Defesa & Geopolítica

“Genebra inspira esperança – Crise ucraniana pode ser resolvida por vias diplomáticas” – Barack Obama

Posted by

O encontro quadrilateral em Genebra demonstrou que a possibilidade de solução diplomática do problema ucraniano continua a existir.

O presidente dos EUA Barack Obama fez esta declaração na conferência de imprensa da quinta-feira, realizada em Casa Branca, ao comentar os resultados das conversações entre as entidades de relações internacionais da Rússia, Ucrânia, EUA e União Europeia.

Obama qualificou os resultados das conversações quadrilaterais como “um raio de esperança”. Afirmou que os EUA não analisam a variante militar da solução da crise.

Obama exortou a Rússia a utilizar toda a sua influência a fim de restabelecer a ordem na Ucrânia.

Fonte: Voz da Rússia

Rússia, Ocidente e Ucrânia assinam Declaração de Genebra

O Ministro Serguey Lavrov (à direita) e o secretário de Estado americano John Kerry em encontro às conversações quadripartites sobre a Ucrânia em Genebra

A Rússia, os Estados Unidos, a União Europeia e a Ucrânia aprovaram na quinta-feira, 17, uma declaração sobre os movimentos concretos a serem feitos para regularizar a crise ucraniana. Segundo anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, o documento aprovado em Genebra afirma que as partes concordam com a necessidade de evitar a violência e todas as formas de extremismo, racismo e intolerância religiosa, incluindo o antissemitismo.

Os participantes da reunião também concordaram com a necessidade de iniciar imediatamente um amplo diálogo nacional, no âmbito do processo constitucional, que envolva todas as regiões da Ucrânia, inclusive o Leste do país, onde as manifestações populares pela federalização vêm crescendo nos últimos dias, inclusive com notícias de mortes nos confrontos.

Fonte:Diário da Rússia

Diplomatas de Rússia e Estados Unidos tiveram encontro paralelo à reunião de Genebra

A reunião de cúpula de quinta-feira, 17, em Genebra, Suíça, que debateu a situação da Ucrânia, foi antecedida por um encontro entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry.

Diante de repórteres e fotógrafos, Lavrov e Kerry sorriram e trocaram apertos de mão. Depois, reuniram-se a portas fechadas, e o encontro não pôde ser acompanhado pelos jornalistas.

A reunião de Genebra também teve a participação do ministro do Exterior do governo interino da Ucrânia, Andrey Deschytsa, e da encarregada das Relações Exteriores da União Europeia, a britânica Catherine Ashton.

Fonte: Diário da Rússia

5 Comments

shared on wplocker.com