Como Su-24 russo paralisou destroier americano

Como Su-24 russo paralisou destroier americano

Na semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônicade última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook.

O destróier participava das manobras americano-romenas que tiveram como missão demonstrar a força, diz Pavel Zolotarev, perito em assuntos políticos:

“Em 10 de abril, o Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk entrou em águas neutras do mar Negro. Os exercícios tiveram por fim intimidar e demonstrar a força em resposta à posição da Rússia na Ucrânia e na Crimeia. Destaque-se que a entrada de navios militares americanos neste espaço aquático contraria a convenção sobre o caráter e os prazos de permanência no mar Negro de vasos de guerra dos países não banhados por este mar.

A Rússia, por seu lado, enviou um avião desarmado Su-24, para sobrevoar o destróier americano. Contudo, este avião, como consideram peritos, foi equipado com um sistema russo de luta radioeletrônicade última geração. Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.

Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os ecrãs se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.

Pelo visto, todas as tentativas de reanimar o Aegis e indicar o alvo ao sistema de defesa antiaérea fracassaram. A reação da Rússia à pressão militar dos EUA foi terrivelmente tranquila, considera Pavel Zolotarev:

“A demonstração foi bastante original. Um bombardeiro sem armas, mas equipado com um sistema de neutralização radioeletrônicade radares do inimigo deu certo atuando contra o destróier com o sistema mais sofisticado de DAA e de DAM a bordo. Mas este sistema de baseamento móvel, neste caso marítimo, tem um defeito considerável – as possibilidades de acompanhar os alvos, que funcionam bem quando há vários navios e é possível coordenar-se entre si. Mas neste caso havia só um destróier. Ao que tudo indica, o algoritmo de trabalho dos radares da nave no sistema Aegis não funcionou sob a ação do sistema de neutralização radioeletrônicaa bordo do Su-24. Por isso foi provocada não apenas uma reação de nervos ao próprio fato do sobrevoo, praticado largamente só no período da Guerra Fria. Houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida. Por isso, a parte americana reagiu tão nervosamente”.

Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.

Quais podem ser as consequências militares do incidente no Mar Negro, provocado pelos Estados Unidos? Comenta Pavel Zolotarev:

Pod de ECM Khibiny

“A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar. Mas é pouco provável que politicamente sejam dados quaisquer passos por uma ou outra parte. Essas ações são suficientes. Entretanto, este é um momento desagradável para os americanos. Em geral, o sistema de DAM, que estão desenvolvendo, absorve meios colossais e é necessário provar cada vez que eles devem ser canalizados do orçamento. Ao mesmo tempo, a componente terrestre do sistema de DAM – contra-mísseis em poços – foi testado em condições ideais, mostrando uma baixa eficácia. Este fato é escondido minuciosamente pelo Pentágono. O mais sofisticado sistema Aegis de estacionamento marítimo também revelou neste caso seus defeitos”.

O sistema com que o Su-24 havia chocado o destróier americano Donald Cook tem o nome convencional de Khibiny, como se chama um maciço montanhês na península de Kola, na região polar da Rússia.

O Khibiny é um sistema de neutralização radioeletrônicade última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores russos. Há pouco o sistema foi testado em exercícios num polígono na Buriátia. Pelo visto, os testes foram bem-sucedidos, se em breve foi decidido testar o sistema em condições próximas do combate.


Fonte: voz da Rússia

Nota do PB

O Pode de ECM Khibiny -M foi desenvolvido e integra a suite eletrônica do caça Su 35 e havia sido oferecido para o Brasil na então concorrência FX-2. O Khibiny M emprega um receptor canalizado e um interferômetro de banda larga, podendo operar em 3 módulos integrados ao radar e sistemas de contramedidas da aeronave.

290 Comentários

  1. Alguém perguntou aos americanos se é verdade ???… pelo visto, a guerra fria começou mesmo e como naquela época, a contra informação é a melhor arma para induzir os incautos… 🙂

    • Caro Blue Eyes!

      Depois que esses caras acreditaram que os russos interceptaram dois mísseis balísticos americanos lançados da Espanha, sendo que tais mísseis nem existiam, podemos esperar qualquer coisa!

      Também rolou um boato de que os Sírios, com a ajuda dos russos teriam derrubado um F-22. Essa matéria, por enquanto, é só alimento para os trolls.

      Como sempre provas não existem.

      • eu acredito que esse fato tenha acontecido pq não? não é qualquer um é a Rússia de Vladimir Putin e um local onde se fala em crise e guerra.
        sim as histórias dos misseis e f-22 são falsas mas alguém acreditaria que um f-117 seria abatido na Iugoslávia?

      • Pode ter acontecido, mas antes de afirmar verdades precisamos conhecer os fatos e as circunstâncias.

        “mas alguém acreditaria que um f-117 seria abatido na Iugoslávia?”

        Pq não acreditariam? Nunca foi dito que o F-117 era invencível. O que foi dito é que ele trazia grande vantagem à USAF, e isso foi confirmado em mais de mil missões.

        Aonde alguém está dizendo que os americanos são invencíveis?

      • pronto ja começou a pipocar e abrir o bico !!!
        deagogó
        o deagogó !!! chamou todo mundo para dançar e acabou tomando uma rajada e agora não vai fazer como da outra vez e se isolar em sua bolha intelectual rsrs
        na real ele so aparece quando compra a próxima ediçao da revistinha

    • Caro amigo Blue Eyes,preciso de sua ajuda?,rsrsr.por favor diga a esse Deagol,que nunca fui fã bom Russo,Chinês ou Norte Coreano,pois estou com medo!!!!,de ser atacado na rua por algum descontrolado,estou ate chorando de medo,esse sujeito é digno de um maniaco tenho medo amigo!!!!

      • rsrsrsrsrs… quem manda não sair do muro… rsrsrsrsrs… to brincando… sabemos que vc não é comunista, só flerta… mas o Deagol é gente boa… as vezes ele se irrita, assim como eu… mas não se preocupe… ele é um rapaz muito educado e civilizado… o pessoal que não é canhoto não pratica esse tipo de perseguição… fica tranquilo… understand ???… 🙂

    • Eu vou te contar. Os Russos estao de parabens. O pessoal da Voz Da Russia estao fumando ervas danosas a saude para inventar uma idiotice dessas.
      Ninguem aqui deve acreditar em nada, mas venhamos a realidade. A Voz da Russia se torna uns palhacos quando publicam uma baboseira dessas. Nao ha uma so confirmacao de nada na internet inteira sobre esse assunto.
      O fato e que o USS David Cook e um AEGIS reformado baseado em Rota, Espanha e os Russos nao queriam esse navio no Mar Negro porque a reforma os tornaram como um ABM (anti ballistic missile) flutuante, nao sendo necessario colocar os ABM na Polonia .

    • Em contato com o pessoal da área de inteligência das FA’s, especialista em guerra eletrônica, fui informado que o que poderia ter acontecido é que o tal caça trazia radiotransmissores de ampla frequência que, assumindo uma frequência específica (provavelmente a usada pelo destróier) sobrepôs a mesma, impedindo que houvesse comunicação entre o navio e os demais pontos do sistema de comunicação americano… mas, segundo eles, nada disso impediria que os americanos abatessem o caça… ou seja, difícil saber quem mente mais… os russos ou os russófilos… 🙂

  2. Eu acredito que essa notícia seja verdadeira,pois os russos tem sistemas de jameamento e guerra eletrônica formidaveis,mas não imaginava que fossse desse nível,ao ponto de neutralizar um AEGIS( Escudo em Grego),realmente um Su antigo e equipado com um sistema desses foi capaz de neutralizar um AEGIS,é realmente sinistro.

    “O Pode de ECM Khibiny -M foi desenvolvido e integra a suite eletrônica do caça Su 35 e havia sido oferecido para o Brasil na então concorrência FX-2. O Khibiny M emprega um receptor canalizado e um interferômetro de banda larga, podendo operar em 3 módulos integrados ao radar e sistemas de contramedidas da aeronave.”

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh Fabbbbbbbbbbbbbbbbbb.

    • “Eu acredito que essa notícia seja verdadeira,pois os russos tem sistemas de jameamento e guerra eletrônica formidaveis,mas não imaginava que fossse desse nível,ao ponto de neutralizar um AEGIS”

      Claro que você acreditaria, além de ser fanboy dos russos não possui o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
      Parece aquela mentira de que os russos haviam interceptado dois mísseis americanos que não existiam e você acreditou direitinho.

      É dai que vem o conhecimento de vocês, de boatos e mentiras, por isso fora do PB, você, o Charles dal, o pé de cão e o maluquinho são motivo de piada para todos.

      Sorte sua que existe esses espaço, pois fora daqui vocês não duram um minuto.

      • Antes deu colocar o meu ponto de vista diante dessas besteiras que vc escreveu quero,deixar algumas coisas claras,vamos a ela:

        1ºNão sei de que buraco vc saiu,e de onde vc tira tanta raiva,Vc precisa tomar um Rivotril.

        2ºSegundo ponto não lhe dou essa liberdade de se dirigir a mim com esse tom agressivo,já lhe fiz uma gentileza de responder a essa sua diareia mental e ataque de raiva,estilo adolecente de 15 anos que fica nervozinho e sai atacando as pessoas,pois o seu Xbox 360 ou PS3 é atacado,seu comentário é desse nível.

      • Tomou o Rivotril,agora vou responder a essas suas besteiras e ataques descontrolados com racionalidade e cortesia,pois realmente não quero me igualar a vc.

        Vc pode perguntar a qualquer um aqui se sou fanboy de china,rússia ou E.U.A.Quem está sendo é vc menino do video game.Vamos lá menino do video game:

        Em 1971 os estados Unidos Lançaram o famoso e util avião EA-6B Prowler que tem a função de Decepção e inibição electrónica.Justamente para inibir os sistemas ,pois as baixas americanas em Hanoi era altas,a Capital do Norte ERA CONSIDERADA A CAPITAL MAIS BEM DEFENDIDA DO MUNDO,SEGUNDO OS AMERICANOS,SEJA PELOS SEUS SISTEMAS DE MÍSSEIS E POR SUAS SUITE RUSSA de guerra eletrônica.

        Pra terminar,eu disse no texto que acredito que seja possível,e não afirmação,amigo ainda bem que o brasil nunca vai entrar em guerra e não tem pessoas como vc no comando das nossas forças,pois a regra número 1 de qualquer academia militar ou fã da história militar,sabe que vc nunca pode subestimar ou desprezar a quem vc considera como inimigo,volto a afirmar,os russos tem sistemas de guerra eletrônicas extremamente avançados.

        Obs:Desculpe se esse meu comentário final lhe causar um ataque de nervos ou descontrole mental,mas nesse caso recomendo que vc tome um Rivotril e volte para o seu buraco e descanse um pouco,para pelo menos voltar a um estado mais estável.

      • Fale por si mesmo… desde que não seja te glorificando, vc não gosta, né mesmo ???… 🙂

      • maluquinho deixa o deagogó ficar falando seus delirios,o zoinho azul não tem ninguém além dele rsrs zoinho de catarata esta se sentindo sozinho no mundo multicultural !!!
        ajuda o cara pô

    • BARCA.
      O simples fato de termos escolhido o Gripen NG e na verdade escolhemos foi um programa completo de compartilhamento e com perspectivas de integraç~çao de outras areas como aeroespacial,misseis,naval e monitoramento,não significa que não possamos ter acordos com os Russos.Eles antes buscavam aplicadores,depois sinlizaram para parcerias e agora aceitam joint ventures.
      O acordo entre governos Russia-Brasil nunca deixou de existir,tramita em segredo e abrange muitas areas dentro da area militar e aeroespacial.
      Somos o unico pais no mundo que eles aceitam compartilharem o que jamais compartilharam com ninguem.

      • As besteiras que vc escreve: “O acordo entre governos Russia-Brasil nunca deixou de existir,tramita em segredo e abrange muitas areas dentro da area militar e aeroespacial.”

        É segredo e vc sabe ??? kkkkkkkkkk

        Os militares estão se lixando p/ equipamentos russos, e o governo do PT se lixando p/ os militares e a defesa do Brasil… mas na sua cabeça de pinico tem acordos secretos que só vc sabe, crianças ………

      • E quem é voce bostérico pra falar em nome de nossas forças armadas e de nosso governo.Por acaso voce é presidente da republica ou chefe do estado maior conjunto das forças armadas.
        É tão burro que desconhece o acordo entre governos assinados entre Russia e Brasil em 2008 e o que ele abrange.
        Nem vou perder meu tempo de cata-lo na net pra postar pra voce ROGERIO.
        Tua retorica Anglo-Sionista e segregadora ja é conhecida aqui de muito tempo.
        Não passa de mais um vendido a querer ver o Brasil e os Brasileiros subjugados por vampiros.

      • Vc vive fazendo isso, MELANCIA FASCISTA e quer repreender os outros ???… e vc não representa nada nas ordens das coisas… não representa ninguém, pois ninguém confia em vc… é um deprimido… toma um Lexotan com whisky paraguaio que passa… rsrsrsrsrss…

      • e por acaso alguem confia em voce blue eyes kkkk seu espião yankee kkkk eu prefiro ser espionado pelo obama do que pela dilma kkkkk

      • caro Rogério, esse já perdeu a noção faz tempo.

        mas não tem problema a esquizofrenia é assim, confunde sonho com realidade. releve meu caro. de muita rizadas das perolas do maluquinho, veras como é divertido.

    • Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh Fabbbbbbbbbbbbbbbbbb. (2)…pior q mesmo sendo oferecido o sistema (integrar ao Gripen por exemplo ) ”apenas” …. nem assim a FAB deve querer …..complicado

  3. tbm fiquei impressionado.

    diante da “ira” dos americanos por parte da midia internacional — aquele destroyer n “podia”, “podia mesmo”, ficar ali por muito tempo. Entao nada de mal em mandar um su-24 brincar um pouco por ali.

    Oq ocorre, foi oq eu comentei, a “ira”: “quem mandou aquele su-24 (velho e com nada no estado-da-arte) se aproximar do nosso destroyer??!!” Essa IRA com certeza tem um motivo. E parece que foi esse daí: esse sistema formidável viu.
    N da pra brincar com O Urso mesmo. E sem duvida… ninguem na midia ocidental vai dizer o q houve nesse destroyer, ou se marinheiros desistiram.

    Tal qual ocorreu qnd aquele subnuc russo “esteve proximo dos mares americanos e ninguem se deu conta ate que, caso fosse real, seria tarde demais”. N parece q os americanos foram “revidar” a guerra psicológica e se “deram mal”?

    • É, caro Jakson… que seria dos espertos se não houvessem os idiotas… tem nego que torce pelos russos e nunca sequer tomaram uma Vodka russa de qualidade… rsrsrsrsrsrsrs… fazer o que ???… podiam ao menos consumir a bebida russa para ajudar a indústria local a se desenvolver melhor… 🙂

      • Galera esse Neo-Nazista vendido sempre vem dar um incentivo quando alguem comenta algo que lhe agrada.Ele sempre faz isso.
        Te manda e-mail te pedindo pra se ajuntar com ele na esquizofrenia ideologica dele contra os monstros vermelhos.
        Comigo ele tentou o mesmo mas não se criou pois o meu Brasil pra mim esta acima de tudo ATE MESMO DE DEUS.
        Tolo é aquele que se influencia por esse TROLL imundo que infelizmente so encontra espaço aqui.
        Sabe vendido,tem um blog que foi o primeiro que frequentei mas la tem um Aiatola que so permite o contido na confraria e eu não participo de confrarias.Tem outro tambem que eu gosto e curto esse cito o nome CAVOK onde voce tentou se criar e vazaram contigo de la te escurraçando.Eu la encontrei prós e contras e tenho carinho por aquele espaço como tenho por esse aqui e como adimiro para interação tambem O Informante e o Brasil Soberano e Livre.
        Não me vendo a interesse externo nenhum apenas defendo que o Brasil adiquira seja o que for que venha nos dar real poder de dissuasão e nos trazer verdadeira independencia tecnologica.
        Pessoas como voce e como o Walfresco são como cães enxergam tudo em duas cores.Pessoas como voces fazem mal ao Brasil e aos Brasileiros.

