Novas aeronaves para o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)

Ivan Plavetz

A chegada dos Legacy 500 para o GEIV deverá representar um salto de qualidade nas atividades do DECEA introduzindo novas tecnologias e desenvolvendo novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo desta forma a crescente demanda de tráfego aéreo (Foto: Embraer).

Durante cerimonia comemorativa alusiva ao 41º aniversário do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela aferição e inspeção dos equipamentos de auxílio à navegação aérea que fazem parte do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foi confirmada a assinatura de um contrato entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) e a Embraer com vistas ao fornecimento de seis jatos Legacy 500 para ser operado pela unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

 O GEIV opera atualmente como aeronaves-laboratório os jatos Hawker 800XP (foto) e os turboélices IC-95B/C Bandeirante (Foto: DECEA).
Baseado no Aeroporto Santos Dumont, cidade do Rio de Janeiro, RJ, o GEIV conta atualmente com aeronaves laboratório turboélice Bandeirante IC-95B/C e jatos Hawker 800XP (IU-93A).

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comentários

    • Segundo algumas especulações que li durante a semana a compra se deve para substituição dos Bandeirantes por serem velhos. Talvez exista alguma nota oficial da FAB, mas não vi nenhuma até agora.

Comentários não permitidos.