Tribunal Internacional de Crimes de Guerra reabriu investigação sobre Guerra no Iraque

A promotora do Tribunal Internacional de Crimes de Guerra reabriu uma investigação preliminar sobre alegações de que soldados britânicos teriam cometido crimes de guerra ao abusar sistematicamente de prisioneiros no Iraque, entre 2003 e 2008.

Fatou Bensouda declarou nesta terça-feira que revisará novas informações recebidas em janeiro deste ano de que militares britânicos teriam cometido irregularidades.

O Iraque não é membro da Corte Penal Internacional, mas a Grã Bretanha faz parte do tribunal, o que significa que cidadãos britânicos podem ser condenados por crimes cometidos no Iraque.

Muitas denúncias de abuso foram feitas durante os seis anos de ocupação britânica no Iraque. Um dos casos mais conhecidos é o da recepcionista Baha Mousa, cuja morte em um centro de detenção fora da cidade de Basra levou a primeira condenação de um soldado britânico sob as legislação internacional de crimes de guerra.

O procurador-geral britânico Dominic Grieve disse que o governo “rejeita completamente a alegação de que houve abuso sistemático realizado pelas forças armadas britânicas no Iraque”.

Com informações da Associated Press.

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. É vai sobrar como sempre para os praças

    Mas a verdade quem tem que ser processado é o George buch , foi ele o mentiroso que gerou tudo isso , segura o rojão buch
    Mas tanto aqui como la justiça so prende pobre , praça , preto , e petista

    • Pe de Cao, voce tirou as palavras da minha boca. Iria dizer Vao prender soldados. E o Tony Blair, e o ex presidente Bush? continuara um fazendo milhoes de dolares por ano e o outro comendo biscoitos em frente da televisao?

    • Desculpe mas sendo a GB um país civilizado, lá não existem petralhas. Essa raça se reproduz aqui em Banânia, ao passo que seus primos bolivarianos infestam outros países do continente…heheheheh

      • GB um pais civilizado. Se “civilizado” significar quem sabe disfarcar emocoes, manter-se controlado em face das dificuldades, posso concordar que os british sao mestres da civilizacao. Assisti pouco tempo atras um programa na TV com o tiulo porque nao tem mafia na Inglaterra. O tema do programa era: Claro que existe mafia Inglaterra. So que aqui a mafia e mais sofisticada. Tem 500 anos de existencia. A mafia aqui esta no centro da City. E a City.Seus agentes sao o proprios servicos secretos MI5 e MI6 e agencias privadas, formadas por ex militares, especialmente ex tropas de elite, Esses “civilizados” estao no centro dos escandalos, envolvendo, manipulacao nas bolsas de valores, no preco do ouro, no mercado de derivativo, no escandalo do LIBOR, manipulacao no mercado de moedas. Sao mestres na manipulacoes. E esses “suicidios” de pessoal trabalhando para bancos envolvidos no mercado de derivativos e outro escandalo que esta para estourar. Por enquanto e so pessoal que trabalham nas financas comentam sobre o assunto e dizem que esses pessoal estao sendo assassinados porque sabem demais.A unica razao pela qual o EUA permitiram que Gran Bretanha, na verdade Little Britain, foi permitido a ocupar um espaco de certa importancia dentro do mundo capitalista na era hegemonica do dollar, foi por causa dessa experiencia de 500 anos de mafiagem. Os meninos do Tio Sam teve que apreender ma coisa ou outra nessa arte de pilantragem. E pilantragem e o que GB e especialista. Civilizacao formada na base da pirataria e contrabando.

      • calma jojo ,deu uma no baço do tiraleite rsrs
        desse jeito ele some do site também como já fez o zoinho azul rsrs

        o trialeite tem um amor com a Inglaterra e com israel ,e tem os estados unidos como seu segurança ,vai saber o que se passa na cabeça do civilizado rsrs ,auto sobrevivência ???

      • Civilizados sim meu caro! Pois até na hora de aplicar golpes são mais sofisticados que os petralhas daqui. Na Grã-Bretanha assessor de político não é pego com a cueca recheada de dólares. E lá também não falta Papel higiênico como na Venefavela…rs!

  2. Os vídeos no Youtube são claros, e também é de se suspeitar que os abusos não se restringiram ao que foi exposto no Youtube.
    Há muita matéria sobre isso, como por exemplo o de um militar que se recusou a voltar para seu terceiro turno no Iraque alegando que não entrou para as FA para matar garotos inocentes de 14 anos de idade. Mas sabe como isso vai acabar? Pergunte aos pilotos israelenses que jogaram bombas de fósforo branco sobre os palestinos.

