Brasil pretende comprar mísseis anti-navio norte-americanos

O Brasil pretende comprar aos EUA mísseis de anti-navio Harpoon, segundo relata a imprensa brasileira, citando uma notificação da direção de cooperação militar do Pentágono, encaminhada na terça-feira ao Congresso dos EUA.

Trata-se de um possível contrato de 169 milhões de dólares, o qual, como se segue da carta do Departamento de Defesa dos EUA, já tem recebido a “luz verde” por parte do Departamento de Estado.

O Brasil está interessado em comprar 16 mísseis de combate Harpoon Block II, de modificação AGM- 84L, e quatro mísseis para treinamento. Os mísseis serão utilizados com as aeronaves P-3 Orion, usadas pela Força Aérea Brasileira para patrulhar a costa e as águas territoriais.

De acordo com o Pentágono, a proposta de venda de mísseis Harpoon e sua manutenção técnica posterior “não alterarão o equilíbrio militar na região nem terão um impacto adverso” na capacidade norte-americana de resposta (militar). O Congresso dos EUA tem agora 30 dias para decidir se fará alguma objeção à transação proposta.

Fonte: Voz da Rússia

80 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Vêm com o código fonte,não vem chipado …se for assim, seria interessante em tê-los e fazer engenharia reversa;como foi com os Exocet franceses que resultou no míssil Exocet MM40,melhor do que o original… se os chineses podem por que nós não !!

    • De acordo com o Pentágono, a proposta de venda de mísseis Harpoon e sua manutenção técnica posterior “não alterarão o equilíbrio militar na região nem terão um impacto adverso” na capacidade norte-americana de resposta (militar). O Congresso dos EUA tem agora 30 dias para decidir se fará alguma objeção à transação proposta.
      .
      .
      Acho que isso já respondeu a minha pergunta … ;( chipado e restrito e sem o código fonte provavelmente.
      .
      Será “provavelmente” nos moldes que eles fazem com os chilenos,estes para usar determinados produtos made USA,que já compraram,os chilenos ainda,necessitam da permissão do congresso americano para utilizá-lo,visto posto que os chilenos pagam más não levam, fica estocado em solo americano caso eles necessitem,desde tenham a permissão do governo americano…pasmem

      • Vc sabe o que é lenda urbana Walfredo? Pois é! Esse papo de que arma americana fica estocado nos EUA é isso aí! Quer um exemplo? Os nossos Seahawk vieram com os mísseis Penguin, que estão estocados lá em São Pedro Da Aldeia.

      • A verdade é que o Chile recebeu sim seus misseis, que essa estorinha de que os mesmos ficaram armazenados nos EU é lendinha de internet.

      • por LUCENA
        .
        .
        Eles acreditaram !!!….hahahahahah….na lenda urbana de Washington …. hahahahah….

      • Ah fala serio Rogerio kkkk essa é a tua inteligencia diferenciada a ponto de ter dito antes que não entrava neste site por não ver comentarios tecnicos e inteligentes kkkk
        A verdade Rogerio quanto ao que disseram ser mentira implantada o AEDS ter sido jameado como alegaram por anos ser mentira o Drone,a que do Chinook recheado de Seals e etc etc etc e tudo o que surge de fonte midialitica de origem oriental ser mentira e voce me vem com essa alegaçãozinha de que o Chile sim depois de muito tempo recebeu seus misseis sabe-se la como kkkkk Tem que rir muito mesmo.

      • Poxa!!! se essa dos misseis ficarem retidos nos EUA for verdade, passo a desgostar mais ainda da escolha do meu país nessa compra. Seria igual eu comprar um celular e deixar ele na loja pra ir buscar quando eu quiser fazer uma ligação, ridículo!!!!

      • Olá ARC

        Essa foi realmente uma das condições para o fornecimento do primeiro lote de F-16 adquiridos pelo Chile na década de 1990. Não é todo o conjunto de mísseis, mas boa parte. Se ainda persistiu esta prática nas outras aquisições eu não sei. Isso é exigência comum para quem comercializa armas como estas com dos EUA.

        A justificativa era a mesma que esta neste texto: manter o equilíbrio regional. A oferta do Chinook ainda segue este mesmo padrão. Se é que dá pra chamar aquilo de oferta.

