Como Su-24 russo paralisou destroier americano

Como Su-24 russo paralisou destroier americano

Na semana passada, na Internet russa foi discutido ativamente um comunicado de como um bombardeiro da frente russo Su-24 equipado com um o sistema de neutralização radioeletrônicade última geração havia paralisado no mar Negro o mais sofisticado sistema americano de combate Aegis a bordo do destróier Donald Cook.

O destróier participava das manobras americano-romenas que tiveram como missão demonstrar a força, diz Pavel Zolotarev, perito em assuntos políticos:

“Em 10 de abril, o Donald Cook armado de mísseis cruzeiro Tomahawk entrou em águas neutras do mar Negro. Os exercícios tiveram por fim intimidar e demonstrar a força em resposta à posição da Rússia na Ucrânia e na Crimeia. Destaque-se que a entrada de navios militares americanos neste espaço aquático contraria a convenção sobre o caráter e os prazos de permanência no mar Negro de vasos de guerra dos países não banhados por este mar.

A Rússia, por seu lado, enviou um avião desarmado Su-24, para sobrevoar o destróier americano. Contudo, este avião, como consideram peritos, foi equipado com um sistema russo de luta radioeletrônicade última geração. Segundo esta versão, o Aegis ainda de longe teria interceptado a aproximação do avião dando alerta de combate.

Tudo decorria como de habitude, tendo os radares da nave calculado a distância até o alvo. Mas de repente todos os ecrãs se apagaram. O Aegis deixou de funcionar e os mísseis não receberam a indicação do alvo. Entretanto, o SU-24 sobrevoou a coberta do destróier, fez uma viragem de combate e imitou um ataque de mísseis. Depois fez uma volta e repetiu durante 12 vezes consecutivos a manobra.

Pelo visto, todas as tentativas de reanimar o Aegis e indicar o alvo ao sistema de defesa antiaérea fracassaram. A reação da Rússia à pressão militar dos EUA foi terrivelmente tranquila, considera Pavel Zolotarev:

“A demonstração foi bastante original. Um bombardeiro sem armas, mas equipado com um sistema de neutralização radioeletrônicade radares do inimigo deu certo atuando contra o destróier com o sistema mais sofisticado de DAA e de DAM a bordo. Mas este sistema de baseamento móvel, neste caso marítimo, tem um defeito considerável – as possibilidades de acompanhar os alvos, que funcionam bem quando há vários navios e é possível coordenar-se entre si. Mas neste caso havia só um destróier. Ao que tudo indica, o algoritmo de trabalho dos radares da nave no sistema Aegis não funcionou sob a ação do sistema de neutralização radioeletrônicaa bordo do Su-24. Por isso foi provocada não apenas uma reação de nervos ao próprio fato do sobrevoo, praticado largamente só no período da Guerra Fria. Houve a seguir mais uma reação ao fato de o sistema mais sofisticado, em primeiro lugar a sua parte informativa, de radares, não ter funcionado em plena medida. Por isso, a parte americana reagiu tão nervosamente”.

Após o incidente, como escreve a mídia estrangeira, o Donald Cook entrou com urgência num porto da Romênia, onde 27 tripulantes do navio solicitaram demissão escrevendo nos pedidos, como se diz, que não pretendem arriscar suas vidas. Tal é confirmado indiretamente por uma declaração do Pentágono, em que se afirma que esse ato tem desmoralizado a tripulação do destróier americano.

Quais podem ser as consequências militares do incidente no Mar Negro, provocado pelos Estados Unidos? Comenta Pavel Zolotarev:

Pod de ECM Khibiny

“A meu ver, os americanos irão refletir sobre o aperfeiçoamento do sistema Aegis. Este é o puro lado militar. Mas é pouco provável que politicamente sejam dados quaisquer passos por uma ou outra parte. Essas ações são suficientes. Entretanto, este é um momento desagradável para os americanos. Em geral, o sistema de DAM, que estão desenvolvendo, absorve meios colossais e é necessário provar cada vez que eles devem ser canalizados do orçamento. Ao mesmo tempo, a componente terrestre do sistema de DAM – contra-mísseis em poços – foi testado em condições ideais, mostrando uma baixa eficácia. Este fato é escondido minuciosamente pelo Pentágono. O mais sofisticado sistema Aegis de estacionamento marítimo também revelou neste caso seus defeitos”.

O sistema com que o Su-24 havia chocado o destróier americano Donald Cook tem o nome convencional de Khibiny, como se chama um maciço montanhês na península de Kola, na região polar da Rússia.

