De olho no potencial da América Latina, ministro chinês visita região

Ministro do Exterior da China, Wang Yi vai a Cuba, Venezuela, Brasil e Argentina durante viagem de uma semana. Temas econômicos devem dominar agenda. País asiático consolida influência na região.

O Ministério do Exterior da China não divulgou uma agenda detalhada, mas se sabe que o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, visitará Brasil, Cuba, Venezuela e Argentina entre os dias 18 e 24 de abril. O fornecimento de matérias-primas deve dominar a agenda. Outros assuntos em pauta devem ser o acesso de produtos chineses ao mercado latino-americano e o interesse de Pequim em investir na região.

Já há algum tempo, a China se consolidou na América Latina como potência econômica. Entre 2000 e 2012, o comércio bilateral cresceu, em média, mais de 30% ao ano. Em 2013, atingiu um volume de 261 bilhões de dólares. Em muitos países da região, a China ocupa a segunda ou terceira posição entre os principais parceiros comerciais – em geral atrás dos Estados Unidos ou de nações vizinhas.

No Brasil, a maior economia da região, a China conseguiu ultrapassar os EUA e ficar na primeira posição. Para o Brasil, o apetite chinês por commodities foi uma importante fonte de financiamento para sua ascensão econômica nos anos 2000. Também outros países do continente latino-americano faturaram alto com o alto interesse de Pequim por matérias-primas.

Neste mesmo período, Europa e Estados Unidos amarguravam as consequências da crise financeira global iniciada em 2007.

Problema antigo

Mas por mais positiva que tenha sido a ajuda da moeda chinesa aos cofres públicos, porém, as consequências são vistas de forma crítica por observadores. A América Latina voltou a cair na mesma armadilha da qual, na verdade, nunca saiu completamente desde que foi conquistada por espanhóis e portugueses: o subcontinente é fornecedor de matérias-primas, que são processadas em outras regiões.

Sendo assim, não há valor agregado. Com exceção de Brasil e Argentina, não há país entre Tijuana e Terra do Fogo com uma indústria digna de menção. Mesmo a competitividade de São Paulo – um dos maiores parques industriais do mundo – é restrita no mercado brasileiro em relação a empresas chinesas.

As exportações da indústria brasileira se limitam praticamente à Embraer e a algumas empresas de tecnologia da informação. As razões para isso são problemas na infraestrutura e a educação deficiente de muitos brasileiros. Ainda que hoje em dia o dinheiro resultante de commodities não fique mais exclusivamente nas mãos de uma pequena elite, ele raramente é aplicado em investimentos sustentáveis ​.

Não apenas governos populistas como os da Argentina, do Equador e da Venezuela, compram apoio da população pobre através de alimentos subsidiados ou moradias públicas. Também uma democracia estável como a do Brasil gasta bilhões em projetos não sustentáveis​​. Agora, o governo federal está gastando mais de oito bilhões de euros para a Copa do Mundo em vez de, por exemplo, ligar os portos marítimos à rede nacional de transportes.

Capital chinês na América Latina

Isso é de interesse dos chineses, pois afinal também lá os custos da produção subiram sensivelmente nos últimos anos. E obviamente Pequim não está interessado apenas em negócios de curto prazo na América Latina, mas também quer participar a longo prazo do desenvolvimento da região.

Segundo estudos do think-tank Diálogo Interamericano, em Washington, e da Universidade de Boston, desde 2005 a China concedeu créditos de mais de 100 bilhões de dólares a países e empresas latino-americanos. Só em 2010, foram 37 bilhões de dólares – mais do que o subcontinente recebeu naquele ano em empréstimos do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco de Importação e Exportação dos Estados Unidos juntos.

Ao contrário de outras análises, os autores do estudo concluem que aqui não foi simplesmente trocado dinheiro barato por futuras remessas de petróleo. A China investe em infraestrutura. Por exemplo, a Venezuela recebeu de Pequim mais de 50 bilhões de dólares para reconstruir a infraestrutura da indústria petrolífera.

