EUA quer utilizar a China para conter a Rússia

A China nunca seguirá às cegas uns conselhos dos EUA no sentido de conter a Rússia, anunciaram peritos russos que têm examinado mudanças que se verificam na configuração do trio Rússia-EUA-China no contexto da crise ucraniana.

Uma nova vaga de discussões surgiu após uma réplica do chefe da comissão parlamentar para os assuntos internacionais, Alexei Pushkov, dirigida ao periódico New York Times depois de um artigo publicado no domingo.

“Se os EUA acreditam que a China possa vir jogar um determinado papel no processo de contenção da Rússia, tal me parece um engano ou até um absurdo”, retorquiu o ilustre político russo no seu micro-blog no Twitter. O artigo divulgado pelo New York Times constata que o presidente, Barack Obama, a fim de isolar a Rússia à escala mundial, tenciona convidar para o efeito a China, um tradicional parceiro da Rússia no Conselho de Segurança da ONU.

Enquanto isso, o orientalista Alexander Larin qualificou de “pensamento da Idade de Pedra” uma eventual tentativa de manipular a China na arena internacional:

“Utilizar a China para conter a Rússia me parece uma ideia louca. A Rússia e a China são aliados estratégicos que mantêm as relações estreitas e únicas no género, sem análogos no mundo inteiro. Por isso, seria absurdo supor que a China se envolvesse nesse processo de dissuasão. Até o verbo “utilizar” não convém muito bem nesse contexto, por a China ser uma das duas superpotências que leva a cabo uma política externa independente. Por isso, a China não pode ser “usada ou utilizada”. Além disso a China se destaca por uma diplomacia muito fina, sagaz e inteligente. Os seus dirigentes têm optado pelo rumo de desenvolvimento autónomo e uma política externa independente. Claro que, por essa razão, eles nunca aceitarão cenários em que lhes seja reservado um papel de fantoches”.

Washington tem praticado um “jogo duplo”, injectando mediante a mídia sob o seu controle, uma tese de “utilização da China no seu jogo contra a Rússia, sustenta o politólogo, Serguei Mikheev:

“É um postulado absurdo. Certamente, a China e os EUA estão interligados em termos econômicos. Mas os chineses compreendem muito bem a atitude real dos americanos para com o seu país. Os EUA encaram a China como o principal concorrente no século XXI. Foi por isso que transferiram o pólo de sua doutrina militar para o Oceano Pacífico. Isto significa que a contenção da China tem sido uma prioridade para os EUA. O resto não passa mais de uma “capa”. Em segundo lugar, se a China perder na pessoa da Rússia um parceiro estratégico, ficará a sós com os EUA. Não creio que a esse respeito Pequim tem certas ilusões. Assim, a utilização da China para a contenção da Rússia se afigura como uma tarefa fantástica”.

Tal tese é ainda por cima ingénua. Surgiu na véspera de um périplo de Obama pelos países asiáticos. O chefe da Casa Branca deverá visitar o Japão, a Coreia do Sul, a Indonésia e as Filipinas. É evidente que Obama se esforçará por acalmar os aliados e provar a sua disposição de reforçar a sua segurança à luz do poderio militar crescente da China. Por outro lado, é obvio que, não obstante as declarações, os EUA não pretendem entrar em confrontação com a China em prol dos interesses dos seus aliados asiáticos. Barack Obama precisa de explicar a Tóquio e às outras capitais por que é que as promessas de apoiar os aliados nem sempre são postas em prática. Nesse contexto, o convite de participar na contenção da Rússia pode ser visto como uma fraca justificativa da política dos EUA nessa vertente.

Fonte: Voz da Rússia

 

44 Comentários

  1. kkkk que comedia.
    Viviam tentando jogarem a Russia e a India contra a China agora querem por a China a favor deles kkkk A China esta mais preocupada é em receber a divida que eles tem com ela kkkk A China ate ja mandou na lata poder a qualquer momento cobrar e a fechar a torneira.
    Do que adianta ter a maior marinha e a maior força aerea se a China fecha a torneira nada se movimenta kkkkk
    O maior inimigo deles ja digo a milenios É O TEMPO e quanto mais ele passa e pra eles passa rapido demais mais rapido sera a queda deles.
    Se prostarão de joelhos sem que seja disparado um unico tiro.

