Dilma Rousseff sanciona Marco Civil na abertura do NETMundial

A presidente Dilma Rousseff sancionou o Marco Civil da Internet durante a NETMundial, encontro realizado em São Paulo que reúne representantes de mais de 90 países, entre eles 27 ministros.

A assinatura ocorre após aprovação em tempo recorde no plenário do Senado, na terça (22), depois de um mês de discussão na Câmara, o projeto demorou pouco mais de três anos para ser aprovado.

Ao lado do criador da web Tim Berners-Lee, e de outros representantes que irão discutir a governança da internet durante o evento, Dilma criticou a espionagem eletrônica dos Estados Unidos, revelada no ano passado.

“Esses fatos são inaceitáveis e continuam sendo inaceitáveis, atentam contra a própria natureza da internet”, disse. “Os direitos que as pessoas têm off-line também devem ser protegidos on-line.”

Os outros palestrantes também elogiaram o Marco Civil, incluindo Berners-Lee.”O Brasil defende que a governança da internet seja multissetorial, multilateral, democrática e transparente por natureza.”

O evento, que acontece hoje e amanhã, tem representantes da sociedade civil, academia, governos e do setor privado para pensar, entre outras coisas, como estabelecer um controle mais global – leia-se menos concentrado nos EUA – da rede mundial.

Folha Online

 

Fonte: Voz da Rússia

36 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    Muitos que entende sobre o assunto só faz elogios ao Marco Civil e muita das críticas são daqueles que notoriamente externizam na Web,as suas doutrinas de ódio e preconceitos,basta vê de onde vêm as críticas contra o Marco Civil,o passado e as suas simpatias as doutrinas neofascistas por si só os denunciam.
    .
    Quem não se lembra daquela arruaça que fora promovida pelos desocupados no mês passado; onde eles enalteciam a ditadura militar e criticavam entre outras coisas, esse projeto MC e a democracia.
    .
    Sabemos que todo extremista que se preze,detesta qualquer coisa que os coloque na linha,no caminho da civilização e da evolução !

    • [Este comentário foi removido, pois foi considerado ofensivo, visto que fere os princípios democráticos – Governo Federal. Um país rico é um país sem pobreza]

    • por LUCENA
      .
      .
      A silenciosa sovietização dos Estados Unidos
      .
      Há sessenta anos, censura a “Doutor Jivago” resultou em desastre midiático. Hoje, russos são mais livres, na vida privada, que norte-americanos

