Fracasso da política norte-americana no Afeganistão

A intervenção dos Estados Unidos nos assuntos internos de diferentes países nos últimos dez anos já se tornou uma parte integrante de sua política externa. O Afeganistão foi particularmente atingido pela política de Washington. No entanto, apesar de todas as ações ilegais e graves erros geopolíticos, a Casa Branca está tentando continuar a impor as suas regras do jogo a países e continentes inteiros.

Desintegração da Iugoslávia foi um fracasso da política externa dos EUA

Os EUA estão saindo do Afeganistão deixando para trás um país meio destruído e centenas de bilhões de dólares literalmente enterrados na terra afegã. Segundo alguns dados, esta guerra custou aos norte-americanos mais de 630 bilhões de dólares. E não há esperança de recuperar nem parte deles. Além disso, a própria saída do jogo custará a Washington uma quantia significativa. Especialistas falam de cerca de 80 bilhões de dólares. Céticos acreditam que nem isso será suficiente.

A política de Washington no Afeganistão levou a consequências trágicas para o país e não reduziu nada a ameaça terrorista no mundo. Nos anos da presença dos norte-americanos a situação socioeconômica do estado islâmico se deteriorou radicalmente, e a produção de drogas, pelo contrário, aumentou várias vezes apesar de que a luta contra eles custou aos contribuintes norte-americanos 25 bilhões de dólares. Nos últimos anos, o tráfico de drogas tem diminuído um pouco, mas a tentativa de fundamentalmente mudar a situação falhou. A heroína afegã continua varrendo o mundo. E com isso os norte-americanos não podem fazer nada.

O Serviço Federal Russo de Controle de Drogas afirmou que a suspensão da cooperação de Washington com Moscou na luta contra as drogas como uma das sanções só vai beneficiar os cartéis de drogas afegãos. Quando Cabul ficar praticamente sozinho contra os radicais religiosos, a região deve esperar novos choques.

O sistema de governo construído com base em normas ocidentais acabou por não se enraizar no Afeganistão. O atual regime é uma estrutura frágil construída de instituições de democracia moderna sobre uma base de leis de sociedade tribal. Eis o que diz sobre o assunto o especialista do Centro de estudos do Afeganistão moderno Nikita Mendkovich:

“A criação de instituições de poder estatal no Afeganistão é em grande parte um problema tradicional que temos enfrentado ao longo de todo o século XX – tanto durante a presença militar soviética, como antes e depois dela. Na estrutura social da sociedade afegã são muito fortes as instituições de clãs e tribos. E isso dificulta extremamente o estabelecimento de mecanismos estatais normais. Aqui surge corrupção e falta de funcionários qualificados. Já que o nível geral de educação é baixo. As instituições oficiais estatais são contrariadas por leis e conceitos tribais locais. O Afeganistão ainda vai demorar muito a resolver estes problemas.”

Washington fez mesmo muito para legitimar o regime de Karzai aos olhos da população local. Os norte-americanos especialmente tentaram ativamente cultivar entre os afegãos seus padrões de sistema de governo e de vida pública. Mas todos esses esforços foram em vão.

Do ponto de vista econômico a campanha afegã foi um fracasso para os Estados Unidos. Mas isso não é o mais importante. Afinal, se os norte-americanos tivessem atingido os seus objetivos eles poderiam de alguma forma se reconciliar com as grandes quantias. Mas eles estão saindo do Afeganistão ideologicamente derrotados. Não há dúvida que depois de 2014 toda uma região se tornará ainda mais perigosa do que era antes da invasão dos EUA.

Leia mais sobre Evolução da geopolítica norte-americana

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. Seria bom a Voz da Rússia falar, de vez em quando, do fiasco da intervenção soviética no Afeganistão nos anos 80….rs!

    • Salve Tirless,

      Até que seria.
      Mas o fracasso da URSS no Afeganistão foi/é cantado em verso e prosa. Agora chegou a vez dos States…rs!