      • E vc decerto seria o ideal para nos tirar dessa situação, né mesmo ???… pergunte aos demais frequentadores desse site o que eles acham de suas ideias… não precisa acreditar em mim… faça o teste… se tiver coragem… e saberemos quem realmente é o nazista aqui… vc tá tentando a anos colocar essa pecha em mim e todos sabem que não cola… mas também, TODOS sabem que vc é fanboy dos russos e chinas… e não sou eu quem diz… ouça seus outros colegas, se souber ouvir alguém além da sua outra personalidade esquizofrênica… saudações fraternais…

      • Paneluco, a história do Brasil é cheia de provas e momentos em que lesa-pátrias, imbuídos de grande sentimento e amor próprio, aceitou, em nome do mais profundo egoísmo, entregar nossas riquezas, mercado, minérios, pedras, ouro, petróleo e até mais valia de nossos trabalhadores, em troca de uma vida boa e farta para si e seus familiares.

        Ser a favor de um Brasil culto e evoluído como uma Escandinávia, com baixíssima desigualdade de renda e altíssima qualidade de serviços públicos, fundados, por consequencia, em altos impostos, proporcionais à renda de cada um dos contribuintes não é ver o país em duas cores, mas vê-lo com a realidade que sempre teve, a divisão entre escravocratas e abolicionistas.

      • Walfresco… tu é idiota… penhorando apoio ao MELANCIA FASCISTA… esse ai não tem consideração por ninguém… tomou por acreditar em bosta…

  4. “Houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida. Por isso, a parte americana reagiu tão nervosamente”

    kkkkkkkkk, caterva catervinha chora!! 😀

  5. Se é verdade ou mentira eu não posso dizer,que mais me espanta é saber que existem pessoas que acreditam que os EUA,são deuses,que ninguém pode com eles,e se alguém dizer algo contrário esta mentindo ou é comunista, bolivariano,chines e por ai vai !

    • César, nem só do lado dos comunistas, bolivarianos ou chineses existem burros… aqui mesmo, no Brasil, tá cheio deles… há até quem acredita que possam “jamear” um sistema militar que tem mais trancas que a porta da casa da minha vó, la em Ubatuba… rsrsrsrsrsrsrs… além de ter, logicamente, todo um aparato de contramedidas eletrônicas contra armas de energia de toda espécie, até porque, qualquer estudante secundarista (da minha época, lógico… os de hoje mal sabem somar… seu amigo pé de pato é o exemplo que me vem a mente nesse instante… 🙂 ) sabe que um sistema eletrônico de defesa que não anteceder a possibilidade de ser atacado por armas de alta energia está fadado a nem sair do papel e o AEGIS vem sendo desenvolvido desde os anos 60… é por isso que não temos muita fé nessa informação que parece ter sido tirada da “Voz da Rússia”… understand ???… saudações…

      • Bem a tua cara tentar atrair seja quem for pra tua orbita ate que sempre discordou de voce.
        Vai ficar é sozinho ninguem curte caraveleiro ô bostérico kkkk

      • Tá deprimido ???… toma um Lexotan com whisky paraguaio que passa… rsrsrsrsrss… on the rock’s… 🙂

    • Triste é que o Blog divulga boatos apenas para alimentar os trolls.
      Já reparou que nenhum desses russófilos tem a menor noção sobre tecnologia militar ou aviação?

      Ba, é lamentável.

      • Voce ja veio aqui em outro post desfazendo de todos que aqui frequentam e dizendo que não sobreviveriamos em outros espaços.
        Voce não é o primeiro e não sera o ultimo a querer implantar aqui CONFRARIA como existe em outros espaços.De dissiminadores de intrigas como voce ja estamos vacinados.Se liga neo-nazista e va se empreenhar analmente em outra parte.
        Apesar de ainda termos um numero pequeno de computadores em nosso povo o Brasil e os Brasileiros são uns do que mais vivem conectados e não somente habitando o Facebook ferramenta de espionagem,monitoramento e alienação do teu patrão,mas pesquisando,comparando e tirando proprias conclusões.O advento da internet mudou a consciencia do Brasileiro.
        Hoje o mesmo pensamento da maioria de nossos guerreiros e a maioria de nosso povo é o mesmo,aversão a tucanalha vendida e a comunalha entreguista.Quando esses dois pensamentos se fundirem e falta pouco para isso junho passado testifica isso e a aversão ideologica e se juntarem nossos guerreiros e nosso povo não restara micronésimo espaço onde assente-se molécula de poeira e todos os vermes azuis e vermelhos serão de uma vez varridos do Brasil.
        Não é mais suportavel neste pais essas parcelas inexpressivas continuarem impondo suas vontades sobre o Brasil e os Brasileiros.
        Seja qual for a corrente que estiver a frente do governo no Brasil jamais voltaremos a ser quintal Americano e muito menos suas garagens.
        Se liga vendido o Brasil não precisa de caraveleiros.

      • Todo mundo que não acredita nas bobagens que o maluquinho escreve é “neo-nazista”

        Todas as vezes quando vi você no cavok todos riam dos seus comentários. Até hoje estou esperando pelo seu caça chinês brasileiro, mais avançado que o raptor.

        Sempre que você é criticado pelas asneiras que escreve vem com essa conversa de entreguismo, capacho dos EUA e outras choradeiras.

        Ninguém está defendendo a política americana. O que estamos dizendo é que, como sempre, você fala sobre assuntos dos quais não entende nada. Por isso se esconde aqui, onde existem outros leigos como o pé de cão e charles dal para te apoiar.

        Uma coisa é ser a favor dos americanos, outra é combater as mentiras e a ignorância que vocês distribuem.

      • “Todo mundo que não acredita nas bobagens que o maluquinho escreve é “neo-nazista”… vc matou a charada, amigão… sem mais…

  6. Um bando de frangas que ao primeiro reves abandonam a luta como cadelas viralatas tipico dos covardes acostumados a massacrarem mortos vivos.Como guerreiros sempre foram uns merdas.
    Me recordo de um episodio na primeira do golfo quando iam todas as noites com artilharia pesada junto com Sauditas apenas fazerem barulho para estressarem o sono de Iraquianos.Uma noite ao chegarem a posição se depararam com comandos Iraquianos que ja os aguardavam e so não morreram os que conseguiram fugirem.Foram trucidados.

    • 1maluquinho

      Me pergunto pq em outros blogs todo mundo ri dos seus comentários?

      “Como guerreiros sempre foram uns merdas.”

      Ao contrário, tropas americanas são muito melhores treinadas e competentes que as russas. Não sei pq você escreve idiotices como essa.
      Para escrever uma asneira dessa, além de coragem ainda é necessário um profundo desconhecimento sobre as tropas russas em combate.
      Vai estudar garoto.

      Na verdade até sei, é pura inveja e ignorância.

      • Ele simplesmente nao suporta a superioridade americana, coisa que ateh os russos ja admitiram ,eles ja admitiram que em um comflito aberto contra os yankes ,somente suas armas nucleares poderiam impedir uma derrota humilhante ( artigo na Voz da russia ), mas caras lequetrefes ,sem assuntos ,sem conhecimentos , se apega aos proprios delirios ,enchem o blog de asneiras , no minimo uma pessoa com frustaçoes nas diversas areas de atuaçao , esqueça maluquinho , o ideal serah ,o Frustadinho , kkkkkk ,pandego e maneh ,aioaioaioaioaioaioaio

      • Não porque em outros blogs o que existe é confraria todos com iguais gostos e expressões assemelhadas onde sentem-se algo na vida trocando figurinhas e um lambendo o outro.
        Ja que citou então vamos la.
        A uns anos atraz a maioria que aqui frequenta entrava na trilogia que fazia lobby do F18 e a maioria preferia o Rafale.Então um péla saco de la destratou menosprezando um comentarista simplesmente porque o cara tinha uma preferencia diferente da dele.Isso gerou indignação geral.Eu que não tinha nada haver diretamente com o assunto fui quem tomou a iniciativa de defender o colega e o bicho pegou.Na epoca o Edilson estava formando este espaço maqui e presenciou o que se passou la e comentou que todos seriam bem vindos no Plano Brasil.De la pra ca viemos todos para esse espaço aqui e la se fechou e virou clubinho que sobrevive as custas de venda de revistas e brindes.
        Então meu caro se voce não adimite pensamentos e comentarios diferentes do teu gosto estas no lugar errado.

      • Eu acho que qndo ele era criança era rato de Mcdonalds até que um dia não pode mais frequentar o país do Ronald… srsrsrsrsrs… pirou… pegou ódio na cultura superior americana… rsrsrsrsrs… e o pior para ele é que não sabe perdoar… qnta mágoa no coração do pequenino cabeça de marmita !!!… 🙂

      • BLUE EYES
        Quando o Plano Brasil estava fora do ar voce tentou botar a cara em outros espaços e levou na lata de todo mundo.
        Ninguem curte traira caraveleiro.
        Tome vergonha na cara vendido espião.
        Lombriga do Nelson Jobim kkkkkk

      • Não tive essa informação… podia citar quais seriam ???… seria até do meu interesse saber… faça esse favor pro seu amigo aqui… agradecido…

      • Eu adoro viajar para os Estados Unidos, gosto da Música e do Cinema de lá. Amo os parques, a tecnologia, os produtos, as marcas e o MacDonald.

        Contudo tenho muita pena daquele povo sofrido, que trabalha feito doido, com poucos ou nenhum direito trabalhista ou segurança social.

        Imagine onde estariam com uma legislação escandinava.

        Pergunto, qual das guerras promovidas pelos governos de lá contaram com amplo amparo dos pobres de lá.

        A democracia estadunidense funciona maravilhosamente nas cidades, começa a falhar nos estados e é um desastre na representatividade federal.

        O governo estadunidense não representa seu povo, mas sim suas corporações, principalmente financeiras e produtores de armas.

        Fazer crítica a um governo guerreiro não é, absolutamente, atacar seu povo, sua cultura e seu modo de vida.

        Os escandinavos provam que é plenamente possível o convívio de um sistema capitalista com um sistema eficaz de proteção social.

        Nossa capacidade de socorrer os mais fracos frente aos mais fortes é o que nos faz diferir dos animais.

      • Um exemplo claro da nossa esquerda caviar….rs!

        Nomais, cabe lembrar que o nosso sistema político piorou muito desde 2003. Por que será?…rs!

      • Deagol,os textos do 1maluquinho são admirados por gregos e troianos,tem vezes que são críticados,mas os textos dele tem um humor ácido,ironias,e conteudo,diferentemente dos seus,vc parece mais um demente que só sabe entrar em post aonde tem alguma notícia da rússia,e sai atacando as pessoas,de forma gratuita e louca,sem saber o que fala,vc é apenas dirigido por um odio irracional,vc me parece ter algum problema com o povo Russo de ordem psicologica ou sexual,na boa procure um analista vc ira melhorar como ser humano.Porque é durooooo aguentar as suas sandices e burrices chega a doer.

        Olhe esse post
        BARCA
        20 de abril de 2014 at 0:51

        Só que essa provocação pode sair cara,quem sabe uma nova batalha de Tsushima,e um rearmamento japones,a indústria Bélica Japonesa agradece a China,Correia do Norte e agura Rússia.
        Responder

        HMS_TIRELESS
        20 de abril de 2014 at 9:27

        Sem dúvida meu amigo! basta recordar que a proibição de exportação de armas foi recentemente revogada no Japão.

        E como vc vem com esse texto :
        DEAGOL:

        Claro que você acreditaria, além de ser fanboy dos russos não possui o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
        Parece aquela mentira de que os russos haviam interceptado dois mísseis americanos que não existiam e você acreditou direitinho.

        Com esse seu texto eu só posso te dedicar esse video do Caetano,que descreve perfeitamente essa situação que vc me colocou,eu estou tendo realmente dificuldades de entender seu texto;

        ESSE VIDEO TRADUZ A SITUAÇÃO QUE VC ME COLOCOU.

        https://www.youtube.com/watch?v=gyZF4cJQArE
        https://www.youtube.com/watch?v=gyZF4cJQArE

      • Amigo!

        É que vocês escevrem bobagens demais. Nunca param para analisar os fatos.
        Simpelsmente você nào pensa!!!
        E faz comentários sobre assuntos que não entende nada.

        Nunca faria nada contra você ou seus colegas, pois até acho engraçado suas piadas.

        Os posts do maluquinho são ridicularizados em outros blogs, por isso ele se mantém por aqui.

      • Barca, eu mesmo já defendi o maluco, mas convenhamos, ele é indefensável… ele realmente tem umas tiras legais, mas a personalidade dele (sem querer desqualificar, de verdade) é a de um jumento coicero… não dá para tentar sequer manter uma conversa civilizada com ele… é esquizofrenia pura… ele soube muito bem escolher o nickname dele… sem mais…

      • Pedindo pinico pro barca?
        Sim, estou morrendo de medo da intelectualidade do barca.

        O conhecimento dele somado ao seu é impressionante!!!
        Poderiam até ser estrategistas da União Soviética se ela não tivesse sido destruída.

      • rsrsrsrsrsrs… tenha vergonha, MELANCIA… já lavaram sua cara várias vezes por hoje… tenha amor próprio…

      • É uma lombriga apu mandado que vem de blogs dos fundos onde invejam e muito este espaço aqui.Alias o Plano Brasil sempre feriu os olhos de muita gente e tem muitos aqui que vão de encontro a interesses internos e externos.
        Sempre sai do ar,sempre dá bug.
        Não adimitem multiplicidade.Não aceitam multipolaridade.
        O Brasil mesmo no governo militar e em todos governos posteriores sempre pregou diplomaticamente contra intervenções e a favor do dialogo.Sempre demonstrou a necessidade de um mundo com iguais direitos,iguais deveres e sempre ninguem nos deu credito a não ser os excluidos.
        Hoje a estorinha mudou pois os grandes vilões de outrora Russia e China aceitaram empunharem esta bandeira e deram um basta no unilateralismo corsario.
        O que vemos é o desespero de quem sucumbe achando ainda ser possivel ganahr folego as custa do sangue e das vidas dos outros.

      • Quem vai perder tempo de debater com um diarréia que nem voce que faz de ataques aos outros tua retorica se liga assoberbado agora ja ate se faz de coitadinho.

      • Como eu disse, Deagol, não dá para manter uma conversa minimamente normal com ele… faça como eu, esculache… ele já tá acostumado; até gosta… masoquismo puro…

  7. A muito eu afirmo que durante o Catrina eles deixaram exposto suas deficiencias de mobilização.Os Mormoons tem uma mobilização mais coordenada e mais efetiva que o governo Americano.
    Se eles tomarem um ataque massiço inexperado de misseis Chineses sucumbem não terão nem capacidade de defenderem-se ja que suas redes antecipadas e satelites esta ja a muito tempo toda comprometida.
    Lembram em 2012 quando eles pararam a internet dizendo fazerem ajustes,foi na verdade uma tentativa de fazerem algo a respeito.A declaração do Panetta que lhe custou o cargo é o verdadeiro temos Americano “-Eu temo que aja um novo pearl harbor”. kkkkkkk bando de frangas kkkkk

    • Seu problema eh achar ser mais importante doque eh, vc nao tem capacidade de afirmar nada , a unica caracteristica que se percebe em vc eh um desejo enorme de ser algo relevante !