        Outra forma de controle/verificação era manter, por exemplo, todos os aviões comprados nos EUA fora dos angares para que a inspeção (contagem) fosse realizada via satélite. Ou então os EUA tinham o direito de fazer verificações locais sem prévio aviso para conferir o equipamento que venderam. Isto tudo estabelecido em contrato.

        Abs

      • por LUCENA
        .
        .
        Eu falei, ” estocado em solo americano ” !!! os EUA espalhou pelos quatro ventos seus forte apaches e as sua cavalarias ritintins …rsrsrrs…parece que há membros da cavalaria aqui …..pelo relinchado … 😉
        .
        .
        (…)Um complexo militar, localizado no Forte Aguayo da comunidade de Concón, região de Valparaíso, a uns 130 quilômetros a noroeste da capital Santiago, foi inaugurado com honras. (…)
        .
        (*) fonte:[ brasildefato.com.br/node/9569 ]
        .
        .
        Será que algum “Silver” sabe que na Alemanha está estocado muitas bombas atômicas,em ” solo americano “….é para isso que servem os aliados do tio Sam…..paiol e bucha de canhão…hahahahah

    • Vi aqui alguns dizendo sobre que é verdade ou mentira no caso dos mísseis chilenos retidos pelos EUA. O que não vi foram fontes.

      Outro ponto: verdade ou mentira, veja o caso da Argentina e a guerra das “Falklands”, e me diga se o perigo é real ou não.

      • “O que não vi foram fontes”

        E nem vai ver porque, no caso da minha afirmação, é informação velha apresentada em revistas e outras publicações da década de 1980 e início de 1990. E não eram edições de jornais como Folha ou Estadão. Foram coisas divulgadas nas escassas revistas sobre aviação e armamento que existiam na época, principalmente durante os anos 1980.

        Por exemplo, eu já citei coisas aqui que não estão na internet. Foram publicadas em uma espécie de inciclopédia lançada em 1983 (se não me falha a memória), chamada “Guerra na Paz. É uma edição inglesa (traduzida e daptada ao português) de todos os conflitos, armas, forças especiais, guerras, agentes políticos, etc., que ocorreram depois de 1945. Até hoje não vi nenhum material publicado no Brasil com a mesma qualidade gráfica e de conteúdo. Tem cerca de 1200 páginas. Já procurei pela internet e não achei pois perdi um dos fascículos. E a maior parte do seu conteúdo não aparece em sites. Então de que serviria esta referência?

        É realmente saudável que se apresentem fontes, mas sobre este assunto especificamente as melhores estão fora da internet.

  2. Misseis de cruzeiro?Onde voz da Russia!!!!!!!!!!!!!
    A MB podia aproveitar a ocasião e chutar aquela coisa da década de 1970 e também adotar o Harpoon.

    • O que eles vendem vendem para seus clientes meu caro ate ai morreu Odete mas em se tratando do Brasil eles jamais deram um gesto de nos VENDEREM algo moderno.
      Ter negocios nas areas militar,aeroespacial e atomica com eles é o mesmo que comercializar com um estelionatario,voce paga e não recebe ou recebe faltando ou recebe chipado.

  3. Primeiro a parte técnica. Este vetor pelo que andei pesquisando é ótimo, mas a quantidade… medíocre. E achei interessante a frase: “não altera a capacidade de RESPOSTA MILITAR NORTE AMERICANA”…ainda chamam isso de aliado seguro, ridículo.

    • Aliado mesmo é a Russia, tirou a Crimeia na mão grande e ta louquinha p/ pegar o resto da Ucrânia, sem contar que nunca vendeu equipamento de 1º para os egípcios e sírios, por isso só tomaram coro de Israel, bom, pelo menos essa é a desculpa padrão dos russófilos p/ explicar pq os árabes não ganham nada de Israel.

      Para comparar a qualidade de aliados, me diga uma guerra que a mamãe Rússia travou por um aliado??

      Enquanto os EU foram em peso ajudar a Coreia do Sul e Vietnam, a URSS ficou só nos bastidores, enquanto os EU foram em defesa do Kuwait o que a Rússia fez pelo Iraque??

      E a Iugoslávia ?? E me explique pq todos os países do Pacto de Varsóvia correram p/ a Otan, que coisa não?????

