Manifestantes invadem prédio do governo regional no leste da Ucrânia

Ativistas pró-Rússia reivindicam referendo que conceda mais autonomia para regiões. Rússia critica sanções do Ocidente

Uma grande multidão de manifestantes que reivindicam mais poder para as regiões da Ucrânia invadiu o prédio da administração regional em Luhansk, uma das maiores cidades no tumultuado leste do país. Alguns deles, armados com barras de metal, quebraram janelas e portas para forçar sua entrada no prédio.

Segunda: Prefeito pró-Rússia é atingido por tiro nas costas na 2ª maior cidade da Ucrânia

Reuters

Ativistas pró-Rússia atacam prédio da administração regional em Luhansk, leste da Ucrânia

Na nota, o ministério também afirmou que as ações da UE mostram “uma completa incompreensão sobre a situação política” na Ucrânia e as classificou como “um convite aberto para neonazistas locais continuarem criando caos e execuções sumárias contra a população do sudeste”.

Na segunda, o governo do presidente dos EUA, Barack Obama, congelou ativos e proibiu a obtenção de vistos para sete cidadãos russos do círculo próximo ao presidente Vladimir Putin nesta e também impôs sanções a 17 empresas ligadas a ele em represália pelas ações de Moscou na Ucrânia.

Os EUA também revogaram licenças para alguns itens de alta tecnologia que poderiam ser usados pelo Exército russo. Segundo o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, os EUA “essencialmente montaram uma ‘Cortina de Ferro'” ao ter como alvo o setor de alta tecnologia russo.

Dia 23: Rússia promete retaliar se seus interesses forem ameaçados na Ucrânia

Além dos EUA, os embaixadores dos 28 países-membros da UE concordaram em acrescentar mais 15 autoridades à lista de pessoas proibidas de viajar ao bloco e com bens congelados na UE. Segundo dois diplomatas consultados pela Associated Press, os embaixadores se reunirão novamente na quarta e poderão acrescentar mais nomes à lista. A decisão europeia eleva para 48 o total de russos ou pró-russos na Ucrânia que sofrem sanções do bloco.

Nesta quinta, a UE divulgou a atualização da lista, incluindo os nomes do general Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior Conjunto da Rússia e primeiro-vice-ministro da Defesa, e o general Igor Sergun, identificado como chefe do GRU (agência de inteligência militar russa).

Ao justificar as sanções, Obama afirmou que as medidas têm o objetivo de impedir Putin de fomentar a rebelião no leste da Ucrânia. O presidente americano acrescentou que está guardando medidas mais amplas contra a economia da Rússia. Entre os sancionados de segunda-feira estão Igor Sechin, chefe da empresa de energia estatal Rosneft e o vice-primeiro-ministro, Dmitry Kozak.

As sanções iniciais dos EUA e a UE foram impostas logo após a anexação da estratégia Península da Crimeia, em março. Mas agora Washington e o bloco europeu acusam a Rússia de desestabilizar o leste ucraniano. Segundo a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Rússia tem 40 mil soldados ao longo da fronteira e poderia invadir a Ucrânia em dias se quisesse.

A UE é o maior parceiro comercial da Rússia, tendo maior influência econômica sobre Moscou do que os EUA. Entretanto, o bloco europeu tem mais cuidado em impor suas punições já que a Rússia é também um de seus maiores fornecedores de petróleo e gás — e o bloco aparentemente evitou ter como alvo companhias russas específicas.

As sanções impostas até agora ainda não conseguiram deter Putin, que vem ignorando as punições. Moscou insiste que uma rebelião entre russófonos do leste é uma resposta interna a um golpe e nega manter forças russas no território.

*Com AP e Reuters

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. Sinceramente, a Rússia só tem a perder se aproximando dos EUA, enquanto as empresas russas ( que fornecem meios essenciais principalmente a Nasa) ficam sofrendo sanções, acredito que a Rússia ganha mais se aproximando da China, retaliando os EUA vendendo armamento e sistemas de defesa ao oriente médio, e se houver mais uma rodada que seja de sanções, a Roscosmos tinha que quebrar os pactos com a Nasa, aí a coisa ia ficar legal.
    Pois independente de a Rússia respeitar ou não os acordos de Genebra ( coisa que a Ucrânia não tem feito) tem sofrido golpes econômicos com base em politicagem norte americana, então já que sofrerão sanções sendo fiel ou não ao contrato, vamos dar motivos pra nos sancionar…invade logo a bagunça da Ucrânia, põe a casa em ordem e pronto, e se os EUA fizerem birra, envia uns brinquedinhos pro Irã, Síria, Venezuela ( e quem sabe até mesmo Coréia do Norte, já que o Japão entrou na brincadeira, tem que brincar tbm) aí o Barack Osama, o velho gagá, e o John Carrey vão ter que tomar muuuito Diasepan pra dormir.

  2. Pois é Arc,os Russos tem meios e maneiras de infernizar à vida dos iankss/…os 5 olhos,fornecendo armas de ponta à China, como os caças Su-35″S”, armas ao Irã de atake e defesa c os S-400, embargar resoluções do CS e por aí vai…quem poderá pedr + b briguinha? Quem viver vera.Sds.

Comentários não permitidos.