Talibã lança ofensiva no Afeganistão

Militantes do Talibã lançaram uma nova onda de ataques por todo o Afeganistão nesta segunda-feira – o primeiro dia de uma ofensiva de verão, anunciada pelo grupo-, tendo atacado o aeroporto internacional e a maior base militar dos Estados Unidos perto de Cabul.

O movimento islâmico Talibã avisou que atacará forças afegãs e estrangeiras, ao mesmo tempo em que as instituições políticas do país se preparam para o segundo turno da eleição presidencial.

Os projéteis caíram do lado de fora do aeroporto, fortemente protegido, mas ninguém se feriu, informou o Ministério do Interior.

A coalizão liderada pelos EUA informou que quatro foguetes atingiram a Base Aérea de Bagram, dirigida pelos EUA e localizada perto da capital. Ninguém foi morto.

Os insurgentes também atacaram um edifício governamental na província de Nangahar, no leste do país, matando dois policiais e dois funcionários públicos, de acordo com o chefe da polícia local, Fazel Ahmad Sherzad. Ele acrescentou que três atacantes foram mortos.

REUTERS

Fonte: Terra

17 Comentários

    • A resposta é simples.

      As vitórias nas guerras dependem de objetivos e estratégias. No caso da guerra contra o taliban os objetivos são inatingíveis através da estratégia que os americanos utilizam. É impossível mudar a cultura, os costumes e a religião de um povo, ainda mais jogando bombas.
      Também é difícil vencer uma guerra assimétrica onde a guerrilha se mistura com a população para não ser atacada, tornando-se praticamente invisível.
      Muito mais fácil é apertar um botão, lançar um ou mais AMRAAMs e a abater um Su-35, ou usar um torpedo MK-48 e afundar um navio russo.

      O ressultado de qualquer guerra depende de objetivos atingíveis!
      Destruir a a infraestrutra civil e militar russa é uma coisa( provavelmente possível), agora invadir a Rússia e dominar a vontade de seu povo é algo muito diferente, extremamente mais difícil ou impossível.

      Sem uma estratégia adequada às necessidades e objetivos alcançáveis é impossível vencer qualquer guerra, não adianta ter mais ter apenas mais tecnologia, treinamento e capacidade de combate.

      como exemplo podemos usar o o Iraque de 1991 que era muito mais poderoso que o de 2003. Em 91 foi fácil esmagar o exército iraquiano em área dominadas no Kuwait, aos iraquianos só restava fugir de seus veiculos ou esperar para serem massacrados. Hoje, defendendo seu território, misturados a população civil e com a ajuda do povo e suas facções os americanos muitas vezes simplesmente não tem alvos para atacar, pois não sabem que é guerrilheiro e quem é civil.

      Não é como na idade antiga, quando os romanos invadiam novos territórios e simplesmente exterminavam todo mundo que nào aceitasse servir a eles. Matando e queimando todos praticamente não sobrava muita gente para guerras de insurgência ou guerrilha, embora ainda houvesse.

      Os EUA poderiam exterminar todos no Afeganistão e vencer o taliban , mas na prática a opinião pública americana e resto mundo não permitiria.
      Ninguém até hoje conseguiu criar estratégias eficientes para guerras assimétricas, a única que funciona é matar a todos, culpados ou inocentes.

      • Como disse o guru de Obama, Dr Zbigniev Brzezinsky, o homem que gostaria de dividi.r Russia em tres Republicas independentes. Antigamente era mais facil controlar 1 milhao de pessoas do que matar 1 milhao de pessoas. Hoje ao contrario, e mais facil matar 1 milhao de pessoas do que controlar 1 milhao de pessoas.

      • Desculpe se lhe ofendi JOJO.

        Concordo, matar é mais fácil do que controlar, esse é o problema.

        Se fosse para vencer só por vencer a URSS ou os EUA teriam coberto o Afeganistão com milhares de armas nucleares matando a todos. O mesmo poderia ter sido feito no Vietnãm! Vencer seria caro, mas fácil e sem perder um homem.

        Nesse tipo de guerra de dominação poder de fogo muitas vezes não ajuda muito.

        O F-22, o harpoon, AMRAAM,AGM-129, JASSM, Patriot, ICBMs, AEGIS, submarinos de ataque, B-2 e milhares de outros equipamentos altamente sofisticados feitos para enfrentar difíceis alvos russos não servem para nada pois simplesmente não dá para se identificar ou definir os alvos.

        Gensis khan pode ter dominado o Afeganistão, como disse o maluquinho, mas foi na base do extermínio, da escravidão da e da tolerância zero.