      • esta vendo maluco ,a alguns meses atrás eu li comentários de alguns falando que a china seria contra a russia ,e os gingos iriam ver isso de camarote
        ai eu pensei isso é coisa de quem não percebe a realidade dos países
        passa o tempo e essa bela reportagem do plano brasil trazendo a informação
        mostrando um alto funcionário russo dizendo o que escrevemos pois a russia e a china são aliados verdadeiros
        e já sabem que os estados unidos querem transformalos em países escravos
        mais uma no baço dos vira-lata de gringo os capachos não acertam nada
        você maluco com certeza lembra de uma matéria do plano brasil que consistia em dizer que os estados unidos espionava os países e suas indústrias
        essa matéria foi a uns dois quase três anos atrás
        eu falei na época que acreditava que isso era possível e com certeza acontecia
        o tiraleite defendeu a vaga sagrada anglo sionista dizendo que eramos comunistas e estávamos errado pois os gringos jamis fariam isso
        passa o tempo e o agente americano escancara tudo
        moral da historia essa foi emblemática para servir a mostrar para todos que esses anti brasil desde que esse site começou estão aqui apenas para defender os estados unidos
        fantoches e com uma visão míope da geopolítica
        novamente temos que agadecer ao plano brasil por ajudar a trazer matérias que esclareçam a real situação politico mundial
        na verdade china e russia são lado a lado!!!!
        e para terminar os gringos estão com uma politica externa para dizer o mínimo ,ridícula !!!!!

      • O sanguinario milico deu uma banana pro FMI,estabilizou,desenvolveu.O Topetudo não deu mole pra gringo e foi mosca morta não nociva.O Tucanalha privatizou estabilizando e o comunalha desnacionalizou dando banana pro gringo.
        E o resultado de tudo isso é sexta economia as custas de trabalho escravo e alta carga tributaria e consumo.
        Se tudo isso tivesse comprometimento heim estariamos a frente de India e China militarmente cheirando cangote de Russia com os EUA nos vendo no retrovisor.

      • Heim Caio voce é mais um a querer se emprenhar pela bunda comigo poder vir e vire apartir de agora DAR É GOL E VIVA A COPA

      • Depois não sabe pq todos riem de você nos outros blogs.

        “emprenhar pela bunda comigo ”

        É baixaria como sempre.

  2. Seria cômico se não fosse trágico. A China, diferente da UE, tem independencia total para agir conforme sua própria política, não necessitando agradar a quem quer que seja, pois a dependencia global em relação a eles já é grande, ou seja, tentar forçá-los é burrice, e pedir pra ir contra a Rússia é outra burrice. A China só não se mostrou a favor da Rússia neste caso ucraniano por conta de seus sérios problemas internos de auto proclamação, mas senão fosse isto, já estaria a favor da Rússia como esteve em relação a Síria. Os EUA tem uma imagem muito manchada de extrume perante a China, pois o que mais se discute nas salas governamentais norte americana, é a contenção do poder bélico e crescimento chinês… aí agora vem posar de bom moço pra suborná-los contra a Rússia que sempre manteve boas relações com eles? Não será.

    • Se mostram neutros pros tolos fechados com Russos.
      E a culpa de tudo isso é do proprio EUA que sempre falhou na aproximação com a India nutrindo o Paquistão e não atraindo a Russia assim isolando a China.
      Diplomaticamente e em segurança de Estado os EUA deixam muito a desejar.Talvez assoberbados pelo gigantismo e pela certeza do controle.
      O mais intrigante de tudo isso é que assimetricamente são bola fora,carta marcada.

      • E as coisas só tendem a piorar meu caro, os EUA já teve presidentes e políticos mais inteligentes, mas hj, essa escória só faz afastar a Rússia, nutre inimizades com o Paquistão e declara guerra no congresso contra a China, os caras estão ficando insanos politicamente falando. Sds

  3. Os EUA perderam o senso do ridículo faz tempo…

    Usar a China pra conter a russia?

    Ta…. Vou fazer uma pergunta aos americanopatas de plantão

    Pq que, ao invés de usar a China pra conter a russia, os EUA não usam as mega sofisticadas armas a laser que eles instalaram nos anéis de Saturno e nas crateras da lua? Ou então a estrela da morte?

