Estados Unidos pede que o Irã limite seu programa de mísseis

Líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse neste domingo que as expectativas do Ocidente de que a República Islâmica limite seu programa de mísseis são “estúpidas e idióticas”. O mandatário também conclamou a Guarda Revolucionária do país a produzir mísseis em massa.

Os Estados Unidos e seus aliados têm dito que estão preocupados com o programa de mísseis do Irã, temendo que os armamentos poderiam carregar ogivas nucleares. O Irã há tempos nega qualquer plano para desenvolver armamentos atômicos.

“Eles esperam que nós limitemos nosso programa de mísseis enquanto eles constantemente ameaçam o Irã com ações militares. Portanto, essa é uma expectativa estúpida e idiótica”, disse Khamenei, durante uma feira aeronáutica da Guarda Revolucionária, segundo a agência de notícias IRNA.

“Os guardas revolucionários definitivamente deveriam levar adiante seu programa e não ficar satisfeitos com seu nível atual. Eles devem produzir em massa. Esse é o principal dever de todos os oficiais militares”, disse Khamenei.

REUTERS

Fonte: Terra

34 Comentários

  1. Nunca vi tanta sinceridade vinda de um Chefe de Estado, Khamenei é curto e grosso deixando bem claro que não esta disposto a abrir as pernas para o inimigo !

    A noticias ultimamente tentam nos fazer acreditar que toda aquela celeuma entre o ”Ocidente” e o Irã passou, depois que foram assinados os acordos em relação ao programa nuclear persa,mas Khamenei não se deixa claro que a soberania iraniana é intocável !

    • colega.

      O que os americanos não querem é ter que devastar o Irã com com armas nucleares. A soberania do Irâ pde sre trasnfdormadas em cinzas em menos der 25 minutos.

      Nao é bom para o mundo ter fanátios eligiosos cm ams nuceares faendo ameaças para todos os lados.

      • Nada isso ARC.

        Basta pensar e perceberá que ninguém quer ver seus adversários com armas nucleares.
        Se o Irã possuir armas atômicas as chnaces de ser atacado serão grandes e ninguém quer isso.

        “e que o diabo carregue o resto. Esse é o lema.”
        Deve ser o seu lema. Não sei o que tem na cabeça alguém que torce por um mundo cheio de fanáticos armados com ICBMs ameaçando uns aos outros.

      • Concordo, mas existe um porém, os EUA assim como as demais potências nucleares não são tão bobos assim,um ataque nuclear pode muito bem sair pela culatra.
        Vide que só houve um até hoje,mesmo assim porque as condições eram ”ótimas”,pois o Japão é um país insular sem fronteiras com outras nações, os EUA chamais variam isso por exemplo com a Alemanha !
        Hoje arsenais nucleares servem mais para ameaçar,que para ser usado de verdade,o ex candidato à presidência do BRASIL Enéas Carneiro deixava isso bem claro no seu projeto de governo !

      • “EUA assim como as demais potências nucleares não são tão bobos assim,um ataque nuclear pode muito bem sair pela culatra.”

        Pode sair pela culatra, eu concordo, mas é melhor do que ser atacado primeiro. É provável que o Irã seja destruído e quem sofrerá é o povo infelizmete.

        “Hoje arsenais nucleares servem mais para ameaçar,que para ser usado de verdade”

        É verdade!
        Mas quanto mais armas nucleares existirem, principalmente na mão de fanáticos, maiores as chances delas serem usadas.Também nào seria interessante fanáticos religiosos repassando tecnologias ou até materiais radioativos para grupos terroristas.

      • Rotular os adversários de fanáticos religiosos,ultra-nacionalistas,comunistas etc,etc é típico da mídia ocidental, ao contrário do que se divulga o Irã é uma das poucas republicas do Oriente Médio,inclusive tendo a maior população de judeus, fora de Israel naquela região !

        Infelizmente se divulgam muitas mentiras para se demonizar certos países,devemos ter muito cuidado com isso amanhã poderá sermos nós os fanáticos !