      • TERAPODE voce não passa de um verme que se vende e vende seu pais e seu proprio povo.
        Toma vergonha na cara e seja unicamente Brasileiro.

      • ataque maciço de misseis chineses da onde você tirou essa ? você e suas super tecnologia, sera que é o dandolo ?

        tem a cara de pau de dizer que é neutro, que não se vende, é contra o expansionismo americano bla bla bla bla… mas no fundo é um comunista enrustido.

      • Tão discutindo com maluco… ele só entende é esculacho… não se aproveita nada do que ele posta… só retóricas para chamar a atenção… é a pura vaidade em pessoa… coitada da vaidade… rsrsrsrsrsrs…

      • kkkkk desconhece os olhos arregalados do Panetta né kkkk ” eu temo que haja um novo Pearl harbor” kkkk e tomou-lhe bico na bunda.
        desde o final dos anos noventa brincam de jamearem satelites e redes Americanas e so a um ano e pouco resolveram adimitirem publicamente e culparem DChineses kkkk levaram decadas para descubrirem de onde partiram os ataques kkkkk

  8. Na boa PB, vocês precisam fazer uma parceria com o site O Informante, ele postou isso em primeira mão, na semana passada.
    E ele pega as informações em tempo real, poderia ser uma excelente parceria.
    Obs: não tenho qualquer simpatia, e até já discuti várias vezes com o Michel, mas sempre reconheci as qualidades dele, e sua sede pela verdade.
    E outra observação: para desespero dos vassalos dos EUA, essa matéria é verdadeira.

    • O Site O Informante é muito bom Empalador eu sempre o visito assim tambem como o Brasil Soberano e Livre.Para mim são referencias de interação diaria.

    • Sinto lhe desapontar minha cara serviçal sino-russo-iraniana, que recentemente colocou o poster do Putin ao lado Khomeini e da bandeira chinesa no seu quarto, mas a notícia é tão falsa como uma nota de 3 reais.

      Por outro lado, e para alimentar ainda mais o seu ódio, é sabido que em 2007 os Israelenses desabilitaram as defesas aintiaéreas sírias com um brinquedinho interessante, que inclusive provocou enorme frustração entre os russos visto que os radares de seus sistemas TOR M1 foram incapazes de detectar os aviões da Heyl Ha’Avir:

      http://web.archive.org/web/20131112114403/http://www.aviationweek.com/Blogs.aspx?plckBlogId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3a2710d024-5eda-416c-b117-ae6d649146cd

      Agora vai chorar na cama que é lugar quente….rs!

      • kkkkkk Tireless e voce acha que Irãnianos jamearam o sofisticado drone da CIA que alias negaram de tudo o que é forma né kkkk Foram os Russos que jamearam.Os dois drones que antes haviam sido abatidos a tiros pelo Guarda Revolucionaria na mesma hora equipe tecnica Russa estava no Irã analisando-o kkk ate os Chineses pediram para irem olharem tambem kkkk Hoje Russia e Irã estão fabricando Drones e o Aiatola agradece kkkk.
        Quando um Mujahedin desnutrido derrubou com UM TIRO de AK47 o Chinok cheio de Seals e carregado de provisões muitos foram os meios que vieram pra NET negar isso lembra?Lembra tambem que eu encontrei no YouTube o video mostrando o Chinok abatido ainda fumegando e os caras se abarcando de toda carga,lembra kkkkk Lembra tambem que encontrei o video no YouTube com os guerreiros Mujahedins festejando e todos reverenciando o desnutrido com um capacete de pano de chão encardido na cabeça exibindo seu AK47 que virou patrimonio nacional kkkkk Ah Tireless a quantos anos alias é desde 2009 pra ca que voces adoradores do Vampiro Irmão Caim do Norte so levam bolas nas costas kkkkk Não dão uma dentro kkkkkk Faça agora que nem alguns outros me odeie kkkk o culpado sou eu kkkkkk BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE é bordunada neles todos Cobrada larga o aço sem dó e nem piedade kkkkkk

      • pra voce so tem sentido teu ópio vendido assim ate conquistaram simpatias no Afeganistão transformando a sociedade Afegã em zumbis e suas ruas em opiolandias.

  9. Essa vai ser anexada aquela outra narrativa de que um míssil russo interceptou um outro míssil disparado contra a Síria. Só vai aparecer a verdade daqui a uns 30 anos.

  10. não mas os ets de varginha iriam dar apoio aos estados unidos se esse fosse atacado rsrs

    já falei aqui no site o avião sumiu na asia e cade os radares os satélites de todos os países ninguém viu nada ???

    isso prova que ou tem alguém envolvido nesse sumiço ou os radares os satélites tem vários pontos cegos !!!

    o brasil ainda tem tempo de se armar e de se proteger ,quanto mais armado mais forte politicamente e escolhendo o seu próprio caminho

    por isso que quando vejo esses anti brasil jogando a toalha e querendo mudar de sexo para ganhar o green card ,merecem é fuzilamento !!!

    nada nesse mundo esta perdido e eu acredito se a dilma ganhar o brasil entra no projeto do T50 russo indiano ,um verdadeiro brics

    • “já falei aqui no site o avião sumiu na asia e cade os radares os satélites de todos os países ninguém viu nada ???

      isso prova que ou tem alguém envolvido nesse sumiço ou os radares os satélites tem vários pontos cegos !!!”

      Nada disso, isso só prova que você não tem a menor noção sobre como funcionam radares e satélites!

      • deagogo vei correndo defender a sua vaquinha sagrada
        nao passa de um BA ..bao

        rsrs
        voce disse que em outros site as pessoas riem do maluquinho ,mas aqui nos rimos é de voce vassalo

        sobre os outros sites ,quais pois eu só vi o maluco escrevendo até agor apenas no br e isso uma duas vezes apenas

        os sites que voce se gaba é um aglomerado de antibrasil
        em que a mesma materia que se assou no plano brasil teve 50 comentarios nos seus sites revistinhas teve 5 comentarios da trminha de antibrasil como voce

        voce deabobo ai passa de um puxa saco de yanke !!!

        e sendo um puxa saco de yanke faz arte de ua minoria ridicula que seu uktimo esconderijo ainda sao sites revstinhas

        e ara de fingir que wntende de alguma coisa pois voce nao sabe a diferença do seu toba e de uma caixa de fósforo ,quando te pedirem um fósforo voce solta o toba

        americanofilo ridiculo rsrs

        e sobre os erros de portugues novamente foram maiores que o normal pois estou mndando essa pelo celuar android

        chupa entreguista !!!

      • Pé de cão.

        Olhe o seus erros de português, nem da para entender direito o que você escreve, parece o tradutor do rustam.

        E como todo mundo sabe, vocês russófilos não possuem a menor ideia do que escrevem. Além disso defendem qualquer mentira que aparece na internet.

        De que adianta dar opinião sobre algo que nào entende.
        Você acha que existe um satélite vigiando cada aeronave que decola?
        Ou acha que satélites enxergam no fundo do Oceano?

        Pensem antes de escrever. Usem o cérebro!

      • para bom entendedor meia palavra basta !!!
        mas você se finge de cego é o pior tipo , também não passa de um BA..bão criado em uma bolha .
        e sobre sua vaca sagrada yanke ela é tao boa que se esse pais não tiver envolvimento com o sumiço pois são verdadeiros corsários
        então esse sistema americano que sua raça de deabobo achava que não passava nem agulha
        você deabobo é daqueles yankes já tem poder de invisibilidade rsrs raio desintegrador viveu vendo entrerpraise rsrs então é apnas
        um deagogó lobotizado pela televisão ,sai dessa sua bolha primeiro la fora tem um astro chamado sol !!!! para de ser ba…bao
        e outra o que te falei se resumiu aqui os outros sites sua turminha de vira latas não fazem uma noticia ter nem 5 comentários e por isso você se julga um bambambam ,mas desculpe te desapontar mas você não passa de um MOCOTREVA dos mais COLADOS que já passou por aqui
        para de se achar inteligente por ter uma coleção de jogo de UNO RSRS
        e sobre a noticia aonde a fumaça a fogo ,mas você não enxerga além do seu nariz narciso ,faz o seguinte deixa de lado seu joguinho UNO e passa um pano nessa sua bolha em que você vive pois ela esta embassada
        mas eu gosto assim continua tentando !!

      • De brasileiro vc não tem nada, nem escrever em português vc escreve deve usar o tradutor do google aí em Cuba kkkkkkkk

      • De Brasileiro voce tambem não tem nada Rogerio não passa de um neo-nazista segregador anglo-sionista kkkkkk

      • rsrsrsrsrsrsrs… “Todo mundo que não acredita nas bobagens que o maluquinho escreve é “neo-nazista”… simples assim… não é de minha autoria, mas é a pura verdade… 🙂

      • Ele nem sabe o que é radar, muito menos o que vem a ser um satélite… rsrsrsrsrsrsrsrs… e pedir para ele voltar para a escola não vai adiantar… a deseducação PETRALHA do MEC tá a todo vapor… rsrsrsrsrs… o Marcos Bagno que o diga… ou melhor, não diga… agora podemos achincalhar o portuga “tipo assim”… nóis vai; nóis fumo; nóis sifu; que tá tudo certo na gramática bagnanima… RSRSRSRSRSRSRSRS…

      • rsrsrsrs… bugre não morre afogado, lacaio russo… aliás, só vou ao pantanal para pescar e recolher uns coros pra fazer botina… o coro de araruamense não presta pra isso… é muito fino e delicado… 🙂

      • maluco o zoinho azul é um cara de auto estima mais baixo que toba de cobra rsrs
        tem vergonha da decendencia dele e luta contra ele mesmo rsrs
        esse ai já aloprou
        eu estou é contente mais de 200 postagens enquanto os sites que o coitado do zoinho chamado de lord pelos bisonhos dos outros sites mesmo chamando esse desertores e separatistas não consegue vencer em debate nenhum
        zoinho de catarata o site plano BRASIL tem o nome de brasil e assim atrai muito brasileiros ,você pode reunir esse bando de bobocas e juntar tudo que eles não passam de meio

        rsrs essas minorias de vira-latas de gringo !!!!

      • Está certo sim, a maioria dos brasileiros fala assim porque a minoria que mandou por 500 anos não proporcionou escolas em quantidade e qualidade para que eles conhecessem as milhares de exceções existentes para cada regra do português.

      • Falou, filhote do Marcos Bagno com a Marta Suprício… rsrsrsrsrsrs… então: nóis vai, nós fumo e tu sifinou-se… rsrsrsrsrsrss… tipo assim… rsrsrsrsrs… discursinho da marilengalenga xuxai… rsrsrsrssrs… culpa da “crasse” média… pô… logo agora que a pobresa que ganha 800 real por meis ganho o tiutulo de crasse media, ela falo que somo gente ruim ???… pode não.. pode não… rsrsrsrsrsrs… mas to podendo… comprei um rolekisi de oro e to batendo de patrão com meu uno mile com som pankadão… as mina pira… 🙂

      • parabéns alberto eu não entrei no link ,mas percebo que despertou curiosidade o que escrevi sobre o avião
        todos sistemas falharam para quem percebeu e leu o que escrevi eu falei que todas as nações que se dizem super informadas tecnologicamente não sabem aonde esta o avião com todos seus meios possíveis de localização que esses bandos de mentirosos falam
        não sabe nem para que lado foi é apenas especulação
        ai vem a turminha de troca de sexo para ganhar um gren card e poder lavar pratos nos estados unidos ,detalhe com faculdade e na casa deles aqui no brasil não raspava nem o prato
        vinheram correndo defender o indefensável yanke pois a revistinha deles não tinha nada escrito rsrs da matéria sobre o sistema russo
        então vamos acreditar nos bisonhos ??? logico que não !!!!
        os estados unidos esta desafiando o maior pais do mundo !!!!
        pois os gringos acham que todos os países iram ajuda-lo na empreitada mas vai ser como um navio afundando e vários ratos pulando na aqua

  11. Na semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônicade última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook. —– Só acredito se os iankss confirmarem tal coisa, o msm se daria se fosse os Russos…mt bom..Sds.

    • Eles sequer admitiram que foi um míssil ou uma explosão armada que ferrou com o pentágono naquela data fatídica! Foi a primeira fez, NA HISTÓRIA, que um acidente com avião, em área pública, conhecida, e amplamente monitorada, não deixou sequer uma porca como evidência… conseguiu vaporizar até as pontas das asas e o cone de cauda, tal a energia desencadeada… mas não foi tanta assim, já que os danos aos pentágono foram relativamente pequenos!

  12. Estava com sérias dúvidas sobre a credibilidade desta história até ler este trecho:
    ——————

    “Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.”
    ———————

    Se estes acontecimentos acima descritos forem verdadeiros, serão forte indício da veracidade destes “rumores”.

  13. Amigos,

    A rigor, qualquer sistema é passível de sofrer interferência. Contudo, ha aqui um problema que ( até onde sei ) não se pode driblar: geração de potencia… Seria necessário um sistema extremamente sofisticado e potente para barrar completamente radares; ainda mais considerando a capacidade de geração de energia muito superior de navios de guerra frente as aeronaves ( além da adoção de um equipamento que salta de frequências; o que dificulta a interceptação da frequência da onda emitida para posterior bloqueio )… Em outras palavras, a geração de energia do navio permitiria aos radares deste produzir uma onda tão poderosa que um ECM em uma aeronave de caça, embora pudesse reduzir sua eficácia, simplesmente não seria capaz de anula-la… E como se houver salto de frequências, então a única saída ( creio eu ) seria emitir uma interferência contra todas as frequências nas quais o radar possivelmente emite, correndo o óbvio risco de se interferir nos próprios sistemas…

    Confesso desconhecer a potencia do SPY-1 ( salvo engano, é de 6MW ), mas, pra se ter uma ideia, através de um pacote de expansão ( SPY-2 ), o sistema chega a ser tão poderoso que é capaz de interceptar satélites em órbitas baixas…

    Por tanto, até acredito que o SPY possa sofrer alguma interferência que até mesmo impedisse uma solução de tiro ( dependendo de como a coisa é feita ), mas daí a “desligar” o AEGIS, é outra história… A rigor, creio que somente uma aeronave verdadeiramente especializada em guerra eletrônica poderia realmente ser efetiva em alguma instância ( F-18 Growler, por exemplo ).

    Por fim, o AEGIS não compreende somente o SPY. Ele une praticamente todos os meios de ataque e defesa do navio. Aliás, o SPY passa por constantes atualizações, já estando próxima a implantação do SPY-3, que dotará os novos destróieres da classe Zunwalt.

    • Caro RR!

      Também seria interessante lembrar que muitos dos sistemas de defesa aproximado dos navios americanos utilizam câmeras de imagem térmica, contra as quais o Su-24 não poderiam fazer nada. Portanto, mesmo que o Sukhoi conseguisse interferir nas antenas principais o destroier, os americanos ainda poderiam derruba-lo facilmente utilizando seu sistema de defesa.

      Não entendo pq nenhum dos “russófilos” se lembra dessas coisas antes de acreditar nesse tipo de boato.

      Sds.