      (*) Por : Paul Craig Roberts | Tradução Cauê Seignemartin Ameni
      .
      .
      A propaganda americana no período da Guerra Fria teve pouco, ou nada, a ver com o colapso da União Soviética. No entanto, ao dramatizar as mentiras soviéticas o mundo ficou cego com as de Washington.
      .
      Quando as autoridades soviéticas recusaram-se a publicar Doutor Jivago, obra do destacado escritor soviético Boris Pastemak, a CIA transformou o gesto num golpe midiatico. Um jornalista italiano e membro do Partido Comunista soube do manuscrito censurado e se ofereceu para levá-lo a um editor de Milão, próximo dos comunistas: Giangiacomo Feltrinelli, que publicou o livro em italiano em 1957, apesar das objeções soviéticas. Feltrinelli acreditava que o Doutor Jivago era uma obra-prima e que o governo da União Soviética era tolo, ao não levar capitalizar em seu favor a obra de um grande escritor. Em vez disso, o Kremlin, dogmático e inflexível, caiu na arapuca da CIA.
      .
      Os soviéticos fizeram tanta sujeira com livro, que a controvérsia elevou o perfil da obra. De acordo com documentos recentemente revelados pela CIA, o órgão de espionagem norte-americano vislumbrou uma oportunidade para os cidadãos soviéticos se perguntarem por que o romance de um proeminente escritor russo só estava disponível no exterior.
      .
      A CIA organizou uma edição na língua russa, publicada e distribuída aos cidadãos soviéticos na Feira Mundial de Bruxelas, em 1958. O golpe midiatico foi consumado quando Pastemak recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em outubro de 1958.
      .
      O uso do romance de Pastenark para minar a confiança dos cidadãos soviéticos em seu governo continuou até 1961. Naquele ano eu era um membro do programa de intercâmbio de estudantes EUA / URSS. Fomos encorajados a levar conosco cópias de Doutor Jivago.
      .
      topo-posts-margem
      Disseram-nos que era improvável algum inspetor aduaneiro soviético saber inglês, e ser capaz de reconhecer o título dos livros. Se perguntassem algo, fomos instruídos a responder que se tratava de “leitura de viagem”. Se as cópias forem reconhecidas e confiscadas, não devíamos nos preocupar. Elas eram muito valiosas para serem destruídas. Os funcionários iriam lê-las primeiro, e vendê-las em seguida no mercado negro — uma forma eficiente para espalhar a distribuição.
      .
      Leia a reportagem do Washington Post a respeito das ações da CIA aqui; e os documentos secretos da agência, aqui.
      .
      O que me impressiona sobre os memorandos da CIA é como o governo dos Estados Unidos de hoje se assemelha com o governo soviético de 1958. A chefe da Divisão Soviética da CIA descreve, numa análise de julho de 1958, por que Doutor Jivago era uma ameaça para o governo soviético. A ameaça residia na “mensagem humanista de Pasternak”, segundo a qual “cada pessoa tem o direito a uma vida privada e merece respeito como ser humano”.
      .
      Diga isso para a Agência de Segurança Nacional (NSA), para os detidos em Guantánamo, para os torturados nas prisões pela CIA. Nos Estados Unidos, a privacidade individual não existe mais. A NSA coleta e armazena cada e-mail, cada compra com cartão de crédito, cada conversa telefônica, todas as pesquisas de internet, cada uso das mídias sociais de todos os cidadãos. Pasternak tinha muito mais privacidade do que qualquer norte-americano hoje. Os viajantes soviéticos jamais foram submetidos a tateamento genital ou a porno-scanners. As penalidades impostas aos cidadãos soviéticos, por dizerem verdades inconvenientes ao governo, não eram mais graves do que as sanções impostas a Bradley Manning, Julian Assange e Edward Snowden.
      .
      E hoje, os cidadãos russos são mais livres em sua vida privada do que os norte-americanos. A imprensa russa é mais vívida e crítica ao governo do que a imprensa norte-americana…
      .
      Escrevi em umas das minhas colunas que, quando o comunismo alemão se dissolveu, a Stasi [temida polícia secreta da Alemanha Oriental] mudou-se para Washington…
      .
      .
      ******************************************
      .
      (**) fonte [ outraspalavras.net/destaques/a-silenciosa-sovietizacao-dos-estados-unidos/ ]

    • por LUCENA
      .
      .
      Ativistas estrangeiros consideram Marco Civil da internet exemplo mundial
      .
      (*) fonte : [ noticias.uol.com.br/bbc/ ]
      .
      .
      A aprovação pelo Brasil do Marco Civil da internet é um dos temas mais comentados nas rodas de conversa de participantes da NET Mundial, a conferência que discute em São Paulo um modelo de gerência internacional da rede.

      Para muitos, o Brasil deu exemplo ao mundo ao criar uma legislação que regula a internet. A lei foi aprovada na noite de terça-feira (22) pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira (23). Levando-se todo o trâmite no Congresso foram sete anos de debate.
      .
      .
      ********************
      .
      OBS: com um governo que tem como slogan “Um país rico é um país sem pobreza”,deveria resolver antes de mais nada a pobres da ignorância de espiritoto.

      • corrigindo.
        .
        com um governo que tem como slogan “Um país rico é um país sem pobreza”,deveria resolver antes de mais nada a pobres da ignorância de espirito que alguns tem.
        .
        Há aqueles que são motivado pela utopia hitlerista,onde no devaneio se via uma raça superior à demais e por isso,se sentiram no direito de fazer guetos e segregar aqueles que segundo a filosofia nazista,deveria perecer para que a raça branca ariana imperasse.
        .
        Muitos hoje em dia,não se sente a vontade em ver o seu filho dividir o mesmo espaço público com o filho da empregada,se acham muito superior a um mestiço.
        .
        Este governo tem seus defeitos mas tem seus méritos,e toda política onde se busca resolver a desigualdade social é motivo apoio e não de ironia.
        .
        Mas tem certas coisas por mais tola e deplorável,se explica só pelo fato da origem.
        .
        A fonte por si só explica tudo. 😉