O Khibiny é um sistema de neutralização radioeletrônicade última geração com que serão equipados todos os aviões prometedores russos. Há pouco o sistema foi testado em exercícios num polígono na Buriátia. Pelo visto, os testes foram bem-sucedidos, se em breve foi decidido testar o sistema em condições próximas do combate.


Fonte: voz da Rússia

Nota do PB

O Pode de ECM Khibiny -M foi desenvolvido e integra a suite eletrônica do caça Su 35 e havia sido oferecido para o Brasil na então concorrência FX-2. O Khibiny M emprega um receptor canalizado e um interferômetro de banda larga, podendo operar em 3 módulos integrados ao radar e sistemas de contramedidas da aeronave.

63 Comentários

  1. Ah vou ter que dar atençao a essas duas criaturas,vamos lá,estão clamando pela minha atenção,mas aviso será a última ?.

    Vamos ao primeiro Deagol,o menino afetado pelo Anel do Sauron.

    Caro menino do video game,eu nunca se quer me dirigi a vc,e vc veio com uma agressividade impar,vc por acaso está usando outro nick name,qualquer pessoa normal que ler o meu comentário vai se surpreender com a sua agressividade e sandices,pois eu já disse e volto a repetir,não critiquei o seu DEUS,apenas disse que os russos possuem sistemas avançados e que eu acredito que isso possa ser possível.

    Vamos agora ao Cara da Pilula do Matrix.
    Vc as vezes me deixa triste,pois vc me proporciona momentos divertidos pois vc consegue ser engraçado e psicotico ao mesmo tempo,vou dar uma pausa de 1 min pra ver se vc escreveu a palavra que dirije sua mente,CUBBBBA,VC PARECE UM ZUMBI QUE DIZ CUBBBBBA,VAMOS VER SE vc escreveu cubaaaaaaaaa.

    Bingooooooooooooooo.

    Rogério
    22 de abril de 2014 at 12:05

    De brasileiro vc não tem nada, nem escrever em português vc escreve deve usar o tradutor do google aí em Cuba kkkkkkkk

    Cubaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,Cubaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    Vc continua engraçado e divertido menino CUBAAAAAAAAAAAAAA.

    PRONTO,JÁ DEU ATENÇÃO QUE VCS MERECIAM,AGORA VOU SÓ FICAR LENDO E RINDO DOS COMENTÁRIOS DE VCS,E NÃO ADIANTA QUERER CHAMAR NOVAMENTE A MINHA ATENÇÃO.

    Cubaaaaaaaaaaaaaaa

  2. Fiquei sabendo que a OTAN enviou 5 navios para o mar baltico para visitar portos na região. Veremos o desenrolar doa acontecimentos .

  3. Amigos, off topic, mas já que a bruxa veio solta com o SU-24, gostaria de deixar um comentário crítico sobre um pouco de censura e coerência na internet…

    Felizmente este site, o ótimo PB, não é um clube técnico, ou panelinha, assim toda sorte de opiniões e críticas se fazem ouvir. De minha parte gosto disto, e acho que o Brasil é carente de confronto de idéias diferentes e conflitantes.
    Mesmo que, às vezes, a coisa OPINIÕES livres beirem a irracionalidade.

    Pois o que realmente me desagrada em sites que possuem espaço de comentários, não é doses de irracionalidades, mas é existir censura ideológica, política, religiosa, técnica etc nas falas dos visitantes.
    Os comentaristas são subjugados então pela linha ideológica do proprietário do blog ou site que se acha um Rei, e rei de site e blog é tão cômico.
    Já que…
    Essa tal postura autoritária justamente vai contra a proposta de recebimento de comentários, pois comentários com filtragens passam a ser apenas um eco eco eco …………………………..eco eco… dos pensamentos do dono, administrador, do site ou blog.

    Concluindo: Se um espaço de comentários não é livre (claro sempre com certo bom senso adulto) ele simplesmente não contém comentários. Mas simples replicações de uma única molécula opinativa. E o espaço de comentários poderia até ser eliminado.


