Defesa & Geopolítica

Suíça e o Gripen NG – Nota SAAB: Processo de negociações com Berna esta sendo paralisado

Posted by

O referendo popular deste domingo (18) na Suíça, realizado para decidir se o país adquire ou não, pelo menos neste momento, um lote de 22 aviões de combate Gripen E (ou NG) da sueca SAAB teve como resultado um apertado índice de 52% de votos contrários ao negócio.

Logo que o resultado foi divulgado pelas autoridades suíças, a Saab emitiu nota informando que o processo de negociações com o governo de Berna esta sendo paralisado. Respondendo a questionamentos sobre o resultado do plebiscito, Ueli Maurer, membro do Conselho Federal da Suíça, disse que a decisão causará uma lacuna no sistema de segurança do país, e tudo que for possível será feito para preenchê-la o mais rapidamente possível. Maurer acrescentou que todas as opções alternativas para garantir a defesa da Suíça deverão ser examinadas nos próximos meses.

Håkan Buskhe, executivo-chefe da SAAB, disse que a empresa respeita a decisão da Suíça. Mediante a seleção do Gripen E em novembro de 2011, centenas de oportunidades de negócios foram criadas através de programas de participação industrial daquele país, na esteira das atividades de desenvolvimento e produção da aeronave. O executivo da SAAB reiterou que a companhia espera continuar as relações até onde for possível. Mais de 500 acordos com 125 parceiros suíços foram efetivados em função do Gripen E.

O resultado do referendo popular em torno da aquisição do Gripen E pela Suíça deverá afetar também o pacto entre a SAAB e a local Pilatus, cujo objetivo é ofertar o treinador turboélice PC-21 como possível solução para os requisitos dos programas de treinamento dos futuros pilotos militares da Suécia.

Sem o Gripen E, os suíços já começam estudar alternativas para preencher a lacuna deixada pelo resultado do referendo, entre elas,  revitalização e modernização da frota remanescente de aviões de combate Northrop F-5E/F da Força Aérea da Suíça (Foto: Elmer van Hest)

Fonte: Tecnologia & Defesa

6 Comments

shared on wplocker.com