EAU e Brasil assinam acordo na área de Defesa

EAU e Brasil assinam acordo na área de Defesa

Os governos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos deram o primeiro passo para desenvolvimentos de negócios na área de produtos militares. Um acordo foi assinado na semana passada em Brasília durante  visita do vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Na reunião com o vice-presidente Michel Temer, a autoridade árabe demonstrou intenção de intensificar as relações nas áreas de Comércio, Defesa e Turismo. Na ocasião,  as autoridades árabes expressaram interesse na compra de aeronaves militares produzidas no Brasil, especialmente no novo avião militar de transporte tático KC-390 da Embraer Defesa e Segurança (EDS), bem como na nova geração de aviões comercias da linha E-Jet.

Depois da assinatura do acordo de cooperação Brasil/EAU na área de Defesa, Mohammed Maktoum foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto (Foto: Imprensa Oficial do Palácio do Planalto)

Na delegação árabe, estavam os ministros dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, chefe de Gabinete, Mohammed Abdulla al Gergawi, chefe de Estado, Reem Ibrahim Al Hashimy, e o presidente  da Autoridade de Aviação Civil de Dubai, Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Pelo lado brasileiro, participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, e da Defesa, Celso Amorim. Representantes de empresas e entidades que mantêm relações com o país árabe também estiveram na audiência, como o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, presidente da Avibrás, Sami Youssef Hassuani, presidente mundial da BR-Foods, Cláudio Galeazzi, presidente da Infra, Giampaolo Stefani Filho, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Marcelo Sallum, e o secretário-geral da entidade, Michel Alaby.

 

Entre os assuntos tratados pelos representantes do governo brasileiro e dos Emirados Árabes Unidos, figurou o interesse do país árabe em adquirir aviões militares e comerciais produzidas no Brasil. Na imagem o KC-390 e um dos E-Jets de segunda geração, ambos desenvolvidos pela Embraer (Fotos: Embraer/ EDS)

Depois da assinatura do acordo de cooperação Brasil/EAU na área de Defesa, Mohammed Maktoum foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.

Fonte: Tecnologia&Defesa

13 Comentários

  1. O cara veio sim mas o conteudo do acordo não foi divulgado e nem houve coletiva a imprensa então tudo o que especulam na materia não passa de achismos.
    Os interesses deles vão muito alem do que A29 e KC390.Querem misseis,foguetes,viaturas blindadas equipamentos de monitoramento.

    • E pensar que quase acabaram com nossa industria bélica, aqui dentro quando abandonaram nossos interesses estratégicos e la fora quando destruíram nossos principais consumidores desses produtos, de forma ardilosa, para localizar a concorrência apenas entre os sócios do clube e instalar prepostos mais propensos a negócios com exclusividade. Assim funcionam os princípios para garantia econômica de alguns países, o mais forte engolindo o mais fraco e usando de todos os meios para isso, legais ou nem tão legais.

  2. Só no minúsculo EAU há mais arranha céus de “verdade” que em todo o gigante Brasil.
    Mas aqui sabem como é… é tanta gente tentando tirar um naco para si, de toda grande obra, até privada que o seja, que a coisa fica impossível.
    Notícia da semana passada falava de um arranha céu, o mais alto do Brasil, (60 andares…ÓHH!) em Santa Catarina, que está com as obras paralisadas por um motivo fútil. Que não leva nem um pouquinho em consideração a indústria de turismo moderno. Mas a mentalidade portuguesa do arcaico, e levar vantagem do alheio persiste, não tem jeito.

    • “Só no minúsculo EAU há mais arranha céus de “verdade” que em todo o gigante Brasil.”

      Ainda bem que não possuímos.

      Estes modelos urbanos já mostrarama mais de maeio século qu

      • KKKKKKK

        Agora meus comentários deram para “se enviarem sozinhos”!!!!

        Continuando ViventtBR

        Ainda bem que não possuímos.

        Estes modelos urbanos já mostraram a mais de meio século que apenas fazem piorar as estruturas de suporte que existem nas cidades.

        Pioram o trânsito, pioram as condições atmosféricas, mexem com o equilíbrio ambiental, pressionam os sistemas de mobilidade que jamais conseguem se adequar as exigências de arranha-céus.

        Sem falar que são extremamente sem graça sob o ponto de vista arquitetônico.

        Arranha céu não é sinônimo de desenvolvimento urbano e social.

  3. Coincidentemente a Rússia também estabeleceu o mesmo tipo de acordo com o Qatar na semana passada.

    A notícia saiu no site euronews.com hoje pela manhã, e constava que havia críticas de outros países sobre o acordo. Tentei achar a matéria novamente para disponibilizar o link mas não a encontrei. Estranho.

  4. Isso é interessante… países com capital para investir pesado buscando alternativas aos já conhecidos exploradores dos primeiro mundo e as potências mundiais… e aí o BRIC se mostra, cheio de promessas futuras, mas já com competência e presença comprovada em produtos atuais e desejados!

    Tem gente lá no primeiro mundo já pensando em como CONTER essa súbita maré de orgulho e desenvolvimento que pode levar, REALMENTE a um salto na qualidade de vida, e na representatividade geopolítica brasileira.

    Abraço, galera!

  5. Querem volume de equipamentos , o GUARANI ta dentro , o ASTROS idem , nada como fazer umas comprinhas para relaxar !

Comentários não permitidos.