      Já comparando as Coréias então, covardai né ???? kkkkkkk

      • Lá vamos nós…
        Meu caro, a Rússia não tirou a Criméia, a Criméia pediu para se tornar parte da Rússia, e tudo de forma pacífica, ordenada e séria, onde estão acontecendo investimentos em todas as esferas para dar uma qualidade de vida melhor ao povo local. Quanto a equipamentos vendidos a países de”baixa qualidade”, nem preciso citar que Israel vive pleiteando junto a Rússia a não venda de equipamentos que possam desestruturar a região, mas msm assim a Rússia acaba de vender um lote inicial de 36 Yak-130 para a Síria, sistemas anti aéreo S-300 (se isso é defasado pra vc) e achei uma parte interessante de uma reportagem a respeito do apoio russo a seu aliado sírio…””Dezenas de (aviões de transporte russos) Antonov 124 têm trazido veículos blindados, equipamentos de vigilância, radares, sistemas eletrônicos de guerra, peças de reposição para helicópteros e várias armas, incluindo bombas teleguiadas para aviões”…mais? claro, podemos citar o ultimo episódio onde a Rússia enviou uma esquadra para a Síria deixando claro seu apoio ao governo local se opondo aos EUA, e estranhamente os EUA e Grã Bretanha não atacaram.Mais? foi noticiado inclusive aqui no site PB que a Arabia Saudita ofereceu se aliar a Rússia com onerosos acordos se este quebrasse seu acordo com a Síria, a Rússia se negou a abrir mão dos laços com Damasco e honrou sua aliança mesmo a Síria estando num estado lastimável de enfrentamento com o Ocidente e Otan. Mais? apesar das burradas políticas e econômicas de Nicolas Maduro, a Rússia tem vendido equipamentos de alta qualidade para a Venezuela.Mais? nem preciso citar a China, essa então foi erguida militarmente a base da industria e ajuda russa, onde eles proveram os meios para que a China pudesse ter acesso a certos vetores, coisa que os EUA negavam sempre. Mas meu caro, há falhas de ambos os lados, e a verdade nesse âmbito é relativa, a Rússia já falhou com seus aliados, assim como os EUA, mas no que cerne ao Brasil, aliança com os EUA não tem dado nada certo, melhor seria andar sozinho do que mau acompanhado. Sds

      • Acho que as melhores parcerias para o Brasil desenvolver material de qualidade, principalmente bélico, sem se envolver na queda de braço EUA x Rússia está nos países Nórdicos.

        Saab e Kockums são apenas dois exemplos!

        Por isso acho que a escolha do Gripen foi a mais acertada! E sem dúvida teríamos mais a lucrar numa parceria de longo prazo com a Kockums que qualquer outro país europeu!

        Desenvolveríamos a tecnologia para competir com quem hoje, DIZ que vai nos ajudar a desenvolver a qualificação para produzir submarinos nucleares! Tá bom!

      • Vc só citou vendas da Rússia, isso os yanques tb fazem de monte, pegar em armas, nunca, quanto ao envio da esquadra, rsss, claro depois que o Su-24 desligou o Aegis e misseis balísticos foram interceptados a USN correu do Mediterraneo com medo da mamãe Rússia

        kkkkkkkk

      • Entao tah, papai noel na verdade eh o coelho da pascoa fazendo um bico no final de ano para poder comprar uma protese para a sua esposa saci-perere,kkkkkkkkkk

      • Parabéns pelos argumentos Arc. Os EUA, quanto a venda de armas, olham apenas os SEUS próprios interesses. Para América Latina, o seu quintal, não é diferente, armas só quando há interesse, como na Colômbia. O Brasil já teve ajuda na segunda guerra mundial quando se abriu uma fábrica de motores de avião aqui. Faço das suas as minhas palavras: “seria melhor andar sozinho do que mau acompanhado.”

      • Me parece que os EUA correm para ajudar aliados onde possam ter grandes lucros com vendas de armas, compra de petróleo, ou instalação de bases estratégicas!

        E me parece, apenas “parece” que a Rússia não quer entrar nas guerras “dos outros”, mas também não quer permitir o que seria uma covardia, o apoio dos EUA à uma nação em conflito… apesar dos motivos da Guerra.

        Os EUA sempre foram muito covardes nesse sentido… Leão lutando contra gatinho doméstico…

        O poder corrompe… e os EUA são muito CORRROM… ,quer dizer PODEROSOS! 🙂

        Gosto realmente de ver a Rússia dando suporte à qualquer país em vias de se confrontar com os EUA, e sua forma covarde de se posicionar… e olha que eu gosto dos EUA pra kct!! O povo, a cultura, as músicas… mas o governo e sua política são um lixo!… ou melhor, têm sido, já a algum tempo!

