A Força Aérea Brasileira (FAB) na visão do estrangeiro

FAB

“A Força Aérea Brasileira – FAB – terá em muito breve, o mais impressionante sistema de comunicações de vigilância ultra-sofisticado, misturando caças a jato “vintage” da década de 1970 com turboélices, como o A-29 que combinando uma estrutura única, apesar de ser parecer com algo que acabou de sair da Segunda Guerra Mundial.

E a FAB também é notável por ser barata. Numa época em que muitas forças aéreas insistem em comprar aviões de guerra cada vez mais caros e, portanto, comprar menos, o Brasil, com seu braço aéreo e com um orçamento muito pequeno, de apenas alguns bilhões de dólares por ano, faz o possível, porque os seus líderes evitam aeronaves de categorias de tecnologia de ponta, que, embora atraente, não são realmente úteis na América do Sul.

Mas o que é mais inspirador é como o Brasil organiza sua força aérea e a forma como ele faz para a compra.

Em uma palavra: estratégia!”

Em 10 de agosto de 2011, quatro aviões de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira decolaram de Campo Grande, no sul do Brasil para um lugar 45 milhas a nordeste de São Gabriel da Cachoeira, para juntos despejarem oito bombas de 500 libras.

Seu alvo: a pista de terra, cortada dentro da floresta, suspeita de servir ao cartel de drogas ou ao contrabando que constantemente usam a floresta amazônica para subtrair seus minerais e animais selvagens.

As bombas explodiram com o ruído de trovões, gerando fumaça e muita terra no ar. Circundando a pista de pouso, os tripulantes de um dos A-29 confirmaram que as bombas fizeram crateras e inutilizaram a pista… por enquanto.

Os traficantes possuem outros aeródromos e podem até mesmo reparar a pista atacada. Lutando contra os criminosos na Amazônia é uma “guerra sem fim”, mas é uma guerra sem fim que a força aérea brasileira é capaz de travar.

Negligenciado pela maioria dos observadores estrangeiros focados em conflitos na África, no Médio Oriente, Ásia Central e na corrida armamentista de alta tecnologia entre os EUA e a China no Pacífico Ocidental, o Brasil vem calmamente cuidando uma das aéreas mais impressionantes e importantes do mundo, lutando contra grupos criminosos que ameaçam o mais importante bioma do planeta.

A Força Aérea Brasileira – FAB – terá em muito breve, o mais impressionante sistema de comunicações de vigilância ultra-sofisticado, misturando caças a jato “vintage” da década de 1970 com turboélices, como o A-29 que combinando uma estrutura única, apesar de ser parecer com algo que acabou de sair da Segunda Guerra Mundial.

E a FAB também é notável por ser barata. Numa época em que muitas forças aéreas insistem em comprar aviões de guerra cada vez mais caros e, portanto, comprar menos, o Brasil, com seu braço aéreo e com um orçamento muito pequeno, de apenas alguns bilhões de dólares por ano, faz o possível, porque os seus líderes evitam aeronaves de categorias de tecnologia de ponta, que, embora atraente, não são realmente úteis na América do Sul.400_organograma

Mas o que é mais inspirador é como o Brasil organiza sua força aérea e a forma como ele faz para a compra.

Em uma palavra: estratégia! Quando se trata de poder aéreo, o Brasil parece ter uma. E, na prática, essa estratégia se traduz diretamente em bombas, lançadas por aviões turboélice de ataque, explodindo em pista de contrabandistas em meio ao ecossistema da floresta mais rica do planeta.

A FAB foi formada em 1941 e lutou com os Aliados na Europa na Segunda Guerra Mundial. A moderna força aérea brasileira, indiscutivelmente, nasceu em 1975, ano dos primeiros caças supersônicos F-5E. Trinta e nove anos depois, o F-5 ainda é avião de guerra top de linha e foi recentemente reformado com sensores de ponta, comunicadores e armas.

Hoje, a FAB possui 77 mil funcionários e mais de 700 aeronaves, incluindo 57 caças F-5, 53 caças-bombardeiros A-1, jatos subsonicos construídos localmente e 99 Super Tucanos, também de fabricação local, além de aviões de espionagem, aeronaves de apoio, transportes, formadores e helicópteros. A FAB é a maior força aérea da América do Sul, mas mão de obra e equipamentos não conta toda a história. A estratégia do Brasil é fortemente evidente no que aviões da FAB opera e como opera.