    • Ótimo NADA… LEIA A LEI… ela é uma MORDAÇA para a LIBERDADE DE EXPRESSÃO… art. 16… só aplaudem os que tem interesses escusos em que esse governo CORRUPTO e DITATORIAL continue no poder… e claro, quem tem propensão ao esquerdismo barato e atrasado…

      • Boataria e desinformação, aposto que você não leu o que está mandando os outros lerem…

        O art.16, na versão final do Marco Civil da Internet ( PL 2126/11), aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados, ficou assim:

        “Art. 16. Na provisão de aplicações de Internet, onerosa ou gratuita, é vedada a guarda:
        I – dos registros de acesso a outras aplicações de Internet sem que o titular dos dados tenha consentido previamente, respeitado o disposto no art. 7º; ou
        II – de dados pessoais que sejam excessivos em relação à finalidade para a qual foi dado consentimento pelo seu titular.”

  2. ótima lei que tira a internet das mãos da cobiça das teles ,pois se não fosse feito isso nasceria a internet pacote fechado
    uma vitória do brasil e do brasileiros.
    cpi da sabesp já !!!

  3. Maneiro né mesmo e tem Brasileiro que prefere ser bisbilhotado pela espionagem Yankke do que pela segurança Nacional.
    Quem não deve não teme,ja quem deve …

  4. Aplaudem essa lei quem está de braços com a ditadura vermelhusca PETRALHA… se um dia outra sigla menos esquerdopata chegar ao poder podem ter certeza que os primeiros que gritarão ESTÃO POLICIANDO A SOCIEDADE BRASILEIRA serão os petistas e demais siglas comunistas… quem viver verá…

  5. E pensar que o Aécio queria ficar “cozinhando” o Marco Civil por mais três anos só ali nos gabinetes dos senadores, onde os barões das teles gostam de conversar a portas fechadas.

    • Quem pensa que esta esquerda que ai está veio nos livrar da tirania dos oligopólios está redondamente enganado… eles vieram é se juntar aos mesmos em grande estilo, fundando um novo modo fascista de dominar o cenário político e empresarial do país criando castas de abastados e reprimindo as demais classes… se vcs tivessem mais informação não pensariam assim… ou então estão de bom grado de mãos dadas com eles nesse plano nefasto contra o povo brasileiro… http://www.alertatotal.net/2014/04/pf-ameaca-investigar-patrimonio-de-us.html

  6. ——————————————-
    No comentário acima citei o art.16.
    E o art.7, ao qual o art.16 remete, está aqui para quem quiser se aprofundar no tema:
    ——————————————-

    CAPÍTULO II
    DOS DIREITOS E GARANTIAS DOS USUÁRIOS

    Art. 7º O acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:
    I – à inviolabilidade da intimidade e da vida privada, assegurado o direito à sua proteção e à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
    II – à inviolabilidade e ao sigilo do fluxo de suas comunicações pela Internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei;
    III – à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial;
    IV– à não suspensão da conexão à Internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;
    V – à manutenção da qualidade contratada da conexão à Internet;
    VI – a informações claras e completas constantes dos contratos de prestação de serviços, com detalhamento sobre o regime de proteção aos registros de conexão e aos registros de acesso a aplicações de Internet, bem como sobre práticas de gerenciamento da rede que possam afetar sua qualidade; e
    VII – ao não fornecimento a terceiros de seus dados pessoais, inclusive registros de conexão, e de acesso a aplicações de Internet, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado ou nas hipóteses previstas em lei;
    VIII – a informações claras e completas sobre a coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção de seus dados pessoais, que somente poderão ser utilizados para finalidades que:
    a) justificaram sua coleta;
    b) não sejam vedadas pela legislação; e
    c) estejam especificadas nos contratos de prestação de serviços ou em termos de uso de aplicações de Internet.
    IX – ao consentimento expresso sobre a coleta, uso, armazenamento e tratamento de dados pessoais, que deverá ocorrer de forma destacada das demais cláusulas contratuais;
    X – à exclusão definitiva dos dados pessoais que tiver fornecido a determinada aplicação de Internet, a seu requerimento, ao término da relação entre as partes, ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas nesta Lei;
    XI – à publicidade e clareza de eventuais políticas de uso dos provedores de conexão à Internet e de aplicações de Internet;
    XII – à acessibilidade, consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do usuário, nos termos da Lei; e
    XIII – à aplicação das normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na Internet.
    Art. 8º A garantia do direito à privacidade e à liberdade de expressão nas comunicações é condição para o pleno exercício do direito de acesso à Internet.
    Parágrafo único. São nulas de pleno direito as cláusulas contratuais que violem o disposto no caput, tais como aquelas que:
    I – impliquem ofensa à inviolabilidade e ao sigilo das comunicações privadas pela Internet; ou
    II – em contrato de adesão, não ofereçam como alternativa ao contratante a adoção do foro brasileiro para solução de controvérsias decorrentes de serviços prestados no Brasil.

