Forças Armadas do Brasil lançam operação para proteger fronteiras antes da Copa

Anthony Boadle

As Forças Armadas mobilizaram neste sábado 30.000 tropas para patrulhar as fronteiras do Brasil e reforçar a segurança para a Copa do Mundo que começa no próximo mês, informou o Ministério da Defesa.

Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão utilizar navios patrulha, helicópteros e aviões para combater o tráfico de drogas e outras atividades de contrabando nos 16.886 quilômetros de fronteira do Brasil com 10 vizinhos sul-americanos.

“Como a operação se desenvolve ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com centros montados nos Comandos Militares da Amazônia, em Manaus; do Oeste, em Campo Grande; do Norte, em Belém; e do Sul, em Porto Alegre”, informou o ministério em comunicado.

O Brasil convidou os líderes das 31 seleções que virão ao país para disputar a Copa do Mundo para assistir aos jogos da competição, o que aumenta a preocupação com a segurança envolvendo o torneio.

A Força Aérea Brasileira vai impor zonas de restrição aérea sobre os estádios durante os 64 jogos do Mundial, que será realizado entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades.

Há uma preocupação também com a violência decorrente de manifestações, como aconteceu nos protestos de junho do ano passado durante a Copa das Confederações.

Fonte: REUTERS

 

3 Comentários

  1. Estes movimentos de tropas nas fronteiras ( este ultimo) ,na verdade nao possui valor pratico , servindo apenas como uma açao teatral , vejamos ;o carregamento de drogas para consumo de turistas durante a copa ja esta em solo brasileiro , os traficantes nao sao amadores ao ponto de deixar pra ultima hora a estocagem destas drogas , se for haver algum tipo de atentado , os terroristas ja estao tambem em solo brasileiro ,com grande chances destes serem brasileiros , entao sobraria a hipotesi deque alguma naçao poderia aproveitar a distraçao e infiltrar comandos em terrotorio nacional , mas isto nao faria sentido uma vez que ainda nao ha problemas com vizinhos , restando entao a esperança deque esta açao seja apartir de agora ,rotineira e com crescente meios empregados , ai sim dificultaria as coisas para qualquer açao ilegal nas fronteiras desocupadas ! ( Reduçao na area administrativa e aumento do efetivo operacional ,chega de FAs de gabinete corroendo recursos ja escassos )

Comentários não permitidos.