Japão estreita laços com OTAN atento ao avanço militar da China

Adrian Croft

Preocupado com o aumento crescente dos gastos militares chineses e a disputa pelas ilhas no leste do Mar da China, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, assinou um novo acordo de parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira.

O acordo, firmado por Abe e pelo secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, durante a visita do premiê à sede da organização, em Bruxelas, irá aprofundar a cooperação japonesa com a aliança militar ocidental em áreas como contra-pirataria, assistência em situações de desastres e ajuda humanitária.

Depois de se dirigir aos embaixadores das 28 nações da Otan, Abe traçou um paralelo entre a situação na Ucrânia, onde a Rússia ocupou e anexou a Crimeia, e a Ásia, em uma aparente alusão ao impasse entre Pequim e Tóquio em torno das ilhas desabitadas conhecidas como Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses.

“Não iremos tolerar qualquer mudança no status quo pela intimidação ou coerção ou força. Isso não se aplica só à Europa e à Ucrânia, mas ao leste da Ásia e todo o mundo”, afirmou Abe em uma entrevista coletiva conjunta com Rasmussen.

Abe exortou os partidos políticos da Rússia e da Ucrânia a reconhecer a legitimidade da eleição presidencial ucraniana prevista para 25 de maio, o que o Ocidente vê como crucial para estabilizar o país depois de semanas de agravamento da violência.

“Ao mesmo tempo, para resolver o problema temos que dialogar com a Rússia”, disse Abe.

A Otan declarou que não irá se envolver militarmente na Ucrânia, mas reforçou a segurança dos membros europeus da aliança que se preocupam com a renovada contundência russa.

Além das medidas já tomadas para mobilizar mais aviões, navios e tropas para o leste europeu, a Otan “não hesitaria em tomar novas ações, se necessário, para garantir a defesa efetiva e a proteção de nossos aliados”, afirmou Rasmussen.

Abe, que visitou o quartel-general da Otan pela primeira vez em 2007, está interessado há tempos no fortalecimento das relações japonesas com a aliança, dominada pelos Estados Unidos.

Analistas dizem que o objetivo do Japão é reforçar o apoio diplomático em relação às suas preocupações de segurança, especialmente o crescimento militar chinês e o lançamento de mísseis e testes nucleares da Coreia do Norte.

“O Japão não espera realmente que a Otan desempenhe um papel militar direto na região Ásia-Pacífico, mas espera que seus aliados compartilhem percepções e abordagens”, disse Michito Tsuruoka, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Estudos de Defesa do Japão, em uma monografia para a Escola de Defesa da Otan no ano passado.

Fonte: REUTERS

25 Comentários

  1. estreitar mais que laços ,????? pois o pais deles é todo cheio de bases americanas
    estreitar mais os laços seria trocar a bandeira e virar um segundo havai !!!!

    na verdade o que faz o japao ao invés de gelar a treta com os asiatid=cos que eles atacaram na segunda guerra mundial
    o seu governo fantoche japonês apenas põem mais lenha na fogueira ao falar que ira se aliar com quem já esta mais que amasiado dentro do seu próprio território !!!

    japao virou o maior boi de piranha da região do pacifico que já existiu
    o que o japao queria fazer com os países que ele invadiu ele esta sofrendo nas mãos dos estados unidos
    e muitos amigos que foram la trabalhar conta o racismo que eles tem como os brasileiros e falam abertamente que eles usam é mao de obra barata igual o brasil faz com os haitianos e bolivianos
    e os estados unidos e europa fazem com os brasileiros

    • ” falam abertamente que eles usam é mao de obra barata igual o brasil faz com os haitianos e bolivianos
      e os estados unidos e europa fazem com os brasileiros”

      Engraçado, os brasileiros pobres ou filhinhos de papai, viajam para Europa, Austrália e Estados Unidos, já planejando trabalharem ilegalmente por melhores salários que os oferecidos no Brasil.
      E eu conheço muitos. alguns torraram tudo o que ganharam outros voltaram com dezenas de milhares dólares.

      Aí um sujeito vem aqui e reclama que somos usados como mão de obra barata! Eles vão para lá justamente para ser mão de obra barata! Não faz sentido nenhum seu argumento.

      Os nossos concidadãos vão para lá pq querem!!!!!!!
      PQ acham que aqui, no Brasil a coisa tá uma…

      Os brasileiros, na grande maioria das vezes vão para lá sabendo que serão explorados e ainda protegem os “exploradores” se escondendo e fugindo quando a fiscalização aparece.

      A Europa deve estar tão mal que tem gente, miserável ou rica com diploma, fugindo daqui para ir morar lá e trabalhar em subempregos.
      Se alguém tem culpa nessa história é o nosso governo.

      Agora até a imigração ilegal é culpa dos americanos e europeus.
      Se proíbem o brasileiro de entrar é pq são racistas, se deixam é pq querem nos explorar. Não vejo lógica nesse argumento.

