Iraque o maior erro geopolítico dos EUA

Nos últimos 10 anos, os EUA têm se imiscuído abertamente nos assuntos internos de diversos países, sendo essa uma tônica de sua política externa. A postura de Washington no Iraque levou a consequências trágicas, sem que a ameaça terrorista tenha diminuído. Hoje, a maior parte dos políticos norte-americanos considera que “a guerra no Iraque foi um erro”.

Os projetos geopolíticos realizados por Washington nos últimos tempos fracassaram ou causaram prejuízos colossais aos que se viram na zona dos seus interesses. O maior dano por vezes, militar, foi infligido aos países árabes, sustenta Vyacheslav Mutuzov, dirigente da Sociedade de Amizade e Cooperação Empresarial com Estados Árabes:

“O mundo árabe constitui um pólo de atração por uma simples razão – é uma região estratégica, um entreposto de comunicações mundiais, sendo ainda a principal fonte de recursos energéticos. Os acontecimentos de hoje são uma tentativa de aumentar a influência, passar a um controle mais duro, implantando regimes dóceis que sirvam os interesses dos EUA. Em contrapartida, os regimes em oposição que não se enquadrem na linha estratégica norte-americana, devem ser abolidos”.

Um exemplo elucidativo do fracasso da política externa dos EUA foi a campanha militar desencadeada no Iraque. Segundo acentuou Barack Obama no início da sua carreira presidencial, essa foi uma “guerra absurda”. Conforme os últimos inquéritos, mais de 50% dos americanos se solidarizam com essa opinião do presidente dos EUA.

Todavia, procurando tirar o máximo efeito propagandístico depois da campanha em 2011, Obama anunciou que os EUA “abandonavam o Iraque como triunfadores”. “Deixamos o Iraque soberano, estável e autônomo com o governo eleito pelo povo”, frisou. Mas na realidade, o Iraque foi um fracasso para Washington, afirma o perito do Instituto do Oriente Médio, Serguei Serguichev:

“A política externa dos EUA está virada para a “exportação da democracia”. Mas os “mestres” americanos não explicaram aos seus alunos árabes uma coisa simples: a democracia não é um Mercedes, ela não se compra num país para ser transportado para outro”.

Os analistas consideram que o envio de tropas dos EUA para Bagdad foi o maior erro geopolítico cometido pela Casa Branca. Não obstante a figura odiosa de Saddam Hussein, antes da intervenção, o Iraque era uma espécie de “pedra angular” no sistema de segurança regional, um regime laico que protegia o mundo árabe contra a influência iraniana.

Ora, o fracasso da campanha iraquiana veio estragar a imagem de Washington na arena mundial – foram logo desmentidos os principais “motivos” da intervenção (no Iraque não foram encontradas armas biológicas ou nucleares), enquanto o mundo soube de torturas nas prisões de Guantánamo e Abu Ghraib e da atitude hostil manifestada aos habitantes locais por funcionários de companhias ligadas à Administração dos EUA.

Hoje em dia, o Iraque como país praticamente não existe, continua balanceando à beira da desintegração em fragmentos étnico-religiosos. Não há estabilidade por estarem ocorrendo regularmente atos terroristas, acarretando numerosas vítimas. Os extremistas vão ganhando força.

Segundo peritos, foi a guerra no Iraque que acabou com o paradigma de um mundo unipolar. Bagdad mostrou a Washington e ao mundo inteiro que os norte-americanos e suas doutrinas não são omnipotentes.

Fonte: Voz da Rússia

18 Comentários

  1. A coisa mais nefasta que surgiu em consequência dessa ações descabidas foi o liberou geral institucionalizado na expressão “terrorista”.

    Tem gente contra Assad? É terrorista.

    Tem gente contra Kiev? É terrorista.

    Protesto em Uganda? É terrorista.

    Occupy Wall Street? Terrorista.

    15-M na Espanha? Terrorista.

