Kremlin promete resposta “dolorosa” às novas sanções dos EUA

A nova lista divulgada pelo governo americano nesta segunda-feira (28) inclui, por exemplo, o presidente da estatal Rosneft, Igor Sêtchin, e o diretor-geral da Rostec, Serguêi Tcheremezov. Também integram a relação da Casa Branca o vice-chefe da administração do Kremlin, Viatcheslav Volodin, o vice-premiê, Dmítri Kozak, e o representante plenipotenciário do presidente da Rússia na Crimeia, Oleg Belaventsev, entre outras autoridades.

“As principais sanções que estão em vigor não são contra personalidades, mas contra grandes empresas, cuja lista provavelmente irá se expandir e que serão excluídas dos mercados financeiros externos. As sanções pessoais contra Sêtchin ou Volodin são simbólicas”, analisa o cientista político Fiódor Lukianov, presidente do Conselho de Política Externa e de Defesa.

No total, 17 empresas russas controladas por Gennádi Timtchenko ou por Arkádi e Boris Rotenberg, empresários que fazem parte do círculo próximo do presidente russo, estarão sujeitas às novas sanções.

Em resposta à terceira rodada de medidas proibitivas anunciada por Washington, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguêi Riabkov, declarou que a Rússia não deixará de ter uma resposta “dolorosa”. “Jamais escondemos o fato de que existem várias possibilidades para esse tipo de resposta, e um conjunto de medidas, bastante amplo, será aplicado”, disse o ministro citado pela agência de notícias Interfax.

“Ninguém tem o direito de falar na língua das sanções com a Rússia, as tentativas de nos ditar o que fazer e de nos dar ultimatos irão se voltar contra aqueles que estão empenhados nisso”, acrescentou Riabkov.

Guerra morna

De acordo com Lukianov, o atual momento equivale a uma “segunda Guerra Fria”. “É difícil dizer quanto tempo ela irá se prolongar, mas, com certeza, se estenderá pelos próximos anos. Ela irá florescer e envolver todas as esferas de relações”, sugere o cientista político.

O cientista político próximo ao Kremlin, Gleb Pavlóvski, acredita também que, em vez de representar uma solução para a crise, as medidas indicam uma futura imersão nela. “As recentes sanções consistem na combinação de dois motivos: golpear a economia e, por outro lado, enfurecer Moscou a ponto de diminuir a adequação de sua reação”, aponta.

Apesar das previsões pessimistas, o diretor da Fundação de Estudos dos EUA “Roosevelt” da Universidade Estatal de Moscou, Iúri Rogulev, diz que a lista divulgada pelos EUA era previsível. “Mas eu não falaria em Guerra Fria ou em um agravamento muito sério das relações. Essas ações ainda não passam de perfumaria”, considera Rogulev.

Com materiais da Interfax e Gazeta.ru

Fonte: Gazeta Russa

15 Comentários

  1. Acabei de perceber um fato interessante! A coisa deve mesmo escalar até uma “guerra” em algum nível.

    Por um lado a Rússia têm bancado o Iraque, com discursos de que vai revidar à altura mas se recusando a fazê-lo, justamente por saber de seus recursos, e das consequências que podem se desdobrar a partir dos seus movimentos!

    Mas a Rússia não é o Iraque. Ela não pode ceder à esta “chantagem internacional” comandada pelos EUA, dando aos EUA muito mais poder político e prestígio do que já tem, e já mostra fazer mau uso do mesmo!

    Está ficando cada vez mais como um animal acuado pelo caçador, até o ponto que não terá outra opção a não ser reagir… e depois ainda vão dizer que a culpa foi do bicho… pobre coitado do caçador… deixou família e filhos… vamos matar aquele animal desgraçado! ( e por aí vai!)

    Em tempo: tudo isso faz lembrar muito as estratégias que os EUA usavam, ou usam, para desestabilizar governos, principalmente no terceiro mundo e Europa oriental! Tudo muito interessante!

    • Não esquenta… é só BRAVATA… só tá rosnando… que meda !!!… 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

  2. Estou querendo saber qual será essa resposta dolorosa,que partira de Moscou, a Rússia perdeu muito dos seus aliados nos últimos anos, só lhe restou mesmo seu poder bélico,como forma de barganha !

  3. O engraça é que os EUA adoram acusar a Rússia de está usando seus recursos energéticos como arma, mas eles usam seu poder econômico para impor sanções aos países que seguem a política deles. È mole né?

