“Quanto mais sofisticado o sistema radioeletrônico, mais fácil sua ruptura por meios radioeletrônicos” – Vladímir Balibin

O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após se cruzar com o bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica. Conheça outros dispositivos de guerra radioeletrônica que estão a serviço das Forças Armadas da Rússia.

O destróier USS Donald Cook entrou no mar Negro em 10 de abril. Dois dias depois, o bombardeiro russo Su-24 sobrevoou o destróier. Boatos sugerem que, após o encontro com o bombardeiro, a tripulação do Donald Cook sentiu-se desmoralizada e meios de comunicação informaram que 27 marinheiros norte-americanos entregaram seus relatórios com pedido de dispensa da Marinha. Mas o que assustou tanto a tripulação?

Donald Cook é um destróier da quarta geração da Marinha dos EUA. Suas principais armas são mísseis de cruzeiro Tomahawk, com alcance de voo de até 2.500 km e capazes de transportar ogivas nucleares. Dependendo da situação, seja rotina ou ataque, o navio pode ser equipado com 56 ou 96 desses mísseis, respectivamente.

O destróier está também equipado com o mais recente sistema de combate Aegis. Entre outras coisas, ele reúne os meios de defesa antiaérea de todas as embarcações nas quais está instalado em uma rede comum, permitindo, assim, acompanhar e disparar centenas de alvos ao mesmo tempo.

Nos extremos da superestrutura do destróier estão instaladas quatro enormes antenas de um radar universal, que substitui vários radares convencionais. Juntamente com os Tomahawks montados nos lançadores da proa e da popa, também meia centena de mísseis antiaéreos guiados e de diferentes classes esperam a sua hora.

O bombardeiro russo Su-24 que se aproximou do Donald Cook não tinha quaisquer bombas ou mísseis a bordo. Montado debaixo da fuselagem havia um sistema de neutralização radioeletrônica conhecido por Khibini. Ao se aproximar do destróier, o Khibini desligou o radar, os circuitos de controle de combate e os sistemas de transmissão de dados da embarcação.

Resumindo, desligou todo o Aegis, do mesmo modo que se desliga o botão da TV com o controle remoto. Depois disso, o Su-24 simulou 12 ataques à embarcação. Quando o bombardeiro finalmente se afastou, o Donald Cook se dirigiu rapidamente para um porto romeno e não voltou a se aproximar das águas territoriais russas.

Informação em guerra

“Quanto mais sofisticado for o sistema radioeletrônico, mais fácil é fazer o seu funcionamento entrar em ruptura com métodos e meios de combate radioeletrônicos”, diz o chefe do centro de pesquisa científica de combate radioeletrônico da Força Aérea, Vladímir Balibin. “Para vencer numa guerra moderna não basta alcançar a superioridade aérea. É também necessário alcançar a superioridade da informação.”

Além do Khibini, a indústria de defesa nacional da Rússia produz outros dispositivos para desencorajar tanto unidades militares regulares do inimigo, como bandidos e terroristas.

“O reequipamento das forças nucleares estratégicas da Rússia com os meios da guerra radioeletrônica está sendo feito em ritmo acelerado”, afirma o vice-premiê russo, Dmítri Rogózin. Se o exército e a marinha forem reequipados até 2010 em 70%, as medidas de ataque radioeletrônico do potencial estratégico serão atualizadas em 100%.

“Os meios de combate radioeletrônico são o que permitem às nossas armas inteligentes atuar e neutraliza as armas inteligentes do inimigo. E isso é o correto”, diz o vice-premiê.

Dispositivos em serviço

As unidades militares das Tropas Aerotransportadas (VDV) da Federação Russa já começaram a receber equipamentos do sistema Infauna. Quando montado em veículos blindados ou outros veículos de combate, o sistema consegue encontrar e neutralizar as comunicações rádio do inimigo em HF e VHF e desativa as minas de controle remoto. Elas acabarão explodindo, mas apenas depois de o comboio militar russo passar por cima delas e se afastar a distância segura.

O Infauna tem outra função: os sensores óticos colocados dos veículos interceptam o flash dos disparos e dão ordem para se formar uma cortina de fumaça que oculta o comboio do fogo inimigo.

O aparelho Lessotchek executa as mesmas funções que o Infauna, mas é bem mais compacto – ele pode ser transportado em uma mochila ou maleta. Uma maleta dessas pode ser facilmente levada para reuniões de negócios importantes e nem os serviços de segurança mais avançados serão capazes de identificá-la.

A base da defesa radioeletrônica das comunicações táticas do Exército da Rússia é o sistema Borissoglebsk-2. Ele inclui um ponto de controle automatizado e quatro tipos de estações de bloqueio que detectam com um único algoritmo fontes de atividade inimiga no ar e as neutralizam.

O dispositivo Jitel detecta e bloqueia ligações telefônicas via satélite e celulares, assim como sistemas de navegação GPS. Ele provou ser eficaz durante o conflito na Ossétia do Sul ao desorientar os drones georgianos.

Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta

Fonte: Gazeta Russa

77 Comentários

  1. Isso só ratifica o que eu já sabia em suma…a Rússia é o país mais desenvolvido em tecnologias de radioeletrônica (bélica) e sistemas de defesa do mundo. Tenho uma tese a respeito dos russos não estarem tão preocupados com seus aviões de reabastecimento, e ela se baseia no desenvolvimento de defesa intransponível (a meta) com a instalação de radares super capazes (como eles já tem feito) para detectar o vetor inimigo quando ele for lançado (ou decolar) neutralizando-o, e contra ataque balístico de precisão, se houver essa sincronia com baixíssima margem de erro, a Rússia poderá atacar qualquer lugar do mundo num curto período de tempo, com poucas chances do míssil ser abatido e sem correr riscos de sofrer danos por mísseis e vetores afins em seu território, não necessitando a curto prazo, de uma logística que leve uma guerra a longas distancias, e como foi noticiado tal fato, comprovado fica que dificilmente os EUA (e até OTAN, pois dividem os mesmos sistemas de defesa) teriam hj condições de travar uma guerra contra a Rússia, sairiam ou vencidos, ou ganhariam a guerra e voltariam de canoa pra casa.

    • senhor ARC….mas é isso que eu não entendo viu…mas falam tanto das armas e equipamentos desta gente…mas falam tanto da qualidade e eficiência de tudo produzido por essa gente…mas falam tanto dos pós venda desta gente…mas eles sempre continuam seguindo no segundo lugar dos maiores exportadores e comerciantes de armas do mundo né?!..e o mais bizarro disso tudo é que grande parte dos países deste mundo continuam comprando desta gente né?!…teimam e insistem em serem clientes fixos e fieis desta gente né?!…engraçado né?!..grande parte dos países deste mundo compra e teima em comprar outras vezes sempre estes equipamentos e pós vendas imprestáveis e esculhambados né?!…alguma coisa esta errada ai viu…ou uma grande parte dos países deste mundo é idiota/estúpida ou estão mentindo….rs..

      • Preço baixo!
        Manutenção mais simples.
        E mais perdas em combate também.
        E é para a quantidade usada no caso ser o fator compensador.
        Exemplo:
        Preços do AK-47 e do AR-15 respectivamente:
        $350-700 e $750-1500, ou seja, com o mesmo dinheiro investido na compra de AR-15, dá para se armar o dobro de soldados com AK-47.
        Esse é um grande fator impulsionador e facilitador das vendas de armamento russo em países com pouca grana.

    • A matéria fala em boatos.

      “Boatos sugerem que, após o encontro com o bombardeiro, a tripulação do Donald Cook sentiu-se desmoralizada e meios de comunicação informaram que 27 marinheiros norte-americanos entregaram seus relatórios com pedido de dispensa da Marinha. Mas o que assustou tanto a tripulação?”

      “so só ratifica o que eu já sabia em suma…a Rússia é o país mais desenvolvido em tecnologias de radioeletrônica (bélica) e sistemas de defesa do mundo”

      Se você não tem acessoa a informações secretas nem estudos sérios sobre o assunto, com base em que você pode dizer isso?
      Qual conhecimento sobre a capacidade radioeletrônica dos outros países você tem?

      • nao mano, a materia diz:

        “O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após se cruzar com o bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica.”

      • Boatos sugerem que, após o encontro com o bombardeiro, a tripulação do Donald Cook sentiu-se desmoralizada

    • Tecnologia que fez o drone stealth RQ -170 DE ULTIMA GERACAO Aterrissar no Iran ?

      R =Tecnologia = RUSSA

      Velhos Cascos Yankes com AEGIS Jameados .

      .
      mais uma prova 🙂

  2. iirrruu…vai “bombar” este post igual ao outro…o pau vai comer..hahaha.. 🙂

    e nunca foi novidade alguma a supremacia Russa nesse tipo de tecnologia ou guerra…os Russos sempre mantiveram-se na vanguarda..muito a frente.. nesse tipo tecnologia ou guerra…na verdade basta uma única explosão ou deflagração de algum artefato nuclear em uma determinada posição e altitude acima do território estadunidenses que todo esse pais pararia literalmente…os prejuízos/danos seriam maiores do que o uso convencional..por isso senhores…esta gente nunca peitara uma Rússia ou China…..os eua são mestres na guerra de propaganda e de informação…mas temos que admitir que estes russos são uns verdadeiros monstros da guerra psicológica…fazem como na crise dos misseis…quando os eua ameaçaram atacar os navios russos rumo a cuba e os russos em resposta mandaram 2 mensagens seguidas..onde a primeira dizia que recuariam e negociariam…e a outra que atacariam/fariam guerra total..estão dando o recado claro e direto…se nos tirarem a síria nós tiramos de vcs a Arábia saudita…quem tem mais a perder?!….os eua que tem no bolso o maior produtor de petróleo de mundo e também o maior exportador desse produto para eles além de serem um dos maiores mercados consumidores de seus produtos em geral?!..ou a russia?!..numa guerra total entre eua e russia quem tem mais a perder?!..os eua maior economia..maior potencia econômica,financeira,industrial,tecnológica e etc ou a russia?…quem tem mais a perder?! os eua, pais imerso em abundância, prosperidade, condições, vida boa e mansa?!…onde as bolsas de valores, negócios, transações comerciais e economias estão sempre em alta?..ou a russia?.. um pais colapsado…que tenta se levantar….apesar de ainda ser uma potencia militar, industrial e tecnológica que exerce influencia…quem perdera mais ai numa guerra total?!..quem terá a economia falida, arruinada, zerada e destruída de todas as formas no final disso tudo?!..…

    • “e nunca foi novidade alguma a supremacia Russa nesse tipo de tecnologia ou guerra…os Russos sempre mantiveram-se na vanguarda..muito a frente.. nesse tipo tecnologia ou guerra…””

      O que você diz é exatamente o contrário da realidade. Mecanismos radioeletrônicos e anti GPS russos já participaram de guerras e não fizeram a menor diferença.