Santiago Rivas e Carlos Filipe Operti, escrevendo na revista Combat Aircraft em 2012, disse qual é a melhor estratégia para o país: “O Brasil primeiro tem de demonstrar totais controles sobre seu próprio território, e especialmente sobre seus ricos recursos naturais”.

Mas a Amazônia tem sido mal governada. Vasta e valiosa, mas com pouca infra-estrutura oficial, a floresta está sendo saqueada por incontáveis milhares de garimpeiros ilegais, madeireiros, traficantes de animais e produtores de drogas, cujas atividades ilícitas minam o Estado brasileiro e ameaçam a saúde ecológica do mundo. Em 1990, o governo federal em Brasília lançou um programa ambicioso para abranger uma ênfase renovada na legislação interna e da ordem.

Chamado Sistema de Vigilância da Amazônia, ou SIVAM, o programa de US$ 1,5 bilhão foi destinado, em primeiro lugar, para gerar informações sobre cerca de 2.000.000 km² de densas florestas. Haveria satélites de vigilância, estações de dados e, mais impressionante, uma frota de alta tecnologia de reconhecimento e planos de comunicação especialmente equipados para processar os fluxos de dados em conjunto.

O sistema iria ajudar as autoridades a monitorar a temperatura, a precipitação, a cobertura florestal e os incêndios, e por consequência manter o controle sobre e ao tráfico de destino e de mineração e exploração madeireira ilegal.

Em suma, o SIVAM foi concebido como uma rede de dados voltados para a proteção ambiental, aplicação da lei e segurança interna. Mas ele evoluiu para se tornar também uma das primeiras redes de batalha abrangentes do mundo, perfeitamente conectando todas os principais caças da FAB.

Quando os Super Tucanos que bombardearam aeródromo ilegal, há três anos, fizeram-no com base em informações recolhidas por um drone Hermes 450 e repassada para os pilotos de ataque via datalinks SIVAM. Esse é exatamente o tipo de coisa que os militares dos EUA passaram décadas e centenas de bilhões de dólares tentando aperfeiçoar, com sucesso apenas modesto.

Enquanto isso, os cientistas protestaram que a rede foi excessivamente otimizada para uso militar. “O SIVAM não é uma ferramenta para a pesquisa científica”, disse Luiz Gylvan Meira Filho, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O orçamento foi reduzido ano após ano por volúveis políticos brasileiros, constantemente atrasando o desenvolvimento. Os primeiros terminais de satélite estavam no local em 1999, depois de quase uma década de trabalho. A Embraer produziu os primeiros aviões de apoio específico ao SIVAM, em 2000.

No total, o SIVAM adicionou 12 aviões, jatos executivos construídos pela Embraer especialmente modificados para a FAB: cinco R-99A com poderosos radares de varredura aérea, construído pela sueca Saab, e mais três R-99B com radares de abertura sintética para o mapeamento da solo e também quatro aeronaves laboratório que testam o sistema para mantê-lo em forma.

O R-99A são aviões de alerta antecipado, como o E-3 AWACS. O R- 99B são equivalentes ao E-8C J-STARS dos norte-americanos, que rastreou as forças terrestres iraquianas durante a Guerra do Golfo, em 1991 , guiando os jatos de ataque que destruíram centenas de veículos iraquianos e mataram milhares de soldados.

A Raytheon adicionou datalinks de rádio para o R-99. Segundo a Raytheon, tudo que o R-99 vê no ar ou no chão, os funcionários do governo podem ver também.

Com arquitetura SIVAM no lugar, a FAB começou a adicionar poder de fogo. Em 2006, a Embraer marcou um contrato para desenvolver um novo datalink chamado datalink BR2.

A FAB otimizou o novo datalink com atualizações para o seus principais aviões, num plano de melhoria ganhando um “M” na sua designação. “No devido tempo, todos os F- 5M, A-29M e A-1M, devem compartilhar o mesmo conjunto de aviônicos, permitindo que essas aeronaves possam trocar grandes quantidades de dados e até mesmo imagens de forma segura

Os F-5 são a espinha dorsal da FAB e também o seu equipamento mais interessante. Velho por qualquer padrão, os bimotores F-5 são pequenos, ágeis e baratos, mas não têm o poder absoluto, velocidade e discrição ao radar como o F-22 ou outros caças modernos.