        Não é à toa que está na constituição que o direito de ter armas para se defender DO PRÓPRIO GOVERNO!

      • Deixe de viajar na maionese , cite ai entao qual LEAO a russia enfrentou $ nao vale segunda guerra pois os EUA enfrentou 2 ao mesmo tempo , cite o leao abatido pelo urso , ou entao serah considerado mais um enrustido bancando o isento ,kkkkkkkk

      • Acho que você não entendeu o que eu disse! 🙁

        Talvez com um pouco mais de esforço… quem sabe!?? 🙂

        Usei palavras simples, e idéias simples…

      • E o que a Crimeia e a Russia tem haver com essa materia Rogerio !
        Depois voce chora que tem pessoas que extraviam o debate ou não produzem nada a altura da sua sabedoria.

      • Se vc não sabe ler o contexto então……….

        O que tem a ver ??

        O Arc questionou a qualidade dos EU em ser aliado 100% confiável, p/ mim, confiável, só Deus.

        Mas vamos lá, a boazinha Rússia, a quem aqui chamam até de mãe, queria uma aliança com seus brothers ucranianos, na primeira desavença já lhe roubam a Crimeia além de fomentarem a desintegração total da Ucrânia, mui aliados esses russos né??

      • Ai meu Pai…
        Rogério, o que vc não entende é a situação que envolve este conflito naquela região. A Ucrânia vem sendo trabalhada pelos EUA desde a década de 90, e isto já saiu em diversas matérias pela internet, tudo isso para desarticular a influencia de Moscou naquele país, e vc acha que Moscou sabendo dos planos dos EUA não interviriam naquele país? chega ser inocente demais da sua parte achar que os russos iriam permitir que os próprios cidadãos ucranianos (que infelizmente estão na doce ilusão de alcançar a estatura de país europeu, coisa que nenhum outro alcançou, só conseguem se tornar vassalos da vontade do Tio Sam) seguissem no fluxo da mentira americana injetada nos ideais deles. O governo da Ucrânia saiu do status de aliada pra inimiga, pois esses pseudo governantes sabem muito bem que os EUA só os querem para desarticular a força nuclear russa, e futuramente terão bases por lá, arrisco dizer que até msm o DAM deve ficar por lá se a Rússia não intervir nessa situação, acha isso aceitável? e se a Rússia fosse covarde meu caro, já teria chovido Iskander por Kiev até zerar o saldo de vidas naquele lugar.Se tem uma coisa que os americanos são, é covardes, e em todos os aspectos, uma vez que a Rússia esteja dominada, a destruirão, para aniquilar a concorrência, e pra dizer isso tenho base suficiente no Oriente médio, onde os americanos arrasaram a região, Kuwait, Iraque, Afeganistão, e se a Rússia não intervisse, a Síria e o Irã iriam rebolar nessa dança de covardia, eles demonizam o regime para o mundo e a população local, pegam os pontos falhos do governo e utilizam isso como justificativa pra intervenção,vale ressaltar, que os EUA NUNCA ENTRAM SOZINHO, mas sempre chama os amigos parrudos pra ajudar na surra… ridículo. E vou dizer mais, mediante a mudança de dois meses atrás do Irã, os EUA quase venderam suas relações com Israel,isso é fidelidade a aliança? a ponto de Israel nem se pronunciar no caso Ucrânia como retaliação. Posso declarar que a Rússia tem defeitos, mas nunca vi um país tão miserável em quesitos de covardia e infidelidade como os EUA (lembre-se, quem espionou os governos aliados, se valendo de dados estratégicos, até o ponto de saber a cor da menstruação da Merkel, foi os EUA).

    • A frase foi acrescentada pela vozdarussia , ja deveriam estar acostumados com as materias tendenciosas do blog , ja a quantidade , foi oque requisitou a FAB , podendo vir mais encomendas posteriormente !

  4. No meu tempo como naval, quase que todo o oficialato acusava este míssil como sendo muito ruim, e inferior ao Exocet! Realmente não encontrei nenhum fã desse bicho entre os oficiais com quem servi!

    Então já imagino que seria uma daquelas compras de “lixo” a preço de “ouro” a que estamos tão acostumados aqui na república das “bananas”!

    Abraço galera!