    Já a respeito de incoerências… com um exemplo presente nos sites de defesa:
    Vamos dizer que o nome de um site é “Campo de Flores”, logo seus comentaristas vão comentar sobre flores e até sobre os campos e tudo que lhe compõe. Porém o administrador só admite que se falem sobre as flores.
    Ora! O que isso significa? O administrador é louco ou é um imbecil mesmo.
    E aí me desculpem , mas vou ter que citar a conhecida trilogia.
    No seu nome há a palavra Poder.
    Ora! A palavra poder abre um leque de interferências e reflexões para toda sorte de tópico. Porém nesse site existe a exigência dos comentaristas se aterem apenas a uma visão técnica dos artigos apresentados. Tudo bem! O administrador castra a seu modo os que se deixam submeter a sua vontade. Tem masoquista pra tudo nesse mundo.
    Mas não seria o caso desse site mudar de nome… trocar essa palavra Poder para Técnica (Aérea, Terrestre e Naval).
    Caso contrário essa incoerência que ocorre na censura que existe nesse site confrontada com seu nome “Poder…”, sempre vai me indicar que seus participantes comentaristas são masoquistas e o administrador (jornalista) é incoerente, quanto a proposta carregada no nome do site e a censura em cima dos comentários.
    Porém, deixo claro, que isso não é perseguição com a trilogia, que ela seja do jeito que achar melhor, e muito bem sucedida no que se propõem.
    Pois, além de tudo, estamos cheios de sites problemáticos por aí. A própria Voz da Rússia, G1, R7, Novo Google Maps, youtube carregado de propaganda etc etc, estão cheios de problemas, e a lista só aumenta…

    Dá até saudade do início da internet anos 90…discada… onde tudo era mais direto.

  4. Então neste pais de mentalidade capaxo de um momento pro outro o posicionamento mudou.Então choraram ser culpa do Snowden se os vendidos politicos ja negociavam Alcantara com o Irmão Caim do Norte e certamente lhes dariam o SISDABRA tambem.
    O que mudou foi a pressão interna militar a cupula vendida a Quadrilha dos Irmãos Petralhas e a pressão politica que hoje tanto oposição como situação não aceitam mais um pais capaxo ou os ratos invadirão seus castelos,comerão seus queijos,beberão seus vinhos,saquearão seus cofres e usarão suas mulheres e filhas.
    Não existe a menor hipotese que grupelhos vendidos tirem o Brasil do caminho BRICS e nem tampouco que demos de mão beijada Alcantara e a defesa aeroespacial a aqueles que jamis nos permitiram avanços e sempre nos trataram como seus escravos.
    Nem que suja no horizonte uma coalisão capitaneada pela figura mais nefasta a frente Nelson Jobim para com argumentos humanitarios travestidos de liberdade venham subjugarem o Brasil e os Brasileiros.
    Combateremos a todos mesmo com paus e pedras e enquanto houver um coração Brasileiro pulsando exterminaremos todos ate que não reste nenhum e que leve milenios.
    Nesse pacifico pais de povo pacato tocar na segurança nacional e em nossa soberania transforma o mais covarde no pior de todos os demonios.
    Não pensem que suas hemorroidas são clitores,vão quebrarem a cara.
    O mundo inteiro teme a violencia e a agressividade do Brasileiro enraivecido.Entrem para a historia como os déspotas que derramaram o sangue Brasileiro e nenhum vivera para ver isto.
    Vão embora do Brasil para os EUA,UK,Israel,para a PQP.
    Somos multi-etnicos,multi-religiosos e nos orgulhamos disso.Nazis de nenhum tipo se criam aqui.

    • Amiguinho, nem todos acreditam em fábulas… alguns vivem a realidade… não se irrite com o que eu disse… é só a realidade dos fatos e não o que queremos… acorde e verás por si mesmo… uma boa noite para vc… durma com os anjinhos… hasta la vista… 🙂

    • ta cada dia mais maluco, foi tão longe que pode se compara ao vira-lata pé de porco, o supositório, e não poderia faltar o lunático.. olha só o nível a qual desceu. lamentável !!!

      • Eh a TPM , ( TOLICE Para a MESMICE ) O mineiro de caratinga deveria processa-lo por utilizar uma imagem famosa ilustrando besteirois regados a fluidos bostericos,kkkkkk

      • Utilizaram a arca-da-aliança ,meu deus agora o ocidente ta ferrado , quem achava que o ocidente seria dizimado pelos besteirois seus e do tonho se enganaram , a russia possui a ARCA ,kkkkkkkkk, nao resisti ,kkkkkkk,vou me penitenciar kkkkkkk

  5. Deagol, uma pergunta:

    Vc já usou o nick Black Widow? Ou o nick JPC3?

    Pergunto isso pois os dois citados apresentam a mesma forma de argumento/reação e a mesma intolerância e agressão q vc está utilizando aqui no Plano Brazil!

    Se não me engano, o nick Black Widow chegou a chamar um colega lá do Cavok (um colega respeitado por todos) pra briga!! 😀 kkkkkkk Isso mesmo: pro mano a mano, pro “vou catar vc na rua” kkkkkkkkkkkkk 😀 😀 😀

    Bom, se vc não tem nada a ver com os dois nicks citados, de qlq forma, sua intolerância às opiniões adversas (o qual vc chama de trolice, russofilismo, comunista, bolivariano, esquerdopata, escambau à 4, etc, etc) me remetem à esses dois personagens.

