Defesa & Geopolítica

Governo de Kiev age sob as ordens dos Estados Unidos – Serguey Lavrov

Posted by

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia fala no momento em que as forças do governo interino ucraniano voltam a operar no Leste do país.

Os Estados Unidos exercem grande influência sobre os políticos ucranianos – afirmou nesta quarta-feira, 23, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, falando a jornalistas em Moscou. O chefe da diplomacia russa disse que os governantes de Kiev anunciaram o relançamento da fase ativa da operação especial no Leste do país justamente após a visita à Ucrânia do vice-presidente americano, Joe Biden.

Segundo Lavrov, Kiev não cumpre os acordos firmados na semana passada em Genebra. Além disso, o chanceler observou que, em conformidade com esses acordos, a parte ucraniana apresentou um projeto de lei de anistia, que, aparentemente, não vai ser aplicável aos presos políticos. Lavrov ressaltou também que o grupo radical ucraniano Setor de Direita ainda se mantém muito ativo no Leste do país.

Quanto à planejada visita do primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseni Yatsenyuk, ao Papa Francisco, no sábado, 26, Lavrov comentou que, na atual situação ucraniana, seria mais relevante que Yatsenyuk, em vez de ir ao Vaticano, fosse ao Sudeste de seu país e conversasse com os manifestantes nas ações de protesto.

“Na semana passada, quando o premier ucraniano visitou o Leste do país, tomado pelos protestos, ele se reuniu apenas com pessoas que ele mesmo nomeou, e não organizou uma reunião sequer com os manifestantes”, disse Lavrov.

Fonte: Diário da Rússia

15 Comments

shared on wplocker.com