Ao invés de gastar bilhões de dólares na aquisição de um pequeno número de jatos furtivos o Brasil está focando em um projeto de um caça menos caro, apoiados por aviões de ataque básicos, como o Super Tucano e o A-1.

A FAB operou recentemente 12 caças Mirage 2000, ‘vintage’, da década de 1980, de fabricação francesa, caças esses que eram tão velhos quanto os F-5, mas ao invés de atualizar os Mirages, o Brasil substituiu-os com caças de segunda mão F-5 da Jordânia e elevou esses F-5 adicionais até o padrão “M”.

Poucas forças aéreas optaram por este movimento, de mover-se para trás no tempo, mas a FAB parece raciocinar que uma pequena frota de poucos jatos modernos é realmente inferior a uma força de jatos de maior de idade, ligados a uma rede de informação de ponta.

Em poucos anos, a FAB pretende começar a substituir todos os seus caças e aviões de ataque com um único tipo: o caça leve Gripen da Saab. A empresa sueca que também faz os radares do E-99 e é adepta da adição de datalinks em aviões de guerra. É uma aposta nos Gripens com o link BR2.

E na medida em que um Brasil mais forte significa proteger a Amazônia vital, todo o planeta terá benefícios.

Fonte: David Axe/medium.com/war-is-boring via Cavok

21 Comentários

  1. Sorte nossa que os caças venezuelanos são nossos e a Bolívia e a Argentina tão mais quebrados que arroz de terceira… 🙂

  2. Fora do tópico, mas importante.

    Gabriel Garcia Marques morreu hoje. E junto vai junto uma das maiores almas do mundo no século XX.

    Se alguém aqui nunca leu nenhum de seus livros, recomendo “Cem Anos de Solidão”.

    Apesar do título, nada tem a ver com romance bobos.

    Este era do tempo em que ainda havia pessoas com coragem e imaginação para enfrentar esse mundo maluco e opressor.

  3. “The Best Little Air Force You’re Barely Aware Of”

    É o título original desta matéria, não tem nada a ver com este dado pelo Cavok…
    Uma tradução mais fiel seria:

    “A melhor pequena força aérea que você mal conhece”

    Poderia ser tambem: “A melhor pequena força aérea da qual você mal está ciente”

  4. “A FAB e seus supostos 77 mil funcionários é que é difícil de aceitar. Existem tantos bons exemplos de foças aéreas com poucos funcionários mas que por outro lado investem em equipamento.
    Se a FAB tivesse uns 35 mil funcionários (já é muito) e investisse o dinheiro restante em equipamentos imaginem só a quantidade e qualidade dos equipamentos que teríamos.”

    É minha opinião sobre isso que chamamos de FAB!

    • 77 000 servidores para meia dúzia de pilotos e aparelhos… que absurdo!
      Uma força aérea que pretende defender um subcontinente com um punhado de caças nunca me enganou que é de mentira.

    • Caríssimo, dinheiro para esbanjar nessa copa alucinante e demais falcatruas o GF brasileiro tem aos borbotões… é ridículo que uma FA de um país que tem um PIB estimado em mais de TRÊS TRILHÕES venha com essas adaptações ridículas… a verdade seja dita: O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE GOVERNO SÉRIO… senão não teríamos um como esse que ai está e outros que podem vir, talvez piores… porque os poderosos desse país não tem projeto de nação para esse povo, mas somente tem a ganancia desmedida como alvo a se atingir… LAMENTÁVEL…

  5. Poucas forças aéreas optaram por este movimento, de mover-se para trás no tempo, mas a FAB parece raciocinar que uma pequena frota de poucos jatos modernos é realmente inferior a uma força de jatos de maior de idade, ligados a uma rede de informação de ponta. ======= espero q à afirmativa do Blue Eyes seja verdadeira qto aos Su-30MKS da Venezuela e q n pilotos estajam, então treinando nos mesmos,+ q e um passo de + de 46 anos p trás à isso é, n FAB está retrocedendo. Espero q à tecnologia do gripem NG (nova gozação)seja aperfeiçoada e melhorada em um caça tupiniquim c autonomia, manobrabilidade,velocidad e carga = ou > q os Su-535″S” ; parabés ao MD,só falta os satélites geoestacionários e td isso p ontem.Sds.