      • César Pereira
        13 de maio de 2014 at 17:00

        Pode ser colega, rotular um povo é extremamente perigoso. Não tenho nada contra o povo do Irã e espero que a guerra não os atinja.

        Mas ameaças diretas de um governo não devem ser desprezadas.

  2. Corretíssimo da parte do aiatolá quanto a ão negar a soberania de seu país, sabendo do modo imperialista que os EUA e Otan tem agido no mundo. Sou a favor do controle sim de armamento nuclear, mas pedir pra diminuir o potencial bélico do país no ambiente que o Irã vive é ridículo, pois Israel e Arábia Saudita tem fome de jantar as tripas do Irã a anos, e ter poder bélico para se defender e atacar (caso necessário) é primordial para a existência desse estado e desse povo.
    Só faltava essa…o próximo pedido de Washington vai ser pro aiatolá dançar o Tchan.

    • “pois Israel e Arábia Saudita tem fome de jantar as tripas do Irã a anos”

      AH, Sim! Havia me esquecido que as forças malévolas de Israel e EUA tem um plano secreto para invadir o Irã. Agora que você já sabe, não conte para ninguém.

      • Salve Vaner Andrade

        Obrigado pelo link.

        Na verdade confesso que não é grande novidade, desde o início sabia que o absurdo que fizeram no Iraque era baseado em mentiras.

        Mas depois de tantos fracassos não acredito que os americanos tenham coragem de invadir o Irã, é um terreno muito mais difícil e um povo mais guerreiro e preparado.

        Acho que se manterão apenas bombardeios para destruir a infraestrutura militar, nuclear e de construção de mísseis, dos iranianos.

        Abraço! valeu.

      • Eu particularmente vejo esta questão de uma outra forma.

        Acredito que os EU até desejam “ainda” atacar o Irã, mas a intenção de efetiva-la já ficou no passado. Não por uma questão militar (já que há capacidade de sobra para isso), mas, não possuem mais estrutura econômica para isso.

        A janela para uma intervenção no Irã já se foi (ainda que de longe via bombardeios), pois já há por parte deste uma robusta força de dissuasão capaz de infligir grande perdas ao agressor, ainda que por ventura não venham a ser perdas militares o custo econômico seria enorme, justamente o calcanhar de Aquiles dos Estados Unidos.

        Se militarmente os americanos são fortes, por outro, no econômico estão descendo ladeira a baixo.

        Vejo que só resta o caminho da diplomacia para os americanos (já que na minha opinião está história de ameaça a Israel é conto da carochinha).

        Abraço;

        Vandrade

  3. Owwww pais seboso esses EUA…

    O que disseram sobre a Arabia Maudita ter armas nucleares?

    Sinceramente? Ainda bem que a hegemonia desses vermes esta no fim…

    A vaca ta indo pro brejo e já vai tarde!

    • Quanto maior o programa de mísseis e armas nucleares maior será a chance de um ataque contra o Irâ. Ou você acha que os iranianos terão chance conbtra a OTAN?

      • Algo a se pensar, já que em breve, mais breve do que nunca o irã estará mais poderoso do que é, talvez dê algum trabalho pra Otan, talvez arraste uma onda de terror na Europa, tudo o que os europeus querem nesse momento conturbado, e melhor! mais uma guerra, mais custos estratosféricos, uma nova crise energética, novos problemas políticos com Moscou e Pequim…com certeza a Otan vai entrar nessa, eles gostam de fazer burrices e alimentar a fome dos EUA de cometer mais burrices. Mas tá sobrando dinheiro né? O novo império agradece.

      • Eu acho que quem quer guerras e catástrofes econômicas é você, nem se importa com as graves consequências que isso pode trazer para o nosso país. Se EUA e Europa caírem a gente cai também.

        “O novo império agradece.”

        Que novo império? Aquele que planeja fazer de você um plantador de soja ou minerador de ferro doze horas por dia?