      • E voce acha que eles empregaram tudo o que tem né mesmo.
        Porque nessa materia não esta chorando,xingando e querendo destruir o mundo ?
        Espero um desmentido do governo Americano não é mesmo mas um simples desmentido poderia ser seguido de provas por parte do Russos aima desmoralização iria ser maior ainda.Então melhor aceitar e buscar dar uma explicação simploria kkkkk.
        Nada em nenhum meio de comunicação eletronica e isso engloba quase todas tecnologias embarcadas em tudo na vida é 100% seguro.
        O mundo inteiro sabe que nesse segmento de guerra eletronica,defesas aereas e aeroespacial a Russia esta a frente das demais nações.Essa é a forma deles fazerem frente a supremacia aerea e naval dos EUA.A China ja entendeu isso e vem no pique e tem grana pra investir e gastar.
        Então a guerra moderna é a guerra da quantidade ou a guerra da inteligencia !

  3. é assim que se faz mesmo..é assim que se faz com esta gente mesmo…é só assim que te respeitam e te deixam em paz mesmo….Viram!! é assim que funciona/é a diplomacia Bulava senhores…é assim que funciona o método russo de se fazer diplomacia senhor Celso Amorim…é assim que se faz diplomacia com aquela gente senhor Celso Amorim….Esta é a única linguagem que eles entendem ou praticam…se queres paz, sempre te prepara para a guerra…é assim que se faz diplomacia senhor Celso Amorim…não são como países bananas onde seus programas e interesses estratégicos são constantemente sabotados e ainda por cima agem como se nada tivesse acontecido..e ainda por cima até mesmo apoiam..rs..pais serio é outra coisa..povo/pais que se valoriza e se respeita é outra coisa…pais/povo que se da ao respeito é outra coisa mesmo viu…..Quem pode….PODE…..Quem não pode…SE SACODE….

    https://www.youtube.com/watch?v=IMjnQ1dvlJM

    • “é assim que se faz mesmo..é assim que se faz com esta gente mesmo…é só assim que te respeitam e te deixam em paz mesmo…””

      Cara, você está defendendo um dos principais conceitos desenvolvidos pelas forças armadas americanas e nem se deu conta. Você tem ideia de quantas plataformas de interferência eletrônica terrestres e aéreas os EUA possuem?

      Que noção você tem sobre guerra eletrônica?

    • Isso chamasse assimetria meu caro voce buscar meios para poder fazer frente a uma supremacia.
      Desde o final dos anos 90 vinham brincando com satelites e redes Americanas e eles levaram uns 20 anos para acusarem alguem kkkkk.
      Eles sabem que tem vantagem aerea e naval e sabem que suas redes e satelites estão comprometidos.Por isso ja não teem a mesma marra de antes de sairem invadindo onde bem entenderem.
      O que vemos hoje é um jogo de estrategia e inteligencia e ate o momento os EUA nesse contesto estão deixando a desejarem e muito.

  4. Введите текст или адрес веб-сайта либо переведите документ.
    Отмена
    yeshche raz povtoryayu dlya vsekh

    Khvatit rasskazyvat’ etu skazku o sisteme Khibina na SU-24! khibina razrabotana dlya SU-34

    V Rossii eta skazka o otklyuchenii idzhisa vyzyvayet smekh i ulybku
    Возможно, вы имели в виду: еще раз повторяю для всех Хватит рассказывать эту сказкуRepito mais uma vez por todas

    Pare de dizer a este conto sobre o sistema Hibina no SU-24! Hibina projetado para SU-34

    Na Rússia, este conto sobre uma viagem Aegis provoca riso e sorriso
    —-
    I repeat once more for all

    Stop telling this tale about the system Hibina on SU-24! Hibina designed for SU-34

    In Russia, this tale about a trip Aegis causes laughter and smile

      • dear friend is Su-24MK2 Layout Algeria container COP-418E (Hibina) on one MAKS, 2000s
        at the moment the development of this complex is not finished

        With regard to the actual situation, we can note the following:
        – Flying aircraft Su-24 USS actually occurred;
        – During a flyby of the American ship Su-24 has not committed any hostile acts.
        – Complex “Khibiny” is not installed on the Su-24
        ________

        caro amigo é Su-24MK2 layout Argélia recipiente COP-418E (Hibina) em um MAKS, 2000
        no momento do desenvolvimento do complexo não é terminado

        Com relação à situação atual, podemos observar o seguinte:
        – Voando aviões Su-24 USS realmente ocorreu;
        – Durante um sobrevôo do navio americano Su-24 não cometeu qualquer ato hostil.
        – Complex “Khibiny” não está instalado no Su-24

      • Salve amigo Rustam,
        .
        Novamente…, concordo com você.
        .
        Muito obrigado pelos esclarecimentos adicionais.
        .
        Saudações,
        .
        konner

  5. Então deixou de ser uma historinha da web para se tornar realidade, de fato o maior ganho da Rússia nisso foi torpedear o tão decantado sistema Aegis economicamente, um prejuízo de bilhões de dólares , vai vender pra quem isso… só se for para o Brasil que gosta de coisa xipadinha tipo o NG, e nesse caso a super tecnologia de navios e aviões vai transforma-los em canoas e teco-tecos.