    Grande Abraço® !!

    😀

    • Nunca usei o nick black widow.

      Também, aqui você faz mais uma das injustiças que provocam minhas reações exageradas. esse tipo de mentira que me faz perder o respeito por vocês!

      Nunca chamei ninguém de bolivariano, esquerdopata ou comunista. inclusive não sou contra o comunismo ( sou contra ditaduras autoritárias e violentas).

      Realmente, muitas vezes sou intolerante com a opinião dos outros, pois vejo pessoas contradizerem coisas já muito bem explicadas várias vezes.

      Sem ofensa, mas é inverdade que eu tenha acusado alguém de ser bolivariano ou comunista. são essas coisas que que acontecem aqui no blog e também no cavok que me fazem perder a paciência.
      Outra coisa cansativa são pessoas que se negam a raciocinar fazendo afirmações completamente falsas, se negando a tentar entender o que os outros dizem.

      Você, nessa matéria, por exemplo não contribuiu com nada apenas apoiou ofensas com seus kkkkk. Pq não ajuda, ao invés de apoiar baixarias?

      Observe os comentário do maluquinho, por exemplo, você acha que ele se dá o respeito?

      “DAR É GOL e viva a Copa”

      Você acha que isso é respeitar o blog?

      • “Nunca usei o nick black widow.Também, aqui você faz mais uma das injustiças que provocam minhas reações exageradas. esse tipo de mentira que me faz perder o respeito por vocês!”

        Que injustiça? Fazer esta pergunta: “Vc já usou o nick Black Widow? Ou o nick JPC3?” é injustiça? Fazer uma pergunta é mentir? 😀

        “Outra coisa cansativa são pessoas que se negam a raciocinar fazendo afirmações completamente falsas, se negando a tentar entender o que os outros dizem.”

        Vc quer dizer entender ou aceitar o que os outros dizem? Eu entendo o que vc diz mas nem por isso aceito o que vc diz. E o fato de eu não aceitar o que vc diz me coloca na posição de irracional? De trolador?

        “Você, nessa matéria, por exemplo não contribuiu com nada apenas apoiou ofensas com seus kkkkk. Pq não ajuda, ao invés de apoiar baixarias?”

        Apoiar baixaria? Como assim? Porque eu ri do que o maluco inventou contra você ? Ou porque achei engraçado a atitude do maluquinho de criar nomes conforme a loucura mental dele? Respondendo à pergunta: eu achei engraçado a loucura mental do maluquinho. Foi isso. Inclusive achei engraçado a nova musiquinha inventada por ele (a dos marujos). E muitas vezes invento também minhas músicas pra tirar um baratinho com a matéria ou às falas dos entrevistados.

        “DAR É GOL e viva a Copa” “Você acha que isso é respeitar o blog?”

        E este seu comentário aqui:

        “Esse seu KKKK parece aquele macaquinho que fica nos ombros dos piratas.”

        Você acha que o que você comentou sobre mim é respeitar o blog? 😀

        Em nenhum momento eu lhe ofendi e vc tenta me ofender me comparando a um singelo animal! 😀

        “Realmente, muitas vezes sou intolerante com a opinião dos outros, pois vejo pessoas contradizerem coisas já muito bem explicadas várias vezes.”

        Cuidado viu: intolerância gerou no passado atrocidades cometidas pelos ‘dois lados da moeda’. E pra mim, pessoas intolerantes não são dignas de credibilidade.

        “Só vejo você apoiar os russófilos, mas nunca da um mísera contribuição”

        E daí? Isso me faz inferior a você ou a qualquer outro aqui do blog? Isso me faz menos importante do que vc ou do que qlq outro aqui no blog?

        Colega, você é radical demais. Você é muito carregado, muito denso, muito extremo. Assim fica difícil dar credibilidade aos seus comentários.

      • Andra Bacha!

        Aonde eu disse que era impossível o sukhoi ter interferido ou até jameado a antena do AEGIS?

        Nenhum de nós sabe como funcionaria a intereção do radar e do sistema de interferência da aeronave.

        O que eu disse, e o Carl e o RR, concordaram comigo, é que o sistema de defesa do navio utiliza imagem térmica independente e poderia ter derrubado o sukhoi se necessário!

        Alguém soube me contradizer?
        Pq você não fez isso?
        Qual foi foi sua contribuição?
        A minha pode ter sido mínima, mas a sua foi nenhuma.

        Ao contrário, só apoiou aqueles que me ofendiam. Entrar na web para provocar os outros é sim trolar.