    • No fundinho do ego e estomago ,os russos temem pela saida do TIO SAN, ja disseram isto (inclusive publicada na vozdabarrigada ), se ouver piora da situaçao, os russos terao melhor acesso ao opio e por consequencia a heroina , vao ficar travadoes, que pena irao perder a proteçao do IMPERIO !

  2. Os americanos começaram a sair definitivamente dessas terras em 2012 e só até julho do ano passado, eles já tinham destruído perto de 80 mil toneladas de equipamentos no valor de mais de 7 Bilhões de dólares. Isso até julho do ano passado pois eu não tenho dados atualizados.
    Na época da guerra fria os americanos não se cansavam de fazer documentários mostrando como os soviéticos saíram “correndo com o rabo entre as pernas” deixando para trás caças, elicópteros, aviões de transporte, munições, tanques, e por aí vai.
    A história se repete agora com os americanos e com a OTAN, mas claro, não vai haver tanto documentário assim.

    • Mas aonde vc leu que os americanos estao saindo correndo de lah , estao deixando contratos rentaveis , um povo ( a maioria nao pastun e alguns menos aloprados ) mais conciente de seu papel no futuro do pais e bla bla bla , mas acreditando no contrario se sente feliz , boa diversao , a carruagem passa !

      • Teropode, esses números aí são reais. Se fossem os russos que estivessem saindo, todos os jornais estariam estampando seu fracaço, como já o fizeram, mas…são os americanos e a OTAN. O que eles fizeram melhor que os soviéticos? Nada. E os soviéticos lutaram contra os talibãs com apoio da CIA, MAMPADS fornecidos pelos americanos, etc. Já a OTAN…
        Olha só, antes de mais nada, para que você não me tome por um desses protozoários socialistas, eu não sou comunista não e também não defendo os russos. Só que também não sou cego nem tapado. A mídia constuma usar dois pesos duas medidas quando lida com os “não alinhados”. Assim criam os regimes/governos, mercenários/segurança privada, porões/escritório de inteligência, indústria de guerra/indústria de defesa, e por aí vai.
        Você mensionou contratos rentáveis, lamento mas não compartilho dessa informação. Os caras lá vivem numa sociedade pré-idade média. O modelo social que temos jamais funcionará lá. Os americanos enterraram mais de 600 bilhões nessa guerra perdida e agora estão saindo sem deixar o país melhor do que estava. Isso porque o talibã aos poucos está retomando os locais abandonados pela OTAN. Se a situação estivesse melhor, eles deixariam o material para os afegãos usarem ao invés de destruí-los. Mas a destruição é necessária porque certamente esse material cairia nas mãos dos terroristas.
        Daqui a pouco vai pipocar filmes mostrando a libertação do povo talibã e a instalação da democracia. Para seu conhecimento, Hamid Karzai, presidente amigo dos estados unidos, visto de turbante por aí, já era visto de paletó e gravata quando vinha aos Eua conversar com seus sócios na indústria do petróleo, entre eles o ex-presidente Buch que começou essa palhaçada toda.
        Se você ainda não teve a oportunidade, procure assistir o documentário Fahreinheit 9/11, que entre outras coisas, dismitifica a figura desses senhores.
        O fato é que, os americanos estão correndo para fugir de lá, e agora com o embróglio com o Putin, estão ficando sem rotas de fuga, já que a Rússia provavelmente vai barrar a rota por seu território. Se isso acontecer, masi alguns bilhões de dólares em equipamento terão que ser destruídos, já que não vão conseguir tirá-los de lá antes da fuga. Estão correndo contra o tempo. E como diz o ditado afegão “…nós somos os donos do tempo”.

