Rússia se nega a dividir Estação Espacial com a Nasa em 2020

“Nos preocupa continuar desenvolvendo grandes projetos de alta tecnologia com um sócio tão pouco confiável como os Estados Unidos, que politizou tudo e todos”, disse o primeiro ministro russo.

Nesta terça-feira, a Rússia anunciou que, a partir de 2020, não permitirá mais a presença de astronautas norte-americanos da Nasa na Estação Espacial Internacional. O anúncio chega em um momento de tensão diplomática entre EUA e Rússia, que está sendo submetida a sanções por seu papel na crise da Ucrânia.. As informações são do portal Vox e da agência EFE.

A estação – que representa o único ponto do espaço ocupado por nossa espécie, além da Terra – pertence aos dois países, mas a Nasa, atualmente, usa foguetes russos para acessar o lugar.

“O segmento russo pode existir independentemente do americano. Já o americano, depende de nós” disse o vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, durante o anúncio.

No entanto, os astronautas russos também dependem da Nasa. O segmento dos EUA ocupa a maior parte da Estação Espacial, por área. Além disso, seus painéis solares fornecem a maior parte da eletricidade do local.

O vice-primeiro-ministro afirmou que a Rússia se comportará de “maneira pragmática” e não colocará impedimentos ao trabalho dos americanos.

Além disso, contou que a Rússia suspenderá a partir do dia 1º de junho o funcionamento em seu território das 11 estações americanas do sistema de navegação GPS.

“Nos preocupa continuar desenvolvendo grandes projetos de alta tecnologia com um sócio tão pouco confiável como os Estados Unidos, que politizou tudo e todos”, disse.

De qualquer forma, os dois astronautas norte-americanos e os três cosmonautas russos que, atualmente, estão a bordo da Estação Espacial Internacional, não serão afetados com tal anúncio.

O difícil é imaginar a estação funcionando sem a presença dos dois países. Afinal, ela foi projetada para operar sob o comando de ambos os países. Há, inclusive instruções dos centros de comando em Houston e Korolyvov para mantê-la em funcionamento.

As agências espaciais da Rússia, Roscosmos, dos Estados Unidos, Nasa, e europeia, ESSA, concordaram em prolongar pelo menos até 2020 a vida da plataforma orbital, que conta com a participação de 16 países.

Rogozin negou que as medidas possam ser interpretadas como sanções ou medidas de represália, mas como “um bumerangue” que se volta contra aqueles que impuseram sanções contra a Rússia por seu papel na crise ucraniana.

O vice-primeiro-ministro disse ainda que Moscou irá estimular a cooperação com os países da Ásia e do Pacífico na busca de projetos conjuntos para a conquista do espaço.

EUA acreditam que cooperação espacial deve continuar

Os Estados Unidos disseram que acreditam que a “longa cooperação espacial” com os russos irá continuar apesar do anúncio feito pelos russos.

“Tivemos uma longa cooperação em nosso programa espacial com os russos e temos a esperança de que continuará”, disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, durante sua entrevista coletiva diária.

“Ainda seguimos cooperando em uma série de assuntos”, afirmou Psaki. Segundo a porta-voz, russos e americanos continuam trabalhando juntos em assuntos relativos à pesquisa espacial. “Ou seja, temos a esperança de poder continuar o trabalho com os russos neste assunto”, frisou.

Fonte: Terra

37 Comentários

  1. Estads unidos tomou tres pauladas em uma cachadada só !!!
    Todas sao importantes mas a do gps é a atitude mais corretas de todas
    Na fisica é assim tudo que vai volta !!! Ou como os russos faam bumerangue

    • O que a Rússia vai proibir o GPS no território deles.
      Que diferença vai fazer para o resto do mundo, vai complicar os voos internacionais para a própria Rússia.

      • chora na cama deagogó ,sua vaca sagrada foi para o brejo

        e sobre o RESTO do mundo como você fala com o tempo esses usaram outros sistemas podendo também dar uma bicuda bem no meio do rabo do seu titiu pedofila sam !!!

