KC-390 – Protótipo deverá voar no final de 2014

Roberto Valadares Caiafa
Mais partes do quebra cabeças industrial que dará forma a aeronave KC-390 estão paulatinamente sendo entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS).
Os sub-conjuntos da empenagem, fuselagem traseira, asas e nariz da aeronave já chegaram a unidade da empresa localizada em Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo, e agora estão passando pelo processo denominado montagem final (final assembly), o que deverá levar pelo menos um mês.
Após essa etapa, o protótipo vai ser submetido a extensos testes de integração de sistemas elétricos, hidráulicos, mecânicos e eletrônicos (aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Colins), culminando com a instalação e integração dos motores, duas unidades do moderno propulsor International Aero Engines (IAE) V2500-E5.
Para este fim, é utilizado um moderno rig de integração (iron bird), montado na unidade da EDS de Eugênio de Melo, em São José dos Campos (SP).
O voo inaugural do tipo deverá ocorrer até o final de 2014, segundo a programação informada pela EDS.
O projeto envolve a participação de dezenas de parceiros internacionais da EDS.
Contando com 28 exemplares encomendados pela Força Aérea Brasileira, cliente lançador do programa, o KC-390 é a maior aeronave já projetada e construída pela EDS e seus parceiros industriais espalhados pelo mundo (Aero Vodochody, OGMA, LMI Aerospace, Aernnova, FAdeA, etc).
O modelo é um transporte e avião tanque-reabastecedor multifuncional, capaz de operar em pistas semi-preparadas, tornando-se assim a ponta de lança das capacidades de mobilidade estratégica das Forças Armadas Brasileiras, podendo inclusive transportar sem maiores adaptações blindados sobre rodas (6×6) da família Guarani, atualmente entrando em serviço no Exército Brasileiro. Na FAB, o KC-390 substituirá a frota de turboélices quadrimotores C-130/KC-130 Hércules.
A EDS já possui cartas de intenção de compra para mais 32 aeronaves, distribuídas entre Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, e os Emirados Árabes Unidos (UAE) demonstraram grande interesse na aeronave durante recente visita de seu ministro da Defesa ao Brasil.
O KC-390 tem sido oferecido como uma opção para as versões mais antigas do C-130, que necessitam de urgente substituição, um mercado estimado em cerca de 700 aeronaves distribuídas entre 77 países.

11 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    O próximo passo é um super-cargueiro estratégico,quem sabe uma parceria estratégica também,em especial asiática…. 😉

  2. isso se concretizando é mais um CHUTE no BAço dos anti brasil !!!
    perderam novamente !!!!
    nada como um dia após outro dia !!!!
    e não é apenas esse equipamento militar que esta saindo do papel são varias atitudes que o governo tomou sobre a end o livro branco ,para quem desacreditou só lamentos !!!!

      • esqueci seu pais fez aniversario de ocupação no deserto e eu nem te parabenizei , distração minha.

        então tiraleite é atrasado mais é de coração!!!

        VIVA isruel PUtenfia !!!! rsrsrs

  3. Apesar de ser um Frank o nosso KC, é um projeto excelente e que está indo rápido com encomendas já feitas e parece que Emirados Árabes Unidos e Turquia estão seriamente interessados… um chute no hércules, no gálaxy, C-17 … ahhh mas não é da mesma categoria … chupa que é de uva …

Comentários não permitidos.