      • Voce precisa se atualizar esta defasado muitos querem voltar dos EUA e nem tem condições pois se iludiram no fantasioso sonho Americano pelas ofertas de credito facil e estão ate o pescoço endividados e praticamente vivem como escravos para saldar dividas.
        Hoje o mBrasileiro não sonha ir mais la pra ganhar a vida e sim curtir a vida e a economia Americana depende e muito desse boom economico do nosso povo.

      • “Hoje o mBrasileiro não sonha ir mais la pra ganhar a vida e sim curtir a vida e a economia Americana depende e muito desse boom economico do nosso povo.”

        Tens razão!
        Mas não totalmente, muitos ainda vão para procurar trabalho. Me esculpe, mas por mais que nossa economia tenha crescido, a maoria dos brasileiros não tem condições de fazer turismo na Europa e nos EUA.

        O consumo de produtos industrializados, criados por eles, desenvolvidos com estudo, investimentos, tecnologias deles e o turismo, é sim muito importante para a economia deles. E é justamente isso que eles querem, nosso dinheiro.

        Mas que muitos brasileiros vão até lá buscar subempregos e ocupar o espaço dos trablahdores deles também é verdade.
        Também é verdade que muitos são explorados e até sofrem abusos, porém quem vai trablhar lá, quase sempre vai pq quer e já vai sabendo que não terá os mesmos salários e benefícios que os cidadãos de lá.

      • Hoje quando chegam Brasileiros em New York e Miami eles sorriem necessitam do dinheiro dos Brasileiros.
        La tem 38 milh’oes de pessoas que vivem abaixo da linha da miseria e necessitam de doacoes de comida e roupas para sobreviverem a fome e aos rigorosos invernos.
        Isso as midia n’ao mostram como n’ao mostram tambem cidadoes Americanos esmolando nos sinais de transito de Washington.Em Washington DC redes de mercearias,postos de gasolina,lojas de conveniencias e etc pertencem a emigrantes.
        Minha familia todinha esta la e eles vivem iludidos pela midia de la que so mostra o lado blue da coisa o mesmo que mostram aqui afinal de contas o segundo maior conglomerado midialitico do mundo maior que todos os Americanos a Rede Globo eh ferramenta de propaganda Yankee.
        Ja viu o novo cenario do jornal nacional nas cores da Bandeira Americana.Ja viu a programa;’ao da Globo Internacional totalmente diferente da programacao do Brasil.
        O mundo de sonhos e ilusoes alimentado por fantasias da maquyina de propaganda Americana nao encanta e nao ilude mais ninguem e sao tao burros que nao sabem nem mesmo se adequarem demonstrando desconhecerem o que eh assimetria kkkkk

      • Comentarios baseados em sentimentos poucos nobres ,recheados de um preconceito vergonhoso contra os Americanos do norte , eles nao sao santos ,mas nao cometem pecados exclusivos , enquanto ha muitos voltando ,ha milhares indo , isto sempre ocorreu , deixemos de hipocrisia , pena que a censura nao veta asneiras e mentiras tendenciosas , uma pena !!!!!!!

      • Ate parece que voce difere disto que argumenta.
        Olhe pra dentro de si e voce por muitas vezes tratou póvos de origens Asiaticas,Arabes ou Russos cheio de preconceito e distinção,

    • “o seu governo fantoche japonês apenas põem mais lenha na fogueira ao falar que ira se aliar com quem já esta mais que amasiado dentro do seu próprio território !!!”

      Esse país fantoche é um dos mais ricos e desenvolvidos do mundo, quem nos dera tivéssemos metade da qualidade de vida deles.
      Inclusive é muito mais desenvolvido que a mãe Rússia e a tia China

      Enquanto isso os aliados ou ex-aliados do grande Urso estão afundados na pobreza, no atraso e na corrupção.

      Não sei, mas me parece melhor morar no Japão ou na Coréia do sul do que na Transnístria ou Venezuela.

  2. O Japão deve estar pedindo pinico pra Otan mesmo, o que eu tenho minhas sérias dúvidas, vamos ver se eles vão lá encarar China , Rússia, Coréia do Norte.
    O nome Otan é usado normalmente para ameaçar países desdentados como a Argentina , apenas um exemplo, claro.
    Falar nisso, o radar do Gripen NG será produzido na Escócia, cruz credo, o cerco é geral mesmo, inclusive com dependência tecnológica.

    • “O nome Otan é usado normalmente para ameaçar países desdentados como a Argentina , apenas um exemplo, claro.”

      Essa também é boa!

      O mundo inteiro assistiu a União Soviética desabar vergonhosamente de tanto gastar dinheiro comprando armas justamente por se sentir ameaçada pela OTAN.
      Tanto que os russos nunca tiveram coragem de fazer um ataque direto contra membros da OTAN. E ainda não tem…

      Se botaram tanto medo na Rússia é normal que botem medo em países desdentados como a Argentina.