        “E daí? Isso me faz inferior a você ou a qualquer outro aqui do blog? Isso me faz menos importante do que vc ou do que qlq outro aqui no blog? ”

        De maneira nenhuma considero qualquer um aqui inferior a mim, pois temos vidas próprias e cada um tem seus problemas e domina melhor determinados assuntos. Isso aqui é um passatempo, ninguém se odeia de verdade ou pessoalmente.

        “Cuidado viu: intolerância gerou no passado atrocidades cometidas pelos ‘dois lados da moeda’. E pra mim, pessoas intolerantes não são dignas de credibilidade. ”

        Estranho! acha que vou agredir alguém pq não concorda comigo que as tecnologias americanas são mais avançadas?
        Cara, todo mundo tem coisas melhores para fazer!

        Por acaso defendo que deveríamos negociar com nos EUA e não com a Rússia ou china?
        Onde eu digo isso?

        O que eu tenho contra negócios com a Rússia?
        Quero negócios que favoreçam nosso país!

        Não preciso de credibilidade, preciso de respostas como aquelas oferecidas pelo colega RR ou Bosco.
        Todo mundo é livre para me contrariar, mas que façam isso com argumentos, não com meias verdades, boatos e ofensas.

        Isso não é intolerância, é falta de paciência, ninguém aqui ameaça ninguém. Tenho certeza que se nos conhecêssemos pessoalmente nos daríamos bem apesar das diferenças de pensamento. Teríamos muitos outros assuntos para conversar!

        ““Esse seu KKKK parece aquele macaquinho que fica nos ombros dos piratas.”

        Isso também é desrespeitar o blog, nenhum profissional da área de defesa vai levar esse espaço a sério quando ler um monte de ironias e xingamentos.

        Na verdade você estava apoiando argumentos ofensivos, sem demonstrar capacidade de defender seu próprio ponto de vista.

        “Colega, você é radical demais. Você é muito carregado, muito denso, muito extremo.”

        Concordo amigo! sou radical demais , “as vezes estou errado, porém muitas outras estou certo.

        Se chamei você de macaquinho foi por sua maneira agir. PQ não utilizou argumentos para mostrar que eu estava errado?
        Não sou dono da verdade, posso errar, mas sou contra a falta de raciocínio e o fanatismo ideológico.

        E, finalmente, o que chamo de injustiça é o fato você dizer que acusei alguém de comunista ou bolivariano, pois isso não é verdade. Sou até a favor do comunismo, mas acredito que isso deve partir do coração de cada indivíduo e não de um ditador sanguinário como Stalin.

        O motivo de eu acreditar que os EUA estão mais avançados que os russos se deve ao fato deles, junto com a Europa, terem investido mais em tecnologia. Nada contra os russos e chineses.

      • Deagol:

        “Aonde eu disse que era impossível o sukhoi ter interferido ou até jameado a antena do AEGIS?” —————-Deagol, aonde eu, André Bacha, disse que vc disse que era impossível o Sukhoi ter interferido ou até jameado a antena do AEGIS? 😀

        “Qual foi foi sua contribuição? A minha pode ter sido mínima, mas a sua foi nenhuma.” —————- A minha contribuição foi ler o post, refletir comigo sobre o que ocorreu lá e achar engraçado algumas partes do post e dos colegas que comentavam. Se pra vc minha contribuição foi nenhuma, com todo o respeito, não dou a mínima!

        Eu li sobre o que o colega _RR_ escreveu e pensei seriamente no que ele colocou. O colega _RR_ apesar de seu viés pró EUA (nada contra), consegue se colocar de forma elegante, sutil, inteligente, sem ficar revoltadinho se a matéria é boato ou não ou se tem gente que acredita e defende esses boatos, etc, etc…
        E por isso, eu sempre leio os comentários dele mesmo não concordando com algumas posições.

        “Ao contrário, só apoiou aqueles que me ofendiam. Entrar na web para provocar os outros é sim trolar.” ——– Se vc acha que foi apoio, não me importo. Como eu já lhe esclareci, eu coloquei kkkk – ou seja, eu ri, eu achei engraçado – pela forma ‘no sense’ do maluquinho ‘repaginar’ as palavras do seu nick.

        “Estranho! acha que vou agredir alguém pq não concorda comigo que as tecnologias americanas são mais avançadas?” —– a sua postura radical me fez lembrar a postura de outros dois colegas. Por isso perguntei a você se vc era a mesma pessoa.

        “Todo mundo é livre para me contrariar, mas que façam isso com argumentos, não com meias verdades, boatos e ofensas.” —– Senão vc fica irritado não é mesmo 😀 . Chega a ser antagônico esse seu ‘racionalismo’, pois seu ‘racionalismo’ não lhe permite ignorar o ‘irracional’.