  4. por LUCENA
    .
    .
    Se esses boçais yankes soubessem que o chineses estão se lixando para eles os americanos…hahahah..cadê a OTAN nesses momentos ? 😀
    .
    Essas atitudes dos americanos com relação a Ucrânia e a Russia é coisa de principiante,já pagaram um mico na Síria e na questão iraniana e agora é mais essa…hahahah…más que coisa !!…hahahah

  5. “Se os EUA acreditam que a China possa vir jogar um determinado papel no processo de contenção da Rússia, tal me parece um engano ou até um absurdo”, retorquiu o ilustre político russo no seu micro-blog no Twitter. O artigo divulgado pelo New York Times constata que o presidente, Barack Obama, a fim de isolar a Rússia à escala mundial, tenciona convidar para o efeito a China, um tradicional parceiro da Rússia no Conselho de Segurança da ONU. =========== São uns tontos, nem dando às ilhas q os Sinos kerem, nem assim, c certeza o último país q os Chineses irão Confiar são os inglesess e iankss. Ao contrario, Moscou tem certeza q poderá usar os sinos contra os iankss assim como os N.Corenos p amarrar o tio samtanás e os niposs..quem viver verá.Sds.

  6. Quem não tem músculos para bater no oponente, chama aquele cara fortão, mas que sempre fica na dele, até alguém tentar tomar o que é dele.
    Assim são os EUA, falidos, em plena decadência, com uma pobreza que cresce a um ritmo alucinante, comprovado pela minha namorada que voltou dos EUA em dezembro de 2013, e afimou ter visto nas 6 cidades que ela visitou, incluindo Las Vegas, mais mendingos do que no Brasil.
    Então, falidos, é ora de apelar para o fortão que por enquanto, só quer saber de ficar mais fortão.

    • fico me perguntando quanto tempo de decadência seria necessário para os Américas chegar aos níveis de brics ? mas qualquer coisa fazem igual o lula, inventa um programa que do dia pra noite acaba com a pobreza.

      só pra constar. para ser considerado pobre nos estados unidos, um individuo deve ganhar mil dólares por mês, duas pessoas com renda inferior a $ 1,500 dólares, também são considerados pobres. já na terra o tupiniquin uma renda diária de 3,00 reais é considerado classe C.

      • caio seita você é muito desinformado muito americanos são tao pobres ou pior do que os daqui

        coitado do caio acha que se for para la vai ganhar num passe de magica esse dinheiro que ele falou rsrs
        todos os países do mundo tem rico e pobres mas a desigualdade social yanke chega ser espantosa a discrepância dos ricos para os miseráveis
        mas tudo ok caio seita obrigado pela defesa da sua vaca sagrada yanke

      • rsrsrsrssrs… eis a verdade dos fatos… mas os esquerdalhas e MELANCIAS preferem se espelhar no pior do mundo do que no melhor… é “pobrema de cabeça” causado pela esquerdopatia… 🙂

      • Verdade porquê? Foi citada alguma fonte? Então basta falar qualquer coisa e pronto, é a verdade? Os direitalhas vivem mentindo, omitindo informações, enganando a população do mundo inteiro, mas não cansam de posar como guardiões da ética e da verdade. Piada! Os dados utilizados pelo governo brasileiro tem por fonte organizações internacionais, como a ONU, OIT e FAO. É evidente que a pobreza nos EUA é menor do que aqui. Mas também é cediço que estamos anos luz na frente de outros países latinos, africano, asiáticos e até europeus.

      • caro sindicalista, essa informações passaram em rede de tv aberta, band ou globo.

        walfresco, guardiões da ética é são lula ? vamos canonizar o safado.

        não escapou nem o IBGE dos petralhas, esta tudo corrompido, pela esquerdalha comulixo.

      • Enganam-se por terem uma população maior que o Brasil e pelo momento economico hoje tem mais miseraveis nos EUA do que no Brasil.

      • Os miseráveis americanos ganham $ 15080 e os miseráveis brasileiros $ 4600 (salário bruto anual)… Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_sal%C3%A1rios_m%C3%ADnimos_por_pa%C3%ADs
        Alguém quer dizer mais alguma coisa ???… sem falar que lá os impostos são INFINITAMENTE menores que aqui… um miserável americano compra um automóvel popular e paga $ 7.500 e o miserável brasileiro NÃO COMPRA, pois se paga por um automóvel popular brasileiro, uma verdadeira carroça, algo em torno de $ 19.000, fora IPVA, seguro obrigatório e demais “taxinhas”… DÁ PRA COMPARAR AS DUAS REALIDADES ???… quem compara é porque quer tergiversar a questão com mentiras…

      • O que tem de emigrantes que se atolaram em dividas quando do escandalo financeiro loucos para voltarem a seus paises e sem nem terem condições de irem embora ja testifica sua falta de informação e conhecimento.