    Essa sandice vai entrar para a História da humanidade como o momento mais baixo de todo o processo civilizatório do homem. E vai estar escrito lá nos livros: a desintegração do mundo foi iniciada pelos falcões norte-americnos no evento conhecido como Consenso de Washington, quando este país resolveu ignorar todos os outros países e achar que sua magnanimidade era suficiente a si mesma e quem fosse contra era.. terrorista. Seu expoente maior foi Busch Jr., que ironicamente não conseguia pronunciar direito a palavra térõrissst (com acento e muitos “s” mesmo pois o cara fala muito errado).

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Roberto
      .
      Desde que os bucaneiros e os sionistas pregaram aquela mentira para que houvesse a invasão ao Iraque,indo de encontra as “regras” da ONU; o terror foi gradativamente se espalhando pelo planeta,basta vê o anarquismo patrocinado pela vaca-sagrada dos americanófilos fazem naqueles países que não seguem as doutrinas do tio Sam.
      .
      Depois da conspiração que culminou com os atentados das torres gêmeas em New York,o mundo se viu envolvido nas artimanhas de um USA neo-fascista com as suas operações ” contra-terrorista” se proliferando como uma praga diabólica isso,sem falar dos escândalos de bisbilhoteiro que eles fazem com o mundo inteiro e assim se tornou os USA … rsrsr
      .
      O tio Sam mostro ao mundo, um novo significado aos termos;
      .
      .
      # ” COMBATE AO TERRORISMO “;
      .
      # ” COMBATE AO NARCOTRÁFICO”;
      .
      # ” DIREITOS INDIVIDUA”;
      .
      # ” ESTADO DE DIREITO”;
      .
      # ” LIBERDADE DE IMPRENSA”
      .
      # ” LIBERDADE DE EXPRESSÃO”
      .
      .
      .
      # ETC … 😉
      .
      .
      O Estados Unidos da América hoje,virou os sonho de todos os déspotas e desqualificados fascistas que na outrora os tio Sam,nas suas mentiras; se dizia que os combatia…. mentirooooso .
      .
      Hoje os USA promove derrubada de governos para colocar fantoches e ditaduras que professem as idéias neo-nazistas ao estilo HOT-DOG with frenchs botatos … yeeeeessss …… 😉

      • Olá helveciofilho

        “…o terror foi gradativamente se espalhando pelo planeta…”

        Discordando apenas dessa frase em sua explanação, eles não espalharam nada.

        O que ocorreu é que, para não usar a conotação “terrorista” adotada na Europa entre as décadas de 1960, 1970 e 1980, que servia para classificar a ação violenta de grupos políticos de extrema esquerda e extrema direita (lembre-se que o termo Política implica em algum nível de civilização e comportamento racional), adotaram o “se não é nosso amigo é nosso inimigo”. Então qualquer um era inimigo, desde que fosse contra os EUA. Até a Rússia se apoderou dessa excrecência pois começou a tratar os rebelados na Chechênia pela mesma denominação. Então todos os inimigos são selvagens e nós somos os civilizados. Esta foi a mensagem.

        E quem iria dizer que estavam errados, já que a maior potência do mundo fazia o mesmo? Por isso passaram, no início, por algumas saias justas como, por exemplo, aquela aplicada pelo governo brasileiro quando também começou a exigir alguns pré-requisitos para a entrada de norte-americanos no país, e com base em uma coisa antiga e quase na diplomacia: reciprocidade. Lembro até hoje o Colin Powel tentando justificar a situação mas não podendo fazer nada contra.

        Abs

    • Roberto CR, Pensar fora de sintonia com o pensamento de Tio Sam e um ato de terrorismo. Cuidado com o que escreve, Tio Sam pode ficar zangado, e mandar um Drone na sua cabeca..Segundo o Instituto Ludwig von Mises, o EUA e um pais fascista, e como sabemos fascismo nao tolera quem pensa diferente politicamente.

      • 🙂

        Se avexe naum minino!

        Eu to bem entocado aqui, junto de Jurema, numa rede muito arretada, e com aquele negócio de aluminio no cocurutu que é pra nenhum cárcara me vê! 🙂

        E tu sabe que eu e o fon Mises ja fomo parcêru? Mais hoje eu me chego mais prum italiano arretado que diz que o ócio faz bem p’ro espírito e p’ra cabeça. Ele atende por Domenico de Massi. Cabra bom esse. Quanto mais mior o conforto e malemolengo, mais o cabra fica isperto. Vix coisa boa.