        Tecnicamente é mais fácil a Rússia vencer os EUA ou vice-versa do que mudar a essência e as tradições de um povo, principalmente onde a crença religiosa é forte.

        Na minha opinião, os EUA e a Europa só arrumaram mais inimigos e ódio com essa guerra. Pena que o terrorismo ameaça a todos nós e até a economia global.

        Lembre-se amigo. Como em tudo na vida, nas guerras, bons resultados dependem de objetivos alcançáveis.

        Nada vai mudar a cultura do Talibã, bombas só irão deixa-los ainda mais fortes.

        respeitosamente.

    • muito bom jojo com apenas uma frase quebrou a coluna de muitos vira latas ,que tentam escrever textos enormes para justificar suas sandices ,mas na verdade não adianta pois ninguém os lê .rsrs

      • Se não leu o texto como sabe que são sandices?

        Como sempre você além de não saber conversar só parte para a ofensa pois não compreende nada do que é discutido nesse blog.

      • O pobre jojo não quebrou a coluna de ninguém, só fez uma pergunta digna dos que não compreendem como as guerras funcionam, exatamente como você.

        Tanto que no blog inteiro não existe uma contribuição sua, só resmungos, ataques e xingamentos.

      • Desculpe a ofensa JOJO.

        Embora sempre discordemos e ainda iremos discordar muito, eu não sou ninguém para dizer:

        “O pobre jojo não quebrou a coluna de ninguém, só fez uma pergunta digna dos que não compreendem como as guerras funcionam”

        Sds.

  1. Terminei de ouvir o episodio 364 do X22 report de hoje. Institulado “Porque o Departamento de Estado esta transferindo toneladas de explosivos”para embaixadas americanas em diversos paises . O locutor do programa espera que alguma coisa esta para acontecer. No exterior e no proprio Estados Unidos, o que nos EUA e chamado False Flag. Segundo o locutor, nada esta dando certo para Obama. Siria, Ucrania, o plano Russia e China para criar uma zona npara comercio sem o dollar etc, o agravamento da crise economica e financeira, o colapso do dolar, o colapso de mercado de Titulos de Tesouro, colapso do mercado de derivativo etc, etc Eles estao desesperados. Accuralados, Tudo e possivel.. Google Uncovering the Truth about the Economic colapse, http:/X22Report.com

    • realmente para quem ajudou a financiar o osama bim ladem EX agente da CIA ,esses anglo sionista podem tentar tudo
      gostaria de saber aonde esta os nacionalistas americanos para permitirem serem usados por esses anglo sionistas ,em detrimento ao sua própria raça .

    • Ia fazer a mesma pergunta Giancarlos…. millhares de toneladas de bombas lançadas dos B52 desde o início desta invasão, tropas, prisões “sequestros” de militantes para Guantanamo para “averiguação”, forças combinadas, drones e por aí vai… e não deram conta de maltrapilhos que se escondem nas montanhas….. mais um fiasco para os EUA depois do Vietnã ! Os Russos levaram ferro no Afeganistão e agora EUA e seus aliados…. ou algo está mal contado nestas ocupações, ou muita incompetência de estratégia e ação ou a comprovação por definitivo que não se domina um país que não quer ser dominado!
      Abraços,

      • desvio de dinheiro corrupção as forças armadas americanas e seus comandantes e lobistas estão por detrás disso tudo
        igualzinho a fabrica feita com dinheiro do contribuinte americano ,la no iraque ,essa fabrica não tinha nada por dentro mas tinha sido gasto milhões desvio de dinheiro
        por isso que eles controlam as redes sociais nos estados unidos

        os estados unidos esta podre e tudo esta sendo varrido para debaixo do pano

  2. Aposto que os comentaristas não sabem, mas… A antiga URSS tinha como invasora do Afeganistão um controle territorial maior que as forças da OTAN conseguiram exibir… Karzai, que não é bobo, compôs com os Talibãns em várias regiões.

    😉

    • Aposto que o comentarista sabe muito bem, mas… O número de soldados russos mortos e blindados perdidos no Afeganistão foi no mínimo dez vezes maior.

      Lembrando que grande parte da população do interior do país apoia o Talibãn.

  3. Como eu disse em outro post, quando comentei a “fuga” dos americanos/otan, a situação não ficou nada diferente daquela deixada pelos soviéticos.
    Acredito que em pouco tempo tudo voltará ao que era antes. Os caras vivem numa cultura pré-idade média, no mínimo.
    Somente bombas não vai resolver os problemas do país. Como não resolveu no Iraque. Os extremistas cegos mantém a população islâmica sob terror.

Comentários não permitidos.