    • Isso se tornou grave para os EUA, pois agora toda a sua frota escudada no Aegis virou alvo pra Mosquit. Imaginava que os sistemas russos eram muito avançados , mas não a esse nível, realmente eles não tem porque se preocupar com guerra, pois quem vai ser louco de enfrentar sistemas tão sofisticados como estes? Novamente os EUA voltaram a era da guerra fria, quando foi descoberto pela inteligência americana que suas aeronaves eram apenas alvos para os sistemas anti aéreo soviético ( foi aí que surgiu a pesquisa de um caça que não fosse detectado por radar) . Resta aos EUA humildade para não confrontar a Rússia, não por medo de guerra, mais se eles sofrerem golpes de humilhação como este episódio, perderão com certeza a primeira posição de vendedores de material bélico… e chuta pra quem meu caro? Sds

  6. por LUCENA
    .
    .
    ” O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após se cruzar com o bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica. Conheça outros dispositivos de guerra radioeletrônica que estão a serviço das Forças Armadas da Rússia. “
    .
    .
    Hahahahahahahhahah….caro Kronne….você é diabólico !!….hahhahahahahah…
    .
    .
    Não é atoa que o Urso ultimamente está fazendo aquilo que seria o impossível…!!!…transformou o símbolo da vaca sagrada,a águia; em uma galinha…hahahahha….
    .
    E a grande pergunta fica no ar ….o quiz da semana ?
    .
    Se você tem uma galinha chamada Xu e Xu está grávida, Xu paria um ovo ou Xu paria um pinto ? 😀 😀
    .

    .

    • por LUCENA
      .
      .
      Agora vai fazer o contrário,no minimo o capitão russo mandava dar uns disparos de advertência em cima dos tijolões…rsrsrr….,caso se os instrumentos eletrônicos não estivesse inoperante é claro….. 😉
      .
      É por isso que não cola aquela versão dos americanófios,onde a tripulação ( popey ) do contratorpedeiro americano USS Donald Cook,não fez nada por uma questão de ” fineza “…rsrsrrs
      .
      Um capitão que tem aquilo roxo,no minimo dava muitos disparos de advertência para que ficasse bem longe… ” não chega perto se não o bicho pega “… 😉 … que profissionalismo heim… 😀
      .

    • por LUCENA
      .
      .
      Agora só falta os russos fazerem testes com as jacas high-tec dos F-22 e o F-35 para vê se é aquilo que muitos falam por ai…. 😉
      .
      Devo reconhecer,até aqui os americanos foram muitos solícitos para serem ratos de laboratória para a indústria bélica russa,já os chineses irão querer esses préstimos dos yankes … 😉
      .
      O sistema ante-misseis russos mostrou exito quando derrubaram um minueman III no ártico e barraram um ataque de misseis contra a Síria,sem falar de terem ajudado os iranianos a jamear o infalível RQ-170 ;me lembro muito bem aqui no planobrasil,os americanófilos entraram em grise existencial… hahhah…até parasse que o mudinho de fada deles ruio…foi um chororô aqui…ahhahah
      .
      Dizem as más línguas que..( rsrsrsr )…ao derrubarem um F-117A Nighthawk,onde se achava que era invisível e imbatível,houve um expressivo aumento nas clínica psiquiatras e de psicanalistas por problemas emocionais….muitos deles até irrevivescíveis…. 😉

  7. “O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após se cruzar com o bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica. Conheça outros dispositivos de guerra radioeletrônica que estão a serviço das Forças Armadas da Rússia.”

    E ai, Deagol?

    Explica pra gente ai …..

    o que vc tem a dizer sobre isso?

    • Antes, poste as fontes… mas não nos venha com “voz da Rússia” ou demais pasquins russófilos… não acreditamos em duendes… 🙂

      • Caro Blues Eyes.

        A matéria explica um assunto que todo mundo já sabia desde a década de 70 e usa o boato do navio americano como evidência. Não confirmam nada de prático, é mesmo de sempre.

        E Também, não é impossível que a embarcação tenha sido jammeada, só não há provas como sempre.

    • Não adianta galera russófila, o rosário de mentira da mídia russa é extenso e cabe citar as duas mentiras mais notórias:

      – O Hamas teria abatido um F-16 israelense;
      – Os Russos teriam abatidos mísseis americanos.

      O conto do vigário do Su-24 cegando um Destroyer AEGIS é apenas mais uma farsa de um imprensa, controlada ferreamente pela oligarquia corrupta centralizada na figura do déspota Putin, que de tanto mentir e desinformar acabou por se especializar em realismo fantástico. seria uma homenagem tardia à Gabriel Garcia Márquez?…rs!

    • Que não tem provas.

      “Quanto mais sofisticado for o sistema radioeletrônico, mais fácil é fazer o seu funcionamento entrar em ruptura com métodos e meios de combate radioeletrônicos”, diz o chefe do centro de pesquisa científica de combate radioeletrônico da Força Aérea, Vladímir Balibin.””

