Putin diz ser impossível Europa parar de comprar gás russo

Presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que não seria possível para a Europa, que busca reduzir sua dependência energética em relação à Rússia, interromper completamente a compra de gás russo.

Putin também disse que a passagem pela Ucrânia é o mais perigoso elemento no sistema de fornecimento de gás europeu, e que ele tinha esperança em alcançar um acordo com a Ucrânia sobre as remessas de gás.

A Rússia fornece cerca de 30 por cento da demanda de gás natural da Europa. As ações de Moscou na Ucrânia têm suscitado esforços no continente de reduzir sua dependência no fornecimento de petróleo e gás do antigo inimigo na guerra fria.

“Claro, todos estão cuidando de diversificar o fornecimento. Lá, na Europa, eles falam sobre aumentar a independência do fornecedor russo”, disse Putin.

“Do mesmo jeito, nós começamos a negociar e tomar medidas em direção à independência em relação aos nossos consumidores”, acrescentou. A Rússia tem se esforçado para estreitar laços com a Ásia.

Cálculos da Reuters sugerem que os esforços da Europa podem cortar as importações russas em cerca de 45 bilhões de metros cúbicos até 2020, equivalentes a 18 bilhões de dólares por ano, equivalente a um terço do que é atualmente fornecido pela Rússia.

“Nós vendemos gás em países europeus que tem cerca de 30 a 35 por cento de seu balanço de gás coberto por remessas da Rússia. Eles podem parar de comprar gás da Rússia? Em minha opinião isso é impossível”, disse ele durante um programa de perguntas e respostas de uma hora transmitido pela TV.

REUTERS

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Putin tem absoluta e completa consciência da importância de seu país, valoriza e defende isso muito bem.
    Diferente de algumas mentalidades aqui mesmo no Brasil, que querem viver sempre sob o guarda-chuva capachista de “potências” estrangeiras .
    Agora eu quero ver quem vai lá tomar o gás russo no peito, ou paga ou não recebe, aqui no Atlântico Sul é facinho tomar , mas lá o buraco é mais embaixo .
    Vai lá Camarão, quero ver se tu é bão mesmo.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/87348-cameron-diz-que-lutaria-pelas-malvinas.shtml

    • É exatamente isso que vai acontecer G.A.A.V.
      E, Putin, consciente disso vai ficar tentando passar uma boa vaselina entre ele e seu povo.

  2. Vladimir Putin está fazendo aquilo que todo político é especialista em fazer: Mentir.
    Principalmente para seu público interno.
    Pois é claro que depois desse intervencionismo na república independente da Ucrânia as relações russas com os europeus nunca mais serão as mesmas.
    E é melhor mesmo que se volte para a Ásia, pois sua almejada ocidentalização foi jogada no buraco.

  3. O > perigo , é a UE/iankss virar às costa aos Russos e elee seria/ invetirem na China como se à msm fosse seu salva vidas. Daí então, teríamos um prergoso inimigo, c poder e alta tecnologia e outro c um mar de gente, ou seja à polvra e o fogo, à vitima seria o japão e Taiwuan..espero estar errado.+ quem vier verá.Sds.

Comentários não permitidos.