Três novos aviões SC-105 para a FAB

Ivan Plavetz

Foi admin/publicado nesta terça-feira (06) no Diário Oficial da União (DOU) Extrato de Dispensa de Licitação Nº 1/2014 correspondente à aquisição de três aeronaves de busca e resgate para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Embora a nota não especifique, sabe-se que a compra de três bimotores turboélice C-295 na versão de busca e salvamento (SAR), designado SC-105 pela FAB, modelo desenvolvido e fabricado pela então EADS-CASA, atual Airbus Defense & Space, já estava aprovada desde o inicio de 2013, contudo, a formalização do negócio permaneceu dependendo de liberação de recursos por parte do governo federal.

A justificativa contida na admin/publicação especifica que a dispensa de licitação, amparada pelo Inciso XIX do art. 24, da Lei nº 8.666/93, esta ligada à manutenção requerida pela estrutura de apoio logístico da aeronave em função da existência de 12 C-105/SC-105 em sua frota. A nota revela também que o valor do investimento será de 186.765.476,00 de euros (R$ 579.234.447,26).

 http://www.tecnodefesa.com.br/admin/public/files//Foto2SC105FAB..JPG

Com a concretização da aguardada aquisição de mais três SC-105, a Força Aérea Brasileira  terá sua capacidade de busca e salvamento ampliada significativamente. É oportuno lembrar que os SC-105  existentes na frota da FAB  já prestaram relevantes serviços, incluindo intensa participação nas buscas em alto-mar do voo 447 da Air France (Foto: Ivan Plavetz).

Os 12 C-105/SC-105 em serviço na FAB estão distribuídos em duas unidades, o 1º/9º GAv, Esquadrão Arara, sediado em Manaus, AM, e o 2º/10º GAv, Esquadrão Pelicano, baseado em Campo Grande, MS. É quase certo que os três novos SC-105 sejam entregues para o Pelicano em face da especialização daquela unidade em missões SAR.

 

 Fonte: Tecnologia & Defesa

10 Comentários

    • 500 milhões ??
      Uma ninharia comparado com o Lego NG e suas transferências ou a Petroquímica Suzano ou a Refinaria de Pasadena ou …

    • Pois é Mauro Lima, os valores estão bem salgados. E seriam quase $200 milhões USD por aeronave.

      Pesquisando sobre a aeronave nos links que você forneceu achei informações que indicam que o sistema FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido pela Airbus para aviões de patrulha marítima também pode ser usado para operações SAR (o FITS foi instalado nos P-3 da FAB). E analisando a foto que ilustra este post, com as protuberâncias abaixo do avião, creio que (se for este o caso) se o avião adquirido pela FAB possuir este equipamento pode realmente sair mais caro. Mas mesmo assim não creio que justificaria o preço atual.

      Abs

      P.S.: sobre o FITS
      http://www.airbus-group.com/airbusgroup/int/en/news/press.en_20030614_fits.html

      • Correção

        Aonde se lê “(o FITS foi instalado nos P-3 da FAB)”

        leia-se “(o FITS também foi instalado nos P-3 da FAB)

  1. Ótimo, parabéns a FAB, q deveria tbm comprar p apagar incêndios, uns 6, akeles dos Russos,(Beriev?) ,o período de queimada está chegando e deveriamos estar à postos os satélites p vigiar, ñ temos, construir ,muitos dirigíveis p apontar o local, e quem…p uma rápida intervenção.Ás secas estão aí p mostrar q temos de proteger c unhas e dentes, n matas e RIOS, ñ os poluindo,e despoluir os q nos sujamos, vide a situação de SAMPAS e c o tietê ao lado e td poluido,contaminado água q poderiam esatar sendo usada p beber, sendo jogada fora, estamos nos matando.. e td isso p ontem…Sds.

    • e preço salgado é para nos que somos pobre rsrs estamos falando de brasil um pais rico cheio de recursos e com potencial incrível
      não vamos chorar de barriga cheia !!!

  2. PÉ DE CÃO me desculpe mas o fato de o Brasil ser rico não devemos aceitar sermos esplorados,tambem sabemos que tudo que o governo divulga pagar 30 na verdade eles pagam 3 a diferença de 30 para 3 esta no bolço dos politicos.

Comentários não permitidos.