Reino Unido lançou ao mar o terceiro submarino classe Astute – HMS Artful

O Reino Unido lançou ao mar o mais novo submarino a propulsão nuclear da classe Astute.

Batizado de Artful, este é o terceiro dos sete submarinos de uma mesma série. Conforme relata a mídia britânica, o navio irá passar agora para a nova fase de testes destinados a verificar a segurança e o desempenho dos sistemas a bordo. Em 2015, o submarino procederá a testes em alto mar.

Nas últimas 48 horas, o HMS Artful saíu em velocidade lenta das docas em Barrow-in-Furness (um porto no condado da Cúmbria, no noroeste da Inglaterra) e foi lançado ao mar.

O submarino nuclear da classe Astute, a mais recente geração da Marinha Real, tem um deslocamento de 7,4 mil toneladas (em estado submerso) e quase 97 m de comprimento.

Apesar de terem propulsão nuclear, os submarinos dessa classe não levam a bordo armas nucleares, sendo dotados de mísseis com ogivas convencionais.

Dentro da mesma série, a par do HMS Artful já foram construídos o HMS Astute e o HMS Ambush. Mais quatro submarinos estão em vários estádios de desenvolvimento ou construção.

Fonte: Voz da Rússia

21 Comentários

    • Se não me engano é abreviação de Her Majesty Ship.

      Navio de Sua Majestade.

      Algumas antigas colônias inglesas e países da Commonwealth também usam o HMS, geralmente precedido de outras letras que designam o país. No Canadá, por exemplo, o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas é a Rainha Elisabeth.

    • Ate a cadeia aqui teoricamente pertence a rainha. Ser hospede da rainha quer dizer estar preso. o governo pertence a ela, nao a nacao, ela e a nacao. Ela e o estado. Ela diz meu governo. A justica tambem teoricamenrte pertence a ela. Ela diz, meu parlamento. Em caso de crise onde o governo perde controle, ela tem o poder de demitir o primeiro ministro, fechar o parlamento e governar atraves do Privy Consul, um conselho formados pela elite politica e militar do pais. Ela e o comandante das Forcas Armadas, nao o primeiro ministro, que quando fala com ela, tem que se curvar respeitosamente e beijar suas maos (protegidas por luvas).

      • Jojo:

        “Em caso de crise onde o governo perde controle, ela tem o poder de demitir o primeiro ministro, fechar o parlamento e governar atraves do Privy Consul, um conselho formados pela elite politica e militar do pais. Ela e o comandante das Forcas Armadas, nao o primeiro ministro, que quando fala com ela, tem que se curvar respeitosamente e beijar suas maos (protegidas por luvas).”
        ——————

        Este não é um “poder simbólico”, más real e efetivo.

        Parece o mesmo tipo de poder do Ayatollah, o líder supremo iraniano…

      • Não se deixe levar pelas Jojices meu bom Alvez….

        A Rainha é apenas chefe de Estado. Usando aquele velho ditado “Reina, mas não governa”. Diante disso, existe um série de formalidades muito mais simbólicas que práticas como quando o primeiro ministro recém-eleito vai pedir à Rainha permissão para formar o governo.

        Quanto ao privy consul, é apenas em caso de crise com grave perturbação da ordem, mas cabe lembrar que regimes democráticos como o nosso prevêem institutos como o Estado de Sítio, onde se revoga de forma parcial os direitos e garantias individuais.

      • “Poder simbolico” No dia 11 de Novembro de 1975, o representante da Rainha na Australia, na epoca Governor-General, Sir John Kerr, demitiu o Primeiro-ministro eleito, lider do Partido Trabalhista Australiano, e colocou em seu posto o lider da Oposicao Malcon Fraser. Australia, na epoca nao estava em vespera de Guerra Civil. Na Inglaterra nao existe constituicao por escrito, existe leis votadas pelo parlamento. Mas quando surge casos onde as leis vigentes nao se aplica, fazem-se usos das tradicoes, Envoca-se situacoes semelhantes, e como foram os procedimentos. Por lei nao mais existe pena de morte na Inglaterra, mas como esta lei nao e parte da constituicao, que como disse nao existe por escrito, se situacao surge, tradicao onde se aplicava a pena de morte pode sert aplicada.Entre 1972 e 1979, os militares, estavam discutindo com membros da monarquia, a dissolucao do parlamento. O que eliminou a necessidade dessas medidas excepcionais foi a eleicao de Thatcher, com mandato para atacar os sindicatos e a implosao que na epoca ocorreu dentro do partido trabalhista, que praticamente permitiu Thatcher destruir o movimento sindical na Inglaterra. Mas ela nao pode realmente atacar o principal fator responsavel pelo declinio do capitalismo ingles. O Estado do Bem Social. Razao: A Monarquia nao a permitiu.

  1. Estes Astute por acaso são aqueles que a Marinha inglesa anunciou, anos atrás, que teriam seus SO baseados em Windows? Lembro que na época (faz uns 5 ou 6 anos), a coisa foi tomada como piada.

    • por LUCENA
      .
      .
      E também foi o mesmo que estava fazendo testes quando encalhou em um banco de pedras e teve de esperar que a maré subisse para flutuar com ajuda de um rebocador, que o levou imediatamente a águas mais profundas para que técnicos fizessem uma revisão.
      .
      .
      (…)We all live in a yellow submarine
      Yellow submarine, yellow submarine
      We all live in a yellow submarine
      Yellow submarine, yellow submarine
      .
      We all live in a yellow submarine
      Yellow submarine, yellow submarine
      We all live in a yellow submarine
      Yellow submarine, yellow submarine (…)

      .

      🙂

    • Julio Brasileiro, submarino nuclear britanico, foram enviados para Malvina, ja nos meados de 1970. Quando Argentina invadiu Malvinas, o entao lider da oposicao, criticou o governo de Thatcher, por ela ter retirado esses submarinos nuclear da area, o que segundo ele, levou os militares argentinos pensarem que Inglaterra nao mais estaria preparada para defender as ilhas.

  2. Mais uma vez, é preciso dar os parabéns aos britânicos, que incorporam um submarino moderno e capaz de fazer frente à ameaças atuais e futuras.

    De outra parte, é simplesmente engraçado ver nossas queridas hienas ainda fazerem graça com um problema ocorrido durante as provas do navio, especialmente quando estamos falando da até hoje única nação a usar um SSN em combate e no fato de a nossa baleia branca nuclear, cara e aparentemente desdentada, quando for lançada ao mar em 2025 apenas conseguirá igualar aquilo que os britânicos já faziam nos anos 70 com a classe Swiftsure.

    • Eu particularmente trocaria os investimentos aplicados em nosso futuro submarino nuclear por um porta aviões fabricado no Brasil (com construção devidamente assessorada por algum país detentor de Know-how se fosse o caso), mas me pergunto: qual a opinião do corpo ‘pensante’ da nossa marinha, com o fato de ter ou não ter um submarino nuclear?

Comentários não permitidos.