        Um escravo eles já tem….

  4. por LUCENA
    .
    .
    (…)“Eles esperam que nós limitemos nosso programa de mísseis enquanto eles constantemente ameaçam o Irã com ações militares. Portanto, essa é uma expectativa estúpida e idiótica”(…)
    .
    (*) Por: Khamenei
    .
    .Desde o ano passado o estado sionista de Israel vive falando que vai arrasar o Irã,alás a mídia ocidental quando algum governo israelita faz ameaças aos persas,ficam só fazendo ouvido de mercador,más quando é o contrário ai o mundo de “faz-de -conta” de muitos americanófilos e sionista,entra em transe astral .. hahahha..
    .
    è igual aquele menor infrator que faz o inferno e quando a casa cai para cima dele, ai aparem “direitos humano” e ONU para passar a mão na cabecinha de cão … 😉
    .
    O interessante é que em certos blogs,tem muito “entendidos ” em armas e quando o Irã faz demostração de força,essa rapaziada fazem pouco caso e dizem que é tudo trucagem iraniana e os mísseis são de “papel machê” …. vai pensando…vai… 😉

  5. O Iran nao esta isolado. Russia assinou contrato com o Iran para importar seu petroleo e pagar em rublos. India importa petroleo iraniano e paga em ouro, usando bancos privados na Turquia. Esses Bancos turcos transferem esse ouro para bancos privados no Irao e esses passa o ouro para o Banco Central. China compra petroleo iraniano e os pagas em yuan. Um grupo de paises falidos, com seus bancos ja falidos, mas a vespera de uma grande implosao com o mercado de derivativos e titulos do Tesouro Yanque, nao estao em condicoes de impor sancoes que realmente causaria danos contra o Iran, ou contra Russia. So lhe restam a guerra, e mesmo essa nao e seguro que lhes traria vitoria.Como disse Jim Willies do Jackass, 2014 nao terminara como comecou. Estamos as vesperas de grandes acontecimentos.

    • “Um grupo de paises falidos, com seus bancos ja falidos, mas a vespera de uma grande implosao com o mercado de derivativos e titulos do Tesouro Yanque, nao estao em condicoes de impor sancoes que realmente causaria danos contra o Iran, ou contra Russia”

      O Irã já esta afundado em sanções que causam gravíssimos danos ao país e a sua população.
      Nem caças os russos tem coragem de vender para eles, e olha que segundo alguns caninos por aqui a Rússia faz o quer sem dar satisfação à ninguém.

  6. O que eu posso dizer? Maias bravatas de um Chefe de Estado fascista de um Estado claramente fascista, que desenvolve de forma clandestina armas nucleares com o objetivo de levar adiante seu nefando projeto geopolítico de ser a nação hegemônica no Oriente Médio. De igual forma é importante asseverar que ainda dando continuidade à esse projeto, o referido Estado fascista trava uma guerra assimétrica e por procuração contra o Estado de Israel por meio do seus lacaios do Hamas e do Hezbollah, como bem demonstrou as IDF ao apreenderem em pleno Mar Vermelho um carregamento de armas iranianas destinadas ao Hamas.

    Contudo, e embora seja um fato concreto, público e notório, terminamos por nos deparar com alguns elementos incautos que, intoxicados de ideologia ruim que prospera especialmente em nossas universidades públicas, que além do seu caráter maniqueísta é eivada de preconceitos ancestrais, defendem ardorosamente tão odioso regime.

  7. O Interessante é que alguém questiona por que pessoas mais sensatas desconfiam e são céticas quanto aos “sistemas de armas”iranianos. Será que que já esqueceram do “istelfi”Qaher 313?..rs!

