Defesa & Geopolítica

F-35B Joint Strike Fighter fará suas primeiras exibições internacionais

Posted by

 Ivan Plavetz

A participação do F-35B de decolagem curta e pouso vertical, Short Take Off and Vertical Landing (STOVL) no RIAT e no Farnborough Airshow do corrente ano, marcará a primeira exibição internacional do F-35 – (Foto: Lockheed Martin)

Após treze anos de desenvolvimento, o avião de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35 fará suas primeiras exibições internacionais durante o Royal International Air Tatto (RIAT) e Farnborough Air Show (ambos em julho próximo), informou no dia 16 de abril o Ministério da Defesa do Reino Unido.

A Lockheed Martin confirmou que um F-35B STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing-Decolagem curta e aterrissagem na vertical) irá participar dos dois eventos no Reino Unido, país que planeja adquirir 138 unidades para sua Força Aérea e Marinha.

A estreia tem um importante significado para os parceiros britânicos do programa F-35, responsáveis por 15% da aeronave, incluindo a parte traseira da fuselagem fabricada pela BAE Systems.

O Reino Unido investiu cerca de US$ 2 bilhões no desenvolvimento do F-35 e na fase de demonstração do conceito, participação só superada pelos Estados Unidos entre os oito parceiros do projeto.

O deslocamento do F-35B para tomar parte dos eventos representara também um desafio logístico para as equipes de apoio da aeronave.

Após sete anos voando e tendo completado 15.200 horas no ar, o F-35 ainda não realizou nenhum voo através do Oceano Atlântico, sendo que no dia 25 de fevereiro os protótipos de ensaios AF-6 e BF-18, F-35A e B, respectivamente, cumpriram uma missão de 5,7 horas de voo seguidas.

 A estreia do F-35 nas exibições internacionais em território britânico tem um importante significado. De fato, o programa possui uma profunda ligação com parceiros do Reino Unido, os quais produzem 15% da aeronave, incluindo a parte traseira da fuselagem fabricada pela BAE Systems – (Foto: Lockheed Martin)

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1nEMsoa” standard=”http://www.youtube.com/v/ZD-J1KksHUQ?fs=1″ vars=”ytid=ZD-J1KksHUQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2250″ /]

 O perfil do display aéreo do F-35 no Reino Unido é desconhecido até o momento, mas a equipe responsável pelas demonstrações continua se preparando.

Em março último, um F-35B realizou um completo display aéreo durante um evento aeronáutico na Marine Corps Air Station (MCAS) de Yuma, estado do Arizona. Na ocasião, a aeronave executou algumas passagens de alta velocidade na configuração normal, e de baixa velocidade na configuração STOVL, terminando com uma transição de STOVL para normal voando em curva antes de aterrissar.

 Fonte: Tecnologia & Defesa

43 Comments

shared on wplocker.com