Embaixador da Turquia defende fortalecimento das relações com o Brasil

KC-390O embaixador da Turquia no Brasil, Huseyin Dirioz, afirmou nesta terça-feira, 6, que as relações entre os dois países deve ser fortalecida e que o Brasil é um país estratégico para a Turquia, tanto política como economicamente. Em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), o diplomata defendeu ainda o incremento da diplomacia parlamentar por meio do Grupo de Amizade Brasil – Turquia.

KC390Atualmente, o comércio bilateral está na casa dos US$ 2 bilhões com potencial de crescimento. O embaixador explicou que pretende visitar todos os estados e firmar parcerias com as federações da indústria para atrair investimentos brasileiros. Destacou ainda especial interesse em que a Turquia firme acordos para usufruir dos benefícios concedidos à Zona Franca de Manaus (AM).

Para Eduardo Barbosa, “a Turquia é um país-chave entre o Ocidente e o Oriente e que tem se dedicado a mediar como ator emergente, alguns dos principais conflitos globais. É importante que o Brasil tenha com este país uma relação sólida para que juntos consigam atuar na cena internacional com credibilidade e força diplomática”. O deputado espera que a Turquia confirme o interesse em participar do projeto de construção do cargueiro KC-390 da Embraer, no âmbito da cooperação em Defesa que os dois países mantém desde 2009.

Fonte: CREDN via Poder Aéreo

2 Comentários

  1. fortalecimento sim o brasil pais humilde que aceita ser amigo de todos
    mas a atitude do governo da Turquia no caso da síria é muito suspeito diria até que por causa deles a guerra na síria esta durando tanto tempo
    eles apoiaram talibans e esse atacaram os cristaos da síria ,
    atitude da Turquia passou batido ,mas não desapercebido !!!

Comentários não permitidos.