  7. O ponto mais polémico desta nova lei é a guarda de informações, que terão que ser guardadas pelos provedores por 1 ano ou 6 meses, conforme o caso.

    ———————

    “Os provedores de internet e de serviços só serão obrigados a fornecer informações dos usuários se receberem ordem judicial. No caso dos registros de conexão, os dados precisam ser mantidos pelo menos por um ano, já os registros de acesso a aplicações têm um prazo menor: seis meses.

    Qualquer empresa que opere no Brasil, mesmo sendo estrangeira, precisa respeitar a legislação do país e entregar informações requeridas pela Justiça. Caso contrário, enfrentará sanções entre advertência, multa de até 10% de seu faturamento, suspensão das atividades ou proibição de atuação.

    Foi derrubada a obrigatoriedade de empresas operarem com data centers no Brasil ainda na Câmara.”

  8. Um ponto que é do interesse dos administradores do Plano Brasil e que acho que favorece os blogs e congêneres:

    ———————

    “A exclusão de conteúdo só pode ser solicitado por ordem judicial – assim, não fica a cargo dos provedores a decisão de manter ou retirar do ar informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.

    “Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para […] tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente.”

    A empresa que fornece conexão nunca poderá ser responsabilizada pelo conteúdo postado por seus clientes. Já quem oferece serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. corre o risco de ser culpado, caso não tire o material do ar depois de avisado judicialmente. Por exemplo: se a Justiça mandar o Google tirar um vídeo racista do YouTube e isso não for feito, o Google se torna responsável por aquele material.

    Haverá um prazo para que o conteúdo considerado ofensivo saia de circulação, mas o juiz que cuidar do caso pode antecipar isso se houver “prova inequívoca”, levando em conta a repercussão e os danos que o material estiver causando à pessoa prejudicada.”

  9. Algumas coisas são tão sem sentido, e o texto tão torto! Eu ainda preciso entender melhor tudo isso, mas de cara já não gostei da frase de entrada, em matéria de leis, cada vírgula conta… os fundadores dos EUA sabiam disso, tanto que hoje é dificílimo derrubar a primeira ou segunda emenda. Vamos lá:

    “Art. 7º O acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:”

    Não, não é essencial. Essencial é uma coisa sem a qual não podemos viver! Pode ser desejável, pode até ser um direito não alienável (em lugar de privilégio)… mas não é essencial.

    Quer dizer que quem não tem acesso à internet não tem condições de exercer a cidadania!??

    Tem um historinha muito, mas muito boa sobre isso!

    http://bit.ly/1lKt1gG

    Espero que gostem… abraço galera!

    • MARAVILHOSO link, Mauro… por isso que eu não acredito no socialismo… quem não quer se mexer vai ser sempre analfabeto, pobre e necessitado… quem se esforça sempre, SEMPRE VENCE… uma pérola… vou guardar… o EMPREENDEDORISMO é a salvação de qualquer sociedade e não a falácia bolsista socialista para manter o coitado na eterna ignorância e miséria…

  10. Se não conhecem o “Canal do Otário” no Youtube, sugiro que o façam… tem críticas excelentes, e aprende-se muito com um ponto de vista de um cara como esse:

    Assistam o vídeo nessa página: http://bit.ly/1lKueET

    Abraço!

    PS: Ainda estou estudando o assunto!

    • rsrsrsrsrss… eu ia postar o mesmo link… vc foi mais rápido no gatilho… parabéns pela postagem…

  11. Ativistas estrangeiros consideram Marco Civil da internet exemplo mundial

    Postado em 24 de abril de 2014 às 5:18 pm

    A aprovação pelo Brasil do Marco Civil da internet é um dos temas mais comentados nas rodas de conversa de participantes da NetMundial, a conferência que discute em São Paulo um modelo de gerência internacional da rede.