  4. Vão ficar nesse jogo de empurra, até q se consolide a ocupação de td o leste de Kiev,até julho de 2014, e os Russos vão sentar-se à mesa p negociar a tomada da Crimeia e sua anexação, q aliás foi dada a a outro país sem o aval do Urso,logo sempre foi é será terra de Ivan; c o “aceito” da Ucrânia, e validação de iankss/UE.Quem viver verá.Sds.

  5. César Pereira quais os parceiros que o Rússia perdeu,e a sua importancia para a Rússia.

    • Os parceiros que o Rússia perdeu,meu caro luiz anselmo pias perlin foram os antigos aliados do Pacto de Varsóvia,Bulgária
      Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, República Democrática Alemã (AlemanhaOriental,)Albânia, Romênia, os antigos países comunistas da Asia e Africa.

      A importância desses aliados para a Rússia,era ideológica, política, econômica e por último, mas não menos importante,era estratégica ! há um tempo atrás a antiga URSS podia contar com esses aliados, hoje a Rússia luta literalmente para manter a sua zona de influência praticamente sozinha !

      • Mas Cesar Perira estes paises não podem ser substituidos por paises com riquezas energeticas,minerais,e com pontos estrategicos,como por exemplo a america central e sul,tecnologia eles possuem,nós possuimos os outros recursos penso que basta aver uma união e ambos teram lucro.

      • Sim poderiam, meu caro Luiz, e é isso que a Rússia tenta fazer,mas infelizmente a coisa não é tão simples,tem muito país que é ”livre” mas não tem soberania !

  6. A estratégia de Washington X Moscou está bem clara, e é interessante de se perceber a força de ação dos americanos, que vai bem além do uso de tropas…
    Eles estão criando uma pressão econômica, de cancelamento de contratos e movimentação de recursos no estrangeiro, dentro do circulo de colaboradores do Putin.
    Ora, na medida que um Presidente passa a interferir na continuidade da elite de seu país, estamos a um passo dele ser corrido para fora.
    E é isso que os americanos, com esses embargos bem focados em personalidades, estão pretendendo… Derrubar Putin… que vem deixando de ser um líder político para passar a ser um Ditador declarado.

    Vladimir Putin está na liderança do governo russo desde 1999 quando (estranhamente) Boris Iéltsin espontaneamente renunciou.
    Vários fatos dramáticos ocorreram na Rússia desde então, dois deles:
    Chechênia e Anna Politkovskaia e Alexander Litvinenko (opositores políticos de Putin que foram assassinados).
    Ou seja, Putin, por trás de sua cara amigável, esconde muitas sombras carregadas de fatos políticos estranhos nesse seu currículo marcado de agências secretas, guerras, e assassinatos suspeitos… resumindo: Não é flor que se cheire.

    • É meu caroViventtBR nesse jogo não tem inocente em nenhum dos lados é cobra comendo cobra,agências secretas, guerras, e assassinatos suspeitos, são armas comuns a ambos os lados !

    • A desvantagem dos russos é que não tem paciência para colher os frutos ou demoram demais para colher e perdem a safra… capiche ???…

    • Eles sempre jogaram assim meu caro e essa estrategia ja é mais do que conhecido.So que antes eles jogavam contra cambaleantes.
      Mesmo sendo a Russia a economia mais fragil dos BRICS o poder tecnologico,militar,suas reservas estrategicas são pontos de resistencia incontestaveis e ainda contam com o total apoio da China que ainda este ano se tornara a primeira economia.
      Então imagine quando a união Russia-Chine começarem a jogarem este mesmo jogo que mjogam Ocidentais.Ate mesmo ameaçar os EUA de cobrar a divida deles a China ja fez.
      O que vemos é uma hegemonia que sucumbe e outra que ascende onde todo quadro de movimentações globais estrategicas indicam isso.
      A anos eu falava dessa guerra e ainda dizia que a mesma seria decidida sem um unico tiro.
      O cede ou morre de fome e frio.

  7. ViventtBR,

    Do jeito que você escreve, parece que os EUA são santos e a Rússia é o demônio.

    Putin foi eleito democraticamente. Claro que os EUA queriam um líder Russo bobão em quem eles podem mandar e desmandar. O Putin não é esse tipo. Ele é osso duro. Ele atrapalha muito interesse dos EUA. OS EUA chegaram a financiar protestos na época de eleição na Rússia para que o Putin não fosse eleito, mas não conseguiram.

    • A dilma também foi eleita democraticamente, assim como o maduro, mas nem por isso são bons representantes de seu povo… nunca serão unanimidade… e nunca deixarão de ser déspotas em seus países… se julgam acima da lei, do bem e do mau… representam a oligarquia política em seus países que tem a intenção clara de escravizar o próprio povo… eis a tênue linha que os une…

Comentários não permitidos.