      Não achei a parte do texto onde Vladímir Balibin confirma ter neutralizado o navio americano.

      E aonde o fato da tripulação ter se sentido desmoralizada confirma que o sistema russo neutralizou a embarcação?

  8. Amigos,

    Concordo que quanto mais sofisticado o sistema, maiores podem ser as vulnerabilidades por conta da complexidade. Contudo, isso também exige um grau de sofisticação muito grande por parte do atacante, além de uma inteligência impar ( no sentido de compreender como funcionam os sistemas adversários ).

    E me arrisco a dizer: se esse navio estivesse realmente pronto para ação, não seria um Su-24 com um pod ECM a para-lo… O AEGIS, falando de uma maneira genérica, compreende todos os sistemas do navio, que vão desde o radar SPY até os sistemas de guerra eletrônica. Em outras palavras, inibir completamente o AEGIS é virtualmente impossível, pois ele engloba sistemas que não sofrem interferência direta por meios eletrônicos.

    Também não importa quão sofisticado seja o sistema ECM. Ele tem que ter potência para ser efetivo… Insisto que dificilmente um sistema que não geraria mais que 5 kW de potência inibiria por completo um outro cujo radar gera picos de 6 MW… Qualquer sistema ECM, como já disse antes, pode ser uma solução a distância. Mas quanto mais próximo do emissor, irá prevalecer a potencia deste, e não do pod ECM.

    Somando-se a potência, temos o salto de frequências, com radares emitindo em diversas frequências em sucessão, de modo a ludibriar os ECM. Uma estratégia possível de ser utilizada se constitui em emitir com o radar em determinadas frequências por um tempo, e após a constatação de que o adversário está próximo, mudar subitamente as frequências. O tempo que o ECM leva para captar, analisar, e emitir novamente se constitui em segundos cruciais que podem permitir uma solução de tiro…

    Sistemas ECM também podem ter suas emissões rastreadas. Isso significa que se pode utilizar a própria emissão do ECM para se apontar as armas. Hoje, aliás, já existem mísseis com capacidade “home-on-jam”, que justamente utilizam a interferência dos sistemas ECM para se guiarem.

    Fora tudo isso, qualquer navio de guerra que se preze, tem sistemas passivos para apontar suas armas. E os destróieres americanos não são exceção…

    Enfim, no que tange a guerra eletrônica, sempre tem uma ponta solta e nada assegura o sucesso 100%…

    Quanto aos sistemas russos, é fato que são avançados. Contudo, não vão fazer milagres… Interferir em frequências de rádio é algo que deve ser muito bem analisado, pois corre-se risco real de se interferir nas próprias frequências…

    • Os russófilos gostam de trollar mesmo, deve ser lavagem cerebral, são condicionados a acreditar no que for anti-americano e só. Se o episodio tivesse os mesmos jogadores só que em posição inversa, uma noticia de um Ef-18G “paralisando/desligando” um Moskva ou um Pyotr Veliky da vida, ai o Lucena, ARC, STadeu & Cia digitariam um texto igual ao seu.

      • Mas falam tanta coisa ruim dessa gente da Rússia….Mas falam tanta coisa negativa desse pais…Que são imprestaveis, que tudo de lá é imprestável, que são miseráveis, que tudo de lá é sucata, que nada de lá presta ou funciona, que ninguém de lá presta, que todo mundo de lá é feio, bobo e cumedor de criancinha…..É tanta coisa que falam desta pobre gente que eu me emociono as vezes…Que eu fico com dó as vezes…É serio…As vezes escorre lágrimas de pena e dó dessa gente….Coitadinhos….Viu…Tadinhos dos bichinho….Nossa mas é tanta desgraça que falam dessa gente da Rússia aqui né?!….Mas é tanta coisa ruim e negativa que falam….Que eu to pensando em promover uma ação/campanha sabe…Já que o governo daqui anda perdoando dividas dos outros…Anda doando material, coisas e equipamentos militares para os outros…Pra pais vizinho por ex…Como helicópteros, papel higiênico e o escambau mais…Já que o pais aqui anda fazendo tanta caridade e doações com os outros…Então vamos fazer aqui uma campanha pra que sejam doadas para aquela gente armas e equipamentos militares de nosso sofisticadíssimo, grande e amplo inventario….Já que lá só tem muamba…Vamos fazer campanha para doações de cestas básicas e papeis higiênicos para aquela pobre gente carente…Que esta passando tanta necessidade como apregoam tanto aqui…..Vamos?!…Eu estou em prantos de pena e dó aqui…muito emocionado aqui dus russinhos…..Sniff….

  9. eu tinha falado no outro post de que falava que o su-24 tinha paralisado o AEGIS poderia ser exagero mais muito provavelmente era verdade agora tai, cade as AMERICANASFOBIAS PARA DEFENDER O SUPER ESTA AEGIS SABE O QUANTO ISSO DEVE SER HUMILHANTE PARA TODA PODEROSA MARINHA AMERICANA QUE TINHA PRATICAMENTE TODO A SUPREMACIA NO MAR, QUE SE GABAVA DO SEU SISTEMA QUE ELES DIZIAM HUMILDES COMO SAO SER O MAIS PODEROSO DE LONGE, NEM TEM COMPARA COM OS PASSA FOME DA RUSSIA POIS BEM AI UM BOM SOCO NA CARO DO ORGULHOSO!!!
    E VAI SER MUITO BOM PRA INDUSTRIA AMERICANA VAI LUCRAR MUITO FAZENDO UM OUTRO SUPER SISTEMA ANTIMISSIL

  10. Impressionante a fé dos russófilos nas peças de realismo fantástico da corrupta e mentirosa mídia russa. Seriam eles sobreviventes do acampamento de Jim Jones?…rs!