    • Concordo plenamente que os crimes de guerra no Iraque devem ser investigados e os responsáveis punidos. Infelizmente o Bush não vai ser um deles.

      ” Pergunte aos pilotos israelenses que jogaram bombas de fósforo branco sobre os palestinos.”

      Se formos punir todos os crimes de guerra no mundo podemos incluir uma certa “potência” que descarregava artilharia pesada e munições termobáricas nos civis, de aldeias e cidades consideradas rebeldes, na década de noventa.

  3. Para complementar, guardadas as proporções, os soldados do nacional socialismo alemão, NAZI, que responderam por crimes de guerra, foram os comandantes e não os comandados. Veremos o dessenrolar dessa história, mas acho que já sei o final.

  4. por LUCENA
    .
    .
    Isso é mais uma de tantas outras,como as mortes de civis por Drones americano onde a ONU não pode se pronunciar a respeito das selvagerias que o governo dos EUA fazia e faz diuturnamente no Afeganistão por exemplo.
    .
    Os EUA não assinaram e nem faz parte do TPI,pois se consideram acima da lei,o xerife e que pode fazer o que bem entender,basta vê as barbaridades que estes desqualificados fazem.
    .
    ” O governo maçônico fascista,está a tempos praticado todo tipo de selvageria pelos quatro cantos do planeta”.
    .
    .
    ********************
    .

    W. Bush autorizou CIA a “atos desumanos, cruéis e degradantes
    .
    Memorando, pedido ao Departamento de Justiça pela Casa Branca, recomenda à CIA que “certos atos podem ser cruéis, desumanos e degradantes, mas ainda assim não produzir dor e sofrimento na intensidade requisitada para ser enquadrada na proibição contra a tortura”
    .
    .
    “(…) No final de julho de 2.002, a CIA solicitou à Casa Branca – o diretor da CIA está subordinado apenas ao presidente dos EUA – “orientação legal para técnicas mais agressivas que seus operadores pretendiam usar no campo”. A Casa Branca enviou o pedido da CIA para o Departamento de Justiça, cujo secretário, John Ashcroft, é um integrante do bando que também inclui Cheney, Rumsfeld e o próprio Bush(…)”
    .

    .
    (*) fonte [ http://www.horadopovo.com.br/2004/junho/16-06-04/pag7a.htm ]

    • por LUCENA
      .
      .
      Os médicos do centro de torturas em Guantánamo
      .
      (*) fonte : [ http://www.voltairenet.org/article174567.html ]
      .
      .
      A revista científica PLoS Medicine publicou um estudo realizado pelo Dr. Vincent Iacopino (conselheiro da organização Physicians for Human Rights / Médicos pelos Direitos Humanos) e pelo brigadeiro Stephen Xenakis sobre o papel dos médicos no centro de tortura de Guantánamo .
      .
      O Centro de Guantánamo é composto de blocos separados. O estudo inclui nove casos de pessoas detidas no bloco menos “duro” do centro. O documento revela o comportamento dos médicos que esconderam os abusos praticados sobre os detidos e prestaram assistência em moda tal que as vítimas pudessem suportar ulteriores torturas.
      .
      .
      (O artigo fala de “técnicas de interrogatório reforçadas” que foram consideradas adequadas para o uso em interrogatórios pelo ex-presidente George W. Bush).
      .
      .
      ===
      .

      “Neglect of Medical Evidence of Torture in Guantanamo Bay : A Case Series (Negligência de provas médicas de tortura em Guantanamo Bay: Uma Série de Casos) Dr. Vincent Iacopino e brigadeiro Stephen Xenakis, PLoS Medicine, 26 abr 2011 (6 p. 95 KB).

  5. por LUCENA
    .
    Concluindo;
    .
    .
    E sobre o seu pal mandado a Grã-Betânia,a ONU vai fazer a mesma coisa;cara feia e nada mais.

  6. Espero q dê cadeia p o burro,tony blair e mt outros, o Iraq deveria ser signatário do TPI p levar às grades altos chefes de Estado e generais da otan por crimes e mt mais.. p ontem. será q vai ter justiça?! Ñ iremos perder os próximos capítulos desta novela de terror regada a c mt sangue e mutilados e mortos Irakianos …Quem viver vera.Sds.