Parceria China-América Latina

Este pensamento de longo prazo se reflete na diplomacia chinesa. Desde 2001, o país asiático mantém cinco parcerias estratégicas na América Latina, com Brasil, Argentina, México, Venezuela e Peru.

Trata-se de uma reação de Pequim ao aumento da influência dos Estados Unidos na Ásia, diz Marc Szepan, do Instituto Mercator para Estudos da China. “Vale, por assim dizer, a máxima ‘se você procura amigos na minha vizinhança, eu vou procurar amigos na tua'”, explica.

Só que nesta busca os chineses são muito mais cautelosos do que Washington foi no século passado: “Em vez de se intrometer em assuntos internos, a China busca plataformas multilaterais de diálogo”, explica Ana Soliz, do Instituto Giga de Estudos Latino-Americanos, de Hamburgo. A meta seria, segundo ela, impor interesses comuns em organismos internacionais como o G20 e a Organização Mundial do Comércio.

Este comportamento pode ser vantajoso para a China. Mas alguns céticos temem que a América Latina possa se livrar da dependência dos Estados Unidos para cair na da China.

Fonte: DW.DE

41 Comentários

  1. Triste, pois só muda o nome, o jogo de imperialismo é o mesmo do Tio Sam. Mas sempre vato nessa tecla, o governo que deixa de investir em infra estrutura paga por tal burrice, pois um país que não tem sua população se desenvolvendo, não está caminhando pra lugar nenhum, só teve um pouco mais de pão e circo pra essa massa burra chamada Brasil.

    • De suas as minhas ! So ira mudar de dono , para os chineses o brasil serah um celeiro , muita terra fertil , muitos recursos naturais , muitos fanboys distraidos , vai ser um passeio , a europa dos seculos 17,18,19 sempre tirou proveito desta condiçao vegetativa brasileira , agora eh a vez da china , mas ainda tem gente achando que esta relaçao vai ser de pai pra filho ,estao enganados ou ja foram corrompidos !

      • Amigos, é EXATAMENTE isso que eu combato… o eterno servilismo brasileiro… já deveria ter chego a hora de trilharmos o nosso próprio caminho e não dando as mãos a inimigos que mais querem é roubar um naco nosso… ainda mais com a China que não permitiria qualquer industrialização do Brasil para exportar para seu mercado… o máximo que o imperialismo chinês permite é montagem de produtos no Brasil em regime de CKD para poder desovar seus produtos na terra brasilis…

      • O problema de quem não analisa as intenções de certas “alianças” é o de achar que o dragão será diferente da águia. Aí está o problema, assim como os EUA utilizaram o Brasil e outras nações para agregar valor as suas corporações, a China faz e fará o mesmo. Uma coisa que me irritou (apesar de praticamente tudo me irritar nesse prostíbulo chamado Brasil) foi a aquisição de 15% feita pela China de toda a extração de Nióbio (metal raro e caro que nem tem regulamentação na lei pra ser extraído e exportado) de um parque altamente valioso (senão me falha a memória, fica no noroeste do país). Isso representa uma perda de quase 40 BI de dólares por ano e sem nenhum ressarcimento.

      • A questão meu cara não é ficarmos achando isso ou aquilo ou mesmo perdendo tempo com essas medições que não nos levam a passo a frente nenhum e sim sabermos jogar o jogo coisa que o Brasil nunca soube atrelado a uma consciencia e visão bi-color de um mundo canino.

      • Claro que não devemos achar nada, né ENTREGUISTA… desde que seja no colo dos chinas e russos, vc senta sem reclamar, né mesmo ???…

      • Heim bostérico voce esta igualzinho ao almirante plestrante na FIESP em 2012 que disse que a China se agiganta navalmente para vir nos tomar o pré-sal.
        O Brasil so tem bandidos e ladrões,não faz o dever de casa e nem tampouco tem condições de competir e conomicamente e por mercados com os caras.Do outro lado os caras alimentam nossa fraca economia com aplicações,emprestimos e financiamentos vultuosos.Esses são segundo a tua sabia ignorancia “OS NOSSOS INIMIGOS” não é!Enquanto o teu patrão escravizador,condicionador e que não permite o avanço do Brasil (voce inverteu os papeis na tua analise debil né!) são e sempre foram os vampiros a nutrirem-se as custas dos sacrificios dos Brasileiros.
        Embora de um tempinho pra ca voce tenha buscado adequar sua retorica ela é sempre a mesma,de um sipatizante e colaborador do capaxismo a Yankees.