        Fique bem aí viu!

        🙂

        P.S.: espero que ninguém se ofenda com o estilo do texto. A intenção foi apenas usar de ironia com o melhor sotaque que se produz nesse país. 🙂

  2. por LUCENA
    .
    .
    Esse Iraque é uma de muitas caveiras que o tio Sam coleciona no seu armário negro,uma espécie “ossuário”,coisa de psicopata; é o estilo de padrão normal de um típico cidadão americano.
    .
    Virou quase rotina,um ex-combatente da “cavalaria rititntim” virara notícia de jornal porquê surtou,segurando uma R-15 por exemplo,e bem no meio de um cinema,praça pública,colégio demostra,de uma forma ao estilo psicopático com sorrisos de um demente a sua destreza de matador . 😉
    .
    Pode-se dizer que o ossuário do tio Sam,é uma enciclopédia de guerra e de terror,lá tem a caveira; Vietnã,Paquistão,Iraque,Líbia,Síria,muitas latinas americanas,Ucrânia … más, a que se destaca das demais é uma tal de chamada de “democracia”….rsrsrsr….essa ai que está ai e de quem eles fazem propaganda, é uma impostora….. “made USA” . 😀
    .
    Qual será o legado do império que o tio Sam deixará para o mundo ? … uma coisa será a pobreza do seu espólio; com muitos órfãs,viúvas,sonhos destroçados e muitos desiludidos ( as viúvas do moribundo ),este que agoniza nas esquinas do mundo e tendo como última companhia, os párias e maginais neo-fascista que ultimamente,lhe servem de escudeiro para sua “guerra santa” .. rsrsr ….
    .
    Para o seu cortejo fúnebre,os vagabundos e as prostitutas com porta-bandeira carregada de opróbrio e fétida, ao estilo de arruação e badernas até a um buraco frio e tenebroso,onde ele sempre quis morar….é….. sonhar ainda é possível …más quem sabe que aconteça … heheh

    • por LUCENA

      .
      .
      Quero mais um vez parabenizar o Planobrasil pelo seu trabalho de nos mostrar “AQUILO QUE ELES NÃO QUEREM QUE SAIBAMOS ” !!!!.
      .
      Um excelente texto bem elucidativo,não é a toa que o PB é a melhor !!!

    • por LUCENA
      .
      .
      MOSCOU E TEERÃ REFORÇAM LAÇOS E DESAFIAM AS SANÇÕES ECONÔMICAS DO OCIDENTE.
      .
      .
      Rússia e Irã discutem novos projetos energéticos e se dispõem a desenvolver a cooperação bilateral diante do olhar impotente do Ocidente que impôs sanções contra ambos os países, escreveu Nezavisimaya Gazeta.
      .
      .
      “(…)Em Washington predomina a opinião de que Teerã combinou um acordo em matéria nuclear devido às sanções impostas pelo Ocidente e que o contrato com a Rússia por um montante de 1,5 bilhões de dólares pode reduzir o interesse de Teerã de firmar com o Ocidente um acordo definitivo sobre seu programa nuclear.
      .
      Recentemente, o embaixador da Rússia em Teerã, i>Leván Zhagarian, disse que os países todavia não firmam nenhum contrato petrolífero comercial, porque as conversações estão em marcha, no momento destacou que as empresas de muitos países ocidentais têm demostrado um ativo interesse em firmar contratos similares com o Irã.(…)”

      .
      .
      ***********************************
      .
      (*) texto na íntegra : [ http://dinamicaglobal.wordpress.com/2014/05/09/httpsp-ria-rurevista_de_prensa20140430159908179-html/ ]

      • Meu caro, concordo e valeu pela notícia, só confirma minha tese de que a grave falha dos EUA na Ucrania tendem a fazer Moscou boicotá-los de diversas formas, e a política russo-iraniana com certeza será uma delas. Acredito que a China vai pressionar os EUA a focar na Ásia e a Rússia vai desenvolver muito sua influência no Oriente médio, mas o que me faz refletir na grandeza dessa influência, é o que Israel tratará com Moscou pra que não haja desequilibrio por lá. Sds

