Plano Brasil/Quiz: “Por que generais anotam o que líder norte-coreano fala?”

1398685871336_615x300

 

NOTA DO PLANO BRASIL: O título da matéria da BBC Brasil é  “Coreia do Norte: quem são os homens que anotam cada palavra de Kim Jong-un?”. O título da matéria em questão foi alterado para se adequar ao título do assunto formulado na página do UOL:  “Por que generais anotam o que líder norte-coreano fala?”.

 

Coreia do Norte: quem são os homens que anotam cada palavra de Kim Jong-un?

BBC Brasil

Uma série de fotografias divulgadas recentemente do líder norte-coreano Kim Jong-un chamaram a atenção por um detalhe em comum: em todas elas, ele está rodeado por oficiais e generais fazendo anotações em cadernos idênticos.

As fotografias, da Agência de Notícias Central (KCNA) no país, mostram Kim Jong-un observando uma unidade de mulheres do Exército que realizavam a simulação do lançamento de um míssil.

Ele também é visto caminhando em um porto pesqueiro, conversando com um piloto que faz um voo de treinamento e desfrutando das instalações de um acampamento juvenil reformado.

Mas quem são aqueles homens fazendo tantas anotações? Eles não são jornalistas, e sim soldados, membros do partido ou funcionários do governo, segundo o professor James Grayson, especialista em Coreia do Norte da Universidade de Sheffield, na Inglaterra.

De acordo com Grayson, o que se quer demonstrar ali é o suposto poder do líder, seu conhecimento, sabedoria e preparação. É uma espécie de “aula in loco” que Kim dá a seus seguidores, uma prática que começou com seu avô Kim Il-sung nos anos 1950. “É parte da imagem do grande líder que oferece conselhos benevolentes.”

28coreia-z

Orientação prática

E do que se tratam esses conselhos? Se Kim estiver seguindo os passos do seu avô, podem ser orientações práticas muito específicas.

Depois que Kim Il-sun visitou uma peixaria em 1976, a KCNA escreveu: “Observando um caminhão em funcionamento, o presidente disse que a caçamba parecia pequena comparada com a capacidade do motor. Ele disse que o problema seria resolvido se a caçamba fosse ampliada. Depois, a capacidade da caçamba do caminhão aumentou de 800 quilos a duas toneladas. Como resultado, 20 caminhões agora podiam transportar o que antes 50 caminhões transportavam.”

Apesar de tablets estarem disponíveis no país, cadernos continuam sendo o suporte favorito para anotações.

“São imagens que vão ser mostradas na televisão e na mídia estatal, então os homens que estão ali querem ser vistos registrando cada palavra de Kim Jong-um”, diz Grayson.

“O objetivo é apresentá-lo como alguém de vasto conhecimento, mas é um tanto ridículo. Ele não tem como saber sobre tantas coisas diferentes. No entanto, é importante que os burocratas que o rodeiam absorvam atentamente suas palavras.”

De acordo com o professor Steve Sang, da Escola de Estudos Chineses Contemporâneos da Universidade de Nottingham, os “anotadores” se esforçarão para escrever tudo com muito cuidado.

“Eles não querem escrever nada que seja politicamente impreciso, porque isso pode custar caro”, afirma.

As anotações não costumam ser publicadas ou ficar disponíveis para o público, segundo Tsang. “Se algo sair delas, seria através do departamento de propaganda.

Se o que for publicado corresponder realmente às anotações ou se é diferente do que o líder realmente disse no momento, não importa. Ninguém irá questionar.

Se você está, por exemplo, em uma fábrica (da Coreia do Norte), e o conselho que foi divulgado não é o mesmo que você anotou, o que poderia fazer a respeito?”

Fonte: BBC Brasil via UOL 

17 Comentários

    • quem não pode anota, decora e reza pro líder norte coreano se lembrar que ele disse isso em algum momento…

  1. Ele diz : – Perguntem a cozinheira se tem comida pra fazer,se não tiver boto um foguetão de papelão e os otarios pensam que é teste atomico e nos mandam comida para não lançarmos.