  11. Eu não ia postar nada, o SU-24 pelo jeito já tinha esgotado o assunto, mas para não perder o hábito e participar das risadas que estão sendo dadas aqui…

    Se um SU-24 desligou o destroyer Donald Cook com um controle remoto, então um F-18 Growler desliga o cruzador Petr Velikiy com um controle de portão de garagem.

    hsushushaisuhashuahsu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Qualquer coisa diferente, se aparecer outros cruzadores russos pela frente, é só abrir o controle e dar uma invertida nos contados para ir desligando um por um.

      hasohuhasuhsuahsuahs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      PS: Em ambos os casos do controle remoto russo e do controle de portão ianque não se recomenta o uso de pilhas feitas na China. Quem avisa amigo é!..

  12. Vou repetir o mesmo comentário do post anterior,Os Russos possuem excelentes sistemas de guerra Eletrônica,e eu acredito que essa notícia seja verdadeira,quanto mais complexo o sistema mais brechas o sistema terá.É impossível criar Sistemas infaliveis,são milhoes de linhas de códigos e os russos,isso só na parte de programação,fora a parte eletronica relacionada a componentes.
    Mas a fabricante do Aegis deve estar feliz,pois caso seja verdade a Fabricante vai ganhar um enorme contrato de atualização do sistema.

  13. Quando surgiu a noticia da captura do Sentinel, os americanopatas TIrelesianos duvidaram,,,

    Quando mostraram a imagem do drone, disseram que era maquete

    Quando Obama admitiu a captura e pediu o drone de volta, os americanopatas disseram “ah… Já sei… Os EUA deram o drone pra ter um pretexto pra invadir o Irã”…

    Bom….. KD a invasão?

    Huhauuhauhauhahuauhuahuha

    Agora a história se repete é a histeria americanopata não mudou nada

  14. pois e ne, HMS_TIRELESS vamos ver quem vobreviver na Ucrania, porque no acampamento da crimeia e georgia ja sabemos quem sobreviveu la graças a mentirosa e corrupta etc e tal mídia russa!!!!!

  15. O texto abre de forma direta:

    “O Departamento de Estado dos EUA admitiu que a tripulação do destróier USS Donald Cook foi desmoralizada após se cruzar com o bombardeiro russo Su-24, que não tinha a bordo nenhuma bomba nem míssil, e apenas transportava fixo a si um sistema de neutralização radioeletrônica”.

    É o que mais me interessa em termos de informação…
    Eu não sou um ignorante em termos de TI… Sei que padrões digitais de emissão podem carregar codificações, comandos, ao contrário das ondas analógicas. Todavia…

    Eu não duvido que os russos tenham no Khibini um recurso valioso contra o sistema AEGIS, mesmo porque eles conhecem o sistema da USNAVY de tempos… O que me deixa curioso, é o método!

    Curiosíssimo, por sinal.

    E se o Departamento de Estado dos EUA confirmaram, quem sou eu para dizer o contrário…
    😉

    • Todo o texto é baseado encima de boatos, como o prprio texto diz no 2º paragrafo, mas religião cada um tem a sua, até os que se dizem ateus…..

    • O Depto de Estado dos EUA não confirmou nada, trata-se apenas de mais uma mentira do jornalismo corrupto praticado pelos meios oficiais de comunicação russos. basta lembrar das seguintes mentiras já contadas pelo mesmo:

      – O Hamas teria abatido um F-16 israelense;
      – Os russos teriam abatido mísseis balísticos dos EUA, disparado da Espanha contra a Síria.

      • Interessante né mesmo então a patria mãe da propaganda dos showzinhos ulusicionistas esta sendo caluniada e fica caladinha kkkkkk
        Quem cala consente se trocar o O por U e tirar o primeiro N então fica mais real kkkkk

  16. Existe algo de estranho nesses debates.

    Se alguém escrever algo apoiando equipamentos russo logo é rotulado de russofilo, comunista, ditador, fascista, petista, petralha, filho do lula, filha da Dilma, filho do Putin…

    Por que tanta intolerância? Será que tudo da Rússia é ruim? Será que os equipamentos russos são os piores do mundo e do Ocidente o melhor do mundo?
    Por que os Estados Unidos não utilizam essa supremacia numérica, tecnológica, moral e tudo mais e acaba com a Rússia e seus aliados de uma vez por todas? Afinal, como essa turma gosta de dizer, é tudo sucata soviética mesmo…tudo velho e enferrujado como vi alguns escreverem aqui sobre o Su-24.

    Aliás, não foi a imprensa russa que noticiou o incidente, foram os NORTE-AMERICANOS.

    Notícia no site Globo.