      • Valeu, CAPACHO CHINÊS… vc é tão tolo que desconhece a história do pós guerra… se os americanos agissem assim como vc diz, não haveria um Japão potencia e nem uma Coreia rica… estamos nessa merda é porque os esquerdalhas esquerdopatas não nos deixam virar um país exportador de bens com valor agregado, pois temem um país rico e que não deva nada a suas mentiras socialistas, do tipo “acabar com a pobreza através do estado” e não do pleno emprego de qualidade, entre outras mentiras… eles não deixam o Brasil ser grande por medo de se tornarem obsoletos e descartáveis… mas sua falta de inteligência não te deixa ver o óbvio… sorry…

  2. Essa copa era para ser custeada pela iniciativa privada, mas é o dinheiro público que esta fazendo a festa das empreiteiras. Pobre Brasil, mudou as moscas mas a B…ta é mesma.

  3. primeiramente o que acontecia era que o brasil só podia negociar com os estads unidos e qem ele deixasse pois os outros eram maus dizia o tio sam

    hoje podemos negociar alem dos yankes com o mundo inteiro e isso faz aumentar as vendas

    os yankes querem vender comodites ,gas de xisto para a ucrania

    mas aqui uma noticia que significa mais comercio e mais renda para o brasil é modificada pela nossa imprensa imprestavel e sionista a parecer que somoa una coitados , ninguem investe em time fraco !!!

    o governo nao fez a lei dos medios e essa nossa midia ridicula e atrelada aos interesses estrangeiros continua trabalhando a todo o vapor para atrasar o desenvolvimento da naçao brasileira

    • PROJETO DE DITADORZINHO PETRALHA… tá louco pra controlar a imprensa e a internet, né ???… se pudesse controlava até esse blog democrático…

      • rsrs ,não aguentou e veio cassar assunto comigo rsrs
        primeiro zoinho de vidro é ao contrario
        a lei dos médios é justamente para dar poder a mais pessoas a poderem noticiar qualquer coisa
        a lei dos médios significa aumentar os meios e a quantidade de informação
        e desentralizar o poder das empresa imprensa

        sobre a internet também foi uma vitória do governo ,
        pois as empresas a teles queriam transformar ela em TV a cabo você compra os pacotes

        e todo mundo sabe que esse modelo você se da mau pois o pacote é pouco e caro você não sabe disso pois como mesmo disse não tem tv a cabo rsrs

        se o governo não fizesse essa lei da internet ,nos brasileiros iriamos entrar em um e-mail e pronto já teria consumido o pacote das empresas de internet ,so poderíamos usar o que eles quisessem apresentar em pacotes mixurucas com quase nada do que presta como esta as tvs a cabo hoje

        as tvs a cabo hoje colocam no pacote a com nat geo history e discovey , mas os programas apresentados SAO BOBOS os programas antigamente era muito bom mas hoje para se ter o conteúdo desses canais como vicilization eles ficaram bem mais caro e isso é tudo uns dinheiro bom quase o preço de condomínio aqui em são Paulo
        então o governo agiu corretamente

        zoinho de catarata esse SITE da oportunidade para que o brasileiro veja o que tem de gente que torce contra nos mesmos

        você é um exemplo a não ser seguido rsrs você ao torcer contra e fala em PT o partido dos que estão ai é o melhorzinho e pronto

        o dia que tiver algum melhor com plano de governo correto e melhor do que esta ai nos brasileiros votaremos

        mas a sua oposição é contra o brasil e não apresentam um plano governamental que mostre o melhor alias criticar até papagaio aprende
        quero ver levantar a moral da tropa e seguir em frente

        nao tem opção melhor do que a que esta ai

        então zoinho pode criticar, e o site esta ai para isso mesmo ,mas mostra um caminho melhor do que apenas sua frustração dos caras fazerem mais do que a turma que você fala que é boa mas até agora puro capaxismo viralatismo em prol dos americanos os gringos