  7. O que ganha guerra são numeros,já que o MAD ninguém quer de verdade,a Rússia tem uma histórica resistência de invasões ao seu território já a china apesar de seu imenso território e sua imensa população causou ser saco de pancadas de anglos e nipônicos.
    Ninguém encara a china hoje por causa da bomba,isso é fato,porem a mesma mais cedo ou mais tarde vai ter do que expandir seu território como todo o grande império fez ao longo da história e a Rússia a longo prazo é mais vítima com sua população declinante e imensas áreas desocupadas são um apetitoso petisco para o gafanhoto amarelo.
    Hoje seus interesses convergem mas a longo prazo a história será diferente.

    • O que ganha guerras não são armas nem numeros meu caro e sim guerreiros porque guerreiros alem da disposição tem estrategias ja combatentes apenas são paus mandados e o reves os aterrorizam.

  8. Os chineses são inteligentes e não deixarão lhes fazer de marionetes de qual lado que seja! No final, irão colocar EUA, Rússia e Cia Ltda.. no bolso…
    Os chineses tem um plano maior do que qualquer picuinha histórica entre EUA e Rússia… e isso ficará muito claro em menos de uma década !!!
    Abraço,

    • Concordo que sejam muito inteligentes mas como guerreiros sempre deixaram a desejarem e não me venham citar Gengis Khan que era Mongol e usou chineses como soldados e suas tropas de elite eram Afegãns,Paquistanesas e Mongois.

  9. Mais de 35 milhões de Americanos vivem abaixo da pobresa ou seja na miseria mesmo.
    Jamais mostraram nas midias Americanos esmolando nos sinais de transito de Washington.
    Não apenas mentem para o mundo,mentem tambem para o proprio povo so mostrando mentiras de um mundo blue ficyticio que so eles enchergam.
    Eu poderia ter ate filhos Americanos minha familia toda esta la.
    Não existe liberdade e sim monitoramento.
    Se voce não for democrata ou republicano voce é potencial terrorista.
    Por isso tudo prefiro o meu Brasil onde chamo a Dilma de vaca e ela ainda ri da minha cara.
    Terceira guerra mundial,o mundo comendo o rabo dos EUA.Inevitavel,fato.

      • Vixe kkkkk e ninguem nunca dizia que o narco-latrino Chavez doava anualmente enorme cota de oleo para ser destribuida pelo governo Americano aos pobres Americanos para que esses não congelassem no inverno.
        Eu mesmo não sabia disso ate que vi um documentario sobre na Discovery.

  10. Calma meus caros, dado o fracasso geopolítico do Osama, ops, Obama, eles irão enviar o Capitão América e a Viúva negra pra se infiltrar na Rússia e matar Putin, enquanto Thor e Hulk pararão os mísseis Iskander M na fronteira da Ucrania x Rússia ( já que o sistema anti mísseis americano é um fracasso rsrs) e o homem aranha vai raptar Putin enquanto Nick Fury vai persuadir o presidente Xing ling ming ting a apoiar os EUA contra a malvada Rússia. SQN.

    • Caro ARC

      “pararão os mísseis Iskander M na fronteira da Ucrania x Rússia ( já que o sistema anti mísseis americano é um fracasso rsrs)”

      Poderia nos dar uma explicação de como o THAAD, o PAC-3 e o AEGIS São fracassos?

      • Meu caríssimo e estimado Deagol,
        Eu coloquei esse texto dentro do parênteses para zuar e fazer ironia com o sistema norte americano, não expressando qualquer opinião mas sim debochando. Sds

  11. Amigos,

    Tem um fundo de lógica nisso…

    Relembro que os americanos são os principais compradores de produtos chineses. Esse “boom” da economia chinesa depende da capacidade de consumo americana e européia. Adicione a isso o fato de que os americanos são os maiores investidores na China, e chega-se a conclusão de que eles possuem uma arma econômica nas mãos para detonar quando bem quiserem…

    Os americanos podem tornar a vida dos chineses muito complexa no campo econômico, inibindo seus próprios investimentos naquele país e dobrando seus esforços diplomáticos e econômicos sobre os vizinhos chineses. Países como Vietnam, Indonésia e outros daquela região tem nos EUA seu principal parceiro econômico… Por tanto, já é previsível saber do que os americanos seriam capazes de fazer nesse aspecto em particular…

