Primeiro Embraer E-99M (Modernizado) é entregue a FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu antecipadamente uma versão intermediária da aeronave modernizada Embraer E-99M, que será utilizada na defesa do espaço aéreo durante a realização da Copa do Mundo de 2014.

Esses aviões, conhecidos pelo grande radar na sua parte superior, capazes de detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir as informações para centros de controle, fazem parte de um contrato contemplado entre a FAB e a Embraer no início de 2013 para modernização de toda a frota de cinco exemplares.

A versão intermediária do “Projeto Modernização” está atuando como um protótipo e foi testada em Anápolis (GO), entre os dias 5 e 8 de maio, com a participação da Embraer, da SAAB, empresa sueca responsável pelos caças Gripen NG, do 2º/6º GAV “Esquadrão Guardião” e da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), unidade que atua na área de reaparelhamento da Aeronáutica.

A entrega de uma versão intermediária da aeronave visa a atender a demanda operacional pelo emprego do E-99 no período de grandes eventos esportivos. O recurso possibilitará a realização de avaliações operacionais, permitindo, ainda, a consolidação doutrinária e contribuindo para a diminuição do esforço dos operadores na adaptação às novas capacidades incorporadas à aeronave.

O projeto de modernização envolve os sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea e dos equipamentos de guerra eletrônica, incluindo as contramedidas eletrônicas, que são ferramentas para proteger a aeronave de interferências provocadas por inimigos.

Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.

A previsão é de que as cinco unidades modernizadas sejam entregues até 2017.

Fonte: C&R

4 Comentários

  1. So faltou uma coisa na modernização do E-99M.. a instalação de sonda de reabastecimento … de resto ta uma maravilha

  2. O tempo passa mesmo. Parece que foi ontem que a FAB recebeu esses aviões. E essa notícia demonstra a preocupação e o comprometimento da FAB em manter atualizado um vetor cuja tecnologia evolui na velocidade do som. Por mais que reclamemos da nossa Força Aérea, a mesma se encontra em melhor estágio do que a 15 anos atrás.

Comentários não permitidos.