Kiev declara Crimeia e Sebastopol como “territórios ocupados”

A Rada Suprema (parlamento da Ucrânia) aprovou uma lei nesta terça-feira, 15, que define como “territórios sob ocupação temporária” a República da Crimeia e a cidade de Sebastopol, regiões que aderiram voluntariamente à Federação Russa em março, após a população local ter votado maciçamente pela adesão em referendo popular.

Ainda assim, a nova lei recebeu 228 votos a favor de 450, dois acima do mínimo necessário para a aprovação. Por enquanto, o documento aguarda a assinatura do Presidente interino, Alexandr Turchinov, e entrará em vigor após sua publicação no Diário Oficial.

O texto afirma que os referidos territórios são parte inalienável da Ucrânia e estão sujeitos às leis do país, mas sugere que a Rússia deva compensar os prejuízos econômicos causados pela chamada “anexação”, bem como responder por qualquer violação dos direitos humanos que possam ocorrer na Crimeia e em Sebastopol.

Os legisladores ucranianos também propuseram a introdução no Código Penal de uma emenda que determine penas de três a oito anos de prisão para quem infringir as regras de entrada nestes territórios.

 

Fonte: Diário da Rússia

3 Comentários

  1. quando Rússia e China começarem a aparelhar/teleguiar grupos como ETA e IRA…e pior…tomar desta gente a Arábia Saudita(ai nem precisarão fabricar motivos ou factoides para justificar a ação,rs)……..num instante se aquietarão…num instante descobrirão com quantos paus se faz uma canoa… 🙂

  2. É isso que deu fazer um referendo sob emoção, às pressas, e ainda carregado de tropas russas disfarçadas. Será eternamente contestado.

    Porém…

    # Os grilos crimeanos gritam “krikri krékréu Ucrânia… A Rússia agora quer você!”#

Comentários não permitidos.