Alagarno. Outras dez foram mortas em Shawa.

Em Jos, as equipes de socorro mantinham nesta quarta os trabalhos de busca de eventuais sobreviventes entre os escombros dos atentados de terça-feira.

O porta-voz do governo do estado de Plateau, do qual Jos é a capital, atribuiu o atentado ao Boko Haram.

“A investigação está em andamento, mas trata-se claramente de uma extensão das atividades terroristas que atingem o nordeste do país, da insurreição do Boko Haram”, declarou.

Os Estados Unidos condenaram nesta quarta-feira “ataques revoltantes” contra civis e reafirmaram seu apoio para que a Nigéria derrote o extremismo, em um comunicado do Departamento de Estado.

Os atentados provocaram novos temores de violência étnica entre o sul cristão e o norte de maioria muçulmana, que já havia assolado no passado o estado de Plateau (centro) e sua capital Jos.

O arcebispo de Jos e presidente da Conferência Episcopal da Nigéria, Ignatius Ayau Kaigama, chamou os ataques de “golpe muito duro” contra os trabalhos dos últimos anos “para favorecer a coexistência pacífica”, enquanto criticou a atuação do governo.

Desde o sequestro das estudantes em abril, o governo e as Forças Armadas têm sido criticados pela incapacidade para deter a espiral de violência na Nigéria, onde 2.000 pessoas morreram desde o início do ano.

Haruna Bitrus, morador de Alagarno, disse que, apesar da mobilização militar para encontrar as adolescentes sequestradas em Chibok, o Exército não reagiu ao último ataque do grupo radical islâmico nigeriano.

“Enquanto os homens armados fugiam, três veículos tiveram problemas e ficaram para trás para que fossem consertados. Permaneceram lá até esta manhã sem que o Exército agisse”, afirmou.

Depois do atentado em Jos, o contestado presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, reiterou a vontade de “vencer a guerra contra o terrorismo”.

O Exército nigeriano iniciou nesta quarta uma grande campanha de recrutamento de voluntários para combater o Boko Haram.

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. Esses atos macabros que estão ocorrendo na Nigéria ainda vão respingar por aqui.

    A Nigéria foi o primeiro país da África a aprofundar relações com o Brasil no início dos anos 2000, e as trocas comerciais e de apoio foram muito positivas e provocaram aprofundamento nas relações entre Brasil e outros países da África subsaariana que estavam reticentes quanto ao tipo de apoio que poderíamos oferecer. O mesmo pode ser dito com relação a China, que também colocou volumes grandes de dinheiro no país.

    Junte-se a isso a decisão dos EUA em enviar tropas para atuar contra os dissidentes, e temos um quadro em que todo trabalho construído pelo Brasil (principalmente através da EMBRAPA) pode ser posto em risco. E junto vai toda influência brasileira sobre a África lusófona. A Nigéria é o país da África que mais cresceu nos últimos dez anos, mas ainda tem problemas sérios e persistentes de má distribuição de renda e os conflitos no delta do rio Niger (área rica em petróleo)

    Acredito que este seja um daqueles episódios que, na minha opinião, justificariam completamente a necessidade de LHD ou porta-aviões por parte da marinha do Brasil, como preconiza a END. A projeção de influência desses equipamentos nos transformaria em parceiros muito mais importantes no comércio internacional justamente por conta da projeção de força que alguns ainda associam, erradamente, a capacidade de invasão a um país hostil.

    Um equipamento destes proveria ao Brasil maior poder de influência sobre um país em que temos fortes interesses comerciais e culturais, e mitigaria nossa ainda inexistente capacidade de dar suporte adequado a países que possam solicitar nossa ajuda através de meio militar, ou mesmo para ajuda humanitária. Não é a toa que, nos últimos meses, as marinhas da China, França e Espanha estão frequentemente “dando um rolezinho” pela costa ocidental da África.

    Segue link com informações sobre o país. Aviso de antemão que o site é de tendência Socialista Revolucionária, mas o texto é ótimo pois contextualiza os problemas atuais da Nigéria e a principal desgraça do país: imensas reservas de gás e petróleo associada a corrupção sistêmica e influência externa.

    http://www.lsr-cit.org/internacional/africa/917-nigeria-uma-crise-socio-economica-irresolvivel-

    • ”Acredito que este seja um daqueles episódios que, na minha opinião, justificariam completamente a necessidade de LHD ou porta-aviões por parte da marinha do Brasil, como preconiza a END. A projeção de influência desses equipamentos nos transformaria em parceiros muito mais importantes no comércio internacional justamente por conta da projeção de força…”

      Você diz uma coisa tão simples,tão obvia,mas que é incompreendida pela mesquinhes dos que governaram e governam esse país,infelizmente optaram por um BRASIL subdesenvolvido,onde não se consegue fazer nada,onde o cidadão de bem tem medo da polícia ao invés de se sentir seguro por estar perto dela!
      Em suma nosso país esta caminhando rumo ao caos a olhos vistos e em breve não seremos capazes de proteger o pouco que nós restas por pura preguiça !

  2. Boko Haram trabalha para Cia. Quando disse que o rapto das criancas faz parte da estrategia yanque de criar uma situacao onde eles possam enviar tropas para Nigeria a fim de bloquear o acordo China e Nigeria, os defensores da politica norte americana praticamente disse que eu estava falando besteira. Agora esta sendo reportado na midia internacional que os Estados Unidos estao enviando tropas para o Chad para procurar essas meninas raptadas. Posso dizer que o Chad e apenas o primeiro passo. A meta e Nigeria

    • por LUCENA
      .
      .
      Bem na mosca JOJO,os EUA são conhecidos em implantar um bode fedorento na sala dos outros para cobrar a retirada do animal.
      .
      Manjado tal artimanha,o Boko Haram é um daqueles bem fedorento e agora,eles na maior cara dura,querem retirá-lo da sala;disfarçando uma intervenção bem no centro da Africa.

Comentários não permitidos.