    Para muitos, o Brasil deu exemplo ao mundo ao criar uma legislação que regula a internet. A lei foi aprovada na noite de terça-feira pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma Rousseff na quarta-feira. Levando-se todo o trâmite no Congresso foram sete anos de debate.

    “Antes eu pensava: ainda quero dizer para meus filhos que eu vivi nos tempos em que Mandela estava vivo. Hoje eu tambem quero dizer para eles que eu vi a presidente Dilma Rousseff sancionar o Marco Civil. É um momento historico”, disse a ativista Nnenna Nwakanma, fundadora da organização Free Software and Open Source Foundation for Africa (Fundação Sotfware Livre e Fontes Abertas para África).

    “Eu digo que eu venho da internet. Essa é a minha luta, por uma inclusão digital, sobretudo na África. E esse desenvolvimento da internet precisa vir com princípios, com respeito a valores democráticos, aos direitos humanos, de privadade, da liberdade de expressão. E tudo isso está no Marco Civil”, disse.

    Antes de chegar ao Congresso Nacional em Brasilia, o texto do Marco Civil da internet foi construído de maneira colaborativa na própria rede mundial de computadores. Um dos idealizadores e principais promotores da legislação, o professor Ronado Lemos, hoje na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, contou à BBC Brasil que 70% do que se propôs foi mantido na versão final.

    “Temos alguns detalhes a resolver ainda, mas acho que o Judiciário vai reverter algumas mudanças e o texto vai ficar ainda melhor. Estou muito feliz com a aprovação do texto”, disse.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ativistas-estrangeiros-consideram-marco-civil-da-internet-exemplo-mundial/

    • Desculpe… mas depois da crise da “Inteligência” desencadeada pelo Snowden, e da descoberta de que a nossa Presidenta tinha engavetado o projeto de segurança eletrônica… muita coisa tem que ser revista…

      O Marco Civil me parece um nome pomposo para algo ridículo… logo de cara merecia um nome mais discreto!

      Sem dúvida temos muitos marcos civis: a abolição da escravatura, sancionado pelo CONGRESSO (não pela Princesa), o voto da mulher, a CLT (velhinha e gagá… melhor que nada!), etc.

      “Ativistas estrangeiros consideram Marco Civil da internet exemplo mundial”

      Também li coisas maravilhosas sobre a “Urna Eletrônica”… interessante quão poucos países a adotaram né!? E diziam que era o sistema mais moderno e seguro que existe… EM INGLÊS MESMO… palavras de ingleses e americanos.

      Hoje vemos que tem muito defunto votando… VAI SER EFICAZ ASSIM NO INFERNO. Se é assim quero BRIZOLA, presidente, JÁ!

      Também li recentemente maravilhas sobre o nosso sistema de vigilância e ataque, não com Carcarás, Falcões, Hápias… com TUCANOS!

      Tudo isso me lembra muito a mão dos fazendeiros sobre a cabeça de PORCOS E BOIS… eles parecem se sentir confortáveis e seguros… e nem se dão conta quando, rapidamente, um por um, ou em massa, todo mundo se empurrando… o AÇOUGUEIRO faz o seu trabalho!

      Em tempo:

      http://abr.ai/1gY4tcx

      http://bit.ly/1gY5q4x

      Em tempo 2: Graças à um prefeito maluco (mas com muito jogo de cintura e cara de pau!) do Rio de Janeiro… aprendi o que é um “factóide”: basicamente algo que gera muita discussão, afastando a atenção de outro assunto importante que está chamando muita atenção.

      Factóide… palavra interessante essa!

      Abraço galera!

  12. EUA e aliados são colonialistas na internet,
    diz Julian AssangePara jornalista fundador do Wikileaks, conquistar o espaço virtual significa conquistar também a sociedade

    Estados Unidos, Reino Unido e seus aliados têm agido como colonialistas na internet, afirmou Julian Assange nesta quinta-feira (24/04). O fundador do Wikileaks participou, por meio de videoconferência, do evento Arena NET Mundial, que teve debates sobre o espaço virtual.

