País investe em cluster de helicópteros perto de Rostov do Don

País investe em cluster de helicópteros perto de Rostov do Don
Centro industrial de Rostvertol, que faz parte da holding Helicópteros Russos, vai reunir vários fabricantes de helicópteros, além de um complexo de reparos e treinamento para pilotos e mecânicos.
Complexo terá plataforma para a produção de helicóptero de alta velocidade Foto: Photoshot/Vostock-Photo

“Logo terá início o Fórum Econômico de São Petersburgo, e estamos prontos para assinar um memorando sobre a criação e abertura de um novo cluster da indústria de helicópteros na cidade de Bataisk”, anunciou o vice-ministro de indústria e comércio, Iúri Slusar. “Além da montagem final dos helicópteros, consideramos que seria conveniente também o estabelecimento de uma plataforma para a produção de um helicóptero de alta velocidade.”

O cluster será parcialmente financiado pelo governo federal, com parte significativa dos investimentos coberta pelo Rostvertol, segundo a assessoria de imprensa da holding Helicópteros Russos. O valor total do investimento não foi revelado.

“A estrutura será criada a partir de um antigo campo de aviação e para seu funcionamento requer apenas a reforma da pista de voo e a construção dos edifícios de laboratório”, explica o diretor da agência de análises Infomost, Boris Ribak. O início das obras de construção já está programado para 2015, e o comissionamento da fábrica, para 2019.

Segundo o presidente-executivo da Helicópteros Russos, Aleksandr Mikheiev, o projeto dará origem a um ambiente seguro para testar helicópteros e condução de voos fora do perímetro urbano, sobre o território de uma base militar que não está sendo usada atualmente. “Ao contrário do Centro Nacional de Construção de Helicópteros, nos arredores de Moscou, onde é conduzida a pesquisa e o desenvolvimento científico dessa área de engenharia, o cluster de Bataisk será um parque tecnológico industrial”, diz.

Fonte: Gazeta Russa

1 Comentário

Comentários não permitidos.