Putin, Obama e Merkel vão se reunir em evento na França

O presidente russo, Vladimir Putin, irá se reunir com líderes ocidentais pela primeira vez desde o início da crise na Ucrânia quando comparecer a um evento de aniversário da Segunda Guerra Mundial na França no mês que vem, disse o embaixador russo em Paris nesta quinta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, estão entre os que estarão na cerimônia do dia 6 de junho na Normandia para marcar o 70º aniversário do Dia D, que ajudou a mudar o curso da guerra contra a Alemanha nazista.

O embaixador Alexander Orlov confirmou a intenção de Putin de comparecer ao evento em seus comentários à rede de TV BFM depois que o presidente francês, François Hollande, e o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, disseram que o líder russo – acusado pelo Ocidente de desestabilizar a vizinha Ucrânia – ainda é bem-vindo.

“Eu disse a Vladimir Putin que ele, como representante do povo russo, é bem-vindo à cerimônia”, declarou Hollande.

Le Drian foi mais longe, afirmando que cancelar o convite a Putin seria um insulto histórico.

“Faz parte da ordem das coisas que (Putin) esteja lá”, disse ele.

As relações de Moscou com o Ocidente pioraram drasticamente desde que os ucranianos depuseram o presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich em fevereiro e a Rússia reagiu anexando a península da Crimeia e reunindo tropas na fronteira leste do país.

Os EUA e a União Europeia impuseram sanções a dezenas de russos, e líderes das principais nações do G7 desistiram de uma cúpula no mês que vem com Putin em Sochi, onde a Rússia sediou a Olimpíada de Inverno em fevereiro.

Nos EUA, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, deixou claro que as comemorações da Segunda Guerra Mundial são um assunto à parte.

“Apesar da nossa diferença atual sobre a Ucrânia, permanece o fato de que os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França, a União Soviética e muitos outros se uniram 70 anos atrás para derrotar o nazismo”, declarou ela.

“Foi uma vitória histórica, e aqueles que se sacrificaram para trazer a paz merecem ser honrados como parte disso”.

Seus comentários vieram um dia depois de Putin exortar separatistas pró-Rússia no leste ucraniano a não realizar um referendo neste fim de semana para se separar da Ucrânia.

Moscou negou as acusações ocidentais de que está orquestrando a rebelião no leste, onde forças ucranianas vêm se mostrando incapazes de retomar o controle.

A cerimônia do mês que vem comemora a chegada das tropas em 1944 que abriram o fronte oeste da Segunda Guerra e prensaram as forças de Hitler entre os aliados ocidentais e o Exército soviético no leste.

“Foi essa chegada que levou à campanha da Normandia, mas a campanha não teria sido bem sucedida sem o fronte leste. Nestes momentos de comemoração, é importante que todos os que participaram estejam presentes”, declarou Le Drian.

REUTERS

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. Esses dois vão reconhecer a Russia com direito a Crimeia e por tabela Odessa, e os laços c Kiev vão retornar como dantes. Aliás, será bom p os Russos à Ucrânia ser a ponta de lança deles no trato c a UE, seu agente duplo…até junho/julho nos veremos o fim de rolo;quem viver vera.Sds.

  2. O recuo abrupto do Presidente Putin em relação a algumas regiões da Ucrânia demonstra que ele está disposto a manter suas relações com a Europa, e retrocedeu de forma agradável, porém, ao contrário do que provavelmente esperava os EUA, pois se a Rússia invadisse a Ucrânia, ficaria uma sensação de desgosto entre os vizinhos, ocasionando rupturas de contratos e outras coisas mais, além de levantar o tão desejado “inimigo” que alguns congressistas e militares esperam para justificar os gastos absurdos com belicismo e fortificar mais a união da OTAN contra a Rússia e breve China. Mas dessa vez ficou claro que Putin e seu ministério de conselheiros raciocinam muito mais do que a trupe que cerca Obama, e a Alemanha, e outros países dão passos que demonstram a insatisfação na tentativa dos EUA de afastá-los da Rússia, que tem sido a alguns anos, porto seguro pra muitas alianças comercias entre outros pactos (como no setor energético). Resta ao EUA nesta década, a mudança brusca de posicionamento geopolítico, o mundo caminha para a diversificação de poderes (multipolaridade), e se os EUA não mudarem sua forma de tratar os outros países, não vai ter filme de Hollywood que mude essa imagem.

    • Pessoalmente, creio que Putin esta querendo evitar a possibilidade de uma guerra com os Estados Unidos. Busca acomodamento, compromisso, quando parece-me que os EUA esta a fim de quebrar a Russia, conforme expressou Zbigniev Brzezinsly, o eminencia parda que formula a politica externa dos EUA na administracao de Obama. Google, A Geostrategy for Eurasia. Mas nao sendo membro de partido politico, o que penso hoje pode ser alterado amanha, se as informacoes que adquiro contradizem o que estou pensando. Li hoje um artigo de Jim Willies. publicado no http://www.goldseek.com, Swing States & Event Schedule……UKRAINE IS CRITICAL, AND IT WILL FLIP EASTWARD. …The Ukraine trap was laid by Putin, pulling out its support suddenly. The West with the US Black Ops under Langley control, in league with the NATO mercenaries allied with Soros control, swooped into the trap. All the Easter nations are observing with keen eyethe removal of Ukraine central bank gold to New York bank location, the absconding of Ukraine Govt $70 billion in funds to Swiss bank location. The Easter nations are also observing the rape and pillage of the nation, from fields to cities, with empty stores shelves and higher prices the heavy cost Shortages with price inflation are the reward. The Russia response has largely been to make firm their control of the Crimea naval port, and to manage the Gaspron business under stress…Uma traducao resumida dos principais pontos. Dado a situacao caotica em que encontrava Ucrania, com muita gente sonhando que o Ocidente iria ajuda-la superar essa situacao de caos economico-financeiro, Russia abandonou Ucrania. Nesse nao houve um golpe, houve abandono do poder, essa foi a arapuca armada por Putin. E o Ocidente, entrou nessa arapuca. objetivo de Putin, e deixar o Ocidente, fazer na Ucrania, o que eles costumam fazer nos paises que eles conquistam. Pilham suas riqueasas, impoes regimes de austeridade etc.E chance de emigrar para o Ocidente, nenhuma, ja que este se encontra em crise, grande numero de desempregados, e uma direita que faz campanha contra imigracao de gente do leste europeu encontra ressonancia entre as classes trabalhadoras. Jim Willies diz que o regime ora instalado no poder na Ucrania nao durara seis meses.Sera deposto pela pupulacao que ira suplicar para que Russia lhe permite ser membro Zona de Comercio que esta sendo estabelecido na Eurasia, com China e Russia na frente, onde o dollar nao sera a moeda reserva.Diz Jim Willie, que e um jogo de cartas, onde o Ocidente quase nao tem cartas. Primeiro, estao endividados, seus Bancos todos falidos. Enquanto China esta aguardando o momento propicio para dar o golpe mortal contra o dollart.Pergunta Jim Willies, desde quando na historia da humanidade paises em debitos consegiu impor sancoes contra paises credores. continuarei minhas pesquisas.

Comentários não permitidos.