      • Por mais que você tente, agredir os outros é mais forte que você não é Pé de Cão? No mais, o Deagol, ao contrário de você, usou argumentos…

      • kkk ,puxa o saco de deagooooooGÓ ,pois so sobrou vocês dois rsrs

        você tiraleite já foi melhor que isso antes tentava debater sozinho

        hoje fica ai pedindo penico no desbaratino !!!!

        você não engana ninguém tiraleite!!!

        mas eu compreendo o seu desespero !! tudo que acreditou e achava que todos eram iguais a você ,começa a perceber que além de pertencer a uma minoria RIDICULA você também faz parte de um grupo que odeia o brasil e sua população

        você ofendeu não apenas comentaristas aqui no site ,mas você ofende nações latinas e costumeiramente provoca nossa pátria com vários apelidos jocosos

        e agora que sua turminha juntando tudo não cabe nem dentro de um fusca ,me vem com esse papo furado

        PAGANDO DE PURITANO FINGINDO QUE NUNCA FOI
        tiraleite eu fui treinado para fazer mocotrevas que odeiam o brasil a pedir a boina rosa ,continua assim e faz como o zoinho azul DESERTA BIZONHO !!!

      • Obrigado pelo apoio caro HMS!

        Mas debater com o pé de cão é perda de tempo! ele não tem habilidade para argumentar, isso é reconhecido por todos.

        O máximo que ele pode fazer são ofensas e xingamentos, ele não percebe que assim diminui a si mesmo.

        Valeu, amigo!

      • “chora na cama deagogó ,sua vaca sagrada foi para o brejo

        e sobre o RESTO do mundo como você fala com o tempo esses usaram outros sistemas podendo também dar uma bicuda bem no meio do rabo do seu titiu pedofila sam !!!”

        Vaca Sagrada?
        titiu pedofila sam !!!”?
        Língua portuguesa?

        Alguém sabe do que esse cara tá falando?
        Me parece que quanto mais ele perde em argumentos mais raiva ele tem.

        Pô, sinceramente, chego a sentir pena do colega.

      • Vc não está ciente de certos fatos Deagol.
        A Rússia está munida do Glonass que segundo os especialistas do país já tem a operacionalidade tão boa quanto o GPS, e quanto ao mundo, alguns países já demonstraram interesse pelo Glonass entre eles o México. Sds

      • Ark Royal:

        Os especialistas da Rússia vão dizer que é igual ou até melhor. E quanto ao México, com Peña Neto na Presidência, isso pode mudar…

      • Caro ARC.

        Primeiro eu não acredito muito em boatos vindos das agências de notícias russas.
        Em segundo, quanto mais concorrência melhor.
        Ambos competirão para desenvolver o melhor sistema, assim beneficiarão toda a humanidade.

        Sorte aos russos!

  2. Es a resposta russa ..apropriada eu diria …. q os EUA corram atrás do preju .. esse sim foi um duro golpe …n adianta falar ou rir disso .. a curto e talvez médio prazo os EUA simplesmente n tem como ”responder” ou mesmo substituir essa ”dependência” russa …e fato

  3. por LUCENA
    .
    .
    “(…) “Nos preocupa continuar desenvolvendo grandes projetos de alta tecnologia com um sócio tão pouco confiável como os Estados Unidos, que politizou tudo e todos”, disse o primeiro ministro russo.(…)”
    .
    .
    Na mosca !!! 🙂

  4. “Nos preocupa continuar desenvolvendo grandes projetos de alta tecnologia com um sócio tão pouco confiável como os Estados Unidos, que politizou tudo e todos”, disse o primeiro ministro russo. === Conforme eu digo sempre: Esse ianglesess ñ são confiáveis, demorô. Agr, como ele irão à ISS sem os Russos; será q td eles podem?!Veremos.Sds.