    • Esse é o problema do nosso país, temos um baixo investimento, e investimento putrefato. Já deveríamos investir na criação de um vetor desses a muito tempo, ou então comprar um projeto decente, aliançar-se com países que dominam tecnologias balísticas, mas…esse é o curral chamado Brasil, só nos resta lamentar meu caro, e ser escorraçado pelos EUA e demais países. Sds

    • o Brahmos é que deveria estar sendo negociado..é aquilo que venho dizendo aqui senhores…existe uma guerra velada contra os Brics em varias frentes..por todas as frentes..uma guerra que se utiliza de todas as redes disponíveis..políticas, econômicas, sociais e militares…as eleições, a copa e as olimpíadas estão vindo ai.. por isso a pressão esta sendo grande..e o atual governo precisa se livrar destas movimentações e ações que estão sendo extensivamente e massivamente aplicadas contra ele….o esquema dessa compra é apaziguar a situação com esse contrato…se trata de mais um “cala a boca” para a pressão baixar contra esse atual governo..reparem no super faturamento, limitações e restrições do negocio…

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Vai lançar o Brahmos do P-3, nota-se o seu conhecimento do assunto……….

    • Listinha dos países que tb acham o Harm um lixo, 😀 😀

      Alemanha
      Arabia Saudita
      Australia
      Bélgica
      Brasil
      Canadá
      Cingapura
      Chile
      Dinamarca
      Egito
      Emirados Árabes Unidos
      Espanha
      Grã Bretanha
      Grécia
      Holanda
      Israel
      Índia
      Japão
      Coreia
      Malasia
      Paquistão
      Polônia
      Portugal
      Taiwan
      Tailandia
      Turquia

  5. O AGM-84 nasceu originalmente como míssil anti navio. Contudo, as ultimas variantes possuem alguma capacidade para serem utilizados contra alvos em terra. Eis aí o interesse…

    Embora possua um perfil similar a alguns tipos de mísseis de cruzeiro, não creio que o AGM-84 possa ser considerado como tal. Mesmo que o alcance dos últimos tipos o coloque próximo dessa categoria, é ainda limitado. Que eu saiba, não possuem um verdadeiro sistema de mapeamento do terreno ( como o TERCOM dos Tomahawks ).

    Creio que o AGM-84 ofertado ao Brasil seria do “block II”. Se não me engano, o diferencial dessa nova variante ( que seria o AGM-84L ), que o permite ser utilizado contra alvos em terra, é justamente uma orientação terminal capaz de diferenciar a imagem do terreno no espectro infravermelho ( a semelhança dos SLAMs ), o que, associado a radar altímetro/INS/GPS, permitem que ele execute uma navegação independente e precisa a longas distâncias.

    Adicionando-se a capacidade de ser atualizado em voo, é até mesmo possível utiliza-lo contra alvos em movimento que estejam, a princípio, fora do angulo de visada dos sensores do lançador, teoricamente podendo se ( através de links de comunicação ) utilizar outras plataformas para prover uma solução de tiro e atualizar a trajetória do míssil em relação ao alvo. Em outras palavras, poderia ser utilizado até mesmo contra veículos terrestres maiores…

    Só a título de curiosidade, a ultima variante do Exocet ( MM40 block 3 ) também está sendo preparada para atuar com alguma capacidade ar-terra; muito embora não se aproximem as ultimas versões do AGM-84 em alcance…

  6. O preço destes mísseis está um absurdo! U$10,5 milhões, por cada míssil!

    Mesmo considerando equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico, ainda está um assalto.

    E com certeza absoluta, este preço de quase um Super Tucano por míssil, não inclui transferência de tecnologia…

    Em 2009 a US Navy pagou U$1,2 milhões por unidade do Harpoon Block II.

    Então, estes são os famosos bons preços das vendas militares feitas para países amigos, através do “Foreign Militar Sales”?

    • E a turminha fala dos preços franceses… caramba olha a diferença, um com transferência de tecnologia e o outro com transferência de coisa nenhuma (para ser muito educado e não falar o que penso dessa compra).
      Mas para quem vai esse míssil mesmo?
      Pois é para a FAB, “orgulho” que eu tenho desses comandantes da FAB!
      Gente vamos abrir o olho, to falando, engraçadinho nesse Brasil não é só politico não…

      E por falar em preço alto chegaram a ver a noticia dos 3 C-295 custando R$578.786.210,12 aproximadamente?
      Para uma força aérea que reclama do preço do Rafale essas duas ultimas aquisições mão foram nada normais.

