Defesa & Geopolítica

Alenia MC-27J Spartan voa pela primeira vez totalmente configurado

Posted by

O MC-27J caracteriza-se, entre outras qualidades, por sua capacidade de operar autonomamente, incluindo carregamento e descarregamento de pallets de missão.

Ivan Plavetz

A Alenia Aermacchi, uma companhia do grupo Finmeccanica, em parceria com a estadunidense Alliant Techsystems Inc. (ATK), anunciaram que o demonstrador de conceito do MC-27J, aeronave desenvolvida com vistas ao cumprimento de múltiplos tipos de missões de transporte tático, voou pela primeira vez totalmente configurada. O voo aconteceu no Centro de Testes de Voo de Turin, Itália.

O demonstrador decolou equipado com uma torreta L-3 Wescam MX-15Di dotada de sistemas de imageamento eletro-óptico e infravermelho conjugados, montada sob o nariz da aeronave, e uma suíte eletrônica para tarefas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) e de busca e salvamento (SAR).

Nas duas imagem, canhão GAU-23 30 e seus respectivos consoles  de controle, um dos sistemas modulares de missão disponíveis para o modelo (Fotos: Alenia Aermacchi e ATK)

O demonstrador MC-27J possui provisões de integração do sistema de comunicações por enlace de dados criptografados (datalink) Link-16, permitindo que o avião opere preparado para emprego dos sistemas de missão paletizados da ATK. Estão inseridas também provisões para integração do sistema de comunicações por enlace de dados Selex ES.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1mQAIiA” standard=”http://www.youtube.com/v/Lsu4LeQOD5Q?fs=1″ vars=”ytid=Lsu4LeQOD5Q&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9897″ /]

A instalação dos sistemas modulares de missão e de armas desenvolvidos pela ATK para o MC-27J segue o conceito “roll-on/roll-off” (sem necessidade de equipamentos auxiliares de movimentação de carga externos).

Em maio próximo serão implementadas modificações numa das portas laterais da fuselagem para a instalação de um canhão GAU-23 30. No mês seguinte haverá uma nova série de voos de ensaios, incluindo realização de testes de fogo real com o armamento.

Fonte: Tecnologia & Defesa

10 Comments

shared on wplocker.com