    “Pentágono considerou “uma provocação” o voo repetido e em baixa altitude de um caça russo sobre um navio americano no Mar Negro no fim de semana. O anúncio, nesta segunda-feira, mostra como a crise ucraniana vem afetando o relacionamento entre EUA e Rússia.
    — Esse é ato provocativo e não profissional da Rússia não é coerente com seus protocolos nacionais e acordos prévios de interação entre as nossas Forças Armadas — criticou o coronel Steve Warren, prota-voz do Pentágono.
    Segundo Warren, um caça russo Su-24, ou Fencer, fez 12 voos a baixa altitude perto do USS Donald Cook, um destróier que está no Mar Negro desde 10 de abril, em águas internacionais.”

    Se o Pentágono não tivesse divulgado sua nota “reclamando” destes sobrevoos ninguém teria tomado conhecimento sobre o assunto. E a culpa é da imprensa russa? A imprensa ocidental manipula de forma descarada em conflitos na Síria, Iraque, Africa e parece que é tudo normal.

    Precisamos parar com essa hipocrisia! O Ocidente é cheio de falhas, cheio de mentiras e os caras vem aqui criticar a imprensa russa? Ahhh vamos parar com isso neh pessoal.

    [Nota da Moderação]
    Apoiado, Adriano Alves! A equipe de Moderação partilha de vossa opinião e reitera aos demais leitores/comentaristas que o Plano Brasil é um espaço para o debate democrático, desde que direitos e deveres (bom senso) seja preservado, e que: comentários que incitem o ódio, preconceito seja ele qual for, provocativos ou que atentem contra a honra dos demais membros deste fórum estarão passíveis de suspensão (temporária) ou definitiva do direito de aqui postar suas opiniões.

    Att, Moderação Plano Brasil

    • Dá mesma forma que qualquer critica contra Rússia, Venezuela Cuba e o PT, vc já é taxado de entreguista, vendido, sionista, traidor etc…. Ou seja liberdade de expressão ZERO né??
      Aqui não é a Coreia do Norte, ainda temos liberdade de expressão.
      Ou não se pode criticar? Falou um “A” da mamãe russia que já se cria um celeuma aqui.

      Nem os russos acreditam nessa estoria tosca.

    • Meu caro, esse é o meu pensamento, mas infelizmente existe uns comentaristas que pré concebem uma imagem deturpada da Rússia e toda a sua existência, seja política, militar, social, econômica, etc, e de uns tempos pra cá até a mídia deles passaram a ser chacota, Voz da Rússia, Ria novosti, Pravda e tantas outras fontes que quando são usadas como base são rejeitadas por serem ” fraudulentas”, se fosse assim pararia de acompanhar o BBC , o Ny times , o Whashington Post, G1 ( esse então rsrs) entre outros, pois falhas e manipulações ideológicas haverá em todos. E já até desconsidero responder alguns devido a postura de pombo de xadrez ( quando se irrita no jogo, caga no tabuleiro e sai cantando vitória) e quando se tenta argumentar fontes eles não consideram, ” pois são falsas” , e daí vai. Mas há os que tem opinião divergente quanto a visão política e militar mas sempre se deram ao respeito de bons comentários, que muitas vezes me acrescentaram, demonstrando um grau de intelecto admirável. Sds Adriano e PB.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.Adriano Alves
      .
      A Russia é o segundo exportador de armas do mundo e em certos produtos,superam em vendas os americanos;se não tivesse qualidade como muitos americanófilos adoram dizer,não estaria dividindo o meracdo de armas como sendo o principal concorrente do tio Sam.
      .
      A industria bélica americana fez um bom trabalho no que tange em demonizar os seus concorrente e o quê o senhor observou, é um produto da lavagem cerebral bem sucedida da propaganda made USA… 😀
      .
      Realmente é muito estranho para o senhor más,muitos que estão aqui no PB,já nos acostumamos com com a cultura do tipo ;” tudo que é dos americanos é ótimo” e encima disso criaram um dogma de vira-lata.
      .
      Muito desses que praticam esse dogmatismo de 3º mundista,são os mesmo que acham que aqui no Brasil não há nada de bom,com termos pejorativos do tipo de Brasil putenfia,Brasil banânia e por ai vai…mostram um grande desprezo a qualquer coisa brasileira.
      .
      E se resume assim,os EUA são infalíveis,imbatíveis,indestructíveis e no outro extremo esta o Brasil,o pior dos piores; e isso se dá por um processo misto de frustamento e de recalque; por não serem aquilo que gostaria de ser ( a incapacidade ) e buscam no modelo americano,(como uma forma platônica helenista de refugio ao mundo real),a “ideusalização” dos seus sonhos não idealizado;ou seja,quando dormem, sonham com os americanos ( provavelmente,baba na fronha e mijam do colchão … rsrsr..) e quando acordão,voltam para a realidade do seu mundinho de tédio e patético.. 😉
      .
      E assim é a vida de um americanófilo,e quando os seus paradigmas são confrontados,vem com as suas iludidas respostas que na verdade, não passa de auto-convencimento e que os seus castelos de areia são tão fortes como são aqueles dos seus mundinho de fadas .

      • Quanta sociologia barata. Só não sei se oriunda de um sociólogo petista de universidade federal ou mesmo daquele famigerado professorzinho de história do colegial, em sua indefectível camisa do Che sebosa……rs!

