UE pede investigação independente para apurar mortes em Odessa

BRUXELAS, 3 Mai (Reuters) – A União Europeia requisitou neste sábado uma investigação independente para apurar a morte de pelo menos 42 pessoas no sul da Ucrânia depois que uma manifestação terminou com vários ativistas pró-Rússia mortos em um edifício incendiado.

O confronto nas ruas entre apoiadores e detratores da Rússia na cidade portuária de Odessa, às margens do Mar Negro, que terminou com uma explosão mortal em um prédio de sindicato, foi considerado de longe o mais grave incidente ocorrido na Ucrânia desde as revoltas de fevereiro que terminaram com o presidente pró-Rússia deixando o país.

A chefe de Relações Exteriores da UE, Catherine Aston, disse que a União Europeia está “profundamente triste com as diversas mortes e feridos nos eventos de ontem em Odessa”.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1kAwPMt” standard=”http://www.youtube.com/v/FQYIhwFtsUE?fs=1″ vars=”ytid=FQYIhwFtsUE&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9923″ /]

“Os fatos que levaram a essa trágica perda de tantas vidas humanas devem agora ser apurados em uma investigação independente e que os responsáveis por esses crimes sejam levados à Justiça”, afirmou em comunicado.

O Kremlin, que mobilizou dezenas de milhares de soldados na fronteira oriental da Ucrânia e defende o direito de invadir o país para proteger os ativistas pró-Rússia, afirmou que o governo de Kiev e seus aliados no Ocidente foram responsáveis pelas mortes.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1kAwWr7″ standard=”http://www.youtube.com/v/ec0mgpwW6_Y?fs=1″ vars=”ytid=ec0mgpwW6_Y&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9651″ /]

Kiev, por sua vez, afirmou que a violência foi provocada por manifestantes estrangeiros enviados da Trandsniestria, uma região rebelde da Moldávia, onde Moscou mantém tropas militares.

(Por Adrian Croft)

Fonte: Reuters

10 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Só falta a gora, um ataque químico nos moldes do que ocorreu na Síria,onde morreram dezenas de crianças.
    .
    Até hoje, não se sabe de onde partiu a ordem ( como se não soubessem…rsrsr )más,sabe-se que foram por mercenário que lutam para implantar a tão falada “democracia” ocidental.

    • por LUCENA
      .
      .
      O interessante em tudo isso é que os ucranianos a princípio,motivado por questão sócio-econômica foram para as rua manifestar o seu desejo de fazer parte da CEE.
      .
      Na Alemanha reconhecida como a locomotiva da CEE,não está lá essas cisas,há problemas sociais motivada pela crise que se instalou naquela região,ou melhor na zona do Euro.
      .
      .
      *************************
      .
      Primeira “favela” de Berlim reúne sem-tetos e ativistas
      .
      Moradores rejeitam o termo favela e preferem se referir ao local como acampamento. A Cuvry, como é chamada, tem cerca de 60 habitantes e surgiu há um ano
      .
      (*) fonte: [ cartacapital.com.br/internacional/primeira-favela-de-berlim-reune-sem-tetos-e-ativistas-contra-gentrificacao-1621.htm ]
      .

  2. Taí o belo controle que Kiev tem sobre o país.

    Como justificar a ausência de forças de segurança pública em situações como essa?

    Opa! Esqueci. Estão ocupadíssimas lidando com os temíveis “terroristas” do leste do país. Gente muito mais perigosa do que os holigans que jogaram coqueteis molotov no prédio em Odessa.

    Seria interessante saber o que a dona FIFA tem a dizer sobre este episódio que, segundo declaração de várias testemunhas, foi provocado a partir de ações de torcidas organizadas de times locais. Faz cerca de duas semanas que essas torcidas organizadas começaram a aparecer em manifestações pró Setor Direita e são extremamente violentos.

    Será que a FIFA tem coragem de bater de frente com os oligárcas podres de rico da Ucrânia, e que são donos de todos os principais times de futebol, pedindo explicações, ou menos condenando o que ocorreu alí?

    Ou será que só existe coragem se for pra malhar a copa no Brasil?

    Cadê o bravo Jérôme Valcke?

    • Complemento

      Saiu a pouco no Opera Mundi: “Polícia foi responsável por mortes em Odessa, diz governo da Ucrânia”.

      Segundo o “j”ênio Yatseniuk “Se os órgãos de segurança funcionassem, então os terroristas deveriam ter sido neutralizados”.

      Quer dizer então que se a culpa não for da polícia local, os culpados são os “terroristas” que tentaram se abrigar no prédio fugindo dos holigans? E quem jogou os coqueteis molotov são o que?

      Lembrando que os “terroristas” eram pessoas, cidadãos de Odessa, que estavam se manifestando contra o autoproclamado governo da Ucrânia.

      Segue o link

      http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35098/policia+foi+responsavel+por+mortes+em+odessa+diz+governo+da+ucrania.shtml

  3. A maior covardia.
    Houve uma batalha campal entre civis pró-Russia e pró-Kiev.Um grupo pró-Russia se escondeu no sindicato para fugir da baderna e foram queimados vivos com coqueteis molotovs por radicais de direita pró-Kiev.
    A midia mundial esta la,tudo foi filmado e era inclusive transmitido ao vivo.Todo mundo sabe o que ocorreu la e os Nazistas ainda tem a cara de pau de acusarem a Russia.

  4. Tem ate video mostrando eles arrastando pessoas queimadas ainda vivas e todos chutando.
    A hipocrisia Ocidental esta compactuando com tudo isso.

  5. YAKs,MIGs e Bombardeiros …. Kieve sera uma cratera fumegante.
    Depois convoquem a ONU pedindo arrego pois acaba de nascer uma nova Yugoslavia na Europa.

Comentários não permitidos.