Defesa & Geopolítica

Dilma Rousseff sanciona Marco Civil na abertura do NETMundial

Posted by

A presidente Dilma Rousseff sancionou o Marco Civil da Internet durante a NETMundial, encontro realizado em São Paulo que reúne representantes de mais de 90 países, entre eles 27 ministros.

A assinatura ocorre após aprovação em tempo recorde no plenário do Senado, na terça (22), depois de um mês de discussão na Câmara, o projeto demorou pouco mais de três anos para ser aprovado.

Ao lado do criador da web Tim Berners-Lee, e de outros representantes que irão discutir a governança da internet durante o evento, Dilma criticou a espionagem eletrônica dos Estados Unidos, revelada no ano passado.

“Esses fatos são inaceitáveis e continuam sendo inaceitáveis, atentam contra a própria natureza da internet”, disse. “Os direitos que as pessoas têm off-line também devem ser protegidos on-line.”

Os outros palestrantes também elogiaram o Marco Civil, incluindo Berners-Lee.”O Brasil defende que a governança da internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente por natureza.”

O evento, que acontece hoje e amanhã, tem representantes da sociedade civil, academia, governos e do setor privado para pensar, entre outras coisas, como estabelecer um controle mais global – leia-se menos concentrado nos EUA – da rede mundial.

Folha Online

 

Fonte: Voz da Rússia

36 Comments

shared on wplocker.com