      • Caro Deagol

        O Su-24 até poderia interferir no sistema de radares do navio (não que eu acredito nisso, ou pelo menos no exagero como ta sendo dito), mas de fato os sistemas passivos não devem sofrer absolutamente nenhuma dificuldade para uma solução de tiro e no alcance visual o SU-24 estaria perdido. Realmente o pessoal esta se levando pela emoção.

      • Caro Carl!

        Normalmente temos pontos de vista opostos, mas agradeço sua resposta equilibrada.

        Realmente, não posso dizer se é possível para o Su-24 interferir nos radares do AEGIS, acho dificil, mas não impossível.

        Minha critica exagerada se deve ao fato de alguns fanáticos tentarem transformar boatos em realidade absoluta sem o menor questionamento apenas por fanatismo ideológico.

        O que eles fazem não é nada mais que pura torcida. Com certeza, não devemos subestimar russos, mas acredito que as pessoas deveriam fazer um mínimo de esforço para compreender a realidade.

        Não podemos tratar, tecnologia e geopolítica como se fosse futebol ou religião.

      • Olá Deagol,

        Outro ponto: o uso generalizado de interferidores facilita a utilização das técnicas home-on-jam. Se não houver cuidado com o uso dos sistemas de interferência, eles podem ser utilizados para se localizar o emissor.

    • Olá _RR_

      Também pensei sobre a necessidade de potência para gerar energia suficiente para esta ação, mas naquele momento imaginei que as observações sobre o SU-24 indicavam falta de armamento, então creio que este possua realmente geração de potência suficiente para isso. Mais ou menos nos moldes do F-111 utilizados no Iraque contra as instalações de radar.

      E, falando sobre energia, sugiro o artigo do link abaixo. Bela notícia.
      http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=eletrostatica-criar-agua-eletrizada&id=010115140417

    • RR… em primeiro lugar, quero agradecer por manter o tema da discussão… em lugar de focar em outras “miríades” como alguns companheiros tem feito, seja para humilhar, distrair, fofocar, falar besteria, ou simplesmente perder tempo.

      Gostaria de fazer uma observação sobre um fato vivido à bordo de uma fragata no alcance visual do Ticonderoga (Cruzador AEGIS): Se eles simplesmente alimentarem o sistema AEGIS, mesmo não irradiando, nós perdemos totalmente a apresentação na tela do radar… eu não lembro quantas milhas náuticas vai o alcance visual de uma fragata, mas é bem mais que os 400 pés estimados para os rasantes da aeronave.

      O que eu quero dizer é que, sim, o AEGIS realmente é formidável, mas por sua própria tecnologia, cria uma distorção magnética gigantesca mesmo não irradiando, ou seja, teoricamente, não emitindo energia…

      Assim como o sistema de mira no capacete que a OTAN teve acesso quando caiu o Muro de Berlim, e surpreendeu o mundo, eu acho perfeitamente possível que os Russos tenham criado um sistema de jameamento maciço com tecnologia que nos surpreenderia.

      Eu mal consigo achar material sobre o submarino Yasen, então seria, como estrategista, dificílimo estimar o que eu preciso criar para lidar com ele. Mas é fácil achar material e propaganda americana sobre seus vetores, facilitando muito mais este trabalho.

      O “isolamento” da Rússia dá a eles uma “blindagem” privilegiada com relação ao conhecimento que temos realmente da sua capacidade bélica… na verdade nós não sabemos quase nada mesmo… tantos foram os Bilhões gastos em propaganda pelos americanos para fazer com que os Russos parecessem os “Caras Errados” os “Inimigos do Mundo” que criou-se ou um desinteresse, ou falta de confiança, ou a repulsa e contraposição automática que qualquer coisa que diga que eles são legais ou capazes… foram gastos Bilhões durante a Guerra Fria para isso, para programar o planeta mesmo… e ainda se gasta!

      No filme Gravidade o incidente que gera a catástrofe foi causado por um míssil Russo… para mim, seria muito mais factível se tivesse sido causado por um míssil Brasileiro, ou se algum outro país que como nós, ainda está tropeçando, e muito!

      Acho possível e provável, principalmente se puder ser provado a dispensa dos militares após este evento.

      O que tem me admirado no momento é a Simpatia que a Russia tem angariado recentemente, apesar de toda essa programação. Gostei muito do resultado negativo quanto o Obama sugeriu o embargo e deu com os burros n’água… e quando Putim diz que precisamos conhecer mais a Russia… afinal é um país fantástico mesmo, e tirando o fato que a capital é Moscow, sabemos muito pouco. Seria legal conhecermos mais!

      A capacidade stealth dos submarinos russos é baseada em idéias não pensadas pelos americanos, a mira no capacete o foi, a nova cápsula de lançamento para astronautas, com soluções incríveis e inéditas… os caras são bons em inovação… o Pak-FA taí pra mostrar que embora acreditemos ou não, eles são muito capazes.

      Gostei muito da idéia de que eles tem aparato tecnológico para “peitar” os americanos… e eles volta e meia mostram isso.

      Mas pessoalmente eu acho que foi guerra psicológica. O navio americano não podia estar lá de bobeira, já eu posso e vou, pra avacalhar. Se os americanos derrubassem aquele avião teríamos início à uma guerra, e provavelmente com apoio maciço ao Putim, então eles não podiam fazer absolutamente nada a não ser monitorar.

      Por outro lado, assim como um incidente com um certo torpedo usado na nossa marinha, que tinha o mau hábito de voltar para o veículo lançador (torpedo covarde!)… mesmo a tripulação sabendo que era de exercício, sem carga explosiva, tocou uma onça daquelas no sub… os nervos ficam em frangalhos.

      Imagina um navio inteiro sacudido por uma onda de choque de um avião russo grande, voando à 400 pés de distancia !? E foram vários rasantes. Até o cozinheiro deve ter borrado as calças! Apesar da crítica dos americanos, acho que foi muito profissional dos Russos… foi uma jogada de xadrez espetacular.

      Enquanto os americanos hoje precisam mover uma frota inteira para mostrar poder… os russos lançaram um míssil novo, que acertou o alvo esperado… “é, funciona!” Fim de papo. Muito menos dinheiro gasto, muito mais dissuasão.

      Bom já me alonguei demais… queria mesmo é colocar a opinião de que eles podem realmente ter desenvolvido tal tecnologia, quanto melhor a tecnologia, menor a energia necessária e, embora o seu raciocínio tenha lógica, eles podem ter encontrado uma forma diferente de abordar o problema!

      E por outro lado, acho que foi guerra psicológica mesmo… e eles foram magistrais… mesmo que não se confirmem as demissões citadas.

      Um forte abraço, pra você e pros companheiros aqui!

  14. ——————
    “A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar.“A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar.”
    —————–

    Este trecho acima suscita duas questões:

    1- O russos ao revelarem sistema tão estratégico antecipadamente, em situação de não-guerra, dão um alerta que proporciona oportunidade e tempo para o EUA desenvolver defesas contra o sistema russo.

    Por outro lado:

    2- Tavez os russos necessitassem de um teste real do seu sistema de guerra eletrônica, para verificar sua real efetividade contra um destroyer que está entre os mais poderosos e tecnologicamente avançados navios da US Navy.

    • Uma 3ª e plausível hipótese:

      O SU-24 russo foi (desarmado para evitar uma reação mais enérgica) provocar o destroyer estadunidense, para sondar e “pescar” informações baseadas nas emissões eletrônicas do Donald Cook, cientes disto, os estadunidenses se fizeram de mortos, propositadamente mantendo inativos seus radares.

      Como consequência desta guerra de nervos, alguns marujos yankees podem ter se cagado e pediram dispensa…

      Isto é somente uma especulação…

    • Eita viagem na maionese !!!… bem… a imaginação humana não tem limites mesmo… tudo certo…

  15. O avião russo conseguiu essa proeza de desligar os sistemas do navio americano depois de estar bem próximo deste.Se fosse numa guerra o avião russo teria sido derrubado pelo sistema AEGIS a mais de 100 kms de distância já que os mísseis americanos SM2-ER TEM ALCANCE DE 240 KMs.O sistema russo funciona apenas algumas dezenas de quilômetros do alvo,como a situação era tranquila e o navio estava apenas em exercícios o su-24 se aproximou sem maiores problemas.

    • O mais interessante nem foi um avião velho e desarmado ter feito essa proeza e sim a vergonha sentida pela marujada que aportou dando baixa kkkk

  16. Acreditem em mim…
    Os jangadeiros piauienses são temidos pela 4ºFrota.
    E a boca pequena, não falem para ninguém…
    o grupo de caças A-4 que estão em vias de serem todos entregues modernizados para nossa Marinha (2095?), estão provocando toda sorte de murmúrios de contrariedade por conta das grandes potências. Pois com eles nosso país vai provocar uma grande insegurança no mundo.
    Será muito poder sob controle de um único país.
    E o mais incrível de tudo é que só na semana passada cerca de 2586 praças da U.S. Navy pediram demissão por conta de nossos A-4 que estão chegando.

    SU-24 tocou uma lanterna nos olhos do destroyer foi provavelmente porque deixaram ele se aproximar. Isso não prova grande coisa. Em caso de guerra os AWACS o teriam detectado.



    A próxima guerra de envergadura no mundo (tomara que não ocorra.) será a campeã do uso de radares e contra radares. Que tiver muito mais e melhores deles certamente sairá vencedor.

    • Parabéns pelo excelente senso de humor ViventtBR! Sua ironia e acidez simplesmente desmontaram toda a cantilena das pobres tietes russas…rs!

  17. Deagol

    Geralmente eu não dou a mínima atençâo a besteiras sem sentido ou torcida organizada.

    Mas a propósito do que você fez neste post, tentando desqualificar as pessoas que escrevem seus comentários aqui porque VOCÊ afirma que em outros sites riem disso, achei o cúmulo da mediocridade. Até o HMS, com quem eu não faço a mínima questão de trocar mensagens pois acho impossível fazer isso , se atreveu a esse ponto.

    Se você tem uma fonte com outras informações, cite como fazem boa parte dos comentaristas. Se os comentários não lhe agradam, construa argumentos que possam ser racionalmente válidos para contrapor aos outros. Mas por favor não use esse expediente mambembe de que OS OUTROS, que estariam divinamente corretos na sua opinião, riem do que se comenta por aqui. Aliás, creio que o que os editores do site menos querem é que isso se torne o clube do bolinha, como é comum ver nos sites brasileiros sobre defesa e geoppolítica.

    Quer reclamar garoto… reclame com fatos. Mostre aonde as coisas acontecem, tenha a coragem que colocar o link aqui como fazem a maioria dos que escrevem. E se a opinião não agrada, talvez não sejam os outros que estejam errados. Até porque opinião é só isso mesmo: uma hipótese não testada. Preciso explicar o que é hipótese?

    Aos editores do PB: esse comentário não vai ser o início de uma destas discussões inúteis e prolongadas, e da qual houve manifestação da parte de vocês a poucos dias, pois não vou responder a ninguém que faça observações a ele.

    • RobertoCR

      Tens razão, colega!

      Mas é difícil observar que algumas pessoas tentam transformar boatos e verdades sem nenhum tipo de prova.

      No caso do AEGIS, não posso dizer que é impossível para russos jamearem o Radar principal, (não estou dizendo isso).

      O que eu estou afirmando é que o sistema de defesa aproximado usa câmeras de imagem térmica independentes de radar. Sendo assim, seria impossível para a aeronave russa jammear o sistema inteiro ou paralisar o navio, como a matéria afirma. Mesmo sem radar os americanos poderiam ter derrubado a aeronave através de sistemas térmicos.

      Não vou procurar links, mas tenho certeza que qualquer um aqui pode achar informações sobre como funcionam as defesas deste tipo de embarcação.

      Se perco a paciência, é pq vejo cidadãos confirmando fatos sobre os quais não tem a menor prova ou compreensão. Isso não tem nada a ver com ideologia ou política externa.

      Faça um favor a você mesmo, procure compreender as coisas antes de dar opinião.
      Quanto a matéria dos mísseis abatidos pelos russos, ela estava sim repleta de erros e mentiras, e nenhum fanboy fez o menor esforço para compreender os fatos como aconteceram de verdade.

      Burrice, ignorância e mentiras enchem o saco.

      • Ô Bostérico aqui comentamos materias então se voce esta com raiva do que voce chama de mentiras implantadas dirija toda sua diarréia mental a diretriz deste espaço ou a Voz da Russia.
        Vaza capacho Yankee

      • Temos que ter complacência com os enfermos, caro amigo… todos sabemos a real condição psíquica dele… dá raiva, mas aguentar o entediante mau faz parte do aprendizado cristão… deixemos ele latir sozinho… é só um poodle com sonhos de pitbull…

      • Amigo!

        O maluquinho nem sabe o que é a Rússia. A Rússia hoje é exatamente o oposto do que eles defendem.

        O problema deles não é ideologia, é falta do que fazer e complexo de inferioridade por latino e não americano.

    • discordo, o plano brasil tem um respeito muito grande pela internet afora, é um site democrático, no qual todos podemos indicar matérias.

      mas quanto alguns comentaristas, os caras são achincalhados mesmos.
      não é pra menos. tem gente que compara Venezuela com Alemanha, irã com Espanha.

      • Independente da “compra”… o pessoal devia parar com essa palhaçada de atacar os companheiros por que tem uma posição diferente.

        Me lembra muito aquela imbecilidade: eu tenho um amigo negro então o sou “amante de preto”, se eu tenho um empregado judeu “então sou um sem noção aliado a algo indesejado”… e coisas do tipo!

        Coisas que deram margem pra muita merda… e em muitos casos começaram como brincadeira, até perceberem que era sério mesmo!

        Independente de qual partido você vai votar, eu não vou te atacar… vou argumentar, sempre, e da melhor forma possível… mas você tem o direito de ser o que quiser hoje, e de mudar no futuro.

        Adoro rock americano hoje, mas posso não gostar mais m alguns anos… isso é um direito do ser humano… evolução… e não precisa acontecer por que te deram porrada por que fez escolhas diferentes!

        Essa palhaçada de “troca de agulhadas” é extremamente ridícula.

        O blog é para discutir assuntos militares… certamente deve haver blogs para discussões psicológicas… e eles adorariam ver este tipo de discussão… mas aqui só ocupam espaço e nos faz perder tempo!

      • Ai tadinho do bostérico que vive o tempo todo ofendendo as pessoas gratuitamente e poluindo todas as materias com idiotices e doutrina caraveleira.
        Machucaram foi doeu é,me desculpe sou meio sem jeito e acabo pegando de mau jeito,valeu.
        NEO-NAZISTA

  18. Menino do Video Game ,vou te dar outro exemplo clássico de idéias simples que derrubam sistemas avançados,Durante a Batalha da Inglaterra,o que ajudou os bravos Pilotos Ingleses a vencer foi sua linha de radar,os ingleses anos antes testaram interceptação,pilotos ingleses eram acordados a noite em,missões de incerceptação,mas os ingleses descobriram que se vc mandar aviões bombardeiros e esses soltarem tiras de papel laminado no ar,o radar passa a ver essas tiras como aviões ,dando uma pane no radar,pois o operador não vai saber se é ou não um avião,os ingleses usaram essa técnica contra os alemães,as vezes menino do video game,coisas simples derrubam sistemas sofisticados,ninguém aqui disse que o AEGIS é ruim,eu mesmo sou fã desse sistema,mas ele não é infalível e os russos devem ter sistemas de contra medida.

    • É verdade… um cara fez isso no “Águia de Aço” 3 ou 4… muito bacasa, contra um míssil guiado por radar, ele ejetou um rolo de papel alumínio! Eu adorei a cena.