    Vestido com uma camisa da seleção brasileira de futebol, Assange disse que tem ocorrido uma “apropriação de terras” na internet, sendo a aliança de serviços de inteligência “Cinco Olhos” (formada por EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia) a liderança desse processo.

    Julian Assange, fundador do Wikileaks, destacou aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil. Além disso, para ele, conquistar a internet significa conquistar a própria sociedade. “Não existe mais diferença entre internet e sociedade. As que ainda existem estão desaparecendo”, declarou Assange.

    “Estamos lidando com organizações que não são democráticas, nem inteligentes”, disse o fundador do Wikileaks. Assange destacou a importância do Brasil como um centro de criação de espaços alternativos na internet, que são uma ameaça reconhecida pelos EUA. “Se produzirmos nossas próprias associações, iremos muito mais adiante”, afirmou.

    Falando do Brasil, Assange elogiou a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado ontem (23) pela presidente Dilma Rousseff, durante a abertura do NET Mundial, mas também fez um alerta: “Quando algo é aprovado, não significa que seja aplicado. É preciso pressão popular”.

    O jornalista e ciberativista australiano Julian Assange está alojado na embaixada do Equador em Londres desde o dia 19 de junho de 2012, quando conseguiu asilo político. Se deixar o edifício, ele pode ser preso e extraditado para os Estados Unidos.

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34978/eua+e+aliados+sao+colonialistas+na+internet+diz+julian+assange.shtml

  13. Na Rússia, foi aprovada legislação anti-terrorista”, que exige que empresas que prestem serviços online para usuários russos tenham bases de dados na Rússia.

    Já no Brasil, pelo recentemente aprovado Marco Civil da Internet, nossos dados pessoais e privados continuarão em território estrangeiro…
    ———————————-

    | 24.04.2014

    Nova lei “anti-terrorismo” da Rússia pode trazer problemas para o Facebook, Skype e Gmail

    autor: joaogan

    O parlamento russo acaba de aprovar um documento como parte da nova lei “anti-terrorismo” do país que pode trazer sérios problemas para grandes serviços de internet estrangeiros, como o Facebook, por exemplo. O texto da nova lei exige que empresas que prestem serviços online para usuários russos tenham bases de dados na Rússia.

    A medida, basicamente, serve para permitir que o governo acesse os dados pessoais dos cidadãos russos na hora em que quiser. Atualmente, com as bases de dados fora, a Rússia precisa pedir permissão ao país onde eles estiverem armazenados para acessá-los. Uma emenda semelhante chegou a ser cogitada para o Marco Civil da Internet no Brasil, mas foi logo descartada.

    Se empresas como o Facebook, a Google com o Gmail e a Microsoft com o Skype se recusarem a criar uma base de dados em solo russo, elas podem ter seu acesso completamente bloqueado. O novo texto se enquadra na lei “anti-terror” porque procura combater “material extremista”, que para as autoridades possa promover violência, crueldade e/ou pornografia.

    Para o documento ser completamente aprovado só falta a sanção do presidente Vladimir Putin.

    Via CNET.| http://www.cnet.com/news/facebook-gmail-skype-face-russia-ban-under-anti-terror-plan/

  14. Se alguém acha que pode controlar a internet e os internautas tá REDONDAMENTE equivocado… se apertarem ai sim é que descobrirão a força da juventude brasileira que não aceita e não deve aceitar pressões e chantagens do estado para impedir sua liberdade de expressão… eles tentarão outra abordagem, idiotizando a juventude, mas esse caminho da censura dará com os burros n’água… alguém ai quer apostar ???…

  15. Podem e controlam… basta ver exemplos de censura citados nos últimos anos, na Rússia e China principalmente! e até na Síria onde foi necessário usar telefones por satélite para enviar imagens dos fatos!

    Quase tudo, no que diz respeito ao homem, pode e de fato é controlado… a nicotina não é proibida, mas tem 4 vezes mais poder de viciar que a maconha… a coca-cola é o único refrigerante do mundo (a marca na verdade) a usar um ácido nocivo à saúde na receita… cheque a sua pasta de dente, aquelas letrinhas que ninguém conseguem ler… vai encontrar um aviso para não engolir (toda criança faz isso, certo!) por causa das substâncias tóxicas do produto!

    Acredito que a única coisa que realmente não pode ser controlada, são as idéias, e só!