      • Ops. Fracaço (fracasso) foi meu português
        dismitifica (desmitifica)
        masi (mais)

        Um erro aqui um typo ali…

      • Alem da vontade de ver esta bagaça chamada Brasil dar certo , sem virar capacho de A,B ou C ,temos tambem similaridades no dominio do portuga de cada dia , mas voltando ao assunto , infelizmente ainda ha culturas que dependem da mao de ferro para as coisas andarem , haja visto as multiplas tendencias filosoficas , todavia se fosse a russia que estivesse saindo do afega , realmente a imprensa azul iria fazer pirotecnia , da mesma forma que as tais agencias isentas ,teimam em destacar apenas fracasssos americanos no afega , desta forma estao contando uma grande mentira , utilizando parte de verdades ,pergunte aos escravos que eram forçados a plantar papoula no ligar de cultivar alimentos , pergunte as mulheres que hoje estudao ,pergunte aos velhos que viam suas filhas sendo tiradas de casa com 9 anos para serem trocadas por opio e nao podiam falar nada , o inferno no ageganistao ja existia quando o IMPERIO chegou por lah , queiram ou nao aceitar os anti-americanos , hoje a situaçao esta ruim , mas antes satanas evitava aquelas terras !

  3. A intervenção dos Estados Unidos nos assuntos internos de diferentes países nos últimos dez anos já se tornou uma parte integrante de sua política externa. O Afeganistão foi particularmente atingido pela política de Washington. No entanto, apesar de todas as ações ilegais e graves erros geopolíticos, a Casa Branca está tentando continuar a impor as suas regras do jogo a países e continentes inteiros.====== Qual a novi//?Qdo eles sairem por uma porta os telbans vão entrar por outra.Vejam como se encontra o Irak, total/ instável política e social/..E estão metendo os pés pela mãos na Venezuela;..ñ aprenderam nada..Sds.

  4. a operação dos estados unidos no afeganistao apenas deu mais força para o taliban
    se a russia e os estados unidos não conseguiram se firmar em um pais assolado por varias guerras praticamente destruído
    a resistência lutou com destreza ,isso apenas prova que se o brasil fizer a lição de reaparelhamento militar não seremos incomodados
    mas tem uns políticos que querem vender a petrobrax !!! e se esses ganham os políticos internacionais começam a falar em internacionalização da amazonia
    na época do Fernando hc entrega tudo foi a época em que mais se falou em internacionalização da amazonia !!!
    o plano de governo dos caras é privatização e internacionalização
    um brasil forte militarmente segue seu caminho sem precisar puxar saco de ninguém no mundo e ,o afeganistao é a prova que nenhum pais tem super soldados ,só lá em HOliwood rs ficção

    • Pé de cão, o FHnistão foi uma grande decepção para o país. A história da Petrobras foi uma imbecilidade. A Petrobras, assim como telecomunicações, energia e água, é estratégica.
      Mas infelizmente a desgraça não vem só do FHnistão. Nossa presidentA, que já foi estudantA mas continua ignorantA, continua com as privatizações, só que disfarçada de concessões. Já privatizou rodovias, aeroportos e ninguém falou nada. E vem mais por aí.
      A Petrobras é um caso à parte. Eles estão desmantelando a empresa. Eu sempre fui contra a privatização da CSN, da Embraer, Telebras, da Vale do Rio Doce (que foi vendida por um preço que não levou em conta, por exemplo, as reservas de minério de ferro e os ganhos com o transporte ferroviário), cheguei a ir para à rua em passeatas contra essas privatizações, nos idos de 1991-1992-1993-1994.
      Porém, olhando a situação da Petrobras hoje, e no que ela se tornou (o porquinho quebrado de onde o governo cata as moedas) penso que se ela tivesse sido vendida naquela época, quem sabe hoje ela não seria uma Shell ou uma ENI.
      Eu falo isso com conhecimento porque trabalho com isso. E para minha decepção, muito da tecnologia da qual a gente se gaba tanto, pertence na verdade às companhias de serviço como Halliburton, Schlumberger, Baker, Expro, Transocean, Weatherford, NOV, Cameron, Aker, e mais algumas dezenas de outras.
      E também para minha decepção esse regime paleolítico que aí está, está conseguindo fazer o que eu mais temia que o FHnistão fizesse, perder a Petrobras. Se fosse outra empresa, outro ramo de negócio, já teria quebrado. É que a empresa é enorme e petróleo gera muito dinheiro, mas como os iluminados da Venezuela descobriram, o dinheiro, dos outros, um dia acaba. Há quatro anos, falávamos (empresas contratadas ai acima) em contratar 10 mil funcionários até 2023 e a Petrobras outros tantos. Hoje, 8/5, a Petrobras tem 8 mil aceitos no programa de demissão voluntária. E as empresas de serviço aí acima mensionadas, não contratam, não contratarão nem uma fração desses esperados até 2023. A produção deveria estar dobrando este ano, em relação à quatro anos, e o que vemos é uma estagnação do setor e maior importação do combustível. Está na hora de deixar essa segueira ideológica de lado e ver o que é melhor para o país, para o Brasil, e não para Cuba, Rússia ou EUA.