      Na prática os Shafts fazem exatamente isso, na tentativa de ludibriar um míssil guiado por radar!

      • Um desnutrido com um ak-47 enferrujado derrubou um chinok cheio de seals meu camarada e existem videos mostrando tudo isso e na epoca esses mesmos bostéricos vieram atacarem todo mundo que postava algo fora da ortodoxia aceitavel deles.

  19. Pra finalizar Menino do Video Game,eu nunca fui muito fã dessa tão propagada tecnologia de furtividade que os americanos pregam como solução,eu tenho esse artigo guardado no meu pc e que vou colar aqui para debate,viu como se coloca as coisas de uma forma educada e gentil,mas agora gostaria de fazer uma pergunta a vc,qual pra vc é o melhor video game,ps3 ou xbox360 .Por favor menino do Video Game me ajude pois tenho um amigo que quer me vender o Xbox dele e estou pensando em comprar.
    Vamos ao Texto :

    Guerra Eletrônica e Furtividade
    A guerra do futuro poderá ser vista como uma combinação de furtividade e Contramedidas Eletrônicas (CME) para melhorar a capacidade de sobrevivência das aeronaves de combate. Uma aeronave convencional não pode ser operada de forma segura num ambiente de alta ameaça a não ser que o sistema de defesa aéreo integrado (IADS) inimigo seja pelo menos parcialmente imobilizado.

    Na teoria, uma forma extremamente furtiva (VLO) poderia sobreviver a quase todo tipo de ameaça. Contudo, o planejamento da maioria das operações aéreas caem no meio do espectro de ameaça. Com a expansão da capacidade da ameaça do radar, a furtividade e CME tem um papel a ser realizado ao trabalharem juntos para aumentar a capacidade de sobrevivência, especialmente quanto ataques nos pontos chaves podem reduzir a capacidade do IADS inimigo.

    Durante a década de 80 havia competição entre a guerra eletrônica e as técnicas furtivas. Os defensores da guerra eletrônica se achavam ameaçados. Na década de 90 iniciou uma sinergia com a percepção que uma ajudaria a outra a se tornar mais efetiva. Antes se pensava que uma plataforma furtiva não precisaria de proteção eletrônica, mas nada pode ser invisível. A furtividade também nunca foi considerada absoluta, mas um degrau suplementado por uma lista sem fim de variáveis como o aspecto do radar, distancia do radar e meteorologia.

    A guerra eletrônica pode ser usada na fase de detecção e engajamento assim como a furtividade. A guerra eletrônica torna a furtividade mais efetiva de duas formas: da menos tempo para o sistema e operador reconhecer e conter a interferência e o eco fraco do alvo é mais fácil de simular ou imitar com técnicas de despistamento.

    A relação J/S, ou potência de interferência de saída pela potencia do sinal refletido, é a grande beneficiária desde sinergismo. O objetivo é melhorar razão J/S diminuindo a assinatura radar e melhorando a potencia de saída.

    Uma aeronave que reduza seu RCS por um fator de 10 diminui o alcance de detecção em 44%. A potência necessária nos interferidores também diminuiriam nesta proporção. Para uma mesma quantidade de potência, as contramedidas podem interferir com mais eficiência.

    A energia emitida se espalha no espaço e dobrando a distância a energia decai 16 vezes. “Burnthrough” é a distância onde um radar pode detectar um alvo que está emitindo interferência (jamming) ou onde o eco é mais forte que a emissão do interferidor que também enfraquece com a distância. Um exemplo prático são duas pessoas conversando com uma música alta no fundo. Elas podem se aproximar ou ficar longe da música. Diminuir 100 vezes o RCS diminui o alcance de detecção em 1/3 e pode usar interferência para esconder 9/10 da distância.

    As contramedidas são limitadas pela potência da aeronave, mas não para uma aeronave furtiva. O B-1B tem RCS 100 vezes menor que o B-52, ou 1% do eco, mas mesmo assim o sistema de interferência ALQ-161 pesa 2.250kg contra 2500kg do B-52. A potência não diminuiu, mas melhorou a efetividade em 100 vezes. A potência para “burnthrough” cai na mesma relação. O conceito de uso do B-1 considera que ainda tem que se aproximar do alvo, mesmo podendo lançar armas a longa distancia e ter que enfrentar várias ameaças ao mesmo tempo.

    O B-2 tem capacidade de ECM com o sistema Northrop-Grumman AN/ZSR-63. Supeita-se que tenha capacidade de cancelamento ativo. O sistema faz parte do sistema Lockheed Martin APR-50 Defensive Management System (DMS) capaz de detectar, localiza e identificar emissores ao redor da aeronave. O DMS inicial era o Northrop ZSR-62 cancelado no meio da década de 80.

    Em alguns cenários, as CME também podem fornecer apoio para aeronaves furtivas contra certos tipos de ameaça. Enquanto os analistas tem decidido que o F-117 não se beneficiará do apoio das CME de uma aeronave especializada como o EA-6B na primeira noite de uma guerra, os dados sugerem que o uso adicional dos EA-6B seria bem vindo para as tripulações dos F-117 e B-2 nas missões subsequentes. Detecção atrasada seria trocada por nenhuma detecção. Na Guerra de Kosovo os B-2 voaram todas as missões com escolta de caça, de Guerra Eletrônica (GE) e Supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD). Já é claro que para as aeronaves sem a assinatura do F-117 ou para aeronaves operando em outros ambientes, as CMEs podem contribuir significativamente para a capacidade de sobrevivência.

    A Guerra Eletrônica nasceu para defender as aeronaves do ataque do radar. Primeiro na fase de detecção e depois no engajamento. Foi estimado que o uso de contramedidas eletrônicas e chaff na Segunda Guerra Mundial deve ter salvado 800 bombardeiros aliados e permitiu que atacassem mais baixo com maior precisão. Contra o Vietnã do Norte, aeronaves EB-66 foram usados para interferência de longa distancia (SOJ – Stand-off Jammer) pela USAF e a US Navy usou o EA-6B no final da guerra na mesma função. A USAF considerou o uso do EA-6B também para escolta, mas disse que tinha desempenho ruim com o caça e instalou os sistema de detecção e interferidores do F-111 que se tornou EF-111 Raven.

    Ainda no Vietnã, durante a operação Linebaker, a USAF usou chaff, SOJ e casulos de auto-proteção para proteger os caças dos mísseis SAM. O Pk do SA-2 era de 1/15 em 1965, em 1968 caiu para 1/48 e em 1972 foi para 1/50. As lições foram usadas em 1973 por Israel, mas Israel não tinha recursos para manter o EB-66C e nem estava com contramedidas suficientes e preparadas para contrapor o SA-2 e ZSU-23. O resultado foi a perda de 102 caças ou 37% da sua frota de aviação de combate.

    Durante o conflito do Golfo em 1991, o EF-111 e EA-6B interferiam nos radares alerta antecipado iraquianos. As baterias de mísseis SAM tinham que ligar seus próprios radares para busca que foram depois destruídos com mísseis anti-radar AGM-88 HARM. Os EF-111 não apoiaram diretamente os F-117 na Guerra do Golfo, mas ajudou a despistar quanto ao alvo real da aeronave.

    A USAF retirou o EF-111 de operação por ser mais caro de operar (US$ 5.500 por hora de vôo contra US$ 3.255 do EA-6) e tinha uma frota menor (40 contra 127). Estava previsto que iria operar até 2010. A USAF passou a usar o EA-6 em uma força conjunta com a US Navy.

    O F-117 perdido durante o conflito de Kosovo em 1999 estava longe da cobertura do EA-6B de apoio, ou mais 180km, para evitar mísseis, e não conseguiu jammear efetivamente. Ainda em 1999 a USAF estudou o uso do B-52 para interferência a distância e o B-1 para interferidor de escolta. O EB-52 operaria a uma distancia de 240km por 12 horas com interferidores ALQ-99 do EA-6B. O EB-1 operaria junto com força de ataque e jamearia radares de busca e controle de interceptadores. O inimigo não poderia prever a direção e alvo do pacote e os radares das baterias de mísseis SAM teriam que fazer busca e ficariam vulneráveis ao ataque de mísseis HARM.

    Como é mais difícil fazer uma aeronave ser furtiva na banda dos radares de busca de longo alcance, as aeronaves de interferência a distância ainda podem ser úteis para evitar que seja usado táticas de vôo a baixa altitude para fugir destes radares ou tenham que ser cobertos por camadas espessas e pesadas de RAM.

    A URSS usava helicópteros equipados com interferidores para criar corredores seguros para a penetração de sua aviação tática. Estes corredores permitiam que as aeronaves ficassem invisíveis a até 25km da ameaça (baterias Hawk) ou diminuía em 50% a detecção a menos de 25km da ameaça.

    Aeronaves convencionais retornam assinatura muito grande. As CMEs são limitadas pela potência dos interferidores aerotransportados. Uma aeronave de grande tamanho e potência seria a ideal para levar CMEs interna ou externamente devido a potência de saída que poderia ser fornecida e o pequeno impacto nas cargas externas ou espaço interno. Também não tem problemas de levar um segundo tripulante que geralmente aumenta em até 500kg o peso da aeronave e diminui o combustível interno. Esta aeronave também teria que ser grande.

    Este problema é maior nas aeronaves de interceptação que precisam de um radar de longo alcance. Quanto maior a largura do “prato” do radar, maior o alcance, um feixe fino emitido por uma antena estreita é melhor para busca, com menor alcance. Uma antena de maior diâmetro emite um feixe mais largo, com maior alcance, mais adequado em funções de busca e rastreamento de alvos. A compensação vem da necessidade de uma aeronave grande que também tem a autonomia necessária para CAPs de longa duração e vôos supersônicos por mais tempo além da presença de um segundo tripulante (WSO – Weapon Sistema Operator) para operar o radar e as CMEs. A capacidade de levar muitos armamentos externos aumenta o RCS e não é uma vantagem. Nos estudos de plataformas anti aeronaves furtivas o F-15 foi escolhido como boa plataforma por poder levar uma grande antena e potencia de sobra.

    Defesa Terminal

    Mesmo que os defensores detectem uma aeronave furtiva, elas não podem ser capazes de engajá-lo facilmente. A furtividade “desarma” muitas ameaças mas existem alguns sistemas modernos que ainda tem maior capacidade de engajamento mas são encontrados em número muito pequeno. O baixo RCS e assinatura IR do F-35 o manterá seguro de qualquer sistema de radar que seguirá o S-400 russo após 2025. Os sistemas de guerra eletrônica das aeronaves furtivas focam nestas poucas armas e agem nos modos terminais de trancamento e não nos de lançamento como nos sistemas de guerra eletrônica convencionais.

    O primeiro requerimento de defesa terminal é um sistema de detecção passivo de mísseis. O sistema deve ser confiável em determinar que o míssil está trancando na aeronave e não em outra aeronave pois as contramedidas expõem a aeronave a outras ameaças. No caso de um ataque, a melhor contramedida é a consciência da situação do piloto. Saber a direção da ameaça e manobrar o mais rápido possível para desarmar o míssil em vôo com velocidade, furtividade ou manobrabilidade. Uma aeronave furtiva pode mostrar seu pequeno RCS frontal para um míssil guiado por radar ou a parte fria para um míssil IR. Mísseis com guiamento ativa por radares Pulso-Doppler podem ter o trancamento anulado por manobras agressivas de 90 graus (manobra beam) no plano vertical durante alguns preciosos segundos.

    A furtividade é boa para combate aéreo a longa distância (BVR) e contra mísseis de longo alcance, porém um dogfight ainda é inevitável e o engajamento de mísseis pode ocorrer. A vantagem está limitada a eficiência das contramedidas que devem enganar a ameaça.

    A última defesa é lançar contramedidas Chaff ou IR ou contramedidas ativas descartáveis. O chaff e flare são medidas defensivas do F-22. Eles aumentam a assinatura e denuncia a aeronave, mas se está usando é porque foi detectado e já está sendo atacado. O lançamento de chaff e flare é feito separadamente pois tem comportamento aerodinâmico distinto. Os radares Pulso-Doppler podem distinguir facilmente os alvos de despistadores flutuando.

    Um despistador rebocado resolve este problema e fornece uma única fonte usando flares e refletores de canto. Os despistadores rebocado são usado em navios desde decada de 40 para enganar torpedos e na década de 80 passaram a ser usados em aeronaves para enganar mísseis.

    O lançamento de drones despistadores deve saturar as defesas aéreas e minimizar as perdas de aeronaves ao forçar o gasto de munição pelo inimigo. Os despistadores não são usados pelas aeronaves furtivas para redução da assinatura mas para controle de assinatura em propósitos de despistamento. Veículos despistadores devem imitar a assinatura da aeronave real, incluindo não só os níveis absolutos mas também as flutuações de assinatura.

    As aeronaves de guerra eletrônica são dedicadas na missão de ouvir, detectar e neutralizar emissões inimigas. O método mais simples de interferência é transmitir na mesma freqüência do radar inimigo. Isto gasta muita energia e são pesados. A aeronave interferidora tinha que ser grande como o B-66 e também eram caros. No fim da década de 60 apareceram as técnicas de despistamento que gastavam bem menos energia e eram sistemas mais leves. Podiam ser levados em casulos que tinham antenas passivas para detectar e mudar a informação recebida. O casulo retransmitia um sinal similar e era usado por dezenas de segundos raramente por mais de um minuto. Quando o operador radar percebe que está sendo enganada a aeronave já passou. O F-35 usará um radar AESA que também terá capacidade de interferência. Poderá usar casulos para interferir do lado e atrás da aeronave pois o radar só interfere na frente. Poderá manter jamming durante toda a fase do combate. A US Navy já está estudando o uso do F/A-18F biposto para substituir o EA-6B e será chamado de EF-18F. Já o F-35 terá capacidade de penetrar mais ou se aproximar mais do alvo o que o torna bom para interferência.

  20. Um caça velho defasado e ainda ficar em postura de ataque foi é esculacho kkkkk o que um SU35/S não faria com aquela forçinha tarefa kkkk

    • pelo amor de deus, não te deram visto para disney ? quanto ódio. cuidado a emoção se obre põe a razão.

      quanto recalque, a era soviética já acabou, mas pelo visto suas viúvas continuam ativas. quem vive de passado é museu.

      junta essa mais e o 4++ que eles vende como sendo 5G, não dá um moderno.

      • Então comentar o que vai de encontro a teu agrado é ter odio desta ou daquela nação meu caro.
        Sabe a maior parte da minha familia paterna mora a muito tempo nos EUA são naturalisados e tenho muitos primos Americanos os quais conheço so de NET.Tenho tia e primos Judeus tambem e todos ao fazerem 14 anos foram enviados para Kibuts e por la ficaram 3 anos ou mais.Ate ganhei jaqueta de inverno do mossad.
        Não tenho nada contra povo nenhum e sim me simpatizo com a causa Palestina por humanismo e combato o Bolivarianismo e a reacionaria mentalidade expansionista intransigente dos EUA,UK e Israel.
        Sou a favor de um Brasil não atrelado a nada e muito menos carregando carrapatos em nossas costas.
        Importa-me apenas meu pais em unidade,forte,livre e soberano.

      • “Sou a favor de um Brasil ”

        E o que o Brasil tem haver com fato discutido aqui.
        Agora para ser a favor do brasil temos que concordar com todos os boatos e mentiras contra os americanos?

        Pô, tem um monte de parentes nos EUa e nunca pediu para eles te comprarem um livro sobre aviação e tecnologia militar?