        “Por acaso defendo que deveríamos negociar com nos EUA e não com a Rússia ou china? Onde eu digo isso?” ——— E onde eu disse que vc disse isso? 😀

        ““Esse seu KKKK parece aquele macaquinho que fica nos ombros dos piratas.”
        Isso também é desrespeitar o blog, nenhum profissional da área de defesa vai levar esse espaço a sério quando ler um monte de ironias e xingamentos” ————– Ah sério mesmo!! Quer dizer que um profissional vai perder tempo em se ofender com o meu kkk??? 😀 Ah me desculpe colega mas eu to me segurando aqui pra não tirar uma com vc. 😀

        “Na verdade você estava apoiando argumentos ofensivos, sem demonstrar capacidade de defender seu próprio ponto de vista” ———– Não tem verdade nenhuma aí colega, eu usei kkk porque achei engraçado a loucura que passou na cabeça do maluquinho a ponto dele repaginar o seu nick daquela forma. Pra vc mesmo, eu não tava dando (e não dou) a mínima!! kkkkkkkkkkk 😀

        “Se chamei você de macaquinho foi por sua maneira agir. PQ não utilizou argumentos para mostrar que eu estava errado?” ———- vc não se convenceu de que está certo?? 😀 Precisa sempre desafiar as pessoas a provar que vc esta errado?? Vc tem o ego ferido? Vc não tem auto confiança? 😀

        “Não sou dono da verdade, posso errar, mas sou contra a falta de raciocínio e o fanatismo ideológico.” ——– Tá bom, tá bom…acho que vc disse isso em quase todos os seus comentários… 😀

        “E, finalmente, o que chamo de injustiça é o fato você dizer que acusei alguém de comunista ou bolivariano, pois isso não é verdade.” ——- e vc achou injusto também a parte do ‘escambau à 4, etc, etc?? 😀 kkkkkk

        Colega, se vc não ‘acusou’ ninguém de bolivariano, comunista (não sei pq vc está usando a palavra acusar, afinal, é pecado ser um bolivariano ou um comunista?)
        pq vc está se sentindo injustiçado? 😀

        Cara, com todo o respeito: vc é afetado hem!! kkk 😀

        Eu paro por aqui! Tá me dando dor de tanto rir. Eu lhe fiz a pergunta sobre os nicks e vc a respondeu. Obrigado pela resposta!

        Ah, e vou continuar a usar o kkk nos post ou comentários que eu achar engraçado tá bom! 😀
        Salvo claro, se eu receber uma advertência da moderação do blog.

        Grande Abraço!

        😀

    • O black Widow chamou o AMX ” pro mano a mano na rua” pois o colega AMX escreve muitas inverdades e depois nega tudo como uma criança. Por sorte existem testemunhas de que o Francisco faltou com a verdade várias vezes e não assumiu.

      Sendo que o dito colega AMX também é ofensivo quando contrariado. Ele próprio já tentou debater comigo assuntos sobre os quais não sabia nada, apenas por birra.

      • “Sendo que o dito colega AMX também é ofensivo quando contrariado. Ele próprio já tentou debater comigo assuntos sobre os quais não sabia nada, apenas por birra.”

        E você deu confiança pra ele…. tsc tsc tsc rsrsrsrs

        😀

    • “Se não me engano, o nick Black Widow chegou a chamar um colega lá do Cavok (um colega respeitado por todos) pra briga!! 😀 kkkkkkk Isso mesmo: pro mano a mano, pro “vou catar vc na rua” kkkkkkkkkkkkk”

      Também acho desnecessário chamar um colega para a briga, mas o AMX já escreveu muitas coisas erradas e depois negou tudo como se fosse uma criança e também parte para a agressividade quando é contrariado.

      Existem testemunhas.

  6. Dizer que os estadunidenses são infalíveis é loucura. Dizer que os russos não sabem o que fazem é uma loucura maior ainda.

    Estes dois países estão em outro nível e conjecturar para ‘adivinharmos’ o que realmente ocorreu é quase perder tempo. O Gato de Schrödinger que o diga.

    Finalmente, não deixa de ser um evento extremamente interessante, provocações à parte, as pessoas costumam se aproximar do cachorro até onde a corrente do bixo prende ele….

  7. Ô loco, um dia o tópico tem 20 comentários, quando vou checar no outro dia tem 200. Esse rendeu hein…

    Agora, sobre a suposta deserção de alguns marinheiros e a tal nota do pentágono fazendo mea culpa, alguém tem alguma noticia? E que raio de nota seria essa? Aquela em que eles criticaram a ação russa?