      • Essa é a tal de Guerra Fria , matéria do Blog que os próprios americanos não querem nem pensar , né ?

        A URSS caiu porque o comunismo/socialismo caiu, é melhor se aproximar do capitalismo, dá mais lucro , como a China fez também sem se dissolver, correto ???

      • “Essa é a tal de Guerra Fria , matéria do Blog que os próprios americanos não querem nem pensar , né ?”

        Que argumento sem sentido!

        Não querem nem pensar pq?
        já exterminaram a URSS uma vez, pq não fariam de novo?

        Ninguém aqui é americano, e se fossem estariam rindo da piada que foi o fim da última guerra fria, com a rússia pedindo dinheiro e ajuda técnica para os ocidentais.

        Se Rússia e China se unissem, em uma nova guerra fria contra o ocidente, terminariam falidas e isoladas como aconteceu com rússia. Sem as empresas ocidentais a china volta a plantar arroz como fazia na década de setenta.

        São os americanos, europeus, você e eu que sustentamos a china. O ocidente já sobreviveu a duas guerras mundiais, não gás russo que vai derruba-los desta vez.

      • Defesa Aérea & Naval

        “””O radar ES-05 Raven do Gripen E é produzido pela Selex na Escócia…”””

      • Acho que um mosquito da Dengue te picou e te deixou apaixonado.
        Voce é um eterno disco arranhado Stadeu.Pore mais que se publicaram trocentas materias anos após ano voce continua rezando sempre a mesma ladainha.
        O Gripen NG so tera um item Israelense que pode ser substituido e o motor turbina a principio GE o qual os Americanos ja nos fornecem e precisam desses serviços.
        A Volvo de melhorou o motor turbina GE que o Gripen usa hum so e tem melhor performance que o F18 com dos GE.
        A Volvo ja esta em mfase final do proprio motor turbina.
        O Gripen NG é o caça que ainda não existe lembra que diziam isso e existira segundo o que nós quisermos introduzirmos nele.Ou seja nós o criaremos.
        Ate agora sua mente limitada não conseguiu compreender que não estamos comprando caças e nem mesmo sua conseção ou mesmo tambem pagando para ter direito a tecnologia do mesmo E SIM NÓS ESTAMOA ADENTRANDO COMO SOCIOS EM UM PROGRAMA DE COMPARTILHAMENTO TECNOLOGICO PARA FABRICARMOS CAÇAS que inclusive ja tem projeto Naval e Bi-Turbina.
        Para rezar essa ladainha Stadeu,pasrece criança Afegã que frequenta Madastra.

      • Não é o NG Stadeu voce acredita em tudo que publicam na NET.Ninguem tem acesso ao programa,ainda estão discutindo o que usarão para montar no lego que por sinal desde suas primeiras versões foi consebido para aceitar integrações.
        Voce é muito fraquinho Stadeu kkkkk

    • Uma naçao soberana possui o direito de escolher a quem se aliar , se o japao se sente ameaçado pela china ,estao certos em se movimentar , se eles requisitassem uma aliança com a russia isto AQUI estaria batendo recorde de comentarios elogiando os japas , hipocrisiamente ,somente !

  3. O japão está como o garoto folgado q leva uns cascudos dos outros e diz: Vou falar c o meu irmão, a otan, só q o outro e mt > q o próprio irmão dele, à China. Essas ilhas sempre foram da China,q o nipos ursuparam pela frakeza militar dos mesmo no anos 20… .Stadeu, estamos de mal a pior, até o cacinha já vem p nós chipados,ie, os seus aviônicos, claro q troço p estar mt, mt errado…+ quem viver vera.Sds.

  4. Chega a ser tragicomico o Japão.
    Povo guerreiro milenar transformou-se em medroso e fantoche do proprio medo.
    Bem Deus ja escreveu o fim do Japão quando criou o universo,se não for totalmente destruido por bombas sera varrido por tsunames e terremotos.
    Vão migrarem pra onde heim,no Sudeste da Asia ninguem os toleram.Ah vão para a California.

    • Se este comentario fosse feito substituindo japao por cuba ,concerteza as asneiras seriam VETADAS e o autor levaria um zap na testa ( kkkkk), mas !!!!!!!! Isto reflete um preconceito contra os japoneses , quando nao chama o presidente americano de negro (dizendo que se nao faz na entrada faz na saida ), esta ironizando judeus e agora um povo que contribuiu bastante na contruçao do brasil agricultor !

      • O teu comentario é que não tem nada haver com o que discutimos aqui kkkkkk.
        Então voce seria igualzinho o Japão não é mesmo se transformando em serviçal de quem te destruiu e te humilhou kkkkkkk

Comentários não permitidos.