      • Também achei estratosféricos esses preços.
        Que tanta tecnologia assim tem nesses mísseis e aviões?
        Será que suas fuselagens metálicas são de ouro?

      • Muito suspeito, mas a FAB poderia ser mais clara e dizer exatamente o que foi adquirido em ambas as compras. Como não explica a suspeita fica no ar.

  7. Míssil de o que? Vai pra casa Voz da Rússia, cê tá bêbada…

    Bom, o Harpoon é um excelente sistema sem dúvida, vai ser uma adição e tanto aos P3. Agora 16? Eita miséria hein… Isso dai dá nem pro cheiro… Se bem que muito dificilmente eles aceitaram vender mais que isso, mas enfim…

    Agora, não tem nada de mais eles dizerem que isso não vai atrapalhar o balanço de forças da região. Todos os países exportadores de equipamento bélico levam essas questões em consideração. A própria Rússia já se recusou a vender sistemas pela mesmíssima justificativa. Ninguém sai por ai fornecendo armas a torto e a direita a menos que queira suscitar uma corrida armamentistas(o que nenhum ser em sã consciência iria querer…). Além do mais, esses mesmos armamentos podem vir a ser usados contra você ou seus aliados se não tiver cuidado, além de poderem até vir a parar nas mãos de agentes não estatais(eufemismo pra terrorista e narcoguerrilheiros) e terminar por causar dor de cabeça pra si mesmo. Que o diga a Chechênia e o Afeganistão.

  8. Se confirmada a venda esse míssil vem para equipar os P-3, acredito que para os futuros caças exista grande possibilidade de se usar um míssil sueco o RBS-15 MK3.

  9. Vender os iankss nos vendem, só q ficam”estocados” nas terras do tio sam, isso pode ser qlq coisa menos venda.Vc compra um carro e tem de ficar na empresa?! Q droga de venda é essa?!?! Tínhamos um projeto = ou até melhor, q fim teve o mesmo?! P essa comra e falsa entrega, e sinal q fracassamos.Nem copiar sabemos.Trágico.Sds.

  10. “Alvez8O
    7 de maio de 2014 at 14:00
    O preço destes mísseis está um absurdo! U$10,5 milhões, por cada míssil!
    Mesmo considerando equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico, ainda está um assalto.
    E com certeza absoluta, este preço de quase um Super Tucano por míssil, não inclui transferência de tecnologia…
    Em 2009 a US Navy pagou U$1,2 milhões por unidade do Harpoon Block II.
    Então, estes são os famosos bons preços das vendas militares feitas para países amigos, através do “Foreign Militar Sales”?”

    Como diria um certo gorducho brasileiro numa situação dessas MUY AMIGOS… MUY AMIGOS ESSES GRINGOS, NO!? 🙂

    • Porque deve ter alguma meinha por detrás dessa compra igual a refinaria de Passadena, até porque tinhamos que fazer um agrado depois das compras do super tucano. Nosso país não é sério, não espere nada de lógico em relação a defesa nacional, aqui é terra de todo mundo e ninguém ao mesmo tempo meu caro. Sds

  11. Saiu um pouco ”salgado” esse preço .. q seja .. o q e bom custa caro mesmo ….. 16 mísseis de combate Harpoon Block II + 4 mísseis para treinamento … custo esse q deve cobrir tb a sua integração ao P-3….. n achei o preço tão ruim assim se pros EUA o custo unitário sai por +- 1.5 mi .(e isso com todos os incentivos )..”ta no preço” .. na média …. seria o mesmo q comparar o preço da venda de SH pra USNAVY sai por volta de 40 mi … com outro cliente externo … se n me engano a Austrália pagou algo entre 160 a 220 mi por cada SH … antes de criticar o preço… melhor comparar o preço la fora … algum outro Pais comprou esse armamento ?? quantos foram e o preço do contrato … ai da pra se ter uma ideia ”clara” … o preço ”real” ….
    quanto a quantidade ser de ”apenas” 16… considero q e um bom numero se for pensar somente no uso no P-3 …2 Harpoon/P-3 em missão..n mais q isso .. justamente ..pra evitar a ”fadiga” estrutural das asas

  12. Acho uma boa compra e dá pra gente trabalhar em cima pra produzir um míssil 100% brazuka baseado tanto no exocet quanto no Harpoon.