      • porem uma ressalva . a matéria que esta agora no site é de um veiculo de comunicação alemão
        mas quando eu li ele parecia que estava lendo a veja !!
        nao boto fé na imprensa internacional pois se a nossa já é vendia imagina as de fora
        mas o modo operante dessa alemã me lembrou da nossa mídia na hora !!!
        nossa mídia nao defende os interesses brasileiros !!! pronto .

      • O pé de cão não sabe o que é uma “equação”, melancia… tá gastando vela boa com santo ruim… é analfa… se souber somar com os dedos já tá bão demais… rsrsrsrsrsrs… e essa equação serve certinho pra te resolver… 🙂

      • Vamos por em pratos limpos as suas mentiras:

        A mordaça fascista imposta sobre Rachel Sheherazade e a censura sutil nas leis de mídia propostas pelo PT.

        Como já vimos no caso de Rachel, todas as intenções do PT se baseiam em censurar a dissidência. Sempre foi assim na Rússia, China, Cambodja e Cuba.
        Por que agora seria diferente?

        “Segundo o Portal 100 Fronteiras, finalmente os fascistas do PT, PCdoB e PSOL conseguiram: a opinião de Rachel Sheherazade está formalmente censurada no SBT. E em pleno 2014 tudo isso ocorreu à luz do dia! Veja o texto:

        O SBT decidiu cortar de seu principal telejornal os comentários pessoais que a apresentadora Rachel Sheherazade costumava fazer. Em comunicado enviado nesta segunda (14), a emissora avisa que Sheherazade continuará dividindo a bancada com Joseval Peixoto no comando do SBT Brasil, mas que os comentários serão feitos em forma de Editorial. De acordo com o comunicado, “essa medida tem como objetivo preservar os apresentadores”. A apresentadora virou alvo do Ministério Público após fazer um comentário em que apoiava a ação de justiceiros no Rio de Janeiro. Na ocasião, um grupo de jovens tinha acorrentado a um poste um jovem acusado de praticar um roubo. Leia abaixo o comunicado na íntegra: Em razão do atual cenário criado recentemente em torno de nossa apresentadora Rachel Sheherazade, o SBT decidiu que os comentários em seus telejornais serão feitos unicamente pelo Jornalismo da emissora em forma de Editorial. Essa medida tem como objetivo preservar nossos apresentadores Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, que continuam no comando do SBT Brasil.

        Bem, pelo menos o SBT não escondeu que foi vítima de censura. Senão, por que eles deveriam “preservar” Rachel?

        Já aviso de antemão que nem sequer darei atenção à comentários advindos do direitismo depressivo, que aproveitarão a oportunidade para dizer que “tudo está perdido”. Meu foco é nos direitistas pragmáticos, que devem usar esse evento como uma oportunidade para expor definitivamente o PT como um partido ditador, junto a seus aliados PCdoB e PSOL.

        Mais importante que isso é aproveitar o momento para explicar exatamente o que o PT e seus aliados socialistas querem com as famosas “leis de mídia”, que, segundo eles, são para “democratizar a mídia”. Mas, como já vimos no caso de Rachel, todas as intenções do PT se baseiam em censurar a dissidência. Sempre foi assim na Rússia, China, Cambodja e Cuba. Por que agora seria diferente?

        Um dos principais itens da lei de mídia que o PT lutará para aprovar se baseia em “quebrar monopólio das grandes empresas de comunicação”. Como qualquer pessoa intelectualmente honesta sabe, não existe monopólio, e hoje temos várias opções de empresas de comunicação e mídia.