  5. 2020? muitas aguas para rolar. Eu creio que os russos estao somentee dando uma insinuacao que se os gringos insistem com as sancoes, eles vao ser proibidos de usarem essas estacoes antes de 2020.

  6. Todo império em estado pré morte é ridículo e age no sentido de cair atirando, a única exceção foi a ex União Soviética, mas os EUA ultrapassaram qualquer limite do bom senso e lucidez.

    • Que tal nos falarmos antes sobre a falta de lucidez e fascismo do regime iraniano? Depois de superado isso, aí sim poderemos falar dos EUA….

      • Tireless, “fascismo do regime iraniano”Voce parece esquecer que esse “regime fascista”, foi colocado no poder com o auxilio da CIA. Guru Bzerzinsky, na epoca conselhereiro para assuntos externos do presidente Carter, estava convencido que o entao Rei da Persia, o Xa, nao teria condicao de destruir o Partido Comunista do Iran.O Xa estaria desgastado. Bzerzinsky, teve apoio da Cia, que na epoca estava sob o controle do Bush pai. A BBC propagava mensagens do entao lider Xhia persa, Khomeni, para o Iram.Eles ignoravam a conteudo dessas mensagens, que diria, que no poder, os Xhias iriam cortar as maos dos comunistas e dos norte americanos. E foi o que Khomeni fez. Destruiu as forcas esquerdistas no Iram e depois passou combater a influencia norte americana no Irao.Agora e tarde chorar, alem do que os islamitas nao trairam ninguem. Eles dsseram antes o que eles iriam fazer.

      • Não houve ajuda da CIA mas sim incapacidade da mesma em interpretar os acontecimentos no Irã. Houvessem sido mais argutos, teriam aproveitado o início dos protestos contra o Xá para articular a transição do regime de uma monarquia quase absolutista para uma monarquia constitucional, ainda sob o tacão do Xá, mas que teria apenas as funções de chefe de Estado.

    • Bá! comparar o declínio da economia americana com a queda da URSS é forçar demais!
      Esse comentário foi um dos piores que eu já li.

  7. A Rússia possui 11 estações de GPS em seu território ! Sinceramente as vezes os russos nos surpreendem com tamanha burrice,como cederam espaço para a implantação de um equipamento bélico de um inimigo histórico em seu território ?

    Outra coisa que me espanta é como a Rússia manterá uma estação espacial sozinha,se segundo algumas notícias ela esta ”quebrada” sem recurso sequer para a manutenção de aeronaves REVO ?

    A meu ver a saída russa seria juntar-se a China,que há alguns anos já acena com a intenção de criar a sua própria estação espacial, pois realmente não vejo outro parceiro com ”peito” que seja capaz de uma sociedade nessa área com a Rússia !

    O BRASIL infelizmente não tem como ser esse parceiro nós fomos praticamente escorraçados da Estação Espacial Internacional por não cumprirmos os contratos, por isso e por inúmeras patuscadas da AEB e do Governo Federal com sua falta de visão e vontade política eu chego à infeliz conclusão que infelizmente poderemos perder mais essa oportunidade !

    • “quebrada” ou “não temos” são notícias veículadas quando não querem mostrar o ouro… como na questão dos “helicópteros mais silenciosos” que foram atrás do Bin Laden, entre tantas outras questões sensíveis.

      Com relação à parceira com o Brasil, não só é possível como provável… eles saberiam ajustar os termos muito bem, e saberiam cobrar também, em caso de não cumprimento… ainda mais depois do exemplo da usina de gás entregue de bandeja!!

      E essa OBRIGAÇÃO (tipo contrato com máfia) nos OBRIGARIA a sermos mais profissionais, a evoluir neste cenário tão importante!

      Com o canal da Nicarágua chegando, isso vai fomentar muitos outros negócios… Trazem de navio foguetes… voltam carregados de matéria prima e alimentos… todos ganham! 🙂

      O mapa da influência geopolitica mundial está mudando rapidamente. Logo, logo seremos chamados a assumir uma posição.