      • quando você fala que preferia que a petrobras fosse vendida a tempos e hoje poder ser chamada de shell
        é uma opinião sua e sobre a petrobras teve um aumento de produção ,
        agora a minha opinião é que a petrobras continuara sendo chamada de petrobras e não sera privatizada !!!!
        essa é a diferença
        então a diferença é você hoje pensa em privatizações e eu sou contra totalmente no caso de empresas brasileiras estatais pronto .
        mas concordo que o que é melhor para o brasil se sobressai sobre estados unidos russia ou qualquer outro pais
        mas sobre privatizaçoes de estatais não concordarei nunca

  5. por LUCENA
    .
    .
    Já acho o contrário,os verdadeiros propósitos servirão muito bem ao tio Sam,o terror se alastrou pelos quatro cantos do planeta,a Al-Quaeda ( mão do crime dos EUA ) se internacionalizou,e o Afeganistão se tornou o maior plantador de ópio do mundo,serviu muito bem ao império do crime organizado do planeta !!!
    .
    Hoje a Al-Quada combate no mesmo lado com os EUA na Síria,Libano e provavelmente na Ucrânia e/ou Chechênia.
    .
    Basta vê as novas investidas dos EUA e do seu sócio a Inglaterra,já falam em invadir a Nigéria,( em nome dos “direitos humanos” ),um dos maior produtores de petróleo da África e vai superara a economia da África do Sul neste ano !!!!

  6. Eles sempre dão um jeito de tomar vantagem em qualquer conflito, mesmo quando não foram originalmente planejado por eles, o que não é esse caso. A intenção original era o petróleo do Iraque, mas algum desavisado disse que o atentado não tinha nada a ver com o Iraque mas com a Arábia, ou com um de seus filhos, Osama, criado e treinado pela CIA para combater os soviéticos. Aí veio um tal de Colin Powel, herói da guerra de libertação do Kuwait, e engrossou ferozmente o coro de que o inimigo era o talibã. Mas a Arábia é nossa aliada e nosso maior fornecedor de petróleo, então vamos procurar o talebã onde eles estão. Opa, o Pakistão também é nosso aliado, e agora? Sobrou só o FHnistão e suas montanhas cheias de guerrilheiros que já derrotaram até os soviéticos. Mas vamos lá, se conseguirmos derrotá-los teremos mais um flanco contra os russos.
    6 anos mais tarde, vamos lá pessoal, quem sabe a gente consegue plantar um elemento de nosso escudo anti-missil e também Diminuir a influência do Irã e suas temíveis armas nucleares.
    Eles sempre dão um jeito de tomar vantagem em qualquer conflito, mesmo quando não foram originalmente planejado por eles, mas nesse caso eles se deram mal, muito mal, nada que o FHnistão faça vai conseguir reembolsar os mais de 600 bilhões enterrados nessa guerra. E nada pagará a vida dos mais de 8000 soldados da coalisão mortos no Iraq e no Afeganistão.Nada apagará da memória das famílias as vidas levadas, os suicídios que até hoje chegam a quase 1 por dia só nos EUA!!!!!!!

Comentários não permitidos.