    Até mesmo o emocional de uma nação, e que rumos ela vai tomar também são alvo de controle, lento, discreto, nem parece que está acontecendo… mas está lá.

    Qualquer mãe que quer que o filho faça algo, e o manda NÃO fazer, sabe desses e de muitos outros truques interessantes!

    • Mas ai, Mauro, será DITADURA DECLARADA… e não saímos de uma chamada ditadura militar para parar nas mãos de DITADORES ESQUERDISTAS não será tão fácil assim… eles irão tentar mas tá difícil…

  16. Veja bem… NÃO SOU CONTRA A DITATURA em si, mas contra o Ditador! Hitler era doido varrido… quem o colocou no poder achava que seria fácil controlar ele ( me parece que é a mesma situação com Lula)… e depois viu que tinha criado um monstro, e não conseguiu pará-lo. Acabou que o pensamento do Monstro, virou o pensamento da nação inteira, por medo, estupidez (preconceito), poder (a mente de um soldado ou policial muda quando armado… muda mesmo… é só observar a sua volta) ou pela necessidade humana de fazer parte de algo grande, de dar significado à sua vida.

    Não é uma “Ditadura Declarada” é uma “Ditadura Branda” como se diz no Brasil, ou Discreta… onde apesar de uma insatisfação generalizada, se engole a pílula da vergonha, do medo e da acomodação, e segue-se em frente.

    Eu discuto isso com uma amiga minha, professora de geografia, o tempo todo. Democraticamente nunca mudaremos este país… se você se candidatar à qualquer cargo hoje, vai ter que entrar para um PARTIDO… a partir daí faz o que é melhor para o partido, não para a cidade, o estado ou o país… mesmo que ambas as coisas coincidam de vem em quando!

    Ao chegar na Presidência você vai estar tão sujo quanto qualquer outro… não há como fugir disso!

    Um projeto de lei, como o de cargos e salários para professores, pode levar mais de 20 anos para ser levado adiante… como levou aliás!… e é só UM projeto!

    Mas lembro de casos como Charles DeGaule, na frança, que até em jogo de tabuleiro dizia “A França é minha” e dane-se o sorteio dos dados… e a França é o que é hoje. Ou Churchil que, com punho de ferro e palavras, colocou o Reino Unido na direção certa… e se buscar vai ser muitos outros exemplos.

    O mesmo posso dizer das Monarquias… eram uma BOSTA devido aos governantes, não ao sistema… veja as Monarquias hoje, como se integram aos sistemas Parlamentaristas… verifique quais são os países com melhor qualidade de vida… não os mais ricos ou com maior PIB (isso é besteira… não sobrevive comigo à uma discussão de 15 minutos, regada à cerveja!) 🙂 Tô falando de qualidade de vida: nível de nutrição da população, acesso à escola (real… não esses números maquiados aqui!), segurança, qualidade da infraestrutura (parques, jardins, estradas, etc).

    Assista o filme Herói, com Jet Lee… vai entender bem melhor o meu ponto de vista! Repare que as pessoas que querem matar o Imperador também são bem intencionadas, e tem bons argumentos geopolíticos… mas a visão do Imperador é mais ampla… bem como o PREÇO que ele assume pagar para unificar a nação!

    Gostei muito de um outro post aqui que diz que, em comparação com Cuba, por exemplo… nós mal arranhamos o conceito… embora tenhamos esta mágoa enorme com esse período nacional.

    Fato é que, nenhum militar brasileiro no governo roubou tanto quanto os civis que lá estão ou estiveram… e tirando o Lula (tenhos argumentos bons e ruins sobre ele) não fizeram grande coisa… ao contrário… esfregam na nossa cara, nossa vergonha, impotência, e acomodação…

    http://bit.ly/1mPLJTZ

    O melhor modelo de educação hoje é o da Finlândia… se quiséssemos adotar democraticamente o mesmo… jamais conseguiríamos… a passagem de governos e partidos não permitiria…

    http://bit.ly/1mjIkt6

    http://bit.ly/1mPM20T

    Honestamente… se eu fosse eleito iria fazer isso mesmo, POR ORDEM! Um médico bem formado faz cirurgia até na cozinha… um físico bem formado é um MacGiver… E uma educação de qualidade muda a forma de pensar, a cultura, de um povo.