      Nem de longe acho que seríamos comunistas ou socialistas, mas com relação ao futuro, acho que a Rússia e a China podem ser parceiros muito melhores que os EUA… muita propaganda de que fazem e acontecem, e muitos contratos com “servidão” embutida nas entrelinhas… e muitos submarinos e porta-aviões, ambos nucleares, para intimidar, coagir, “influenciar” decisões! 🙁

    • Caro amigo!

      “A Rússia possui 11 estações de GPS em seu território ! Sinceramente as vezes os russos nos surpreendem com tamanha burrice”

      “como cederam espaço para a implantação de um equipamento bélico de um inimigo histórico em seu território ?”

      Não é um equipamento bélico, é civil!
      A parte bélica dos sistema de GPS independe das estações russas.

      Estás falando de estações receptoras ou de satélites. Quanto aos satélites, 19.000 km de altitude não é território russo, portanto não há o que reclamar.

      Quando ao GPS, assim como para os brasileiros, é um sistema extremamente útil para os russos e sua sociedade pois serve para a navegação de carros, aeronaves, posicionamento de celulares, agricultura, mineração, turismo e até passeios pelas florestas e mais uma infinidade de coisas.
      Os russos só estão fazendo uso de um produto de consumo, em caso de guerra os satélites continuarão repassando informações aos americanos com ou sem estações em solo russo.

      Respeitosamente!

  8. Com certeza a Rússia vai formar uma grande parceria com a China. Os Chineses estão investindo pesado no programa espacial.

  9. ““Tivemos uma longa cooperação em nosso programa espacial com os russos e temos a esperança de que continuará”, disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, durante sua entrevista coletiva diária.”

    hehehehe

  10. Amigos,

    O corte da cooperação com os russos pode acabar terminando em estímulo para investimentos no próprio setor espacial americano, acelerando-se os trabalhos nos novos veículos espaciais e lançadores. Aliás, toda essa situação termina por colocar a própria NASA em evidência no cenário político americano, de modo que certamente será tema de campanha no próximo ciclo eleitoral naquele país. Nas entrelinhas, isso significa um reforço do lobby a favor dessa organização, partindo de todas as vertentes políticas americanas…

    Quanto a ISS, ela não tem qualquer valor militar, em primeira instância; e seu valor político é secundário, se comparado a outros assuntos mais urgentes. Assim sendo, está lá pra trás na lista de prioridades americanas. A bem da verdade, creio que ela é vista como algo pouco além de uma tentativa de cooperação com outros países. E se o atual cenário persistir, será apenas mais um motivo para que os americanos acreditem que devam investir neles mesmos, se quiserem manter seus programas espaciais…

    • Salve RR;

      Acompanho seus comentários há anos, não só no PB, em outros sites também e devo dizer que são sempre bem ponderados.

      Mas, acredito que neste caso (o das sansões), os americanos deram um tiro de bazuca no próprio pé (aliás há tempos que isto vem acontecendo).

      Não há tempo hábil para um desenvolvimento no curto prazo e também não há verbas para isto. É verdade, a NASA volta ao centro do debate político, mas pode ter certeza que os investimentos serão restritos, o fluxo de água na torneira já foi reduzido e não há perspectiva de se retornarem os investimentos nos patamares anteriores (não vai acontecer). Para os que aprendem a viver (ou já nasceram) com muito dinheiro, a sobrevivência sem ele é mais árdua.

      Os Estados Unidos se acostumaram com o dinheiro fácil (o dólar como lástro), mas os tempos são outros, este investimento (via compra de bonus do tesouro) continuará a acontecer (não sei por quanto tempo) só que não da forma como ocorreu até alguns anos atrás. Não se empresta dinheiro a quem não tem condição de pagar.

