Rússia parece mudar de posição e apoia eleição ucraniana

No que aparenta ser uma mudança de postura da Rússia, o presidente Vladimir Putin disse nesta quarta-feira que a eleição presidencial da Ucrânia, marcada para o dia 25 deste mês, é um passo “na direção certa”.

No entanto, ele afirmou que o voto não valerá nada se não vier acompanhado da proteção dos direitos de “todos os cidadãos”.

“Eu gostaria de enfatizar que apesar de a ação estar na direção certa, os votos não vão decidir nada se todos os cidadãos da Ucrânia não conseguirem garantias de que seus direitos serão protegidos após a eleição”, disse Putin.

As declarações foram feitas após líderes russos criticarem a votação. O chanceler Sergei Lavrov disse que fazer uma eleição durante a atual onda de violência seria “pouco usual”, enquanto o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, classificou a ideia de “absurda”.

Referendo

Putin também fez um pedido aos separatistas pró-Moscou na Ucrânia para que adiassem o referendo pela autonomia, marcado para este domingo, no sudeste e no leste da Ucrânia. Segundo ele, isso poderia ajudar a criar as condições necessárias para o diálogo.

O presidente sugeriu que as operações militares de Kiev no leste da Ucrânia poderiam ser suspensas, em troca do adiamento do referendo.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatsenyuk, minimizou o apelo de Putin, dizendo que ele está “falando bobagem”.

Putin fez o pedido após se reunir em Moscou com o presidente suíço, Didier Burkhalter, que preside atualmente a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Os organizadores do referendo em Donetsk – que prepararam cerca de 3 milhões de cédulas de votação – disseram que eles se reuniriam na quinta-feira para discutir o pedido de Putin.

“Putin definitivamente não é conhecido por voltar atrás em suas opiniões”, disse o correspondente da BBC em Moscou, Steve Rosernberg. “Mas seus últimos comentários sobre a Ucrânia sugerem, uma mudança na posição do Kremlin – e isso cria esperanças de que haja uma solução diplomática para o conflito.”

“O Ocidente provavelmente tratará esses comentários com cautela e esperar que efeito terá na prática. E ver se a nova posição do Kremilin vai ou não reduzir a escalada de tensão na área.”

A Ucrânia rejeitou as demandas dos ativistas por mais autonomia, temendo que isso poderia levar a uma onda separatista no país. Kiev também enviou tropas, nas últimas semanas, para retomar prédios do governo que haviam sido ocupados por rebeldes.

Tropas

Em meio à tensão, Putin também disse que a Rússia havia retirado suas tropas da fronteira com a Ucrânia e as enviado para “locais de treinamento”.

No entanto, a Otan disse que “não viu nenhuma mudança significativa na disposição das tropas ao longo da fronteira.”

Mais no início do dia, forças de segurança ucranianas retomaram apenas por algumas horas a prefeitura da cidade portuária de Mariupol, no sudeste do país. Mas logo em seguida separatistas pró-Rússia retomaramo edifício.

Quando invadiram o prédio, as forças ucranianas prenderem 16 ativistas e os levaram para a delegacia local, o que culminou em um confronto violento entre parentes dos detidos e policiais, que atiraram para cima.

A tensão na região se intensificou desde que o forças apoiadas pelo Kremlin tomaram o controle da Crimeia, que em seguida votou, em março, para se unir à Rússia, em um referendo que Kiev e o Ocidente consideram ilegal.

BBC Brasil

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. Esses dias andam estranhos …

    Será essa uma jogado para virar o jogo conta Kiev?
    Afinal a Europa começa a ver o governo de Kiev como nazi, desta maneira Putin vai fazer o mundo olhar melhor as atrocidades que o governo e os extremistas vem fazendo por lá, justificando perante o mundo e a Europa uma intervenção militar … Ou é isso , ou ele arrou…

    A pouco foi noticiado que a Rússia fez um treinamento de suas tropas nucleares fora disparados 1 topol e 2 mísseis intercontinentais apartir de submarinos …tabem foram testados os seus sistemas de defesa anti-aérea contra misseis intercontinentais…

    • Ta arregando o senhor putin , ele teme as latas vazias e as graves dos mafiosos , quanto a governo nazista , isto eh balela , ajguem que nao se importa em aliar com terroristas nao teme nacionalistas !

  2. Em junho/julho de 2014 td isso vai acabar, ele começou o processo . logo logo virá o período das negociações , onde , será homologado por Kiev, o aceito o fato de q a Crimeia sempre foi russa , Odessa como premio e a manutenção da lingua Russa pelo lesta da Ucrânia..Quem viver verá,Sds.

  3. Acabou a gasolina do Super Putin, especialmente pelo fato de que o agravamento das sanções pode provocar recessão na economia russa.

  4. GAME OVER $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$, e o ocidente vence mais uma, eu avisei ,depois sou eu que sofre de debilidade mental,kkkkkkkkkkkk , mas ,tendo em vista os rancores estabelecidos, justificativas imaginarias podem ser criadas ,aioaioaioaioaioaio

  5. simples os russos tem vários candidatos dentro da disputa
    mas esse jogo é aquele que vale muito e ninguém quer perder
    por isso nos talvez estejamos vendo o começo do fim do nosso planeta como conhecemos

    e ainda nossas forças armadas estão se levantando agora !! união brasileira em torno da nossa bandeira é isso que devemos fazer e se preparar

Comentários não permitidos.