        Vai estudar garoto, pense antes de escrever.

      • Tem tudo ô BOSTÉRICO sou Brasileiro tratamos de estrategia e tecnologia militar entre outros assuntos.
        Vaza vendido serviçal Yankke.

      • meu caro, no mundo ninguém fica em cima do muro. hoje vivemos num mundo globalizado, parcerias comerciais certas, garantem nosso sucesso, vejamos a coreá do sul, cingpura (Lee Kuan Yew, o responsável por Singapura de hoje), Alemanha etc… ambos países tiveram o apoio dos americanos e são oque são. diga-me quem são os parceiros dos Russos que deram certo ? ou qualquer nação de esquerda financiada pelos russos e chineses que deram certos ? é certo que eles ainda flertam com comunismo e até financiam.

        critica a politica expansionista anglo-americana, e a CHINESA,RUSSA. desde que o mundo é mundo sempre houve uma potencia domina-te, e sempre vai haver. mas, você já para ou para pensar se o Russos ou Chineses assumi-se tal papel ? seja mais realista e menos emotivo. se comentários são muito bom, até o ponto que você se contra diz!!

      • É mesmo e voce esta do lado de quem nesse muro dos cavaleiros do apocalipse ou dos demonios possuidos.
        Meu caro estamos sozinhos,somos os alvos então estamos apenas do nosso lado e não nos fiando em ninguem.
        Se voce se fia nessa ou naquela tendencia ideologica problema seu.
        Sou Brasileiro meu pais é BRICS e assim temos nossa chance de termos nosso lugar de direito que não é com coleira de ninguem.
        Se voce defende aproximação com a falsa liberdade e a falsa democracia saiba que no Brasil hoje tu és da minoria de 33% de vendidos que entregaram o Brasil.E não pense que eu faça parte da outra minoria 17% da desnacionalisação do Brasil.
        Não preciso de ideologia pra viver.

      • Vc precisa é de Rivotril para viver… é indicado para:

        Síndrome do Pânico
        Ansiedade
        Distúrbio bipolar
        Agorafobia
        Depressão

        só não resolve problema de caráter… ou melhor, de falta de…
        sua ideologia eu sei qual é… FASCISTA EMBUTIDO…

  21. Queria saldar os comentários mais técnicos que enriquecem essa página e pedir para os demais que se abstenham de suas intrigas regressivas contra a Rússia e façam algo que realmente demonstre a possível falha desta notícia, e por favor… por meios lógicos, não meramente achismos. É realmente pesada uma notícia dessas, apesar de saber do alto poderio tecnológico russo, infringir tamanha derrota ( pois uma que se demonstre a incapacidade deste sistema nesse nível, praticamente torna as defesas norte americanas em um simples escudo de papel) ao sistema AEGIS é algo a ser avaliado, e avaliar essa notícia com nossa limitada gama de informações, dificulta o resultado… só nos resta seguir passos lógicos e ver se de fato ocorreu ou não tal vitória. Não duvido que a Rússia tenha uma capacidade bélica e tecnológica avançadas, ( ainda obscura para o mundo), mas seria bom vasculhar mais fontes a respeito de tal notícia, e ver a veracidade dela, pois uma coisa eu sei…se essa notícia for verdade, é bom os EUA ficarem mais amigos da Rússia e trocar o corpo de engenharia de suas defesas, pois breve breve esse sistema pode ser vendido a uma certa nação que pode querer ter tais vantagens frente aos EUA. Sds

  22. deagogo vei correndo defender a sua vaquinha sagrada
    nao passa de um BA ..bao

    rsrs
    voce disse que em outros site as pessoas riem do maluquinho ,mas aqui nos rimos é de voce vassalo

    sobre os outros sites ,quais pois eu só vi o maluco escrevendo até agor apenas no br e isso uma duas vezes apenas

    os sites que voce se gaba é um aglomerado de antibrasil
    em que a mesma materia que se assou no plano brasil teve 50 comentarios nos seus sites revistinhas teve 5 comentarios da trminha de antibrasil como voce

    voce deabobo ai passa de um puxa saco de yanke !!!

    e sendo um puxa saco de yanke faz arte de ua minoria ridicula que seu uktimo esconderijo ainda sao sites revstinhas

    e ara de fingir que wntende de alguma coisa pois voce nao sabe a diferença do seu toba e de uma caixa de fósforo ,quando te pedirem um fósforo voce solta o toba

    americanofilo ridiculo rsrs

    e sobre os erros de portugues novamente foram maiores que o normal pois estou mndando essa pelo celuar android

    chupa entreguista !!!

    • Mais uma vez você repete seu triste teatro Pé de Cão! Não consegue contraditar o que o amigo Deagol disse, então limita-se a tentar desqualificá-lo com sua prosa ruim e seus xingamentos de praxe, tão repetitivos como inócuos e chatos. Já deu né?

      • Que vítima?

        Só parei de chamar vocês de trolls em respeito ao blog.

        Vítimas são vocês! Vítimas da ignorância e do péssimo sistema educacional brasileiro.

      • tiraleite sionista você já foi desentocado não cansa de ser zoado
        o deagogó ,é apenas um Ba ..bão jogador de jogo UNO
        ele não é qualificado em nada sobre nada apenas fala ser impossível ,um cara do tipo do deagogó acreditaria que a terra é quadrada mesmo vendo o por do sol batendo na sua testa rsrs

        já falei vocês desses sites de anti brasil não passam de um bando de bobinho que acham que entendem alguma coisa pois fizeram a assinatura da revistinha rsrs

        vocês são até infantis em pensar que um site que tem 200 post seja comparado a seus 0 ,5 15 posts no máximo não tem futuro e por isso ele coitado veio aqui para ser tirado pous o coitado acha que a rapaziada não posta la é porque la so tem esclarecido ???? na verdade os guerreiros veem que la so tem sionista ,separatistas red skin anti brasil
        e alguns desinformados que ao perceber que não tem debate é um puxando o saco do outro percebe que aquilo virou apenas um clubinho dos coitado que não serviram nem para majoração !!!
        resumo ao perceber que vocês são fracos vocês veem para o plano brasil tentar transformar um site que tem 200 comentários em um site que não entra nem as moscas rsrs alias esta recheado delas

        eu se fosse do editorial desses sites fazia como o plano brasil e colocaria o outro lado da historia ai vocês seriam zoados lá também e não precisariam vir para serem zoados pois a maioria é esclarecida e não aceita apenas um lado da informaçao
        estão parecendo mulher de malandro so apanha !!!

        quando no plano brasil se colocou a uns dois anos atrás que os estados unidos usava o facebook para espionar as pessoas que os yankes usavam a internet contra governos

        esses mesmo sionistas ,anti brasil ,bobocas ,rsrs nazifaci ,e alguns como deagógó que são apenas criado na bolha não acreditaram
        um dos que fez uma super defesa dos estados unidos sobre a matéria foi esse SIONISTA tiraleite rsrs
        você tiraleite fez igual ao que se fez nessa matéria lutou para defender os yankes e depois de dois anos quebrou a cara
        nessa você também apenas faz uma defesa não tem capacidade nem condições de falar o que realmente houve ,mas aonde a fumaça a fogo !!!
        chupa entreguistas
        parabéns ao plano brasil !!!

  23. Implantaram a mesma coisa quando o Irã jameou o super drone da CIA.So abrem as pernas e calam a boca se Russos apresentarem evidencias.
    São uns merdas decadentes que sobrevivem as custas de emprestimos Chineses e vivem sobre contigenciamentos.
    Como guerreiros sempre foram soldados bundões.Massacram com pesados bombadeios nações fragilizadas para depois entrarem uns por dentro das bundas dos outros e entrarem triunfantes como herois.

  24. Um Mujahedin que usa pano de chão encardido como capacete,fuzil da decada de 50 e montado a cavalo bota Chinok no chão e esses merdas jamais tiveram o total controle do Afeganistão e nem do Iraque.La são areas abertas,descampados.Aqui na Amazonia comemos os rabos deles todos.

    • É mesmo?

      E quantos russos os Mujahedins mataram.
      Dez vezes mais russos mortos do que americanos!

      E o taliban é muito mais armado e treinado que os Mujahedins e pastores que espancaram os soviéticos.
      Soma-se a isso o fato dos russos terem matado muito mais civis afegãos do que os americanos.

      Como eu disse, ou você mente ou só escreve besteira!

      • Todos que no Afeganistão ousaram botar os pés foram postos de la pra fora de forma vergonhosa e Americanos ja tentam a anos uma saida honrosa antes que sejam tambem expulsos vergonhosamente.
        So se criou por la Gengis Khan que os transformou em sua cavalaria de elite e assim passaram para a historia como Mujahedins os cavaleiros da luz.
        Ah mas voce bostérico desconhece tais fatos não é mesmo pois se alimenta apenas de doutrina disseminada a serviçais.

      • Bá!

        Achei que você iria nos explicar o motivo pelo qual morreram muito mais russos do que americanos Afeganistão.

        Mas, claro, admitir a verdade é algo que vocês fanboys nunca fazem.

      • Calma aí Deagol, não tem como comparar as duas guerras. Na primeira o povo estava motivado para expulsar o inimigo e contou com ajuda financeira e bélica dos EUA, sem falar em treinamento e informações. No segundo caso o povo não era simpatizante do governo, mais que isso o odiavam, e esse governo não recebeu ajuda de nenhuma super potencia, no máximo contrabando do Irã e de alguns países vizinhos e mesmo assim de forma insignificante.

        A comparação que você não faz o menor sentido.

  25. Bom acontecer essas coisas para que todos aprendam… ninguém é intocável , e quanta propaganda foi feita desse Aegis aqui nesse ou em outros blogs .
    Do nosso lado nem imagino o que pode acontecer com nosso xipadinho … rs rs rs.

    • ROBERTO o que é isso para voce? http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8
      Foi filmado por um civil apartir da camera de seu celular em Cuiaba que não tem campo de prova de misseis ou foguetes justamente no horario do jogo Brasil x Costa do Marfim quando os Brasileiros estavam olhando para a telinha.
      Alias existem muitos outros videos semelhantes a estes todos flagrados em lugares onde não existem campos de prova oficiais.
      Note que neste video que vinculei o bicho é grande demais e de longo alcance dado sua trajetoria,tamanho e velocidade.
      Tenho certeza que não se trata de nenhum projeto nacional e sim que estavam experimentando armamento estrangeiro possivelmente de origem Russa ou Chinesa.

      • Enviado em 26/06/2010

        Filmei esse objeto, parece um foguete ou um míssel, foi logo após o jogo do Brasil x Costa do Marfim da Copa de 2010. Vi ele saindo do chão e corri pra filmar.. desculpem a filmagem tremida, é que eu estava em movimento e achando uma posição.

        É estranho coisas assim acontecerem justamente qdo todos, ou quase todos estão comemorando.

      • Olá 1maluquinho

        Demorei na resposta porque o site não atuaizou aqui pra mim até uma hora atrás..

        Sobre o vídeo que você indicou eu já o tinha baixado na época em que apareceu no Youtube, mas eu tenho sérias reservas sobre ser um míssil ou foguete. O deslocamento está muito lento e, aparentemente, o volume do objeto é bem maior do que se espera nestes casos.

        Por outro lado a dissipação do que seria o rastro de vapor de um avião de carreira está muito diferente do que vejo diariamente ocorrer aqui nos céus do sul.

        Então o vídeo continua na pasta “a esclarecer”. 😀

        Abs

      • Ok amigo.É mesmo intrigante o cara o viu sair do ceu.
        Eu mesmo no domingo de carnaval havia ido ao comercio e quando voltei vi um rastro que sai do chão reto,tomou inclinação e partiu sentido sudeste.Ele teria saido das proximidades da base aeronaval de São Pedro.
        O youtube esta cheio de videos caseiros capturados por diferentes lugares do Brasil em dias e com condições especificas como se não fossem para chamar a atenção e todos em lugares onde não se tem campo de prova oficial.
        O que te relatei aqui da região é ate compreensivel apesar de ter sido no carnaval e tudo aqui estar cheio mas sempre se tem algum movimento por la mesmo.

  26. Debate interessante… os “americanófilos” desdenham tudo que vem dos russos e os “russófilos” acham que tudo que vem da Rússia está à frente dos EUA.
    Na verdade está aí a “tensão positiva” entre as potências, um testando a tecnologia do outro. Que os Russos tem tecnologia moderna de contramedidas , isso é fato … e os caras são bons na área de mísseis e radares… do outro lado estão sempre as “iscas” testando o que o outro tem! A indústria bélica de ambos os lados agradece! Quanto a oferecer a tecnologia ao Brasil… contem outra! Coelhinho da Páscoa já foi pra panela há muito tempo!
    E por falar em tecnologia Russa…. o que dirão russófilos, americófilos e alienófilos sobre a teoria do abate do meteoro por um míssil de interceptação russo?? http://www.youtube.com/watch?v=FFba2tIgqv8
    Abraços,

  27. por LUCENA
    .
    .
    ” (…) Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os ecrãs se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.(…)”
    .
    .
    Hahahahah…porque toda vez que sai uma notícia dessa os americanófilos ficam loucas da vida ?…hahahahah….que falta de profissionalismo heim…hahahahahah…
    .
    mais uma vez,os russos testam com exito suas geringonças na super poderosa sacro santa e onipotente foça armada da vaca sagrada dos americanófilos…hahahah …..mais que coisa hem…hahahahahha

    • por LUCENA
      .
      .
      “(…)Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano. (…)”
      .
      .
      Cadê o profissionalismo dos “popeyes”….hahahhahahaha…haja “espinafre” nessa hora…hahahhahahah….

    • Amigo, não banque o B… como o seu colega Barca e Pé de Cão.
      Os sistemas de defesa do AEGIS são independentes e usam cameras de imagem térmica.
      Seria impossível, jammear o navio inteiro. Mesmo que conseguissem interferir no sistema AEGIS ainda seria possível derrubar sukhoi facilmente.

      Vocês não tem capacidade de pensar?

  28. Para finalizar Deagol não vou levar a sério seus comentários e nem vou ficar nutrindo raiva por vc,pois vejo que vc é um ser humano que tem um Bug grave,vc merece ser reprogramado ou talvez algum comuna esteja interferindo com alguma suite de guerra eletrônica na sua cabeça.

    • Pô, você escreve besteira e não quer que riam de você?
      Então pense antes de escrever.

      Achei que você teria um defesa técnica para o seu primeiro comentário, mas concordo que é melhor ficar quieto do que passar por b…

      • Eu duvido que os outros comentaristas de outros espaços apesar de ate terem gostos assemelhados aos teus tenham uma postura sem educação e covarde contra aqueles que tem pensamentos diferentes dos teus.
        Voce não so sera mal visto aqui mas por onde for.
        Quem me conhece sabe como sou me aceita ou me rejeita afinal de contas tambem tenho os mesmo direitos e deveres como todos os outros.
        Voce não passa de um vendido que coloca acima do teu pais e do teu povo a tua esquizofrenia vendida de capaxo.
        Ninguem curte mais capaxos no Brasil esse tempo passou e não retornara jamais.

      • Rogério!

        O cara usa até palavrões para se expressar e ainda quer dizer que os outros não tem educação.

        Sem contar o fato dele não saber o mínimo de português. É um analfabeto funcional.

        sds.

      • Ate que vire a buzanfa pro meu lado tenho educação sim se vira entroncho mesmo e se gosta seja bem vindo.

