Em cerimônia de incorporação de navios da Marinha, prefeito destaca trabalhos da instituição em Ladário

O prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na manhã desta sexta-feira, 02 de maio, da Cerimônia de Incorporação a Armada, do Navio­Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, por meio da Marinha do Brasil, através do 6° Distrito Naval, localizada na cidade de Ladário. Na oportunidade, José Antonio destacou os trabalhos da Marinha do Brasil, que são realizados ao longo do ano em parceria com o município de Ladário e também ressaltou a apresentação das embarcações, onde terão papel importante para a região, através de trabalhos cívico-social e também a segurança da região Oeste de Mato Grosso do Sul.

“Essas embarcações garantirão não só uma ampla expansão das atividades da Marinha, como também, ajudará na tarefa de atendimentos de apoio às operações ribeirinhas, atendimentos médicos e odontológicos, como também garantirá ainda mais a segurança da nossa extensa área, o Pantanal,contribuindo mais uma vez no desenvolvimento da nossa cidade”, falou o prefeito.

A Marinha do Brasil realizou as aquisições dos navios durante o mês de novembro de 2013. O Navio­Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, antiga embarcação “Albatroz” da Empresa Arara Pantaneira Transporte Fluvial e Turismo, tem a capacidade de transportar equipamentos e 130 militares componentes da Força de Emprego Rápido. O navio será empregado, prioritariamente, no transporte fluvial, além de executar tarefas de apoio a comundiade.

Além disso, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, antiga embarcação “Sereia do Pantanal”, da Empresa Drefhi Turismo LTDA – ME também foi apresentado, onde terá o papel de cartografia, hidrografia e manutenção e instalação de sinalização náutica, contribuindo assim para elevar o nível de segurança do tráfego aquaviário na região. O navio ficará subordinado a Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

Para o comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio soares de Moura Neto, que comandou a cerimônia, com mais essas embarcações, a Marinha do Brasil, garante a segurança da região, já que ela é uma das linhas de fronteira entre Brasil e Bolívia.  “Os navios farão a segurança na calha do rio Paraguai, onde também será reforçado os trabalhos em parceria com as prefeituras de Ladário e Corumbá, uma das metas do 6° Distrito Naval, no Pantanal. Os navios adquiridos passaram por modificações para o cumprimento das tarefas militares.”, informou.

Durante a reforma, o “Caravelas”, por exemplo, contará com dois modernos ecobatímetros (espécie de radar) adequados para operação em águas rasas. A embarcação terá também um posicionador satélite, de tecnologia de ponta, capaz de obter e corrigir a posição real do navio. A utilização conjunta desses equipamentos contribuirá para o reconhecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localização dos perigos à navegação, tais como pedras, fundo do rio e bancos de areia.

Participaram da cerimônia, autoridades da região do Pantanal, assim, como o Deputado Federal Vander Loubet, o Prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, Comandante da Marinha, Almirante­de­Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Chefe do Estado­Maior da Armada, Almirante­de­Esquadra Carlos Augusto de Sousa e do Comandante de Operações Navais, Almirante­de­Esquadra Wilson Barbosa Guerra.

Conheça os navios

Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger”:

– Comprimento total: 44m
– Boca: 10m
– Calado moldado de projeto: 1,10m
– Deslocamento leve: 231,9 ton
– Deslocamento carregado: 285,9 ton
– Raio de ação: 1800 milhas náuticas
– Velocidade de serviço: 12 km/h
– Autonomia: 30 dias de operação
– Capacidade de operar com aeronave de asa rotativa

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”:

– Comprimento total: 25,84m
– Comprimento entre perpendiculares: 24,87m
– Boca moldada: 7,00m
– Pontal moldado: 1,30m
– Calado moldado de projeto: 0,79m
– Deslocamento leve: 77,96 ton
– Deslocamento carregado: 100,36 ton
– Velocidade de serviço: 7 nós

Fonte: PM Ladário

1 Comentário

Comentários não permitidos.