Voo inaugural do Boeing AH-6i de produção

Ivan Plavetz

Foi realizado no dia 01 de maio o voo inaugural do helicóptero de ataque leve e reconhecimento Boeing AH-6i configurado com a versão de produção. Ao mesmo tempo, os ensaios continuam com o protótipo, para comprovar as capacidades de emprego de armas, sensores e táticas de ataque e apoio aproximado.

O voo durou cerca de 20 minutos, o piloto explorando algumas manobras do envelope de voo do AH-6i, como por exemplo, baixa velocidade à frente, deslocamento transversal e para trás, bem como elevação na vertical. Nos próximos testes, a Boeing irá avaliar outras capacidades de manobras.

O diretor do programa AH-6i , Scott Rudy, analisa que esse voo do modelo aproxima o programa da fase de fabricação seriada. O aparelho, altamente capaz na execução de missões de ataque leve e reconhecimento, reúne habilidades que atendem as necessidades de inúmeras Forças de Defesa ao redor do mundo.

O AH-6i é o último descendente de uma bem sucedida família de helicópteros militares leves, iniciada com o provado em combate OH-6A Cayuse, projetado pela extinta Hughes, incluindo o AH-6M empregado pelas Forças de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos.

Ágil nas evoluções a baixa altitude, comprovadamente eficaz nas missões de apoio à tropas terrestres e letal contra carros de combate e fortificações inimigas, esses aparelhos notabilizaram-se durante a guerra do Vietnã. O modelo militar foi adquirido por inúmeros países, incluindo sul-americanos.

Fonte: Tecnologia & Defesa