  13. primeiro o brasil tem condições de ter e comprar o míssil e depois aprender muito com esse também
    segundo que o brasil não pode ter apenas uma tecnologia e tem sim que comprar
    antigamente não tinha nada agora estamos podendo comprar de vários fornecedores ,não me importo com os fornecedores ,o que quero é que esteja operacional para a missão em que essa arma sera empregada !!!!
    ,tecnologia diferente aprendizado que ira se fortalecer com a ajuda do livro branco e suas doutrinas

    Mas a realidade sobre o congresso americano que pode embargar nossa compra

    Gostaria de saber chegarão todos juntos ou ,é uma compra pingada ,pois não confio no congresso americano pode embargar

    Um míssil é um míssil ,não tenham preconceito com a nacionalidade do artefato ,mas se é operacional !!!
    temos de ter tecnologia de vários países e fazer a nossa ,não sabemos o que o mundo possa se transformar e temos que ter de vários fornecedores

    Enquanto estiver o brasil comprando é bom !!!!
    antes em governos anteriores não se comprava absolutamente nada !!! hoje as coisas mudaram
    antigamente faltava ate comida nunca se esqueçam disso

    concordo com a compra e tomara que não fiquem apenas nessa quantidade ,e também não seja apenas esse míssil desse pais
    mas o problema mesmo são os políticos americanos !!! adoram embargar nosso pais !!!

  14. 16 Misseis e mais 4 de manejo…
    É muito pouco para matar qualquer iniciativa da indústria nacional… E o preço é salgadíssimo!

    Foram comprados para que os P-3AM tenham alguns dentes… Alguém duvida que eles voarão apenas com os mísseis de manejo ficando aqueles com cabeça de guerra estocados até a eternidade? Se forem disparados dois deles nesses próximos vinte anos será muito!

    Os EUA sabem que se tem um membro dos BRICS com o qual eles não precisam se estressar, que este é o Brasil… Inclusive eles tem até candidatos para a próxima eleição, verdadeiros lacaios, playboys alucinados e viciados na boa vida…
    😉
    😉

    • Pois é, esse é o governo altivo e ativo em ação……

      Quanto as eleições fique tranquilo, o Lula já disse que não é candidato.

    • Nem fala nos candidatos a presidência meu caro, teremos que escolher entre o playboy vassalo, a anta bolivariana e os aliados João e Maria… ta feia a coisa pro nosso lado.

  15. Essa venda agora do Harpoon só está sendo liberada pois sua tecnologia já é nossa conhecida. Logo não faz mais diferença se tirarmos raio X dele.
    Além disso essa compra acabará prejudicando a produção então do nosso próprio míssil de cruzeiro AV-TM 300.
    Mui amigos eles.
    A grande pergunta que faço é: Esses montanha de dinheiro, 169 milhões de dólares para um pequeno lote de mísseis, que nós mesmos podemos fazer, não era para ser colocada então na AVIBRAS?
    Vejam como é experto o titio Sam, além de prejudicar a produção do AV-TM 300, também desvia altos recursos que eram para serem injetados em nossa própria tecnologia.
    Mas certos militares devem ter ficado ridiculamente envaidecidos com essa liberação do Harpoon para o Brasil. Liberação cheia de segundas intenções.

    Quanto a questão de que essa venda para o Brasil não representa ameaça para os americanos, óbvio, já que além de ganharem muito dinheiro ainda estão fazendo os brasileiros darem um tiro no próprio pé prejudicando sua própria indústria bélica.

    O caso seria para nossos Congressistas, e não o deles, vetarem essa compra cheia de sacanagem.

    Poxa! Cerca de 371 milhões de reais não variam um tremenda diferença para a AVIBRAS?

  16. Tem coisa que é óbvia demais para ser comentada.
    Que venham os Harpoons.

    Senhores, ainda em 2013 tinha engenheiro, sargento e tenente da área de armamentos fazendo curso nos ‘States’ relacionado ao Harpoon, o “International EOD Specialized Missiles – HARPOON -EOD (MASL: P193135)”. Está no DOU de 24 de junho de 2013.

    Senhores, o Harpoon está em operação em uns 40 países (inclusive no Chile) e, na verdade, não é um item estratégico estadunidense.

    Hoje, até onde sei, o SLAM-ER é o que eles tem na manga…derivado do Harpoon, que se mostrou bem mais capaz e é hoje o míssil anti-navio lançado do ar padrão da USN.