  17. Enquanto alguns países mantém rígido e determinado seus sistemas de ensino e base científica outros vão sendo superados. Os russos fazem o dever de casa e os EUA (há muito tempo) angariam talentos de todas as partes do mundo… não é de se estranhar que um possa ter algo melhor do que o outro às vezes.
    Olhando bem para este caso (minha opinião !!) acredito que as indústrias de defesa de ambos os lados estejam muito felizes…. os EUA vão ter justificativa para investir no desenvolvimento de um “Aegis II a missão… Vitaminado” e os Russos para ter ainda mais apoio à sua indústria bélica por conta do grande feito! Soma-se a isso a Ucrânia, etc… etc.. etc.. e os financiadores de campanhas agradecem!!
    Enquanto “rosnar” um pro outro gerar muito dinheiro e investimentos, ninguém puxará de fato o gatilho…
    Abraços,

  18. Pessoal sem puxar para nenhum lado EU ACREDITO NA HISTORIA MAS PERCEBO QUE NENHUM DOS SEGUIDORES DO BLOG SE ANTENOU NESTE CASO NO COMEÇO DESTA HISTORIA COMENTARAM QUE ERAM DOIS AVIÕES RUSSOS QUE FAZIAM PARTE DO CASO O SU24 FOI O QUE MAIS SE APROXIMOU POIS ERA O TRANSPORTADOR DO APARELHO KHIBINI E UM OUTRO PERMANECEU LONGE E ESTAVA TOTALMENTE ARMADO PERCEBERAM QUE FOI NA MINHA OPINIÃO UM TESTE ARISCADO MAS UM TESTE E PENSO EU QUE ESTE APARELHO CONSUMA TANTA ENERGIA QUE IMPOSSIBILITA O AVIÃO DE CARREGAR ARMAS POR ESTA RAZÃO USARAM DOIS APARELHOS CASO OS AMERICANOS TIVESSEM DERRUBADO O SU24 O OUTRO ENTRARIA EM AÇÃO os americanos também devem ter percebido o porque do avião estar desarmado e ai vem varias perguntas sera que o peso do khibini não se equivale ao peso das armas,ou o consumo de energia é tão grande que inutiliza o uso das armas por esta razão usam dois caças,É MEU PONTO DE VISTA POSO ESTAR CERTO OU ERRADO MAS O CERTO É QUE AMBOS OS PAÍSES POSSUEM CAPACIDADE PARA PROPICIAR SURPRESAS UM AO OUTRO.

  19. Off topic: Fiquei sem internet alguns dias… postei mais uns 12 filmes incríveis sobre guerra, espero que gostem! Abraço galera!

    Se for rolar sessão cinema do Blog com churrasco e cerveja (maldita… por causa dela não perco essa barriga… bendita, por causa dela ainda sorrio, e ando em boa compania)… me chamem! 🙂

    http://bit.ly/1uxHuOE

    • Pô companheiro não anda pagando a conta!!!! rsrsrs!!!

      Off topic…

      Mas se é a NET… é uma mercenária mesmo. Sou cliente a anos e nem mesmo um Feliz Aniversário recebi até hoje por e-mail. Isso para não falar e algum tipo de bônus.
      Num país sério já tinha sido enquadrada na tal Lei do Consumidor por serviço de 3º categoria.

  20. Ótimo comentário Adriano Alves, deixou bem claro que não há nada de ideologias envolvidas, apenas uma discussão sobre as capacidades tecnológicas de cada país , aliás está acontecendo isso no mundo todo, depois de ter sido assado como um pato pelo SU-34 , os EUA poderiam rebatizar o destroyer sem perder a linha do nome para Pato Donald Cozido, Assado, ao molho laranja, frito , no azeite … KKKKK.

  21. Senhores:

    Que as tietes russófilas acreditem piamente na veracidade do conto de realismo fantástico contado pela corrupta impresa russa, completamente comprometida com um Estado integrado por mafiosos e oligarcas e chefiado por um déspota, a gente até aceita afinal fanatismo é com essa patota mesmo, que engole os fatos fantasiosos com a mesma vontade que os seguidores de Jim Jones sorveram veneno.

    Contudo, quem não pertence à seita deve ter bom senso para, ao realizar uma atividade de compreensão/interpretação do texto, notar tratar-se de um fraude destinada a consumo interno do público russo em um momento em que a liderança do Kremlim precisa mostrar-se forte ante à presença da OTAN próximo de suas fronteiras, visto que a própria narrativa da notícia é absolutamente inverossímil.

    Por fim é sempre bom confrontar a narrativa com os fatos reais. O Donald Cook entrou tranquilamente em um porto romeno e nenhum marinheiro pediu baixa. Por seu turno, é também interessante confrontar comum fato real, no caso a operação Orchard, onde os SAMs Sírios foram eficazmente jameados pela Heyl Ha’Avir. No caso russo temos uma história fantasiosa. No caso da Operação Orchard, temos um reator nuclear destruído.

    O que rolou na Orchard:

    http://web.archive.org/web/20131112114403/http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3a2710d024-5eda-416c-b117-ae6d649146cd

    O trecho mais interessante é esse aqui:

    A Kuwaiti newspaper wrote that “Russian experts are studying why the two state-of-the art Russian-built radar systems in Syria did not detect the Israeli jets entering Syrian territory. Iran reportedly has asked the same question, since it is buying the same systems and might have paid for the Syrian acquisitions.”

  22. Tá vendo pessoal, isso é o que acontece quando se clica naquele imagem “date hot russians”. Que fique a lição para a tripulação do Donald Cook.

Comentários não permitidos.