        Na verdade, as tais leis de mídia pregam o seguinte:

        Retirar poder das empresas de comunicação e imprensa, deixando-as sempre com um tamanho reduzido
        Com isso, elas são cada vez mais vulneráveis à pressão estatal
        A partir dessa vulnerabilidade à pressão estatal, o governo decide o que vai ser divulgado nessas empresas

        Toda proposta petista não é nada mais do que isso. O essencial é explicarmos para a população que aquilo que o PT e seus aliados conseguiram fazer contra Rachel é o que eles querem fazer contra todas as empresas a qualquer momento. Essa é a tal censura sutil (ou soft censorship, em que ao invés da censura ser feita a partir de um órgão estatal que formalmente diz o que pode ou não ser publicado, o governo utiliza o dinheiro de anúncios governamentais para exercer essa pressão de forma sutil)

        De forma mais didática, a coisa funciona assim. Para pressionar o SBT, os socialistas do PT, PCdoB e PSOL usaram 150 milhões anuais da verba publicitária destinada ao canal. (Aliás, está aí mais uma das serventias da Petrobrás: ter seus anúncios usados como instrumento de chantagem em prol de uma censura feita pelo governo)

        Agora, imagine se ao invés de umas quatro ou cinco empresas grandes de mídia, tivéssemos umas 20 a 25 empresas, a partir da limitação do número de estações que cada uma possa ter. Imagine que a verba destinada a cada uma delas varie entre, vá lá, 20 a 60 milhões.

        Quanto menor a empresa, maior a vulnerabilidade se ela perder uma fatia dos anúncios estatais, que serão usados pelo governo para definir o que vai ser publicado ou comunicado nessas mídias. Simples assim.

        Claro que o cidadão humilde poderá perguntar: mas o que eu perco com isso? É, meus amigos, depois de Alinsky, temos que estar cientes de que temos que apelar ao auto-interesse humano na hora de explanar nossas propostas.

        Se já sabemos que a lei de mídia do PT é focada em censura, é preciso agora explicar de forma simples e compreensível para o cidadão comum como a censura prejudica a vida do povo, especialmente o trabalhador mais humilde.

        É fato que em um país sob censura (como ocorre na Argentina e na Venezuela), o povo demora muito mais para saber a real situação econômica de seu país. Veja os benefícios para um governo socialista ter a mídia amordaçada:

        É mais fácil esconder os atos de corrupção do governo
        É mais fácil esconder temporariamente os indicadores econômicos ruins
        É mais fácil, enfim, distorcer quase todos os fatos a favor do governo

        Enfim, com a censura sutil implementada de maneira formal, o povo demora muito mais para reagir à crise. E, em consequência, vai sofrer muito mais, como está acontecendo na Venezuela e na Argentina. Eles só chegaram nessa situação por que foi fácil para seus governos socialistas esconderem a crise por um bom tempo a partir da censura à imprensa.

        Se o PT, o PCdoB e o PSOL estão tão dedicados à implantar a censura no Brasil, é claro que chegou a hora deles roerem o osso e levarem o país ao mesmo destino que Venezuela e Argentina. A única coisa que pode evitar esse colapso é sabermos da situação real da economia, da segurança e de outros fatores a partir de uma imprensa livre. É por isso que ter uma imprensa livre é tudo que o governo não quer.

        Em síntese, é preciso criarmos um senso de urgência mostrando que não há agenda mais importante do que demolir as pretensões totalitárias do PT e seus aliados. Pretensões estas que serão mais facilmente alcançadas se eles conseguirem censurar a mídia.

        Rachel Sheherazade se torna um exemplo vivo disto que afirmei. O PT e seus aliados continuam não dando a mínima para quase 60 mil assassinatos ocorridos por ano no Brasil. Mas agora a vida deles ficou mais fácil pois eles conseguiram censurar Rachel Sheherazade, uma das raras jornalistas que se preocuparam com a segurança dos cidadãos humildes.