    • Rsrsrs pensei a msm coisa meu caro, que bom, a sala voltou a ficar cheia…pena que não seja só de bons comentários. Sds

  8. A ”deserção”’ citada .. pode ser somente uma ”provocação” barata … ”humor negro”…”humor russo”…. uma brincadeira do portal

    • Também to achando. Se fosse verdade a essa hora bem provavelmente já teríamos algo, além do mais, marinheiros de serviço não podem simplesmente se “demitir”. Isso é deserção, o que é considerado traição, o que por lá geralmente termina em morte. Enfim, acho que é esperar pra ver, mas no geral essa noticia é esquisita pra caramba, pra dizer no mínimo.

  9. “Deagol
    21 de abril de 2014 at 16:34”

    Bota no jornal que o povo acredita – André Dahmer.

    “É dai que vem o conhecimento de vocês, de boatos e mentiras, por isso fora do PB, você, o Charles dal, o pé de cão e o maluquinho são motivo de piada para todos.”

    sentiu a minha falta né?!…esta sentindo a minha falta né?! porque faz vários dias que não comento aqui por causa da viagem que fiz de ferias a praia….pois aqui estou eu meu amiguxo…estava lá de ferias na praia quando vi um marinheiro e me lembrei de vc…bateu na hora a saudade…. e resolvi vir me embora pra voltar a falar contigo de novo.. 🙂

    #saudades….. 🙂

  10. eu acredito, que os russos tem capacidade tecnologico de jamear o destroier americano, porque ja aconteceram coisas parecidas antes, como pacifico, ou na crimeia quando pegaram um UAV DOS EUA COMO TIGER COM SISTEMA DE GUERRA ELETRONICA, NO IRA O SUPER UAV DOS EUA FOI SUPOSTAMENTE RAKEADO POR SISTEMA DE RADIOELETRONICA RUSSA QUE TINHA SIDO RECENTEMENTE VENDIDO AO IRA, OUTRA COISA PORQUE VOCES ACHAM QUE OS EUA NAO ATACARAM A SIRIA BARAKA OBAMA VIVIA FALANDO DE ATAQUE A SIRIA POR CAUSA DAS ARMAS QUIMICAS E DERREPENTE ELE MUNDOU DE IDEIA DO NADA!!! E PERDERAM O FOCO NA SIRIA DEPOIS!!! O MATIVO DO NAO ATAQUE A SIRIA SE CHMARA RUSSIA, POREM VEJO QUE A NOTICIA ESTA BEM AUMENTADA DIRIA ASSIM COMO ESSA PARTE DOS MARINHEIROS CAGANDO DE MEDO E SAIRAM VAZADO DO DESTROIER, E DE TE FEITAS VARIAS E VARIAS SURTIDAS NO DESTROIER E O SISTEMA AEGIS TE PARADO TUDO COMPLETAMENTE? COISA PRA DAR UMAS AFINETADAS NOS EUA POR PARTE DOS RUSSOS!!!!

    • Ocidentais estacionaram no seculo 21 e acreditam que Hollywood ainda é a melhor arma secreta de lavagem cerebral.
      Estão falindo meu caro e todas as vezes que estiveram assim promoveram guerras para se nutrirem com as almas e os sangues dos outros.
      Mas hoje a estorinha é bem diferente pois armas não vencem guerras,guerreiros sim vencem guerras.

  11. Hoje a bruxa tá solta… rsrsrsrsrssrs… tudo que é maluco do pedaço resolveu dar as caras nesse post… rsrsrsrssrs… vai ficar pra história do PB… 🙂

  12. Pessoal verdade ou não voces não acham estranho que os Russos tenham feito tal revelação PRIMEIRO terem feito tal texte e ter revelado os resultados não seria mais proveitoso guardarem segredo dos resultados ao invez de alertar os ganços,ACREDITO QUE POSSA SER VERDADE AFINAL MEDIDAS E CONTRA MEDIDAS são estudadas e desenvolvidas diariamente, agora os Russos podem ter tomado tal atitude para passar um recado VOLTEM COM SUAS ARMAS PARA CASA PODEMOS RESOLVER ESTA CRIZE DIPLOMATICAMENTE MILITARMENTE ESTAMOS DANDO UM RECADO SEM VITIMAS com todo respeito a todos os seguidores do Blog é minha opinião os Russos deram um recado e todos nós sabemos que ambos os paises são altamente competentes na area militar.

    • Fizeram pra ridicularizarem mesmo e usaram um avião velho aparentemente desdentado para menosprezarem mesmo e se deram bem.

    • Na verdade acho que o momento foi muito oportuno… é um momento histórico, onde se discute o futuro de uma nação, e o ganho ou perda de uma considerável extensão territorial terrestre e marítima.