    Por fim, algo que me dá muita alegria é ver as lindas e corajosas mulheres iranianas desafiando abertamente o clero reacionário e fascista. Ou alguém vai chamá-las de agentes dos EUA e de Israel?..rs

    http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/no-ira-mulheres-tiram-o-veu-e-postam-fotos-no-facebook,f88608444bde5410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

    • Esta imagens, só provam que o islamismo iraniano é bem mais moderado, com as mulheres inclusive! Do que o islamismo Wahabita da Arábia Saudita, aliada íntima do EUA e parceira de Israel…

      • De forma alguma! Essas mulheres tiraram o véu e postaram as fotos no Facebook exatamente para desafiar o regime. E falando na Arábia Saudita, eles levam duas vantagens em cima do clero fascista iraniano: Não são hipócritas e querem ficar na deles, bem ao contrário do Irã,que possui um projeto geopolítico de ser o país hegemônico no Oriente Médio.

      • Alvez80

        O problema, no momento, não é o regime e sim o fato dos iranianos construírem mísseis balísticos e armas nucleares sempre pregando a destruição do Estado de Israel e ameaçando a Europa.

        Você espera que Estrados Unidos e Israel façam o que?

        Um país que desenvolve armas de destruição em massa e declara publicamente a destruição de outra nação está literalmente implorando por uma guerra.

        Se as ameaças fossem contra o Brasil eu já tinha bombardeado eles há muito tempo.

      • Só calunias e mentiras…Não há provas que o Iran esteja construindo armas nucleares, pelo contrário…! Os próprios serviços secretos do EUA já atestaram isto, bem como a AIEA, que também já disse diversas vezes que não tem indícios que o Iran esteja construindo armas nucleares.

        Inclusive acho um erro dos iranianos, não produzirem suas armas nucleares, uma vez que os países que o ameaçam , inclusive com aniquilação nuclear, como você mesmo despudoradamente sugeriu! Estão armados até o dentes com tais armas e já provaram
        não ter escrúpulos em destruir países inteiros que ousem se opor a sua agenda de dominação…

      • “Só calunias e mentiras…Não há provas que o Iran esteja construindo armas nucleares,”

        Assim como você não tem provas que eles não estejam planejando construir armas futuramente.

        E urânio enriquecido pode ser usado como arma suja e destruir cidades inteiras.

        Como eu disse antes, se continuam a construir IRBMs e pregam e ameaçam a destruição de outro estado é pq querem levar bomba na cabeça.

        Isso sem contar o suporte e apoio aos grupos terroristas que atacam Israel.

      • “Assim como você não tem provas que eles não estejam planejando construir armas futuramente. ”
        —————————

        Futuro? provas sobre o futuro!!? Nunca ninguém conseguiu construir provas sobre o que será o futuro, esta é boa!cada uma…

        Más o fato concreto é que o passado e o presente do programa nuclear iraniano até hoje, comprovadamente, pela AIEA e CIA…Não estiveram voltados para desenvolvimento da bomba nuclear .

        E o resto do que você diz, só revela soberba e tendências genocidas de sua parte…

  8. Há uma guerra secreta, que têm sido travada através de agentes infiltrados, ataques cibernéticos, vírus informáticos, unidades militares secretas, espiões, assassinos, agentes provocadores e sabotadores.

    O rapto e o assassínio de cientistas iranianos que teve início há vários anos é uma parte constituinte desta guerra encoberta. Nesta “guerra de sombras” vários diplomatas iranianos em Bagdad têm sido vítimas de sequestros e cidadãos iranianos em visita à Geórgia, à Arábia Saudita e à Turquia foram detidos ou raptados. Vários responsáveis sírios e importantes figuras palestinas, bem como Imad Fayez Mughniyeh [dirigente do Hezbollah libanês], foram também assassinados.

    O caminho para a guerra, porém, está longe de ter chegado ao fim. Por enquanto, o governo norte-americano terá de continuar com a “guerra de sombras” contra o Irã, enquanto intensifica as guerras mediática, diplomática e econômica.

    • Uma correção Nascimento: Essas operações têm sido levadas a cabo pelo Mossad e nãps EUA. Foi o serviço secreto israelense que assassinou cientistas nucleares iranianos líderes do Hamas e do Hezbollah

Comentários não permitidos.