Alemanha e França reforçam apoio à Geórgia

Em meio à crise da Ucrânia, ministros do Exterior dos dois países da UE fazem visita a Tbilisi e reforçam aproximação da ex-república soviética com União Europeia e OTAN.

Alemanha e França reforçaram nesta quinta-feira (24/04) o apoio à Geórgia em relação ao desejo da ex-república soviética de se aproximar da União Europeia (UE) e da Otan.

“Tenho certeza de que, até o final de junho, será assinado um acordo de associação entre a UE e a Geórgia”, afirmou o ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, durante visita a Tbilisi, ao lado do colega francês Laurent Fabius.

Em referência à Rússia, o político alemão ressaltou que a aproximação entre a Geórgia e a UE “não é dirigida contra ninguém” e que a UE deseja “cooperação e não confronto”. Ele acrescentou que a Otan também está interessada na consolidação das relações com a Geórgia, mas evitou comentar uma possível adesão do país à Otan ou à UE.

Ao mesmo tempo, o ministro manifestou compreensão pela “especial preocupação” da Geórgia quanto à situação na Ucrânia. Ele, mais uma vez, apelou para que todas as partes contribuam para resolver o conflito. Fabius, por sua vez, assegurou que o presidente francês, François Hollande, irá visitar a Geórgia em breve, provavelmente já em maio.

A Geórgia esteve em guerra contra a Rússia em 2008 por causa das regiões separatistas de Abkhazia e da Ossétia do Sul. Pouco antes da visita de Steinmeier e Fabius a Tbilisi, o ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, citou aquela intervenção como um modelo para situações similares.

Ele afirmou que, quando interesses de russos forem diretamente atacados, como na Ossétia do Sul, ele “não vê outra opção a não ser reagir de acordo com o direito internacional”.

O ministro do Exterior alemão e seu colega francês estiveram na Moldávia no dia anterior. Nesta quinta-feira, ambos deixam a Geórgia rumo à Tunísia, última estação da viagem conjunta, onde participam da inauguração de uma representação diplomática alemã.

MD/afp/dpa

Fonte: DW.DE

 

4 Comentários

  1. No momento em que se deve acalmar os ânimos, principalmente Russos, com a crise da Ucrânia vem estas antas falar em adesão de Geórgia à UE e OTAN…
    Parece provocação e depois não sabem porque dá M… as coisas naquela região!

Comentários não permitidos.