    Sendo assim, quando da ideia dos P-3 o Harpoon já estava meio que ‘implícito’ no pacote e então ele viria de qualquer jeito, independente de Avibrás, ser estocado na China ou na Russia, chips (batatas) e coisas afins.

    Volto a dizer. Até aí tudo muito óbvio. Não se estressem à toa. Até estes valores já deveriam ter sido discutidos antes da própria ‘intenção’ atual de compra. Foram baratos? Claro que não…é uma quantidade de nos deixar com a boca aberta? também acho que não… mas coloca o preço quem vende e paga quem pode. E ‘sim’, temos dinheiro sobrando para isto.

    Abçs à todos.

    • Ô meu caro tinham pilotos da FAB tambem fazendo curso de pilotagem de F16s e por acaso compramos algum kkkk

  17. Amigos,

    É bem verdade que o preço ficou salgado…

    Contudo, deve se considerar o contexto no qual a compra estaria sendo feita…

    Por isso, não creio que a encomenda indiana possa ser usada como parâmetro. Não tenho conhecimento total acerca da proposta indiana, mas é provável que os mísseis indianos tenham sido fornecidos sob circunstancias diferentes ( poderiam ter incluído mísseis de ponta de estoque da USN, ou mísseis com componentes “simplificados”, ou coisa que o valha ).

    Fora isso, há realmente todo o treinamento, ferramental e outros parâmetros necessários a manutenção do míssil. E o pacote indiano pode muito bem ter sido distinto do pacote oferecido ao Brasil em algum desses parâmetros.

    Há também a valorização do item em questão, cujo preço pode ter subido por conta de alguma atualização e/ou capacidade implantada…

    Enfim, são “n” fatores que poderiam ter influenciado no preço…

  18. Os Russos tem misseis iguais, até melhores e c preços menores,pq ñ compramos os do Urso?!?!E o melhor, ñ ficam estocados na Russia.Quem ganha c a situação de sucatea/ das n FAs?!?! Eu tenho certeza q eu ñ sou…e vc?! Temos de ser + assertivos em n postura qto a n FAs,comprar armas ainda q de prateleira e c à máxima urgencia, o n irmão caim do norte vai entrar na síndrome do galho velho no q ele julgar ser o seu quintal,a partir de 2029 após a construção do canal da Nicarágua e das Bases do Russos e Sinos por lá.Espero estar mt errado.Mais quem viver vera.Sds.

  19. ESPEREM A FINAL DA COPA DO MUNDO E TERÃO SURPRESINHAS NA AREA MILITAR DE FICAREM COM O COURO CABELUDO ARREPIADO.
    Advinhem quem é o convidado especial para assistir com a incompetenta presidenta a final da Copa do Mundo no Maracanã heim,quem sabe heim kkkkkk
    Ja esta tudo esquematizado preparadinho depois me digam se não acertei mais uma kkkk Lembrem eu disse em 2012 que o NG ja estava escolhido e vinha sendo mantido em sigilo kkkk
    Parabens Brasil pela seriedade que vem tratando o assunto aquisição de tecnologia militar no mais alto sigilo deixando as tietes e os trairas loucos kkkkkk

      • e no final vem o mosquitinho dengoso pica e leva né kkkkkk ai o desespero antes de dar baixa diz : -“foi porque era mais barato foram ao supermercado” … kkkkk
        Pode começar a chora Defesas aereas,defesa aeroespacial RUSSAS,misseis Russos,Indo-Russos,Suecos kkkk o povo Paul e a mãe Dinah morreram mas a Cossacazinha continua novinha empinadinha toda durinha e linda E JAMAIS ERROU UMAZINHA SEQUER kkkkk

    • Caro Maluquinho,
      Li algo a respeito de certas autoridades visitarem alguns jogos no Brasil, dentre ele Joe Biden ( Bin +Laden= Biden rsrs) o vice do vice ( ja que Putin foi eleito o mais poderoso do mundo restou o vice pro Barack) e talvez a cupula do BRICS esteja na final, mas sinceramente, não especulo nada a não ser a boa hospitalidade, e receio que nossas esperanças em termos de aquisição de material bélico proveniente da Russia está no zero, pois nem essa compra de um misero Pantsir esse pais faz, o que dizer então de nossos anseios por um guarda chuva de S-300’s, complexo Thor e parceria no PAK-FA. mas, a esperança é a ultima que morre. Sds

Comentários não permitidos.