      • Maluquinho comedô… rsrsrsrssrs… só se for de mingau de aveia… rsrsrsrsrssrs… “mamãe maluquinha, me traz um mingauzinho que tô com fominha”… rsrsrsrssrs…

    • Amigo Barca:

      Desculpe me meter na treta mas acho que não é de bom tom você e o também amigo Deagol ficarem se estranhando. Eu debato com vocês dois e sei que ambos são comentarista extremamente bem praparados e informados. Penso que é preciso encontrar um denominador comum. Sds!

      • Salve amigo,eu nunca me dirigi ao Deagol,nunca discuti com ele,mas nesse post ele foi extremamente agressivo e doentio,coisa que nunca fui fan boy da Rússia,mas o dito insiste em bater nessa tecla,mas aviso a ele que prefiro mulher.

        Esse sujeito é tão burroooooooo que eu ainda não entendi o que ele quer,mas suspeito que eu tenha achado um psicotico que colocou na cabeça que sou fan boy russo.

        Por exemplo,eu e vc já tivemos nossas divergencias mas da sua e a da minha parte sempre ouve um respeito mútuo,mesmo nos momentos em que o debate ficou acalorado,nem vc e nem eu atribuimos ou inventamos coisas a respeito do outro,tanto é que nossas divergências nunca interferiram pelo menos da minha parte no respeito que tenho por vc e até nos tratamos como amigos,temos pontos que discordamos e que concordamos,mas sempre houve respeito,diferentetemente desse desiquilibrado.tenho um respeito enorme pelo Blog e por isso não vou responder mais a esse desiquilibrado.

      • kkkkkkkkkk

        vc é Hilario, Fanfarrão……………..

        continua sendo rídiculo e arrogante como sempre….

        “eu ainda não entendi o que ele quer..

        Ele foi bem claro: Claro que você acreditaria, além de ser fanboy dos russos não possui o mínimo de conhecimento sobre o assunto.

        Ele disse que vc não entende do assunto, só ficção cientifica p/ explicar como um pod pode gerar energia a ponto de apagar um AEGIS, patético…..

        Dá uma olhada no comentário do _RR_ 21 de abril de 2014 at 16:47

        Não as besteiras de video game e et bilu que vc costuma escrever……

      • Tudo bem que vc é engraçado e me provaca risadas,mas isso não é bônus pra vc ser mal educado e entrar num dialogo que não é seu,uma pergunta essa agressividade sua seria derivada de uma raiva enrustida sua,poxa sempre achei vc legal e engraçado.

      • Puxa vc não aprendeu ainda,vc me deixa triste.E por favor eu apenas acho vc engraçado,me esqueça,eu gosto de mulher.

        Vai pro ignore.

  29. Bom… lembro-me do comandante do navio em questão ter dito: “os russos não foram profissionais… ” talvez essa seja mais uma peça deste quebra cabeça.
    Se realmente os marinheiros pediram dispensa, o que eu não acredito, isso seria em minha opinião um ato de pura covardia.Ao contrário do dizem os Eua lutaram na II Guerra com coragem e bravura e tiveram uma lógica tanto no Atlântico como no Pacífico absolutamente invejável sem não teriam vencido a guerra.
    Aguardo mais informações sobre o fato e se eu encotrar mais alguma coisa compartilho com os colegas.

    • Vc tocou no ponto chave caro NovoBrazuk.
      Dizer que a notícia é falsa não a torna falsa (apesar de perceber um certo comportamento de “mentirisar” tudo o que vêm de informação da Rússia em alguns participantes deste espaço) mas procurar as peças e montar o quebra cabeça do fato é o correto a se fazer quando se busca a verdade. Qualquer informação a respeito do assunto tbm ficarei satisfeito de desfrutar. Sds

    • O mesmo Franceses falarão de nós quando um bicudinho pressurizado a super bonder detonou a joia de Marignac

  30. Esta mais do que explicado a histeria promovida pelos Estados Unidos a respeito do incidente.

    Os russos nos últimos anos estão realizando voos que violam o espaço aéreo de muitos países da OTAN e também do Japão, ano passado mesmo realizaram um ataque simulado contra a Suécia e não houve tanto “gritaria” da OTAN como essa que os Estados Unidos fizeram agora no caso do Donald Cook.

    Mas, esta tudo esclarecido, paralisaram um sistema que é considerado o mais avançado em um navio de guerra e para provar que o sistema estava fora de operação foram nada menos que 12 ataques simulados. Pelo menos 12 passagens do Su-24 foram CONFIRMADAS pelos norte-americanos.

    Engraçado é que vejo pessoas reclamando da Rússia, mas o que fazia esse navio na região? Foram levar “paz” a alguém? Libertar algum país invadido por forças malignas? E se fosse um navio russo navegando próximo ao continente dos Estados Unidos, qual teria sido a reação norte-americana?

    Outro assunto que assusta é que parece que quem tiver um ponto de vista contrário a atual política dos EUA logo é taxado de “não sabe de nada”, não conhece de armas, é fanático, é russófilo, etc, etc, etc…esse tipo de rotulagem é perigosa, desnecessária e mostra um egocentrismo na barriga daqueles que se acham donos da verdade.

    • “Outro assunto que assusta é que parece que quem tiver um ponto de vista contrário a atual política dos EUA logo é taxado de “não sabe de nada”, não conhece de armas, é fanático, é russófilo, etc, etc, etc…”

      Isso não tem nada a ver com “a atual política dos EUA”, estamos falando de uma impossibilidade técnica. Poderiam até jammear o radar, mas não o sistema inteiro pq ele usa imagem témica e é composto por partes independentes. Seria fácil derrubar o Sukhoi.

      É muito difícil de entender?

      Se vocês não entendem é pq não sabem de nada mesmo. Antes de aplaudir boatos deveriam esperar a verdade aparecer.

      • Cara relaxa, isso é culpa do sistema educacional brasileiro, por isso o Brasil fica tão mal em testes de lógica, os caras não tem a menor noção de física, noticia pega trouxa então……

      • Novamente, um cara que chega insultando outra pessoa tem coragem de escrever sobre educação?!

        Na escola que você se formou ensinam isso insultar pessoas que não concordam com o seu ponto de vista? Belo exemplo!

        O detalhe é que a notícia esta sendo amplamente discutida em Fóruns internacionais, não foi criada por brasileiros.

      • Deixa de fazer escandalo e tentar agora se fazer de vitima.
        Aqui se respeita diferentes pensamentos coisa que voce e alguns outros não sabem respeitar.

      • É, quem esses caras respeitam?

        O Barca se fazendo de coitadinho e o maluquinho chamando todo mundo de nazista. Só falta o pé de cão dizer que respeita a opinião dos outros.

      • Como sempre, o maluquinho, inflamando os ânimos alheios… rsrsrsrsrsrs… esse não tem jeito mesmo…

      • Por que iriam derrubar o Su-24 se ele estava desarmado? O Su-24 realizou algum ataque real contra o navio?

        A questão não é entender, a questão é você querer obrigar os outros a concordar com o seu ponto de vista! Simples assim!

        Menosprezar os outros dizendo que não sabem de nada é a arma mais usada pelos radicais.

  31. tem gente aqui que acha que usamericanus são deuses supremos intocáveis lordes do universo e que seus sodados são todos Chuck Norris e Rambo.

  32. Q o USS Zumwalt (DDG-1000) q se cuide em heheheheeheheh
    sera q um sistema desses pode ser integrado ao Gripen ?? ~^…
    Confirmar esse tipo de ”opção” fico imaginando o q um T-50 poderia fazer num futuro próximo ….
    nunca q os EUA vao confirmar esse tipo de ”episódio” … lenda ou n e fato q o ”tom”’ americano” mudou … antes se cogitava o envio de mais navios e tropas.. agora n se fala mais nisso
    toda ”lenda”’ tem um pingo de verdade em ^~….

  33. Atenção, off topic

    Lançamento real do missil av mt 300 “matador” da Avibras….

    http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=4086

    Mais um FAIL do Vaderuxo

    Kkkkkkkkk

    ……

    Cara chato esse tal de Vader…

    Desculpem por estragar a festa galvãobuenês Brasil-sil-sil dos amigos, mas isso aí foi apenas uma SIMULAÇÃO DE EMPREGO pessoal.

    Vale dizer: os militares do EB estão fazendo jogos de guerra como se o míssil existisse, e projetando o possível impacto dele sobre o inimigo.

    O tal míssil nom ecxiste ainda. E sabe lá Deus quando irá existir.

    http://www.forte.jor.br/2013/09/24/missil-tatico-de-cruzeiro-e-empregado-em-simulacao-durante-a-operacao-lacador/#comments

    …..

    Ahnhuahuahuhuauhahuhuauhuhahuahua

    Como é GOSTOSO rir da cara deste TAPADO

    Aparece ai FAIL MAN

    • O que isso tem a ver com o tópico minha cara Hiena histérica? Ademais, acho que existem meios mais eficazes de você chamar a atenção do Vader e, quiçá, de demonstrar todo esse seu amor e fascínio. Passar bem!

      • Andre Bacha?

        Só vejo você apoiar os russófilos, mas nunca da um mísera contribuição.

        Esse seu KKKK parece aquele macaquinho que fica nos ombros dos piratas.

        Quem sabe você explica para a gente pq os sistemas de defesa orientados por imagem témica do navio não poderiam ter abatido a aeronave russa?

        Mostre que sabe de aluma coisa ao invés de apenas ficar puxando.

      • É e única coisa que você pode fazer é xingar e espernear, pq argumentos você nunca tem nenhum.

        Por isso que no cavok todos riem de você.

      • “Rafinha Supositron ele agora usa outro Nick pra estravasar bosteridades ”

        Olhe o ataque que você ao colega Rafa. Vocês não se respeitam, nem ao blog. Por isso que ninguém respeita vocês.

        Você acha que suas ofensas aumentam a sua credibilidade?
        Na real só te diminuem, ninguém vai apoiar suas opiniões em outros espaços enquanto você agir como menininho maluquinho.

  34. Deagol nem vou discutir com vc,pois como já disse antes vc é um sujeito meio pertubado,vc é tão mediocre que se acha acima dos outros,mas vc só entra em posts relacionados a Rússia e sai atacando os outros,por isso que não vou nem discutir pois vai que é doença,como já disse vc tem algum disturbio mental ou sexual em relação aos russos,e eu não tenho paciencia pra aguentar demencias.
    Vc é tão descontrolado e demente que nem vale a pena,aprenda a respeitar e discutir com Civilidade.

    Que espécie de Adulto eu seria se eu brigasse sério com uma criança.

    Aprenda a ser civilizado,a conversar e discutir respeitando as pessoas e o espaço que por espírito democrático publica até as suas sandices seu demente.

    • Esse vídeo cai como uma luva p/ vc, acreditar nessa noticia besta só sendo muito burro mesmo. Dá até dó, vc não tem a menor noção de física, vai comentar no G1 que é mais a sua cara.

      • Vc de novo,Et bilú,eu não disse que acreditei ou não,basta vc ler,com esse video eu quero mostrar uma mensagem em que as pessoas que saem atacando as outras sem lerem os textos,são pessoas burras,até porque não disse em nenhum momento que acredito ou não,apenas disse que os russos possuem sistemas avançados de guerra eletrônica,e muito avançados por sinal.

        Quanto a vc,hj não quero me divertir.

        Finalizo por aqui.

      • Cara vc não tem noção nem do que escreve kkkkkkkkk

        Barca em 21 de abril de 2014 at 13:43:

        Eu acredito que essa notícia seja verdadeira,pois os russos tem sistemas de jameamento e guerra eletrônica formidaveis

        Barca em 22 de abril de 2014 at 11:57

        eu não disse que acreditei ou não….

        até porque não disse em nenhum momento que acredito ou não

    • ate gostei do video mas o cara enves de esculhambar com inteligencia ficou repetidamente chamando o outro de burro.Provou o que com isso kkkk

    • Volta p/ escola muleke, vc não fala coisa com coisa, dá uma de fontado que sabe coisas que os outros não sabem, mais não acerta uma, pelo que eu vejo dos 3 comentaristas que vc ofende chamando de vendido, é pq eles são critícos a um governo de esquerda que abaixou a calcinha p/ Cuba, Venezuela, Bolivia, Paraguai e Argentina.

      Mas vc esta contente com isso né não???

      • Caro Rogério!

        Nada que o maluquinho escreve faz sentido. Sempre que ele não consegue responder alguma coisa começa com essa conversa de “vendidos contra o brasil”

        Ele inventa fatos e teorias mas nunca tem argumentos para sustentá-los. Por isso todo mundo ri dele nos outros blogs.

        Fico até com pena!

        Sds.

      • Sabe DARÉGOL as pessoas se complicam pelo que escrevem e voce mesmo se mostra usando um termo não tão agressivo COLABORADOR RELEVANTE desse bando externo servido por capaxos internos que não aceitam um Brasil caminhando pelas proprias pernas e so adimitem um Brasil sentado no colo dos EUA.

      • Cara o que isso ter a ver com a matéria?

        Todo mundo que não acredita que a tecnologia russa é superior é vendido para os EUA?

        Então o que dizer de empresas russas que gastam centenas de bilhões comprando equipamentos e tecnologias da Europa e dos Estados Unidos.

        Pq não compram da própria Rússia?
        Vai dizer que eles são vassalos ou nazistas.

        Cara a sua argumentação não faz sentido, você mesmo se contradiz.

      • ROGERIO
        Voce aqui é um velho conhecido segregador nazi-fascista anglo-sionista.
        Vaza do brasil meu caro antes que um mulato com descendencia Libanesa te viole o tonho kkkkk

      • A MELANCIA ESQUIZOFRÊNICA ESTA ATACADA… não consegue mais esconder seu fascismo latino a la Mussolini… e igualmente ao seu modelo italiano, só tinha pose… se borrou todo no primeiro bombardeio aliado…

      • ROGERIO
        Voce lembra um tempo atraz de uma materia que voce apodreceu com teu preconceito racial o qual gerou problemas entre pessoas e foste chamado a atenção pela diretoria do site a qual deletou todos os teus posts que geraram toda a intriga,lembra né ou esqueceu?
        Pessoas como voce e outros mais de tempos em tempos vem aqui apenas para implantarem intrigas e ja tentaram de todos os jeitos transformar o unico espáço realmente democratico do genero EM CONFRARIA.
        Jamais conseguirão mesmo que tendo algum apoio interno pois quem criou este espaço o fez justamente para não ser clubinho do bolinha ou confraria das virgenzinhas indignadas diante do pupito.

      • Não, não lembro, NUNCA tive um comentário deletado aqui no PB, e por favor me mostre um comentário meu com preconceito racial. Boa busca.

      • Ele é MENTIROSO, caro Rogério… pega o que vc fala e edita do jeito perverso dele pra distorcer o que vc fala… um pulha…

      • Ou voce tem memoria curta,ou sofre de aminésia ou se faz de bobo Rogerio.
        O primeiro problema gerado nesse site foi gerado por voce na materia sobre o atirador na Europa lembra que saiu matando as pessoas.Não lembro em que pais ocorreu e voce introduziu conteudo segregacional que gerou muita discussão.
        Teus comentarios foram apagados pelo Edilson e voce foi advertido.
        Voce ficou um bom tempo sem por as caras por aqui.
        Não perderei meu tempo contigo e aqueles que frequentam este espaço lembram desse fato.
        Agora faça-se de vitima e de esquecido.

  35. Senhores:

    A notícia é tão falsa como uma nota de 3 reais. Inicialmente pelo fato da Voz da Rússia ser mentirosa compulsiva e mestre de barrigadas. Aqui vão duas das mais famosas:

    – O Hamas teria derrubado um F-16 israelense sobre Gaza;
    – Os Russos teriam abatido “Mísseis balísticos” disparados pelos EUA, a partir da Espanha em direção à Síria.