      O programa espacial americano continuará a existir, sem dúvida, mas a duras penas, será muito mais fácil para o investidor americano alocar recursos na iniciativa privada (maior lucro R$ e liberdade de ação) de que nos programas do governo.

      Abraço

      (Vandrade)

      • Olá, Vaner Andrade.

        Saudações.

        Novos projetos já existem, e estão consideravelmente avançados.

        http://noticias.terra.com.br/ciencia/videos/nasa-testa-nova-geracao-de-nave-espacial-veja,396436.html
        http://www.cavok.com.br/blog/?p=73634
        http://www.cavok.com.br/blog/?p=66220

        Concordo que os gastos terão que ser bem medidos, mas os americanos não podem deixar de realizar seus voos espaciais ou lançar seus satélites. Afinal de contas, é um investimento com retorno certo…

      • Salve RR;

        Já havia lido a respeito destes novos projetos da NASA.

        Concordo plenamente que não se deve deixar de investir nos novos projetos da NASA, que o retorno do investimento e concreto. Porém, em menos de dez anos (dedução minha) não será possível levar a cabo estes projetos de transporte (ir) ao espaço nos patamares dos custos atuais que estão proibitivos para a NASA. Foi por este motivo (custo) que a NASA teve seu orçamento reduzido e não a falta de retorno do investimento. Será mais atraente investir em um programa privado que nos do governo.

        O tiro no pé americano foi imaginar que a Rússia ficaria imóvel diante de toda a movimentação americana e da OTAN em sua direção.

        O ponto fraco americano é a economia, não só a Rússia, mas o mundo inteiro sabe disso. Com uma economia debilitada e dependente (extremamente) de terceiros fica impossível parar as articulações que ocorrem (Rússia x China / China x África / Rússia x Irã / Outras). Os EU já não detém o poder de outrora.

        O correto seria retroceder da posição atual (contra a Rússia), resolver alguns problemas crônicos internos, se fortalecer para depois avançar, afinal de contas, a OTAN sempre esteve muito próxima às fronteiras da Rússia, mas acho que a exclusividade americana não vai permitir.

        Abraço;

        (Vandrade)

    • por LUCENA
      .
      .Sr.RR
      .
      .
      A capacidade tecnológica americana no que se refere ao programa espacial,isso não está em dúvida e acredito que a NASA é por excelência uma das melhores agência espacial,isso não resta dúvida.
      .
      A questão maior aqui,são as coisas que levaram a NASA afirmar parceria com a agência russa e o fator político que está por trás de tudo isso;como por exemplo, a capacidade política hegemônica americana que não é a mesma de outrora.
      .
      Basta vê que as sanções americana que era uma das suas armas políticas,não surte aquele efeito como se via,basta vê as sanções contra os persas ( Irã ) e até o embargo contra Cuba já não tem mais aquele peso político.
      .
      A China e a Russia no que tange a sua capacidade de colocar em orbita satélites comerciais principalmente a China,poderão ganhar um grande mercado em lançamento de satélite,por exemplo e inclusive, ganhar até alguns mercados americano e europeus.
      .
      A NASA que é uma empresa 100% estatal,eu acho;vai depender muito dos lobbys para manter o seu padrão de excelência,a questão principal para NASA é mais política do que técnica,para se ter uma ideia; a agência russa foi a que partiu na frente no mercado do turismo espacial pois,houveram muitos milionários americano que foram “brincar” de astronautas por um valo ” irrisório ” de U$ 20 milhões,se não me engano,nos foguetes russos.
      .
      Más voltando o assunto,a NASA para voltar aos programas que ela tinha antes,os americanos terão que resolver problemas internos econômico como por exemplo, o seu déficit orçamentário,que quase levaram o tio Sam fica com o chapéu na mão ( moratória ).É nessa questão onde os problemas aprecem,para o governo americano,terá que fazer aquela ” escolha de sofia” ,entre os programas sócias e os projetos gigantescos e faraônicos da poderosa indústria armamentista americana;por exemplo.

Comentários não permitidos.