  2. por LUCENA
    .
    .
    “Por que generais anotam o que líder norte-coreano fala?”
    .
    Para não esquecer e assim não virar ração para os totos do Kim ….? 😉
    .
    .
    “É parte da imagem do grande líder que oferece conselhos benevolentes.”….fico imaginando que tipos de conselhos…seria como ir a Disneilândia disfarçado usando passaporte falso ? 😉

    • por LUCENA
      .
      “O objetivo é apresentá-lo como alguém de vasto conhecimento, mas é um tanto ridículo. Ele não tem como saber sobre tantas coisas diferentes. No entanto, é importante que os burocratas que o rodeiam absorvam atentamente suas palavras.”
      .
      Bajuladores….bah !!!….aliás,eu conheço um “baba-ovo” que se daria bem na terra do venerável Kim….rsrsrsr…o capachão é chegado a uma ditadura….a fome com a vontade de comer….uma mão na roda….. 😀

    • por LUCENA
      .
      .
      Mulher compra brinquedo chinês e encontra carta de funcionário escravo pedindo socorro
      .
      .
      m outubro de 2012, Julie Keith, [foto abaixo] uma mãe do Oregon (EUA), enregelou-se: num pacote para Halloween “made in China” que ela comprara na loja Kmart havia uma carta escondida meticulosamente. Grafada num inglês trêmulo, a mensagem [foto ao lado] falava de um cenário de horror.
      .
      O autor estava preso num campo de trabalho forçado no norte da China, trabalhando 15 horas diárias durante toda a semana sob o látego de desapiedados guardas.
      “Se você comprar este produto, por favor, mande esta carta para a Organização Mundial de Direitos Humanos” – leu Julie.“Milhares de pessoas na China, que sofrem a perseguição do Partido Comunista, ficar-lhe-ão gratas para sempre”.
      .
      Entrementes, o autor – Zhang, 47 – conseguiu sair da fábrica-prisão. Como muitos outros ex-detentos, ele descreveu o universo carcerário socialista marcado por abusos estarrecedores, espancamentos frequentes e privação de sono de prisioneiros acorrentados semanas a fio em posições doloridas. A morte de colegas por suicídio ou doenças fazia parte do pão quotidiano.
      .
      Corrobora-o Chen Shenchun, 55, que passou dois anos num desses campos: “Às vezes os guardas puxavam-me pelos cabelos, colavam na minha pele barras ligadas à eletricidade, até que o cheiro de carne queimada enchia a sala”, disse.
      .
      A maioria dos escravos-operários de Masanjia foi presa por causa de sua crença. Mas o regime os mistura com prostitutas, drogados e ativistas políticos. As violências se concentram naqueles que se recusam a renegar sua fé.
      .
      Nem os responsáveis do campo de concentração, nem a Sears Holdings, dona da loja Kmart, quiseram atender pedidos de entrevista. Julie repassou a carta para um órgão governamental americano, mas a administração Obama adota uma atitude de subserviência diante das práticas inumanas chinesas. Por exemplo, um funcionário disse que o esclarecimento deste caso levaria muito tempo. O que equivale mais ou menos dizer que ele nunca será esclarecido.
      .
      (**) The New York Times; Instituto Plínio Corrêa de Oliveira
      .
      .
      **********************
      .
      Não é atoa que a China neste ano vai superara a economia americana …rsrrs…ela pratica com maestria a excelência do capitalismo selvagem,mesmo eles batendo no peito dizendo que são comunista…..deve ser ai a tão propagada “direita-fabiana”…. 😀 😀
      .

      • …..deve ser ai a tão propagada “direita-fabiana”….

        Exatamente, o capitalismo de estado, os ideias comunistas/socialistas só servem para malandros ludibriarem abobados, uma vez no poder….

  3. Eu não sei de que assunto se tratava na ocasião das fotos,nem sei dizer se os ”anotadores” são realmente generais, fotos podem dizer várias coisas, como essas da Beneton onde várias personalidades mundiais aparecem se beijando através de ”Photoshop” !

    http://www.olaserragaucha.com.br/entretenimento/gente/15878/Marca-italiana-causa-polemica-ao-mostrar-lideres-mundiais-aos-beijos.html

    Até a morte do tio do líder Kim Jong-Un,que supostamente foi comido por cães,foi contestada por opositores do lider norte coreano que se encontram no exílio,a verdade é que o ”Ocidente” irá sempre tentar ridicularizar os norte coreanos e estão aproveitando mais uma oportunidade !

    • o ”Ocidente” irá sempre tentar ridicularizar os norte coreanos

      Os norte coreanos não, o regime ridiculo comunista norte coreano, e seus shows de horrores.

  4. “Por que generais anotam o que líder norte-coreano fala?”

    Porque e impossível alguém lembrar de tantas sandices comunistas.

  5. “Observando um caminhão em funcionamento, o presidente disse que a caçamba parecia pequena comparada com a capacidade do motor. Ele disse que o problema seria resolvido se a caçamba fosse ampliada. Depois, a capacidade da caçamba do caminhão aumentou de 800 quilos a duas toneladas. Como resultado, 20 caminhões agora podiam transportar o que antes 50 caminhões transportavam.”
    ————————

    O motor aguenta, más com certeza, estes caminhões devem ter passado a apresentar quebras frequentes na suspensão e no chassí.
    O “jênio” pensava que era engenheiro…

    Gênio!

Comentários não permitidos.