  6. Depois de ler esse texto inadequado e questionável, dá vontade de rir. Quanto a luta contra o tráfico na amazônia entre outros problemas na região, um Super tucano munido de um bom sistema de vigilância é perfeito , principalmente em vias de custo benefício. Agora dizer que nossa FAB é adequada ou que nossa economia nesse setor bélico é estratégico me ofende, pois ninc

  7. Depois de ler esse texto inadequado e questionável, dá vontade de rir. Quanto a luta contra o tráfico na amazônia entre outros problemas na região, um Super tucano munido de um bom sistema de vigilância é perfeito , principalmente em vias de custo benefício. Agora dizer que nossa FAB é adequada ou que nossa economia nesse setor bélico é estratégico me ofende, pois uma nação se arma para se resguardar de uma guerra e não somente porque há “inimigos em vista”. E mesmo assim apesar de todos os problemas , se fossemos comparar nossa força aérea com os demais países da AL veríamos que não estamos nada bem, atrás do Chile, Venezuela e até da Colômbia. É né, mas como nossos poderosos Gripen (36, e só Deus sabe se teremos mais) vão chegar em breve ( nada breve) vamos nos acalmar. Sds

  8. Interessante… este texto enaltecendo uma organização tão ineficaz como a nossa Aeronáutica. O sucesso relativo obtido pela mesma em várias áreas se deve quase que exclusivamente ao pessoal da linha de frente, aos que pegam em ferramentas, armas, etc. Aos que comandam e aos que obedecem… definitivamente não à esta estrutura de mais de 70.000 funcionários “pouco úteis”.

    Explico: Imagine que você tem qualquer empresa, de qualquer área, e tenha a sua disposição 70.000 funcionários… o quanto você seria capaz de produzir… seja na área de TI, Inteligência, Automotiva, Aeronáutica mesmo, Naval, etc.

    Me parece muito com aqueles “discursos” que os “civilizados” presenteavam aos mais “aborígenes” mostravam sua nova tecnologia de guerra, capaz de fazer maravilhas… e assim, dotado desse novo orgulho, e a “certeza” da sua capacidade… continuavam alvos fáceis de manipulação pelo “orgulho” e pela “falta de bom senso” além, é claro, de continuarem frágeis em suas estruturas.

    Entenda-se como “aborígenes” países como o Brasil, e tantos outros com muito potencial, mas que ainda se deixam levar pelas ilusões de quem têm poder e influência para sentar à mesa como iguais, até que um evento de discussão para “adultos” venha à tona, como foi o caso da espionagem… aí as pessoas na mesa mal notam a sua presença… e se falar mais alto, te mandam sair e botam de castigo!

  9. Eu sempre bati nessa tecla da importancia do SIVAM para o Brasil não so na areas ambiental e cientifica mas acima de tudo controle,segurança,militar e industrial tecnologica.
    Isso se deu porque seduzimos com vultosos subornos fornecedores que nos repassaram tudo e mais algumas coisas.
    A compra do SIPAM ate gerou mal estar e acusações de serviços secretos Europeus contra as espionagens e manipulações dos EUA.
    O proprio EUA ao final depois de saberem “QUASE TUDO” que nos foi repassado acionou na justiça os fornecedores Americanos.
    Quanto a assimetria empregada na Amazonia é valida mas diminuta e não inibe adversos.Penso que operações terrestres deveriam serem mais efetivas e contundentes pois se inibe ilicitos combatendo-os diretamente.Localizar,atacar,perseguir,prender e ate se preciso for matar sejam quem forem,paramilitares,guerrilheiros,narco-traficantes,contrabandistas.
    Porque póvos mais adiantados como os Incas,os Toltecas,os Mais temiam a Amazonia?Porque sabiam que a mesma era habitada por póvos guerreiros,canibais,sadicos e sanguinarios e viviam amedrontados enclausulados em altiplanos fortificados olhando aterrorizados para a planicie.
    Se amedronta e inibe adversos colocando seus cranios fincados em estacas pontiagudas espalhadas por toda fronteira e não adulando-os e enriquecendo-os.
    Ou tenhamos realmente um posicionamento soberano ou alem de sermos constantemente pilhados correremos o serio risco de termos vastas extensões de nossas terras perdidas para a cobiça extrangeira.
    Parabens as forças armadas Brasileiras por mesmo contigenciadas economicamente e castradas politicamente tiram leite de pedra para garantirem a nossa Amazonia.