      Mostrar os “dentes” pode evitar ter que “morder” de fato… e todos preferimos a primeira opção, correto!??

      • OK e logo depois de Barata Osama declarar que os EUA são superiores a Russia e que a Russia teme os EUA por estes terem forças armadas superiores.
        Os Russos não entraram na guerrinha de retorica e sim esculacharam eles operacionalmente.

  13. Acho que nem o Fx2 rendeu tanta paixão e tanta ira como este post.O pessoal precisa de uma relaxada vão esfriar a cabeça um pouco e aproveitem que este país, apesar de violento e corrupto, não tem ameaça de separação e nem guerra.

  14. Aó pessoal… achei essa matéria legal… eu trecho do texto segue abaixo pra dar uma idéia:

    A technological marvel built around the latest in stealth technology and applied on unprecedented physical scale. A machine that can work farther “down-range,” closer to enemy threats than any of its predecessors, while still packing up to 80 munitions that can obliterate key enemy targets on the first day of war. A weapon system capable of ranging thousands of miles across the globe to strike at the heart of the enemy’s ability to wage war. A product of well over a decade of expensive research, design, and development, all focused on creating a technology that threatens our enemies even though they may have no idea it is within striking range… Does this all sound eerily familiar? I bet it does. Because I am actually describing the B-2 Advanced Technology Bomber. In so many ways, the Zumwalts have become the B-2s of the high seas. Both were and are potentially game-changing technologies that were cancelled after a very short run, before anyone even knew how important and relevant their capabilities truly are.

    Segue o link:
    http://bit.ly/1rhvvCe

    Abraço galera!

    • Ese foi o parágrafo que me chamou atenção no texto:

      Instead of getting behind this new technology via backing full production and outfitting of the Zumwalt DDG-1000 line of destroyers that has never been more relevant, we are going to purchase upgraded Arleigh Burke class destroyers, known as Flight III ships, a thirty year old design that is not survivable or effective during a peer state conflict against an enemy possessing anti-access/area denial capabilities.

  15. outra parte do texto interessante que tem a ver com este post:

    Things happen, the enemy can get lucky and vulnerabilities in any technology can be exploited without warning

  16. Calm druzyaeto usual speculation of one man who has done an incredible version, then some began to distribute it
    Naturally it’s a duck-though there is a complex

    Calma druzyaeto habitual especulação de um homem que fez uma versão incrível, em seguida, alguns começaram a distribuí-lo
    Naturalmente é um pato-embora haja uma complexa

  17. 1maluquinho RIDICULARIZAR como tu diceste eu comcordo mas os Russos tambem se ariscaram muito para passar o recado.

  18. Quem não arrisca não se da bem mas se tratando de Russos so jogam o jogo quando sabem que vão se dar bem.
    Ate o momento não existe explicação e desmentido nenhum de fonte oficial ou midialitica Americana.
    Esse episodio não é um episodio qualquer e logo apos Obama menosprezar a Russia e ridicularizar as forças armadas Russas com palavras tomou por dentro da lata.

  19. Eu leio a Voz da Russia ocasionalmente, assim como a Gazeta Russa. Ambos devem se lidos com cuidado. Se não me engano a Voz da Russia tinha noticiado que que os Yankees tinham disparado um missil a partir da Espanha rumo a Síria e os russos tinham derrubado.. Ou seja todo cuidado com as noticias dessas duas empresas devido a perigo constante de barrigada.

    • Andre ate entendo teu raciocineo e o aceito mas entenda que este episodio é muito serio para um momento tão delicado e sendo os EUA a nação mais gargantinha da face da Terra que se fez na vida as custas de PROPAGANDA o silencio deles apenas evidencia que acusaram o golpe.
      Quem cala consente.

    • senhor Andrepoa…os eua planejavam atacar a síria..instalar uma zona de exclusão aérea..portanto este ataque teve por objetivo testar as defesas sírias…testas as capacidades sírias…logicamente a coisa toda teria que ser feito de modo secreto e discreto…pois trata-se de um ataque gratuito e descabido…que geraria imagem negativa perante a comunidade internacional..provavelmente os misseis vieram de algum pseudo aliado por ai como um Paquistão da vida..que é lógico para não levantar suspeitas …..

  20. 1maluquinho disse “Esse episodio não é um episodio qualquer e logo apos Obama menosprezar a Russia e ridicularizar as forças armadas Russas com palavras tomou por dentro da lata.”
    a e mais uma evidencia os Russos deram o troco mesmo, deve ser por isso que usaram u su-24 velhinho mesmo e nao o su-34 que ja tem alguns operacionais!!! ou um tu22m3

Comentários não permitidos.