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.ARC;
        .
        O pragmatismo entre os russos com os israelense funcionam muito mais do que a promiscua relação entre os EUA com os israelitas.
        .
        Existe uma informação entre um acordo de escorpião dos russos com os israelitas na troca de informação de códigos fontes entre o armamento anti-mísseis que os russos venderão aos iranianos e em troca os israelitas deram informações sobre os drones que estes venderam ao governo da Georgia.
        .
        Há também um descontentamento entre os EUA pela falta dos israelitas não criticar a postura da Rússia com relação a Ucrânia,o governo americano está forçando que Israel condene as atitudes russas.
        .

  3. Na invasão ao Iraque, a vontade dos EUA de invadir o país foi maior do que alertas internacionais de que Iraque não tinha arma nuclear e que Saddan não tinha ligação com terrorismo.Mesmo assim, os EUA ignoram tudo e passaram a fabricar mentiras fabulosas. Diziam que as armas nuclear estavam em caminhões circulando por todo Iraque para não ser detectado.

  4. Não para mim, o maior erro geopolítico dos EUA foi apoiar a Inglaterra na questão Argentina no Atlântico Sul, rasgar o TIAR foi maior erro para a América do Sul, reconheço que eles estão tentando mudar sua imagem no mundo inteiro, mas rasgar um documento público internacional… é complicado mesmo, melhor seria fazer como o Brasil faz e que muitas vezes é criticado, abstenha-se ou neutralize-se .

  5. O mundo aos poucos desperta para a necessidade da multipolaridade, e da retenção da vontade soberana de Washington. Iraque, Afeganistão, e outras incursões menores, demonstraram que tal unipolarismo é prejudicial ao cresimento e evolução global, e ontem foi o Iraque o alvo, mas amanhã pode ser China, Rússia, Brasil, e quem mais se antepor aos objetivos “democráticos” dos EUA. Hoje sou a favor de um BRICS mais sério, mais aberto a negociações e voz mais ativa nos assuntos globais, pois esse bloco representa o muro de contenção da política norte americana, haja visto que os EUA não teria condições de confrontar os interesses dessas economias sozinho. Mas ainda existe a Europa nessa essa balança, que precisa se colocar neutra para a completa modificação do sistema politico global.

  6. Faltou mencionar a violenta perseguição que ocorreu contra os cristãos iraquianos após a invasão dos EUA no Iraque. Os cristãos eram respeitados no Iraque no governo de Saddam. Inclusive o vice presidente, Tariq Aziz, era cristão da igreja assíria. Após a invasão dos EUA, tudo mudou. Os cristãos iraquianos passaram a ser vistos, pelos muçulmanos, como sendo aliados dos EUA, quando na verdade, não tiveram nenhuma responsabilidade pelo que ocorreu. O resultado foi trágico: antes da invasão, a comunidade cristão do Iraque, a maior do Oriente Médio, tinha cerca de um milhão de membros. Hoje, tem cerca de 300.000. A maioria fugiu do país e outros milhares morreram assassinados.
    Isso é uma dívida a ser posta na conta dos EUA. Mais um crime de guerra praticado pelo governo desse país.

    • Concordo, suas palavras expressam a necessidade de se modernizar e porque não dizer democratizar os órgãos internacionais que deviam promover a paz e a justiça mundial !
      A ONU , o Tribunal Internacional de Haia, o FMI entre outros estão viciados, só servem aos poderosos !

  7. não acho que o iraque é o maior erro dos estados unidos
    pois na verdade esse pais já fez tanta patifaria no mundo que o iraque é apenas mais uma

    e sobre o sadam russeim ,que era um fantoche americano e quando começou a ser iraquiano os gringos o enforcaram !!

    mas sim o iraque com aquele discurso yanke de possuírem armas nucleares foi umas das maiores MENTIRAS QUE O MUNDO JA OUVIU

Comentários não permitidos.