Defesa & Geopolítica

Rússia promete “resposta adequada” em caso de ataque contra russos

Posted by

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, ao comentar a situação em torno da Ucrânia, disse que, no caso de um ataque contra a Rússia e seus cidadãos, o lado russo dará uma resposta adequada. Segundo ele, “se os interesses legítimos de Moscou e de seus cidadãos forem diretamente atacados como foi, por exemplo, na Ossétia do Sul, então não há outra forma senão responder, em plena conformidade com o direito internacional”. A declaração aconteceu durante uma entrevista ao canal Russia Today na quarta-feira, 23.

A diplomacia ucraniana, por sua vez, interpretou as palavras do chanceler russo como uma preparação da Rússia para a agressão contra a Ucrânia. De acordo com o governo de Kiev, a suposição de que possa haver um ataque contra os russos não parece razoável, tendo em vista os esforços que estariam sendo feitos acalmar o conflito e resolvê-lo pacificamente.

Ao responder as acusações do Ocidente sobre os militares russos que se encontram na fronteira com a Ucrânia, Lavrov disse que “as tropas estão em território da Rússia e participam de exercícios que se tornaram regulares desde que Sergei Shoigu tornou-se ministro da Defesa”.

Já quanto à posição dos Estados Unidos, o chanceler declarou que os norte-americanos estão tentando jogar a responsabilidade na Rússia não só na resolução da crise ucraniana, mas também outros conflitos internacionais. Segundo ele, trata-se de abordagem não realista e egoísta.

Fonte: Diário da Rússia

 

19 Comments

shared on wplocker.com