    No mais a própria leitura da notícia revela o seu incrível tom farsesco. Vamos à leitura desse trecho:

    “Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.”

    Embora tenha levado aos delírio pastéis de vento e demais tietes russófilas, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e bom senso percebe tratar-se de algo fantasioso, uma peça de realismo fantástico. Seria uma homenagem dos russos à Gabriel Garcia Márquez?

    Por fim, é sempre bom lembrar que em matéria de guerra eletrônica e jammers há muito tempo os EUA estão à frente dos russos. Os resultados da Guerra do Golfo, Operação Allied Force e demais operações militares subsequentes deixam claro isso. E além dos EUA, também Israel está à frente dos russos nesse quesito comobem ficou claro na operação orchard.

    • APRESENTE AS EVIDENCIAS POIS SUAS PALAVRAS A MIM NÃO PROVAM NADA E NEM DESMENTE FONTES OFICIAIS MIDIALITICAS.

      • Tá querendo aparecer a todo custo, meu caro… isso tem nome: estrelismo… tá na hora de rever seus conceitos ou se tornar uma fábula da decadência humana… triste fim…

  36. Caro Deagol vou logo avisando,minha preferencia é por mulher,vc nutre uma fixação quase que doentia por mim,sem eu nunca ter me dirigido a vc.Sai pra lá….rsrs

  37. “…. Mas de repente todos os ecrãs se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.”

    Powta mentira kkkkkkkkk

    Para acreditar nessa besteira, só quem não tem a menor noção de engenharia/ física/eletricidade

    • Viu como vc é engraçado:

      Rogério
      22 de abril de 2014 at 12:05

      De brasileiro vc não tem nada, nem escrever em português vc escreve deve usar o tradutor do google aí em Cuba kkkkkkkk

      Cubaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Vc é um Bônus da inclusão digital,Cubaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

      • rsrsrsrsrsrrss… desembestou… rsrsrsrsrsrsrs… tá atacado… se controle… ninguém aqui te respeita mais… vc quem cava sua própria cova… respire fundo e saia dessa neura… vai te consumir…

  38. Pra finalizar :

    1º Em respeito ao Blog e aos meus colegas,não vou mais responder a ataques de um desequilibrado,no qual nunca me dirigi a ele;

    2ºUma susgestão a todos os meus amigos,não alimentem um troll;

    3º Se essa notícia é falsa ou verdadeira,não justifica ninguém sair atacando e desrespeitando as pessoas,isso não vai mudar a minha vida em nada,não ganho pra isso e nem perco dinehri com isso,apenas ganho o conhecimento da notícia,e de forma civilizada o tema entra em debate,mas infelizmente pessoas usam notícias dessas para colocarem pra fora suas frustrações,desejos de intolêrancia pra fora.

    OBS:Infelizmente pessoas como o DEAGOL,são um pequeno ônus da inclusão digital.

    • ‘:Infelizmente pessoas como o DEAGOL,são um pequeno ônus da inclusão digital.”

      você censura os seus defeitos nos outros kkkkkkkkk

    • “um pequeno ônus da inclusão digital”

      Ônus é utilizar o espaço para defender mentiras.

      E se você, respeitasse o blog não teria feito aquele comentário sobre gostar de mulher. Posso ter ofendido você, mas a baixaria veio de sua parte.

      Quer ser respeitado? Então não escreva bobagens.

      • Eu tambem gosto de mulheres meu caro,porque voce não é chegado a uma fruta não?Prefere uma verdura né!Sei justifica o apelido DAR É GOL kkkk

      • “Eu tambem gosto de mulheres meu caro”

        Tem como provar?
        Como tudo o que você diz não é verdade, agora ficamos na dúvida.

        Esse assunto sobre mulheres só baixa ainda mais nível da discussão. Bem coisa de quem tá com raivinha e não pode vencer nas palavras.

        Argumentos sobre a matéria vocês não apresentaram nenhum.

      • rsrsrsrsrsrrssrsrs… surreal… o pior é que com ele não se pode ter certeza de nada, Deagol… rssrsrsrsrss… falou tudo…

  39. Aproveitando o lance
    Stadeu outro dia noutra materia voce insinuou que eu havia sido rejeitado em outro espaço lembra?Onde foi isso heim,ah la onde diariamente limpam a cara contigo e voce se sujeita a isso pra ter espaço não é mesmo!
    Sabe Stadeu como ja te disse antes eu prezo muito minha dignidade e meu carater e para mim essas coisas são inquestionaveis e inegociaveis.
    O dia que o Edilson dizer pra mim e nem precisa ser por comentario ou por e-mail mesmo que não quer que eu venha mais aqui postar eu tiro meu time de campo porque o respeito e muito assim como tambem respeit0o o Roberto la onde limpam a cara todos os dias contigo e voce gosta.
    Sabe la foi o primeiro espaço que frequentei muito antes de voce existir na NET e lugar que tenho carinho e adimiração.Foi la que eu lancei meu Nick 1maluquinho o qual é registrado em meu nome com e-mail oficial e meus dados pessoais.
    Voce é outro péla saco Stadeu que escreve muitas balbozeiras e jamais ninguem aqui te desprezou ate que começou a virar a buzanfa pro meu lado assim não resisto porque apartir de agora DAR É GOL.

    • Se controla… olha o surto… ta parecendo metralhadora giratória… tá atirando pra todo lado… conselho de amigo… assim ninguém acredita mais nos seus lero-leros… nem os comunas tão te aguentando mais… 🙂

  40. RobertoCR ( 21 de abril de 2014 at 18:48 )

    Mauro Lima ( 22 de abril de 2014 at 12:21 )

    Amigos,

    Aí é que está…

    Como disse acima, haveria até a possibilidade de uma aeronave do tamanho de um caça gerar potencia para abalar o sistema. Contudo, também haveria a necessidade do concurso de uma verdadeira suíte eletrônica de captação, analise e emissão para realizar a interferência de forma eficaz. E não creio que a potencia gerada por uma aeronave de caça seria suficiente. Na verdade, sistemas de interferência especializados costumam ter sua própria geração de energia…

    A tecnologia atual até permite que isso tudo ( captador, processadores e emissor ) seja reunido em um pod, mas daí a um único pod realizar uma interferência da magnitude necessária para tanto, como exposto na notícia, é outra história. Em outras palavras, haveria a necessidade de uma aeronave especializada, e não somente de uma aeronave regular equipada com um pod, para realizar a tarefa de desabilitar uma rede integrada de defesa…

    E o exemplo dos EF-111 na primeira Guerra do Golfo cai bem nesse caso, tanto para ilustrar as modificações necessárias ( o EF-111 foi bastante modificado para permitir a instalação dos sistemas necessários ), como para avaliar o quanto é difícil interferir em defesas bem integradas e com alguma variedade de sistemas. Apesar do caos que provocaram na defesa iraquiana, não conseguiram inibi-la por completo. Basta recordar os abates ao longo de toda a campanha para se entender que nada é 100% eficaz nessa arena. Até mesmo porque, existe uma diferença enorme entre radares de solo, que integram unidades de tiro e baterias de defesa anti-aérea, e radares de navios, que frequentemente contam com mais potencia… Enfim, sempre haverá uma ponta solta. Não é a toa que os americanos gastam rios de dinheiro em pesquisa com aeronaves stealth… A única maneira segura de se passar pelas defesas, é não ser visto por elas…!

    No mais, acredito que esse sistema russo seja um similar ao americano AN/ALQ-214, que dota o F-18 E/F. Assim sendo, pode ser considerado uma defesa eficaz. Mas, se eu estiver correto, não seria o mais indicado para ataques eletrônicos em massa…

    A única alternativa que consigo pensar é se os russos desenvolveram algo baseado nessa suíte e converteram o Su-24 para uma aeronave especializada. Se for esse o caso, a coisa muda de figura… Mas mesmo assim… Mesmo que fosse uma aeronave especializada, creio que não seria capaz de interferir de forma focal, a ponto de “desligar” um radar que pode emitir a picos de 6MW… Só para efeito de comparação, o AN/ALQ-99 do F-18G gera algo como 6 a 10KW de potência, dependendo da variante… Haveria, portanto, a necessidade de mais de uma aeronave para “enlouquecer” um AEGIS…

    Enfim, tudo o que disse é especulação baseada no conhecimento de que disponho. Evidente que não conheço tudo e entendo que minha analise pode estar errada…

    Saudações, amigos.

    • _RR_ eu acho legal amigo tudo que voce posta so vem acrescentar mas sobre este topico eu so aceitarei para desmenti-lo algo postado por fonte oficial mesmo midialitica.
      Enquanto isso não existir todas as nossas teses e opiniões não passam de nossas especulações.

    • Sem dúvida… pensando linearmente!

      Mas aquela idéia da mira no capacete é justamente uma demonstração de que eles podem sim pensar “fora da caixa”… e idealizar algo fora do nosso pensamento linear!

      como por exemplo: adicionar composto de borracha na carapaça de submarinos… você teria imaginado isso algum dia!?

      Será que os caras não poderiam criar um dispositivo de pulso magnético, mesmo que de curto alcance e que, mesmo incapaz de explodir os semicondutores na “linha de fogo” (sim, pulsos magnéticos podem ser direcionados!) poderia faze-los parar para recuperar o fôlego… sem dúvida isso incapacitaria inclusive os sensores térmicos.

      A questão não é derrubar o avião… se os EUA fizessem isso começariam uma guerra… quiseram encarar e se deram mal, pronto. O aviãozinho sem armas peitou o destroyer AEGIS. A mancehete é essa.

      Com relação à tecnologia nos sabemos muito pouco deles. Até onde ouvi eles são os maiores especialistas em energia nuclear. Por mais absurdo que pareça, assim como nós temos uma turbina de vída útil de 300km para lançamento de mísseis, será que eles nao poderiam ter criado um dispositivo compacto de altíssima potência com vida útil de horas ou minutos, para esta específica missão no teatro de guerra?

      Não vejo por que não? Os caras trabalham na surdina, como os chineses… e quando a gente vê os caras já deram mais um salto de gerações em tecnologia!

      E o principal fato de eu acreditar nisso não é sequer russo, mas americano. Eles continuam investindo dinheiro na idéia de mostrar não apenas que são superiores, mas que os Russos são incompetentes… quando já está mais que provado o contrário.

      Lembro de um documentário com um comentarista inglês surpreso pois, era de conhecimento internacional a incapacidade russa, de produzir qualquer coisa de qualidade. Eles simplesmente não tinham tecnologia ou parques tecnológicos de qualidade para se equiparar aos países do primeiro mundo… e de repente aparecem com o Typhoom, e maior e mais incrível submarino já criado (depois do Náutilos, do capitão Nemo, nos dos EUA).

      Os caras são bons em surpreender com coisas que nem achávamos possíveis… então acredito na possibilidade desse equipamento ser real e eficaz, mesmo!

      A tempos atrás para destruir uma cidade seriam necessários dezenas de bombardeiros… hoje uma bomba nuclear pequena dá conta… tão discreta que acredito que até o Tucano conseguiria carregar… mas linearmente falando, jamais conseguiríamos juntar material suficiente para gerar tanta energia… até que alguém foi lá e fez!

      Um rádio comunicador continental era to tamanho de uma sala, ou várias, hoje é to tamanho de um celular, e uma fonte de alguns watts para a antena… pergunta pro pessoal rádio amador (sou doido pra fazer parte deste time!)

      Eles podem sim, ter achado uma solução nova… é o que todos estão tentando fazer, sempre! Alguns conseguem. Até brasileiro com nome francês (mesmo com as réplicas de datas comemorativas… o 14 bis, voa, o dos irmão Wright não!) 🙂 Urraa!

      Obviamente, se for o caso, parafraseando o comercial do cartão de crédito: “testar aquele equipamento secreto justamente na porta de casa, por que um idiota americano colocou o navio à disposição… NÃO TEM PREÇO!

      Abraço, galera!

    • “Apesar do caos que provocaram na defesa iraquiana, não conseguiram inibi-la por completo”

      Não sabia disso.

      A minha base de comparação com o F-111 se deu basicamente por:
      1 – serem equipamentos similares quanto a projeto e volume;
      2 – a didsponibilidade de energia para operar o radar, excetuando outras fontes de consumo de energia embarcadas, poderia fazer com que esta se torna-se equivalente a produzida pelo SU-24.

      Só que não é possível comparar 6MW com os 10KW do sistema que você tomou como referência.

      Porém, e ainda especulando, não me surpreenderia se o segundo avião reportado tivesse alguma participação mais ativa no evento.

      Abs

  41. heheheheheeh ta ate engraçado isso … me desculpem mais n da pra resistir .^^…. a tropa de choque veio em peso em…mais a questão aki e simplesmente debater sobre o sistema ..q de fato …existe … so n temos a ctz q ele cause esse estrago todo ….. o mais estranho e q esse tipo de ”news” esta circulando mundo .. afora e ate agora nenhuma ”notinha” do Pentágono desmentindo tal news ….””n iram perder tempo com isso ”’ e bla bla bla …
    Marketing por Marketing o mundo vive disso e n e de agora …os EUA são mestres nisso …. pessoal acredita tão cegamente no q os EUA dizem q simplesmente n consegue enxergar o outro lado ….”’o F-22 e o caça dos Deuses”’ ( ja foi testado ?? ) manda ele pra Polônia ….ue … ”’o DDG-1000 consegue destruir um país e uma fato inteira sozinho”'(ja foi testado e provado ??) …… o F-35 e o ”supra somo ” dos caças (e so olhar os custos do programa …..testado e aprovado tb ??) … ”Iraque tem bomba nuke”’ (kde??) …”’ a China pra destruir um PA …americano … iria precisar sacrificar 80% da frota … e mesmo assim sem 100% de ctz ”’….a mais pura verdade ne ?? me poupe ne …..e tantas outras coisas
    aos americanos de plantão … lhes faço a pergunta …façam um esforço …se por ventura .. e ”’remotamente” esse sistema seja uma realidade … qual a opinião de vc ? ^^..
    Queria ver q tipo debate esta rolando na ”mesa redonda” da OTAN . a respeito disso ,,,, esse sistema pode sim revolucionar a guerra moderna …e o start de uma nova guerra fria …..
    Será q a China possui um sistema parecido ?? ^^…. um mundo multipolar e uma coisa complicada mesmo em

    • Tem uma ressalva.Russos so mostram algo quando eles possuem e estão usando o mesmo geração a frente.
      Não vivem de lobbysmos e blefes como Ocidentais.

      • Boato , marketing..ou n .. fato q n temos a real noção do q esse sistema pode fazer .e nem a ctz da verdade .. agora se esse sistema minimamente foi capaz de interferir de maneira seria no sistema AEGIS ..como por exemplo .. n conseguindo ”travar” no alvo ja e um grande fator a ser considerado …..prova q o próprio AEGIS n e tão ”perfeito” assim

      • Temos que acreditar em vc… vc é porta voz deles por aqui… rsrsrsrsrsrssrs… mostra pra gente a carteirinha de sapo russo… aquela que o putinho te deu de presente… 🙂

      • rsrsrsrssrsrsrs… a EXTINTA URSS que o diga… rsrsrsrsrsrssrs… russos não mentem… russos não blefam… russos não são mafiosos… russos não maqueiam as estatísticas e pesquisas… rsrsrsrsrsrs… eis o verdadeiro falso profeta russo… 🙂

Comentários não permitidos.