        Agora, com Rachel calada, muito provavelmente outros terão medo de criticar a violência excessiva cometida contra civis. Agora quem sabe o povo só se rebele quando o Brasil tiver, vá lá, uns 50% de todos os assassinatos do mundo. Aí nesse momento não vai ter censura de imprensa que esconda o fato. Até por que quando chegarmos neste estágio quase toda família humilde terá uma pessoa vítima de um latrocida ou estuprador, por exemplo.

        Será que você quer deixar a coisa chegar nesse ponto? Se não quer, você pode ajudar divulgando para o máximo de pessoas quanto possível a urgência de lutarmos contra a censura governamental sobre a mídia.”
        http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/15125-2014-04-15-21-39-16.html

        Vc acha que quem frequenta esse blog é tolo de acreditar que os comunistas da sua esfera moral estão tentando defender os internautas contra os mauvadosburgueescoxinhasreacionarios… rsrsrsrsrsrs… só os lesados como vc para creem nessa MENTIRA estapafúrdia… os PETRALHAS já começaram a implementar a CENSURA e vc vem aqui, em frente a pessoas esclarecidas MENTIR ???… tá perdendo tempo… rsrsrsrsrsrsrssrs…

      • zoinho catarata todos nos percebemos o seu desespero rsrs
        primeiramente o que a repórter do SBT FEZ FOI CRIME !!!!! por isso o ministério publico entrou com uma ação contra a emissora e ela

        nem ela e nem ninguém que tenha a exposição que ela tem em um canal aberto pode cometer um crime e toda a sociedade ficar ouvindo seus devaneios loucos rsrs

        não se esqueça que as emissoras são uma concessão e por isso seguem as leis do brasil

        e o lula já ajudou a rede globo e o sbt pois os dois iriam falir naquela época alias o governo brasileiros e os deputados
        mesmo assim nos brasileiros queremos que a emissora mostre o DARF RSRS
        você zoinho de catarata diz ser direita então você sabe que sua turminha de vira-latas e capachos de gringo pedem e lutam por um interventor americano yanke esse é o cumulo do capaxismo dessa sua suposta direita que na verdade vejo apenas como fantoches atrelados aos yankes

        zoinho você não engana ninguém !!!

      • O QUE ESSA TUA ESQUIZOFRENIA IDEOLOGICA TEM HAVER COM A MATERIA EM QUESTÃO O BOSTÉRICO kkkk E$ voce fica dando corda pé de cão larga esse péla saco no vacuo que ele acalma a hemorroida.è como um macaco na gaiola sempre que aparece alguem na frente da mesma faz macacadas,quano na~aparece ninguem fica no canto introspectivo e depressivo.

  4. Feliz da China que não só quer o futuro mas o vem fazendo de forma concreta.

    Por exemplo… se tiver que colocar abaixo uma parte velha de uma de suas importantes cidades, a dinamita, a manda para o raio que a parta, lhe dá um chá de demolição, e no lugar ergue toda uma nova área moderna em urbanismo e em vanguarda arquitetônica. Sem medo de serem felizes.
    Já aqui (São Paulo por exemplo) se fosse proposto colocar abaixo todo o Brás, ou toda a Mooca, ou um tal de sinistro Glicério na área central, ou mesmo toda a área central, milhares de vozes iriam se levantar em defesa de prédios horríveis, todos de arquitetura chinfrim, de arvores cheias de cupim, de pedras de calçamento que viram carroças passarem por cima delas, ou seja, em cima de um atravancador passado testemunha de um país atrasado que simplesmente não leva a nada demais. Pois a grande verdade é que quem tem que viver de passado são os ótimos museus e apenas eles, e não uma cidade ou país inteiro.
    #
    #
    Feliz da China que não só quer exportar mas faz por onde para isso acontecer.

