Vídeo: Noruega testa uso de óculos de realidade virtual em tanques

Exército da Noruega está testando o Oculus Rift para ser usado por soldados em tanque de guerra. De acordo com o site norueguês TU Jobs, o uso do gadget deve auxiliar a equipe da máquina de guerra a manobrá-la em zonas de batalha, geralmente difíceis de enxergar pela fumaça de tiros e por sua própria movimentação.

A tecnologia funciona com câmeras posicionadas nos dois lados do veículo e com o óculos de realidade virtual. Com isso o operador do tanque tem uma visão de 360º graus sem sair do tanque, evitando também ser alvejado por inimigos. A unidade que criou o projeto, indica usar o gadget apenas quando a escotilha estiver fechada.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/RlzIbi” standard=”http://www.youtube.com/v/LjvBwNIWMVw?fs=1″ vars=”ytid=LjvBwNIWMVw&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3322″ /]

Embora ainda esteja em fase de testes, o uso do Oculus Rift com o tanque já traz benefícios. Seu sistema de captura de imagens é mais barato, custa apenas US$ 2 mil (R$ 4,4 mil) enquanto os outros sistemas militares do gênero custam 50 vezes mais. Ele também abre a possibilidade para criar displays similares aos jogos de videogame – painel transparente mostrando um mapa do terreno e dando uma leitura da atual condição do veículo.

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. Battlefield, ArmA, pff… Isso é para os fracos!

    Eu já pretendia comprar pra mim um oculus rift, apesar de eu ter em mente aplicações bem mais provincianas. Sem dúvida essa é uma tecnologia que vai verdadeiramente revolucionar o nosso mundo, e dessa vez pra valer. Não como os óculos de realidade aumentada da década de 90, que não tinham processamento suficiente e eram trambolhos super pesados, agora temos poder de processamento e baterias pequenas e boas o bastante para se ter algo portátil e confortável. E o mais importante, a um preço acessível. Aplicações é o que não falta.

    Porém por outro lado, se tudo der errado, sempre vou ter a opção de ir pra Noruega e virar piloto de M113 😛

Comentários não permitidos.