Avaliação operacional do helicóptero AS.365K2 Pantera modernizado tem início

A Aviação do Exército iniciou nesta semana, na Base de Aviação de Taubaté (SP), os voos de avaliação operacional do primeiro exemplar do helicóptero de manobra Airbus Helicopter AS.365K2 Pantera (HM-1 EB 2026), modernizado pela Helibras. Os modelos são largamente utilizados pela Aviação do Exército em missões de assalto aeromóvel, transporte, entre outras tarefas.

Através de um contrato assinado entre o Exército Brasileiro e a Helibras, avaliado em R$ 488 milhões em 24 de dezembro de 2009, 32 exemplares e outros dois helicópteros que hoje estão fora de operação poderão ser modernizados elevando a frota para um novo patamar tecnológico, melhorando as capacidades de combate e estendendo a vida operacional para os próximos 25 anos. Após a conclusão desta avaliação operacional, o Exército Brasileiro vai analisar e decidir sobre a continuação ou não do projeto.

Em termos de aviônicos, novos sistemas de comunicação e navegação foram instalados, assim como um radar meteorológico de nova geração, novo piloto automático e painel de instrumentos completamente digital com quatro telas coloridas de cristal líquido.

A Helibras vai substituir as turbinas Turbomeca Arriel 1M1, de 748shp de potência cada, por duas Arriel 2C2-CG, com 956shp cada. Além de apresentarem menor consumo de combustível e emissão de ruído, a revisão geral para as novas turbinas, comparada com o modelo anterior, sobe de 1.800 para 3 mil horas.

O helicóptero será compatível com óculos de visão noturna, será equipado com lançadores de flare, corta cabos e receberá ainda novas blindagens internas e externas.

Fonte: C&R

1 Comentário

Comentários não permitidos.