    Por exemplo… está com milhares de suas empresas fazendo marketing direto na internet. Com vendas de exportação o menos burocratizadas possíveis. Com vendas e entregas ágeis. E com toda sorte de produto, pois se não sabem fazer e criar, então os copiam na cara dura mesma.
    Já aqui nas terras brazucas é lentidão e dificuldades mil para as empresas atenderem seus clientes. Entra ano e sai ano é a mesma coisa. O caso do sucesso da Embraer, além da sua excepcional qualidade , em parte também é porque seus produtos são feitos por encomenda, então há tempo da burocracia brasileira não chamar a atenção e encher a paciência do comprador.


    Por fim… que esse digno Ministro do Exterior Wang Yi, representante comercial chinês, seja feliz em sua estada aqui na América Latina, e se possível puxe a orelha de seus colegas brasileiros. Pois seu país é um bom exemplo sobre várias coisas que o Brasil vem teimando em fazer errado.

    O nosso futuro é feito hoje… ACORDA BRASIL!!!!!!!

  5. “DE OLHO NO POTENCIAL DA AMERICA LATINA”
    Quem idealizou esta materia esta defasado.A China não esta de olho,ela ja é o maior investidor,o maior aplicador,o maior fiador na America Latina.
    Apenas uma observação.Em 2012 a China construiu no Brasil 12 mil quilometros de ferrovias,muito mais que todos governos no Brasil republica fizeram juntos pois o maior construtor de ferrovias no Brasil ainda continua sendo o segundo imperio.
    Sem falar no mais avançado laboratorio petro-oceanico do mundo e nas pesquisas e prospecção do pré-sal tudo bancado com dinheiro Chines e que as midias jamais citaram nada.
    Quando falam da China sempre falam negativamente.

    • Ja citei pra voces que é mais forte a simpatia militar a China do que a Russia e que ja a alguns anos e ja vai pra mais de 7 anos que temos com eles associações secretas nas areas militares naval e aeronautica e tambem aeroespacial.
      Se o simples FX2 foi blindado e a turba de informantes Yankees dentro do meio militar e midialitico jamais em nenhum momento conseguiu vazar nada de efetivo e concreto o que dira com associações com Chineses na area militar.
      A plataforma de defesa aerea que mais encantou a cupula militar e os analistas do programa de aquisição foi a Chinesa que foi deixada em segundo plano por usar genericos de material e equipamentos com os quais somos clientes dos fornecedores originais.

    • “… é pessoas como voce que defendem o capaxismo,a depéndencia e o condicionamento do Brasil a sugadores estrangeiros.
      Meu camarada voce não tem vergonha na cara de defender os interesses dos EUA sobre o brasil não?
      Assim como sou contra os comunalhas que tiram dos Brasileiros para darem a Narco-Latrinos eu tambem sou contra a todo aquele que se comporta como um verdadeiro espião Yankee contra os interesses do Brasil e dos Brasileiros.
      Comprometimento com o Brasil voce tem nenhum ate duvido que voce algum dia jurou bandeira e que desconhece o que é patriotismo.” (Grifo Nosso)… TIRADO DE UM COMENTÁRIO SEU em http://www.planobrazil.com/brasil-pagou-r-36-bi-por-cacas-que-podem-ser-monitorados-pela-nsa/comment-page-1/#comment-161508 … quer dizer então que não podemos e não devemos ser capachos dos americanos MAS DOS CHINESES PODEMOS E DEVEMOS, né mesmo ???… VC NÃO TEM MORAL ALGUMA PARA CRITICAR NINGUÉM, caríssimo… vc acabou de passar atestado de puxa saco e infiltrado propagandista CHINÊS… então, china, não critique quem escolheu não cair nas garras do dragão vermelho… as P..Tinhas comunistas se entregam a qualquer ditadura somente porque estão alinhadas ideologicamente a seus senhores… pior para o Brasil que caiu na mão de entreguistas descarados que se mostram fácil, como ratos, qndo batemos no assoalho… bando de MELANCIAS… juram a bandeira para depois queima-la e desonra-la… https://www.youtube.com/watch?v=wGewWgiSyRA e https://www.youtube.com/watch?v=Ugstwc-T3F4COMUNISTAS BANDIDOS…