    O direito à propriedade é a base da integridade geográfica da nação (que o dica a Ucrânica)… ia soltar os câes de guerra, e desocupar todas as fazendas e prédios invadidos… com punição “à altura” ele escolheriam o sacrifício de “alcançar a autosuficiência” que ter comida e roupa de graça na cadeira.

    O “auxílio reclusão” de mais de R$900 é ridículo, e é por filho. Ou seja além de pagarmos alguns salários (muitos na verdade) para manter o sujeito na cadeia, ainda damos pra família mais que o salário mínimo pago à um trabalhador honesto que cumpre suas obrigações. Na prática, preso com 4 filhos consome “estadia” (eu tinha um texto que citava no mínimo 6 salários por cabeça) + R$3600 de pensão… trabalhador honesto com 4 filhos, salário mínimo, imposto retido na fonte, etc, etc.

    Democracia nem sempre é boa… Em roma houve uma votação, o cara disse: contra esse não tenho nada, mas o outro é um ladrão (e assassino, se não me engano)… advinha quem foi pra cruz!??? É claro, tem todo um contexto, mas mostra o quanto o povo é suscetível aos “insights” ou sugestões de quem se encontra em posição de fazer isso, de maneira clara ou discreta!

    Imagino Churchil falando ao povo: “Será que eles acham que vamos desistir e nos render!???” mil vezes mais poderoso que o nosso insípido Hino Nacional… ainda que eu me emocione ao cantá-lo… mas acredito que foi apenas a minha educação (ou programação) no ensino fundamental!.

    Todo império cai, não há como não ser dessa forma! Mas foram nas mãos de ditadores que amavam suas nações que eles alcançaram o auge das suas possibilidades: Alexandre, Gengis Khan (imagina… invasão de propriedade na época desses… ripava todo mundo!) 🙂

    Vendo por exemplo, o valor dos vasos de guerra, é fácil perceber que com o valor de 3 Zeven de Provinciente, comprarímos cerca de Iver Hitfeldt… e saber que, politicamente, compraríamos as Zeven é revoltante!

    O mesmo com os submarinos agora! Seria muito melhor investir numa frota de submarinos mais modernos, na linha do que já temos (e cuja tecnologia foi transferida, segundo as informações da época) do que investir em submarino Nuclear… não conseguimos manter usina nem em terra, vamos manter uma móvel e submarina… PRA QUÊ! Nós não temos condições de jogar esse jogo… e se jogarmos vamos perder… o caminho pra adquirir esse “equilíbrio” não é esse!

    Nenhum sistema é em si bom ou ruim… quem o toca é! Mas no caso do Brasil, só uma ditadura conseguiria, EM TEMPO HÁBIL, criar uma MUDANÇA CULTURAL necessária para criar a MUDANÇA SOCIAL!

    Novamente, veja o filme Herói, com Jet Lee. Eu sempre bati de frente devido à minha opinião… e fiquei aliviado ao ver que, historicamente, há precedentes! Não só ruins, bons também!

    • Corrigindo… Vendo por exemplo, o valor dos vasos de guerra, é fácil perceber que com o valor de 3 Zeven de Provincien, comprarímos cerca de 8 Iver Hitfeldt… e saber que, politicamente, compraríamos as Zeven é revoltante!

    • Gosto de suas considerações… percebo que são sinceras… isso me deixa mais livre para entender e compactuar com muitas de seus pontos de vista… precisamos de bons brasileiros como vc, sinceros na sua vontade de construir uma nação, com acertos e erros, e não gente que tem como projeto para esse país o que de pior se pode encontrar no mundo e nas pessoas… no fundo acho que são uns enganados, mas sua obstinação os torna perigosos… são como cachorros loucos… só o sacrifício resolve…

  17. Pra completar o “Off Topic”, outro texto com muita propriedade:

    http://bit.ly/1fm4f3A

    General rebate Miriam Leitão!

    Como eu gosto de encrenca (discussão)… também tenho bons argumentos pra defender o Collor… o Presidente… esse hoje pra mim, é apenas um zero à esquerda (até onde eu sei!)

    Abraço galera! Quem tiver na Vila da Penha, aparece pra pagar uma cerveja, falar dá sede (sei, to escrevendo… mas tenho que justificar a LG!)

Comentários não permitidos.