  7. Observação: “Um dos casos mais conhecidos é o da recepcionista Baha Mousa”
    segundo o wikipedia e o google é um homem:

    Baha Mousa was an Iraqi man who died while in British Army custody in Basra, Iraq in September 2003. The inquiry into his death found that Mousa’s death was caused by “factors including lack of food and water, heat, exhaustion, fear, previous injuries and the hooding and stress positions used by British troops – and a final struggle with his guards”.

    http://bit.ly/1gFtJV3

    http://bit.ly/1gFtKZd

  8. Uma saborosa pizza , afinal se a moda pegar , ja ja teremos os russos sentados neste tribunal , eles roubaram os moradores da georgia e estruparam as meninas , houve caso de abuso de crianças de 8 anos por soldados russos (todos bebados e cheirados),o objetivo era tocar terror , o engraçado disto eque a vozmentirosadarussia nao publicou tais fatos , por que serah $

  9. E por folar nos EUA.. .

    Usaid é expulsa do Equador
    Do site da Adital:

    Vinculada recentemente a planos subversivos anticubanos, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) será expulsa do Equador neste ano. Segundo a secretária equatoriana de Cooperação Internacional, Gabriela Rosero, em entrevista à imprensa local, o prazo para deixar o país é o dia 30 de setembro. Até lá, a Usaid não poderá executar nenhuma atividade nova nem ampliar prazos de execução de projetos.

    Gabriela explicou que o encerramento dos programas da Usaid no país é uma consequência da postergação do Governo dos Estados Unidos em acatar as regras do governo equatoriano sobre a cooperação e se negar a colaborar para que fossem instaladas mesas de diálogo bilaterais sobre o assunto.

    Recentemente, a entidade estadunidense teve de se explicar ao Senado equatoriano por financiar um plano que buscava subverter a ordem constitucional em Cuba. O projeto, conhecido como Zunzuneo, utilizava redes sociais digitais, semelhante ao Twitter, para influenciar jovens cubanos e tentar criar conflito como o que ocorreu com a Primavera Árabe (série de manifestações populares que acontecem de 2010 até hoje) na ilha caribenha.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/usaid-e-expulsa-do-equador.html#more

      • E por falar em rir….

        PSDB morre de medo de secar junto com o Cantareira.

        Competência tucana!

        KKKKKKKKKKKKKKKK!

    • aqui no brasil nos temos que expulsar a DEA americana ,os maiores traficantes e fornecedores de armas pesadas para o crime organizado na face da terra
      pegamos esse refugo todo que foram expulsos da bolivia !!!
      essa agencia é um supra sumo dos golpistas na américa latina

      • Pode deixar que, senão em 2014, mas em 2018 sem falta a gente expulsa os petralhas. Aí sim o Brasil tem alguma esperança…rs!

      • Integração do S. Francisco: a água vem aí para 12 milhões de pessoas.

        A presidenta Dilma vistou nesta terça-feira as obras da Integração do Rio São Francisco nos estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

        Já no ninho Tucano…

        Em documento, Aécio prega acordo ‘urgente’ com EUA e fim do Mercosul

        Retomar a Alca entra no rol das possíveis ‘medidas impopulares’ do candidato tucano, que como presidente da Câmara cobrou fechamento imediato de acordo de livre comércio com Casa Branca

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  10. E ELES NÃO TOMAM JEITO…

    As mãos sujas do NED na Venezuela
    Por Eva Golinger, no site português Resistir:

    O protestos anti governamentais na Venezuela que buscam uma mudança de regime foram conduzidos por vários indivíduos e organizações com laços estreitos ao governo estado-unidense. Leopoldo Lopez e Maria Corina Machado – dois dos líderes públicos por trás das violências que começaram em Fevereiro – têm longos historiais como colaboradores, beneficiários e agentes de Washington. O National Endowment for Democracy (NED) e a US Agency for International Development (USAID) canalizaramfinanciamentos de muitos milhões de dólares para os partidos políticos de Lopez, Primero Justicia e Voluntad Popular, e para a ONG de Machado, Sumate, e suas campanhas eleitorais.

    Estas agências de Washington também despejaram mais de US$14 milhões para grupos da oposição na Venezuela entre 2013 e2014 , incluindo financiamento para suas campanhas políticas em 2013 e para os actuais protestos anti-governo em 2014. Isto é a continuação do padrão de financiamento do governo dos EUA a grupos anti-Chavez na Venezuela desde 2001, quando foram dados milhões de dólares a organizações da chamada “sociedade civil” para executar um golpe de estado contra o Presidente Chavez em Abril de 2002. Dias após o seu fracasso, a USAID abriu em Caracas um Office of Transition Initiatives (OTI) para, juntamente com o NED, injectar mais de US$100 milhões em esforços para minar o governo Chavez e reforçar a oposição durante os oito anos seguintes.

    Continua em: http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/as-maos-sujas-do-ned-na-venezuela.html

Comentários não permitidos.