      • o maluco defende que o brasil faça acordos com vários países e dentre eles o chinês o russo e por ai vai
        você zoinho defende que apenas voltemos a ser uma colônia extrativista yanke

      • Voce é burro meu camarada os caras pagam nossos preços sem nos fazerem pressões e sem nos enrolare.A propria Arabia Saudita maior aliada no oriente-medio do teu patrão ja vende muito mais a China do que a Americanos.
        Voce paralisou no seculo 20 e é um ortodoxo intransigente que não sabe diferenciar nada de nada e contenta-se extritamente com sua diarréia cerebral.
        Teu deus sucumbiu adore outro ou vague na tréva kkkk
        Embreve restara a ti e outros como voce apenas o Paraguai para esconderem-se momentaneamente.

      • Caro Blue Eyes.

        Discutir com maluco e com um cachorro é perda de tempo. eles nem sabem do que estão falando.

        Segundo o “piradinho”, China e Brasil estão desenvolvendo um caça stealth do nível do F-22!!!

        Dá para levar a sério um cara desses??

        Sds.

      • Eis que junto com o Dick Vigarista surge o Muthey Daegol kkkkkkk Veio ganhar biscoitinho canino do Neo-Nazi né!

  6. Blue Eyes, o cara é maluco de verdade…, agora o pé de cão escreve um português complicado, cada um mais doido que o outro nesse blog, dá pra rir muito, mas o fim dos comunistas esta chegando.

  7. Taxar o Brasil como “prostíbulo” foi ótimo, mas injusto com as prostitutas que, através dos séculos, estão se profissionalizando, ficando mais capazes, etc, etc… mas enfim…

    Que dizer de um país que, apesar de tudo, nunca ficou “independente” como diz a história, mas comemora o “dia da independência” que nunca aconteceu!

    Explico… tinha um grupo nacionalista pronto pra declarar a independência do Brasil em relação ao Império Português, então album puxa-saco (baba ovo, no jargão militar) falou pro filho da Besta (o Rei do Império) se você não fizer, eles farão… ele montou num cavalo, e saiu desembestado até um local público, junto à um Riacho bastante conhecido, e gritou “Independência ou Morte!”…

    Tá bom… como se o Rei fosse realmente mandar matar o filho dele… melhor deixar assim… “tá na mão do meu filho… presente d eformatura, sei lá!?”

    O Gado, digo “povo” (entre aspas mesmo… porque povo de verdade teria baixado o KCT) se deu por conformado, e tem sido levado para o abate desde então… pagando mais que O “QUINTO” famigerado da época… muito mais aliás!… assim se sentindo meio triste, meio esgotado… sem saber por que!?

    Mas Os Açoug, digo o Governo, sabe manter o povo na linha… baixa a porrada, e crava impostos nele… eles latem muito, mas não mordem (pior tipo de Gado é o que late e não morde!)… quando começarem a dar coice ou meterem o focinho onde não devem… a gente cria uma distração, ameaça acabar com um feriado (sempre dá certo…) ou mostra planos para a próxima copa, o carnaval, e quantos motivos temos para ser orgulhosos da nossa pátria!… até criar “culpados estratégicos”, sacrificar peões, bispos, e torres… o importante é que eles continuem alheios à realidade… se não sabem o que é real, não podem mudar a realidade!

    Brazil, zil, zil!!!

  8. Caros colegas e Aliens,
    Um tanto quanto off topic, sobre a charge acima…

    Primeiro – bem criativa e cômica.
    segundo – coerente com o texto.
    Mas…
    Primeiro – o colador de cartazes bem gorducho não estará num trabalho, de subir escadas, alturas, descompassado para seu enorme peso?
    Segundo – um colador de cartazes usa cinto cheio de ferramentas que não têm nada a ver com esse serviço?
    Por fim – esse colador de cartazes peso pesado estará em cima de uma plataforma ou escada? Será que ela o aguenta até o fim do serviço?
    KKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários não permitidos.