    Evidente que os chineses podem também causar um imenso prejuízo aos americanos, mas o baque para a economia chinesa certamente seria maior a longo prazo…

    Mas na real… Creio que os americanos, se resolverem negociar a sério mesmo com os chineses, não tentarão nada que seja mais incisivo… Afinal de contas, os chineses podem muito bem recusar qualquer acordo que eles considerem uma ameaça a seus interesses, deixando os americanos sem mais opções que não fosse uma ofensiva econômica nos moldes que descrevi acima, caso queiram realmente pressionar os chineses. E isso seria extremamente danoso para ambos, além de jogar com todo o equilíbrio econômico do Pacífico, com consequências mundiais…

    • Voce sempre cita o lado da vantagem né meu caro e sempre esquece o lado da desvantagem como por exemplo os EUA são os maiores devedores do mundo e os maiores devedores da China né! Que os EUA dependem dos emprestimos Chineses para tocarem sua economia né!
      Então essa tua estrategia de se os EUA e seus miquinhos amestrados pararem de comprarem quinquilharias Chineses seria menos desvastadora do que a China parar de emprestar dinheiro aos EUA né!
      Ching Ling sabe tudo né!
      Sabedoria milenar.
      Ching Ling come de palito né!
      Uno negocio da China né!
      hihihi hihihi hihihihi

    • Longo prazo _RR_ kkkk a curto prazo a China bota os EUA D4 pedindo penico please my friend please escuse me.

  12. Agora vou me permitir viajar na maionese, com um pouco de filosofia e lógica.

    Entre Águia e Urso, vence o Urso. A águia pode estar lá presente o ano inteiro, vigiando tudo com olhos atentos e à longa distância… mas quando o urso acorda (sai da hibernação) ele é o Rei do pedaço, e não tem pra ninguém, numa área bem substancial.

    Agora entra o Dragão na história. Muitos pensam que sequer ele existe, e se está hibernando, é por centenas de anos, pois ninguém vê o bicho. Mas, mitologicamente falando, as pessoas querem que ele durma pra sempre. O único momento em que o dragão é perigoso e se faz respeitar é quando está acordado.

    Me parece que é o caso! tipo assim… águia e urso de frescurinha… até o dragão entrar na história… aí a história se resolve! E rápido! Moral da história: melhor deixar o dragão quieto, e lavar a nossa roupa suja longe dele!

    Abraço galera!

    • Meu caro o Jaguar e o Dração estão literalmente na mesma canoa furada.
      O Dragão por invejarem sua prosperidade e o Jaguar por ser essencial estrategico.
      Uma união estrategica entre o Dragão e o Jaguar seria natural alem de estarem na mesma canoa furada e serem alvos se complementariam em tudo.Porem o que traz obstaculo é o receio do Jaguar de jogar com o Dragão por este ser mais inteligente milenarmente e consequentemente por ser gigante é voraz compulsivo.Não é predador como o Jaguar naturalmente mas voraz não por ganancia mas por necessidade logistica insaciavel mantenedora.

  13. A estrategia BRICS levada por Brasil e India de empurrarem com a barriga dando esperança a defuntos é tudo correlacionado e nesse assunto pensam em longo prazo kkkkk se medio prazo ja é o THE END o curto prazo é o desespero.
    A propaganda fez dos EUA a maior potencia da Terra mas hoje Hollwyood não faz mais a cabeça de ninguem.
    Nações antes subjudadas e condicionadas veem agora a oportunidade da ascenção.
    Eu sempre disse a voces que nossa geração vive momento unico.Testemunharemos a mais avançada e tambem a mais curta dominação da raça humana sucumbir.

  14. Quero ver é quem será o oficial de justiça que irá executar os USA para que paguem os chinas… essa eu quero ver… os chineses não são bobos… jamais, JAMAIS irão cobrar essa divida… é melhor receber dividendos do que nada… podem as tietes sino-russas-iranianas se descabelarem que nada acontecerá… o mar continua calmo em Pequim e Manhattan… 🙂

  15. Em caso de sansões absurdas, os Chineses podem usar o “não pagamento da dívida” para jogar o prestígio e a seriedade dos EUA na Lama. É uma arma estratégica, de longo alcance, só esperando um momento propício para ser usada.

    Tem Bilhões para submarinos e porta-aviões… mas pagar o que deve… na na ni na não!??? Tá bom!! 🙂

Comentários não permitidos.