    • Maluquinho em tempos de vídeos games que respingam sangue caveiras em estacas não assustam mais ninguém.
      Não adianta ter um sivam (cornetas) gritanto que tem movimentos suspeitos de inimigos, se faltam os meios atingir eles em suas próprias casas. É nisso que se resume poder de dissuasão o resto é só enganação de nosso governo.
      Te digo que um ICBM tem mais poder que todo o tal sivam… Para a soberania e autodeterminação de nosso país.

      • Sabe o que significa esse artigo boboca… engambelar o Brasil e sua FAB, com aparelhos e condições limitadíssimas de operacionalidade, para um país gigante que somos.
        Dizer então que para um país, EUA, cheio de satélites, radares e aviões espiões 24h na ativa…”Esse é exatamente o tipo de coisa que os militares dos EUA passaram décadas e centenas de bilhões de dólares tentando aperfeiçoar, com sucesso apenas modesto.”
        É de cair da cadeira de rir.
        Fazia tempos que não lia um artigo tão sorrateiro e vazeleina para cima do Brasil.

        Um detalhe… o tal geoestacionário brazuca que vai servir de link tanto comercial como militar já prova a babaquice estratégica, pois sua localização por ser comercial, todos saberão, não será segredo. E aí basta tira-lo de ação para a tal avançada rede brasileira de Defesa sair do ar. Simples assim.

      • Se voce realmente prestasse atenção no que escrevi perceberia que não cito a materia que voce chama de boboca e sim outros fatos.
        Como dialogar com quem desconhece a abrangencia do que é o SIVAM heim nem perco meu tempo.
        Com a compra do sistema tinha-se na epoca uma estrategia militar que a politica da epoca engavetou e que agora apresentam com modificações como obra de atuais iluminados.
        Se notar ate a materia cita o uso de satelites pelo SIVAM.A parte que seria usada militarmente consistia ate de sensoramento infravermelho entre outras coisas o qual posibilitaria destacamentos aerotransportaveis em pontos chaves para pronto emprego sem haver qa desgastante sistematica de patrulhas.
        A hora que voce quiser debater com argumentos te responderei caso insista na tua retorica boboca o vacuo é a melhor resposta a ti.
        Sem mais,beijinho nas nadegas.

  10. 36 é número de colecionador particular e não de uma nação gigante… Patético.

    E esses 36 são só para para para, nada foi assinado ainda, para para para………………………………………………………………………..

    FAB – asas que protegem o Brasil… Que piada! Não resistiria nem por um dia a nenhum dos possíveis reais agressores. Sequer seu punhado de jatos levantariam voo, seriam explodidos em solo mesmo. Pois por incrível que seja o Brasil não tem AAA. O que tem são foguetinhos e 0.50 de contra insurgência… Vergonhoso.


    Quem quer mesmo, já desde sempre era para estar fazendo seus próprios jatos. Mas com esse zé povinho macumbeiro e exímio em fazer batucada nos ouvidos dos vizinhos, a coisa é por demais enrolada.

    • Cara voce insiste nestes teus argumentos velhos e desmentidos a tempos como um disco arranhado.
      Voce desconhece o que é um programa de compartilhamento o que é na realidade a parceria estrategica militar Brasil-Suecia.
      És apenas mais um de muitos a proferirem bosteridades blogs do genero afora onde muitos contentam-se estritamente com confrarias aficcionadas de mesmas origens.

      • O propagandista euroasiático em ação novamente… não desminta o que vc não tem condições de faze-lo… apenas tergiversações… cadê os Su-35 que a ogra já tinha acertado com os eslavos ???… 🙂

  11. Sagitario,Saber,Data-Link nacional usado pela FAB,EDS,sistemas de monitoramento,sensoriamento,aeroespacial e muitas outras coisas não existiriam hoje no Brasil se não fosse o adquirido com o SIVAM e criado sobre o mesmo.
    Antes de abrirem as bocas para falarem abobrinhas,pesquisem,se interessem ou pagarão mico e se virar a buzanfa pro meu lado eu entroncho ate o talo.

    • Vc é um mico pronto… pelo menos na grande maioria das vezes… toma o remedinho certinho, senão… puxxxxxxxxxx…. flatulência com certeza… rsrsrsrsrssrs…

Comentários não permitidos.